Qual cola "VOC Free" usar ???

Mitidieri,
Quanto ao Sharara, só o futuro dirá (gênio ou bobo da corte?).
Eu concordei com a proibição de cola com solvente (VOC). No entanto, ele já está passando dos limites… rsrsrs
Ele já jogou Tênis de Mesa na vida? já foi um atleta? :roll:

Eu não uso cola rápida (eu usava, mas tenho problemas com uso de solvente, ou seja, fico muito tonto… rsrsrs). Porém, o incremento ao impulso da borracha, ficou na história: primeiro com os hungaros, depois com os suecos e demais europeus.
Quero ver como o pessoal vai se virar sem isso.
Sem efeito catapulta, quem vai se dar bem: os chineses ou o resto do mundo?

se proibirem mesmo os boosters a partir de setembro, o que podera deixar a raquete rapida?? sem usar essas novas borrachas: bryce speed, solcion, tenergy 05, nimbus(thibar) etc… pq o preço dessas borrachas é um absurdo, ainda mais pra mim q sou classico!!

o que usar se proibirem os boorters? 8O

Madeira de hinoki maciça. Ou carbonada grossa.
Eu uso hinoki com borrachas tensionadas, mas concordo que o preço das tensionadas é altíssimo, em se tratando de material de TM. Por enquanto ainda posso usar, mas se eu não tivesse condições usaria hinoki de folha única com borrachas tradicionais, tipo Sriver ou Mark V.

A fórmula de consenso aqui na Alemanha é:

madeira off+ com borracha tensor.

Quanto ao preço das tensor, o que poderá salvar a galera é o lançamento deste tipo de boarrcha pelas marcas tradicionais chinesas. Mas enquanto isso não acontece, o jeito é ir se virando com o que tem no mercado. Comprando de lote, sempre fica mais barato, pelo menos aqui na Alemanha. É o que a galera aqui faz: se junta e compra 10, 20 borrachas de uma vez só. Aí o preço fica legal.

E depois se economiza na cola. Sei que este é um item pouco importante no Brasil, pois ai sempre se usou vipal, que custa mixaria. Mas aqui, onde sempre se usou cola licensiada de marca, a economia é significativa. Aumentando a durabilidade das tensors (as da butterfly são as melhores neste quesito, sem dúvida), os custos tenderão a permancer comparáveis com os de hoje em dia.

Ironicamente, a primeira borracha “chinesa” com tecnologia tensor lançada no mercado vem com a marca Xiom, e é fabricada pela ESN alemã (a firma que detem a tecnologia tensor).
Vai custar 35 euros no mercado Alemão, ou seja, um pouco mais barata que as outras tensors, que custam entre 38 e 43 euros.

Traumkombination für chinesische Spieltechniken nahe über dem Tisch. Tensor Bios für China.
Einzigartige Alternative für chinesische Spitzenspieler für die Zeit nach dem Frischklebeverbot. ZETA hat nicht nur höchstmögliche dauerhafte Spannung eingebaut sondern ist gleichzeitig auf chinesische Spieltechniken zugeschnitten. Die im ZETA China-Spezial verwendete TENSOR BIOS Technologie ersetztdie bisher durch extremes Frischkleben auf steinharten chinesischen Belägen erzielte höhere Spannung. Durch die einzigartige Oberlage des ZETA werden spezielle chinesische Spielstrategien wie das Spiel direkt am Tisch und das dominante Angriffsspiel nahe am Tisch noch effektiver.

Tradução rápida:

Combinação de sonho para a técnica chinesa perto da mesa. Tensor Bios para a China.
Alternativa unica para jogadores de ponta chineses, para os tempos de proibição da cola rápida. ZETA não somente possui tensão interna permanente como também é talhada para o estilo chinês. A tecnolgia Tensor Bios usada em ZETA substitui a tensão obtida até agora em borrachas super-duras chinesas através do uso extremo de cola rápida. Através da topsheet única da Zeta, táticas chinesas, tais como o jogo perto da mesa e o jogo dominante de ataque, ficarão ainda mais efetivas.

Eu acho que a DHS ainda vai acabar fazendo borracha com a ESN :wink:

Eu vou esperar pela borracha tesionada da DHS mesmo.
Ou pela solução da DHS.
Eu não gosto da Xiom.

Adaptar a tecnica e melhorar o condicionamento físico?

Com a proibição dos Boosters acredito que haverá mais trocas de bolas.
E isso pode gerar uma outra situação:
Sharara vai querer diminuir o número de sets, ao invés de melhor de 7, serão melhor de 5, em torneios mundiais, por causa da cobertura da televisão.
Será que ele faz isso?

Se os boosters forem proibidos, os fabricantes tentaram criar novos materiais. O Alubag da Butterfly será proibido também? A borracha não “incha” também e passa dos limites de espessura permitidos?

Isso dará tanta discussão… 8)

Olá Pessoal.
Como tudo parece bem polêmico nessas discussões, a dúvida que fica é : Como nas competições regionais será feita a verificação dos “doppings” nas raquetes ? :?
Dependendo de como seja feito o teste, uma borracha colada (por exemplo) com uma cola como utilizamos hj que esteja colada já a mais de 24 horas por exemplo… será pega no “anti-dopping” ?
Nesse caso, nós os “não coladores”, não mudaríamos em quase nada nossa rotina, bastando termos cuidado em colarmos a borracha com antecedência.

Alguém imagina como será ? É isso mesmo ?

Abraços !

Em todo caso, é estranho se pensar na proibição dos Boosters.
Não inventaram os booster para substituirem pela cola rápida?
Ao meu ver não irá fazer uma diferença significativa o uso de booster, tanto que é estranho pensar que proibiram a cola pelo malefício que ela produzia, e as empresas investiram em produtos que não traz mal algum a saúde e agora proibir o que acabaram de lançar.
Meio contradizente, porém, em vez de usar um booster usa-se uma cola clean que também tenha efeito rápido como a falco tempo unlimited.
Mas duvido muito que vão proibir os boosters, porque se não pode alterar as propriedades da borracha, não poderia nunca usar cola rápida.

I - Respondendo a perg. inicial do tópico, utilizei:

• Donic Power Boost
  • Donic Vario Clean

Donic Power Boost me deu a impressão de efeito de cola rápida satisfatório para treinos e campeonatos federados.

Donic Vario Clean:

• seca rapidamente
  • possui bom adesivo
  • não arranca lascas da madeira

II - Sobre proibição de Booster
Está rolando este boato forte por causa do report da ITTF e alguns técnicos da Alemanha. Mas, vamos analisar alguns pontos:

• O report da ITTF é bem vago. Por ex: fala sobre qualquer alteração na propriedade da borracha. Ou seja, se o fabricante “tunasse” a borracha antes de levar a laboratório para registro e selo ITTF, e vc comprasse uma borracha igualmente tunada de fábrica, de acordo com o report isso não estaria fora das regras.
    Além do mais, qualquer cola voc free, baforada ou passada de paninho úmido altera as propriedades da borracha. Então, qual é o negócio que altera a propriedade que será proibido. “Qualquer um” não serve como explicação.
  • Existe uma frente política na ITTF a favor da diminuição da velocidade no tênis de mesa. Embora não tão preocupados com a saúde dos atletas, só e somente conseguiram banir a cola rápida quando apelaram para o argumento do perigo à saúde e a morte de um atleta na véspera do mundial. Agora eles vão alegar o que contra booster se eles não conseguiram abolir nem a cola rápida no passado sem apelar?
    Tenho certeza que os técnicos alemães ouviram de pessoas ligadas a esta frente política que o processo de proibição já é dado como certo. Isso quando não são eles mesmo que votam a favor ou podem até ser instruídos a votar a favor (Sim, certos técnicos espalhados pelo mundo votam neste tipo de decisões e as vezes são instruídos a adotar uma “opinião”). Do outro lado, a frente de oposição à proibição do booster deve ganhar apoio da indústria belga para comprar esta briga, já que ela investiu na produção de booster antes de todos e hoje é a fornecedora das grandes marcas de tm.
  • Testes: Como o Nakata falou, os testes em campeonatos não teriam fim.

Se continuar a palhaçada eu vou me sentir muito propenso a procurar outro esporte.

[quote=“AMarchiori”:1n4iugle]Olá Pessoal.
Como tudo parece bem polêmico nessas discussões, a dúvida que fica é : Como nas competições regionais será feita a verificação dos “doppings” nas raquetes ? :?
Dependendo de como seja feito o teste, uma borracha colada (por exemplo) com uma cola como utilizamos hj que esteja colada já a mais de 24 horas por exemplo… será pega no “anti-dopping” ?
Nesse caso, nós os “não coladores”, não mudaríamos em quase nada nossa rotina, bastando termos cuidado em colarmos a borracha com antecedência.

Alguém imagina como será ? É isso mesmo ?

Abraços ![/quote]

Boa pergunta, porém eu acho que o equipamento pega pelo cheiro do solvente, e eu acho que o cheiro não some em pouco tempo não…

Mas quem não cola com frequência, o ideal mesmo é comprar uma dessas colas novas à base d’água. Eu foi fazer isso.

AFF, vão proibir os óleos também ¬¬? que merd* que o tenis de mesa vai virar? desculpa mais cada veiz mais a ittf dexa o tenis de mesa lento e lento…, quanto a proíbir a cola com solvente fmza pq faiz mal, agora proibir o óleo também eu acho burrice, ateh porque foi investido mta grana no desenvolvimento.
Ja experimentei uma cola e óleo da nitakku, mto bom os dois e a cola da nittaku seca em 5 minutos 1/4 do tempo q o das outras e soh eh necessaria uma mão, na borracha. tal cola é usada especificamente para o óleo, o problema é o custo (100 reais aproximadamente os dois junto)