Qual a opinião de vocês sobre pino?

Pois bem, o Toshio Tasaki jogou o seu match da temporada e ganhou do Ma Lin por 4-1 no ultimo dia 21 no Swedish Open. E ganhou atacando o tempo todo com smashs, ao melhor estilo de pino curto, conforme a noticia veiculada pela ITTF.

O que isso prova, em relacao aa discussao que temos mantido neste forum? Acho que por enquanto, ainda nada, pois falta consistencia ao Tasaki. Acho que o Ma Lin foi surpreendido por um estilo que nao eh mais tao comum, contra o qual jah nao se mentaliza e treina taticas e contra-taticas com a frequencia que seria necessaria. Mas fica claro que nenhum estilo pode ser menosprezado, nunca, em nenhum nivel. Todo meu respeito aos pineiros, portanto.

Concordo plenamente

Nenhuma empunhadura e nenhum estilo deve ser menosprezado

Wang Tao, q em qualquer outro esporte seria considerado um “gordinho” rejeitado, representou muito pro TM pelo seu estilo conformado

[quote=“Mazinho”:2iv9umob]Qual pino? Curto ou Longo?

Mazinho[/quote]

Sinceramente, acho que o pino deveria ser banido do tenis de mesa!! A única forma que acho justo seu uso, é no caso de um kato como vc… mas em outras ocasiões a escolha de certos " atletas" em usar pino, é pura falta de habilidade e/ou talento!!!
VAMO MANDAR UMA RECLAMAÇÃO PARA A ITTF… HEHEHEH!!

Eu naum jogo com pino mas quem reclama dele eh a glr q naum sabe jogar contra ele. Naum estou falando q sei jogar contra pino ou que ganho todos os jogos contra os pineiros… São sim, jogos mto estranhos e diferentes mas devem ser respeitados. O pessoal deveria era aprender como JOGAR CONTRA O PINEIRO e naum fikar reclamando de que eles sao “apelões” ou “estilões” como a maioria do pessoal fala. Eh isso ai glr!!
Falow pra vcs e treinem para ganhar dos pineiros!! :slight_smile:

axo q o pino n deveria se banido n
sinceramente axo mto mais legal ve um jogo de pineiro do q
de gent ecom borracha lisa mesmo n sendo pineiro
alias ja tentei usa pino longo e pino curto mas n deu certo
se eu tivesse tido maior informação qndu comecei a joga certamente usaria pino hj mas como qndu joguei meu professor ja me boto 2 lisa me adaptei e agora n da mais pra muda.

Sinceramente acho ignorância pedir que o pino seja banido pois acho importante para o esporte que exista variações de estilo, permitindo e exigindo mais habilidades técnicas dos jogadores.Tive oportunidade de jogar com pino e percebi que é necessário muito treino e nesse caso o pineiro precisa se adaptar a jogar contra as borrachas lisas,ou seja, ambas as partes precisam se adaptar.

Rapaz… depois de ver esta foto eu acho que pelo menos Yang Min usa pino. Dá uma olhada Kyo:

AHHH, NÃO LIGUEM PRO GESTO QUE ESTE MAL EDUCADO ESTÁ FAZENDO COM A MÃO ESQUERDA! :roll: :mrgreen:

Abraços,

Mazinho

eita eh mermo oh…mas o iseki ctz q usa borracha

Alguém conhece esse pino?
Como ele responde?

He Zhi Wen com certeza usa pino curto. Ele era o antigo parceiro de duplas do fantastico Jiang Jialiang, so que nunca conseguiram muia coisa (em duplas, pois no individual… 8O ). A combinacao boa quem fazia era Chen Longcan (pino) e Wei Quinguan, tbm conhecido como Seiko Iseki, que usava lisa. Foram campeoes mundiais e olimpicos.

Ah, esqueci de mandar minha opiniao sobre pino. Vamos ver…
pino curto - Sempre fui fa do jogo de pino curto, principalmente se o protagonista fosse Jiang Jialiang. Alias, alguem ainda nao baixou a final de 87 JJ x JO? Downloadeiem (ops), vale a pena! Neste estilo o jogador geralmente eh superveloz, com reacoes instintivas e golpes impossiveis de serem executados com borracha lisa, ex: smash no saque (JJ deu uma aula ao jovem Waldner). Eu comecei no TM com pino curto, mas simplesmente nao tinha a velocidade necessaria p/ o estilo, porem continuo sendo fa do mesmo. Com a bola de 40mm o jogador de pino curto foi bastante prejudicado, devido a diminuicao da velocidade do jogo em geral, pois essa era a grande caracteristica da batida com pino, a velocidade. Nao creio que teremos um outro top player “pineiro” por um longo tempo.
pino longo - Nunca fui muito fa do estilo, mas nao posso concordar com um post que eu li por aqui, onde o autor dizia que “pino fede”. Nao eh bem assim NMO. O fato eh que o pino longo foi desenvolvido p/ um estilo de jogo que nao eh maioria. E se a maioria dos jogadores usasse pino longo e alguem dissesse “borracha lisa fede”. Msm coisa. Alem disso tivemos e temos grandes jogadores defensivos que usam pino longo que proporcionaram, talvez, alguns dos melhores momentos do esporte. O jogador de pino longo que joga defensivamente precisa ter uma movimentacao excelente (jogo de pernas) e outras caracteristicas que so o Mazinho pode explicar :slight_smile: . Eh incrivel, mas existiu uma jogadora que atacava com pino longo e que, alias, se tornou a maior de todos os tempos. Pena que nao vemos mais jogadores assim…