Qual a opinião de vocês sobre pino?

Quais suas vantagens e desvantagens :?:

Qual pino? Curto ou Longo?

Abraços,

Mazinho

Pode ser qualquer um!!Sendo pino!!!

Mas Glauser, borrachas de pino curto (BPC) tem um comportamento completamente diferente das borrachas de pino longo (BPL). O uso de uma ou de outra implica em taticas completamente diversas. Para que se possa prover uma analise, tu precisas especificar que estilo de jogo tu tens em mente.

Em comum, BPCs e BPLs apresentam uma (relativa) baixa sensibilidade ao spin que o adversario imprime na redondinha.

mas eu so estou vendo comentarios sobre pino…não tenho nada em mente, so estou curioso sobre pino"pode ser qualquer um".Eu não conheço esse tipo de material como eu vou dar especificações.

BPCs favorecem um jogo agressivo baseado em smashs, i.e., batidas chapadas. Embora existam BPCs capazes de produzir algum efeito. Elas podem cobrir uma fraqueza na recepcao de saque, visto que tambem sao relativamente pouco sensiveis ao efeito.

As BPLs tem um comportamento bastante variado, conforme a borracha especificamente considerada. Uma BPL regular nao inverte a rotacao da bolinha, i.e., a bolinha bate na borracha e volta girando no mesmo sentido em que chegou. Para o adversario da BPL, parece que o efeito foi invertido. P. ex., se vc manda um topspin, o cara da BPL escora, e a bola volta com efeito por baixo. Quanto mais efeito vc coloca, mais efeito volta. Hah BPLs que devolvem o spin em torno de um eixo indeterminado, i.e., volta um efeito qualquer. Finalmente, hah BPLs que devolvem bolas completamente mortas. Como nao hah giro estabilizando a trajetoria, a bolinha voa em pequenos zig-zags. Este fenomeno eh conhecido como “wobbling” .

Valeu Cara!!

Eu sou ofensivo gosto de velocidade, mas tenho problemas em recepção de saque com efeito, no jogo perco muito para jogadores que usam muito efeito, não consigo fazer uma boa recepçao, retorno a bola muito alta.
Então eu ouvi falar sobre pino, e achei uma boa ideia dar uma jogada com pino pra ver como me saio, ouvi falar que é muito ruim jogar contra jogadores que jogam com pino.

So para descarregar minha consciencia, Glauser.

BPCs podem te ajudar no niveis mais baixos do TT, mas dificilmente vao te ajudar nos niveis mais altos. Sem spin, nao tem salvacao. Quer dizer, se vc tem ambicoes no TT, eh melhor treinar mais para cobrir tuas fraquezas.

Olha, eu jogo com uma madeira classineta com um pino longo atrás.
Tem gente que odeia isso, mas na verdade é uma opção a mais nas pegadas de saque e até mesmo no próprio saque, se o nível do adversário não é tão bom.
Mas, no caso da recepção, se a bola vem com muito efeito, a necessidade de saber trabalhar esse efeito é a mesma que com a borracha lisa. Não basta simplesmente colocar a borracha e pegar o saque.
::pulando2::

BPCs podem te ajudar no niveis mais baixos do TT, mas dificilmente vao te ajudar nos niveis mais altos. Sem spin, nao tem salvacao. Quer dizer, se vc tem ambicoes no TT, eh melhor treinar mais para cobrir tuas fraquezas.

n concordo com essa sua colocação pq se fosse assim
tiago lopes e ligia silva n usariam pino curto.

[quote=“Chindts”:4pu0aciz]

n concordo com essa sua colocação pq se fosse assim
tiago lopes e ligia silva n usariam pino curto.[/quote]

Mas me parece que o problema dele é saque, e ele é ofensivo.
Está tentando um “atalho” para melhorar a recepção.
Não tem a ver com o estilo de jogo do tiago e da lígia.

eh, ele ainda naum sabe lidar perfeitamente c/ tds os tipos de efeito e por isso em vez de treinar, ele quer por um pino…por isso o kra disse q se ele quer ser bom precisa ter noçoes de efeito e naum simplesmente por um pino e achar q ele faz milagre

Imagino que nosso colega Mitidieri tenha se referido dessa forma (quando é prejudicial), no momento em que o atleta usa o pino como uma bengala, ou seja, um jeitinho para despistar uma deficiência, como nossos colegas citaram também logo acima.

Existem inúmeros jogadores que atuam muito bem com pino curto, todavia seu uso não é devido a um defeito, uma deficiência no seu jogo. Utilizam-no (o pino) por ser mais adequado ao seu estilo. Exemplos: Wang Tao e Liu Guoliang, que eram jogadores muito rápidos e que atuavam a base de contra-ataques. O pino curto beneficia o bloqueio, bem como dava mais velocidade aos seus golpes.

Se você atua próximo à mesa, aproveitando a potência de golpes do seu adversário (contra-ataques), o pino curto pode sim ser uma ótima alternativa, mas se você pensa em usá-lo apenas para facilitar a recepção, ou seja, uma bengala, estarás fazendo uma péssima escolha. É bem melhor você ir treinar recepção…

Abraços,

Mazinho

Ola pessoal,

Sabia que tinha tocado em um assunto sensivel…

Primeiro, nem toda BPC eh totalmente incapaz de produzir efeito. Depende da espuma com que ela eh montada, da geometria do pinos e acabamento da superficie. Mas mesmo a BPC que pode fazer mais spin nao pode bater uma borracha lisa mediana neste quesito. Entao, BPCs sao relativamente insensiveis ao spin. Portanto, BPCs facilitam a segunda bola, sim.

Segundo, sobre a eficacia de se usar pino nos niveis mais altos de competicao. Quando digo no niveis mais altos de competicao, me refiro mais especificamente aa elite mundial. No momento, nao hah nenhum jogador usando BPC entre os top 20. Preciso verificar, mas acho que nem entre os top 50.

A excecao recente foi feita pelo Liu Guoliang. E um pouco antes pelo Wang Tao. (Obrigado pela lembranca, Mazinho). Mas o Liu Gouliang, que eh um genio do TT, retirou-se do circuito mundial ao perceber que nao tinha mais chance de permanecer no topo, do jeito que o esporte esta se desenvolvendo. Ele passou anos desenvolvendo um estilo, baseado em observacoes tecnicas do jogo de 10-15 atras, que nao sao mais verdadeiras.

Claro que pode aparecer um novo genio com BPC logo ali na curva e me desmentir. Mas a racionalidade do jogo moderno contradiz esta possibilidade, o que implica que as chances sao realmente pequenas. Se eu fosse apostar meu dinheiro, eu apostaria que nao, nao vai haver mais um jogador com BPC entre os 20 da elite mundial, pelo menos nao consistemente. Consistemente = chegar e permanecer.

Mas esta eh apenas minha opiniao, e gostaria de observar que respeito qualquer outra contraria. Se todos pensassem igual, nao haveria graca e nem desenvolvimento de novos aspectos no esporte. Logo, viva a diversidade. Se vc acredita em pino, desenvolva um estilo com pino e seja o melhor que puder ser.

[quote=“Mitidieri”:yaksl8ne]
Segundo, sobre a eficacia de se usar pino nos niveis mais altos de competicao. Quando digo no niveis mais altos de competicao, me refiro mais especificamente aa elite mundial. No momento, nao hah nenhum jogador usando BPC entre os top 20. Preciso verificar, mas acho que nem entre os top 50.[/quote]
Na verdade, não há nenhum atleta entre os 40 do mundo que utilize pino curto. Entre os “pineiros” o melhor rankeado é o “canadense” Johnny Huang, atualmente na 41ª posição.

41º - Johnny Huang (Canadá);
51º - Toshio Tasaki (Japão).

Já entre os atletas que utilizam pino longo (todos defensivos) temos um melhor desempenho:

17º - Joo Se Hyuk (Coréia do Sul);
21º - Chen Weixing (Áustria);
37º - Hou Yingchao (China).

Abraços,

Mazinho

o iseki usa borracha

Xiii, foi mal. Tá retirado o nome dele!

Sabes me confirmar se He Zhi Wen (60º) e Yang Min (60º) utilizam pino?

Valeu!

Abraços,

Mazinho

Artigo mais completo e realista sobre pinos tah dificil de encontrar:

http://www.terra.es/personal5/borissm/t … e_game.htm

Alias, todos os artigos do Boris sao otimos.

E complementando a observacao do Mazinho sobre os jogadores com BPLs estarem tendo maior sucesso no circuito mundial:

Na minha opiniao, isso se deve aa possibilidade que eles tem de sair da defesa para um ataque com muito spin, pois usam sempre uma borracha lisa no forhand. Comparando com um classineta que use BPC no fh e lisa no bh, eles estao em vantagem tecnica, pois eh muito mais dificil sustentar o rally com o bh.

ambos usam borracha mazinho