Ah, esqueci de mandar minha opiniao sobre pino. Vamos ver…
pino curto - Sempre fui fa do jogo de pino curto, principalmente se o protagonista fosse Jiang Jialiang. Alias, alguem ainda nao baixou a final de 87 JJ x JO? Downloadeiem (ops), vale a pena! Neste estilo o jogador geralmente eh superveloz, com reacoes instintivas e golpes impossiveis de serem executados com borracha lisa, ex: smash no saque (JJ deu uma aula ao jovem Waldner). Eu comecei no TM com pino curto, mas simplesmente nao tinha a velocidade necessaria p/ o estilo, porem continuo sendo fa do mesmo. Com a bola de 40mm o jogador de pino curto foi bastante prejudicado, devido a diminuicao da velocidade do jogo em geral, pois essa era a grande caracteristica da batida com pino, a velocidade. Nao creio que teremos um outro top player “pineiro” por um longo tempo.
pino longo - Nunca fui muito fa do estilo, mas nao posso concordar com um post que eu li por aqui, onde o autor dizia que “pino fede”. Nao eh bem assim NMO. O fato eh que o pino longo foi desenvolvido p/ um estilo de jogo que nao eh maioria. E se a maioria dos jogadores usasse pino longo e alguem dissesse “borracha lisa fede”. Msm coisa. Alem disso tivemos e temos grandes jogadores defensivos que usam pino longo que proporcionaram, talvez, alguns dos melhores momentos do esporte. O jogador de pino longo que joga defensivamente precisa ter uma movimentacao excelente (jogo de pernas) e outras caracteristicas que so o Mazinho pode explicar
. Eh incrivel, mas existiu uma jogadora que atacava com pino longo e que, alias, se tornou a maior de todos os tempos. Pena que nao vemos mais jogadores assim…