Qual a melhor marca de borrachas ?

Na sua opinião ( voce que entrou aqui)

  1. dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo

  2. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo ?

  3. qual marca que tem um diferencial no efeito ( as borrachas da marca que visam efeito são realmente boas nisso)

  4. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as borrachas dessa marca são realmente boas nisso)

  5. Qual marca tem diferencial em controle ( as borrachas dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)

  6. qual finalmente é a melhor marca de borrachas e porque voce acha isso ?

  7. quais marcas voce acha ruins, e porque ?

  1. dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo

[b]Melhores:
Dhs hurricane II - bem viscosa, absorve bem cola, dura muito, os drives tem arcos mais curtos, golpes com melhor qualidade, a adaptação é dificil geralmente.
Mark v 30º (é uma sensação boa jogar com uma borracha tão macia, pena que gasta rápido)

Médias:
Testei a Joola Cava e a Tackfire Special soft.
A tackfire special soft é boa, mas não gostei do topsheet dela, tem-se a impressão dele estar sempre úmido, a borracha é viscosa, mas achei lenta.

A joola cava é rápida, tem um controle legal mesmo colando, mas dura pouco.

Piores:
Não tive marcas piores, quase todas as borrachas que usei poderiam ser utilizadas no eu jogo, mas a preferência é pra dhs hurricane II.

Vou comprar novamente dhs hurricane II, se vc quiser saber sobre essa borracha, pesquise no forum de materiais, tem milhões de tópicos sobre ela.[/b]

  1. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo ?

As chinesas com certeza, friendship e dhs. Usei várias borrachas da friendship, porém não absorvem cola tao bem como as borrachas da dhs.
Chinesa dura muito tempo. Borrachas alemãs e japonesas tem topsheet menos viscoso, que gasta mais rápido, a esponja costuma ser detonada mais rápido também.

  1. qual marca que tem um diferencial no efeito ( as borrachas da marca que visam efeito são realmente boas nisso)

As chinesas, as dhs, globe, friendship. Usei uma hurricane II da dhs preta, por 3 meses, o topsheet dela ainda tá legalzinho, dá pra lançar bola, já é dificil pra jogar, mas ainda dá pra usar em outras coisas.

  1. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as borrachas dessa marca são realmente boas nisso)

Depende, a bryce da bty é rápida. A torpedo da tibhar é rápida. A mark v gps é rápida , mas acho que não tanto como bryce/torpedo.
Butterfly e Nittaku tem borrachas mais rápidas geralmente.

  1. Qual marca tem diferencial em controle ( as borrachas dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)

As chinesas tem mais controle pois geralmente são mais duras e mais lentas, o efeito catapulta é maior nas borrachas japonesas.
Em esponjas duras, a bola tende a não explodir, como numa sriver, numa bryce, mark v, etc.

  1. qual finalmente é a melhor marca de borrachas e porque voce acha isso ?

[b]Geralmente falam que butterfly é a melhor marca. A donic tem borrachas muito boas também, a JO waldner é uma delas, muito utilizada na época da bola de 38mm e muita gente ainda usa hoje. Acredito que tem chineses usando no back. Acho que isso é muito relativo, ainda não testei borrachas da andro por exemplo. Já testei uma borracha da stiga chamada innova, é de boa qualidade, tem efeito mas achei lenta e de pouca durabilidade, mas tem bastante efeito.

Pro meu jogo, dhs hurricane indiscutivelmente.

Muita gente usa rapid, rapid soft, torpedo, torpedo soft, mark v, mark v ad, mark v gps, bryce, bryce fx, sriver, sriver fx, jo waldner, copa tenero, flextra, ekrips, hurricane algumas pessoas usam, friendship tem bastante gente usando.
A donic tem uma linha nova de borrachas, gallardo, ainda não vi ninguem usando. Ah, como poderia me esquecer, tem as borrachas da tsp, um colega comprou, e elas são bem rápidas, real e actor, boas pra jogar em contra-ataque, não precisa de cola.[/b]

  1. quais marcas voce acha ruins, e porque ?

Acho que a durabilidade das borrachas da tibhar é ruim.
Acho que as borrachas da yasaka são boas mas duram pouco, mesma coisa que tibhar, um pouco mais talvez.
Chinesas duram bastante.
Bty tem as melhores borrachas se tratando de equilibrio, mas todo mundo reclama do preço, bom, paga-se caro por qualidade.
Stiga só testei a innova, já citei acima.
Friendship testei a wang nan, a 729-40s, e umas outras borrachas, elas duram muito, mas não absorve cola muito bem, recomendo pra iniciantes. A nova linha da friendship de borrachas moles parece ser boa.
Testei a nittaku hurricane II , achei ruim, a bola explode de um jeito estranho.
A jo waldner da donic é bem rápida, testei 2 dias e gostei muito.
A joola cava é boa, já citei la em cima.
A mark v 30º fica boa no backhand, é tiro em queda em muitos estilos, mas nao gostei pra sacar.
A minha hurricane, quando bem colada, sempre dá spin, mesmo sem forçar muito usando pulso etc, sempre dou drive de mais efeito topspin com facilidade, é fácil de controlar, e os arcos saem curtos, com maior dificuldade pro adversário bloquear. Sugiro essa borracha pra quem tem movimentos amplos de forehand, gosta de neutralizar efeitos, e atacar forte 3ª e 5ª bola. Ela é muito boa pra sacar.

Testei a nittaku hurricane II , achei ruim, a bola explode de um jeito estranho.

j0rnal1sta, vc citou sua experiência com a borracha acima, poderia dar mais detalhes dela ? estou muito afim de pegar uma.

Abraços.

Desculpe, cometi um engano. Eu testei a nittaku hurricane III.
Bom, eu usei pouco, não tenho muitos detalhes, mas lembro do seguinte:

  • A borracha é bem viscosa, boa pra sacar, boa pra recepcionar.
  • Como disse, ela explode de um jeito estranho, meus golpes estavam saindo rápidos, mas com pouco giro, mesmo raspando bastante, ou seja, a esponja não é muito favorável na produção do spin. Quando comprei a dhs hurricane senti que a diferença é grande, que quando a borracha está bem colada, além de produzir bastante efeito, produz boa velocidade. A nittaku h3 é boa pra neutralizar os efeitos, se vc passar 1 mão de cola apenas, e treinar por um período, vai conseguir neutralizar a maior parte dos efeitos, a bola dispara com facilidade, mas não gostei da combinação. Pra mim, meus golpes caíram de qualidade quando testei essa borracha, apesar de que para bloquear ativamente é uma boa borracha. Mas para abrir topspins eu não gostei. Se seu jogo é bloqueio-contra ataque, pode utilizar. Mas se vc gosta de tomar iniciativa e atacar em terceira, quinta bola, forçando o saque, melhor pegar outra borracha.

Olá colegas… só vou falar de borrachas lisas pois não sei muito pino nesta vida… rsss

Na sua opinião ( voce que entrou aqui)

  1. dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo
    Olha, já usei tanto… rss
    Vamos lá!

-Butterfly:
A Sriver é lider mundial e não á à toa… bom Controle, Spin. dura bem!
A Tackiness dá muito spin, pouca velocidade.
Tackifire essa dá muito efeito! boa para quem gosta de madeira All+, ou para quem dá ênfase no spin de saque
Vou ainda esperimentar uma Catapult (adoro estilo Looper!)

- Yasaka (essa marca usei muito!)
MArk V - Essa é campeã de vendas da marca. Bom efeito de saque, muito rápida, para quem gosta de um jogo altamente ofensivo…
Mark V AD/GPS para quem gosta de usar muita cola rápida, com muito controle.
MarK V Kawatsuki (hard sponge) Para quem joga caneta no estilo antigo CANETA um verdadeiro canhão! rsss para quem gosta de saque forte em spin, drives rasantes e mortais e shotos assassinos!
DO - outra borracha que usei no estilo caneta (pois hoje jogo clássico), um pouco lenta mas ótima para saques e smashes…
Vario - testei, testei e testei… mas não entendi! Achei-a lenta, mas com um controle do ataque adversário (principalmente nos spins).
Black Power - Se vc achar esta compre! êta borracha boa para spins e velocidade… foi minha primeira borracha!

- DONIC
OUtra marca que marcou minha vida!
Formula DESTO F1 - Uma borracha que virou lenda! Vc sente que a superfície é tOTALMENTE APTA para vc conseguir o máximo de SPIN… o controle é abaixo… mas vale a pena!
DESTO F3 - PAra quem usa no backhand é o bicho! mas eu usei em ambos os lados e adorei… Passando Cola o som é provocador… não tem quem não olhe para saber de onde vem o som! mesmo só travando!RSSSS
JO WALDNER - Se vc gosta gosta de borracha prática, muito sensível à cola (fica ótima) e joga com movimentos curtos… essa vai te pegar de jeito!

- TIBHAR
MAKSS - Essa borracha usei e muito pois adoro ficar dando drives de back e de fore… mas é preciso treinar para descobrir o segredo dela! A esponja é bem sensível ao uso de cola… e ela tem uma superfície muito pegajosa! BOA!!! Usei uma Máx, mas uma 2.0 pode fazer muito estrago!
RAPID - como a Sriver e a mark V ela é boa… mas dura pouco… se vc ficar “secando” (esfregando na toalha, short ou camisa seca) não se preocupe!
Speed Spin - Essa é muito boa! feita no japão e usada pelo Patrick Chila (FRANÇA) não deixa nada a dever as mais vendidas…
RAPID D-TECS - bem… essa é SUPERIOR às Rapids comuns, mais velocidade e efeito… a superfície é mais pegajosa! e se comprar na dandoy paga baratinho… rsss

- ANDRO
COR evolution - Essa borracha é para quem é feroz e vai pra cima… muito efeito, muita velocidade… tecnologia a favor dos atacantes! Fora que a esponja é muito sensível à cola rápida!
ROCKET - A esponja creio ser a mesma da TIBHAR MAKSS… ela é muito rápida e dá muito SPIN… INDICO! fora que ela é barata!

- STIGA
MENDO ENERGY - Essa borracha mora no meu coração! TEM UM CONTROLE E VELOCIDADE FENOMENAIS! Com cola então nem se fale!

  1. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo ?
    NA REALIDADE muito influencia a forma como o usuária a usa e a guarda… não adianta ficar jogando debaixo do sol e ficar passando alcool e acetona na borracha, pois ela seca rapidinho… rsss Uma que me parece uqe dura bem é a BRYCE (Butterfly)… A rocket (Andro), A Desto F3.

  2. qual marca que tem um diferencial no efeito ( as borrachas da marca que visam efeito são realmente boas nisso)
    Eu adorei a ROCKET (ANDRO) e a MAKSS (TIBHAR).

  3. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as borrachas dessa marca são realmente boas nisso)
    Adorei a C.O.R. REVOLUTION (ANDRO), A BRYCE (BUTTERFLY), X’s F1 (TSP)

  4. Qual marca tem diferencial em controle ( as borrachas dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)
    MENDO ENERGY (Da STIGA) - Quer velocidade com controle… essa lhe dá!

  5. qual finalmente é a melhor marca de borrachas e porque voce acha isso ?
    Todas são muito boas… por isso é ótimo ter variedade… assim cada um pode escolher e comprar a que lhe convém… mas tentarei dar dicas:
    a) Se vc joga no estilo caneta:

    • OFENSIVO AGRESSIVO - Use Mark V KAWATSUKI 2.0 (muito efeito
      e velocidade mas com pouco controle). Com madeira Nittaku A!!
    • OFENSIVO Ofensivo/ALL ROUND - Use Sriver velocidade controlada
    • OFENSIVO ESTILO CHINÊS - USe DO (Yasaka), ou TAckifire 1.8
      com madeira não muito rápida…
      b) Se vc joga no estilo clássico>
    • OFENSIVO AGRESSIVO + Velocidade - Use Bryce (BUTTERFLY),
      DESTO F1 (DONIC), C.O.R. REVOLUTION (ANDRO), X’s F1 (TSP),
      MENDO ENERGY (STIGA)
    • OFENSIVO LOOPER - Use DESTO F3 (DONIC), MAKSS (TIBHAR),
      ROCKET (ANDRO), MIDSHIP SC (NITTAKU)
    • OFENSIVO CONTROLER - MENDO ENERGY 2.0 (STIGA), SRIVER e
      TACKYFIRE (BUTTERFLY), JO WALDNER e GS66 “só vende na ásia”
      (DONIC)
      MAS quando falo em estilo clássico o que vale é seu feeling… pois
      muita coisa pode variar conforme seu estilo de jogo e a madeirta
      com a qual vc vai jogar!
  6. quais marcas voce acha ruins, e porque ?

    Não aconselharia usar VARIO (YASAKA). Não encontrei o jeito correto de jogar com ela.

Mesmo assim creio ter ajudado e se falei algo que não bate com a realidade de outros colegas, me desculpem… como diz o lula:
_Conpanhero, Herrar é Umano!
rsss

  1. dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? TSP e DONIC e as piores ? Globe quais voce compraria denovo Donic JO e TSP Triple

  2. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo ? Friendship

  3. qual marca que tem um diferencial no efeito ( as borrachas da marca que visam efeito são realmente boas nisso) DHS e Friendship

  4. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as borrachas dessa marca são realmente boas nisso) Andro

  5. Qual marca tem diferencial em controle ( as borrachas dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso) TSP sem dúvida

  6. qual finalmente é a melhor marca de borrachas e porque voce acha isso ? TSP porque tem qualidade e bom preço

  7. quais marcas voce acha ruins, e porque ? Tem umas chinesas horríveis como a Globe, Bomb, etc[/b]

Ei… e a NITTAKU??? Alguém pode me dizer algo sobre essa marca? Mais especificamente a nittaku hamond!!!

Sinceramente eu não gostei da Hammond por 2 motivos, ela tem muito pouco efeito e tem a durabilidade bem mais baixa, isso pq eu usei ela no back classineta que nem uso tanto, enquanto ela ficou lisa minha X-tend da yasaka estava muito boa ainda.Porem achei muito rapida ela e sua dureza ficou otima para eu usar no back.

Caro Jadson,

pq vc axa a GLOBE ruim ?

qual vc usou ?

quanto pagou ?

nao eh duravel ?

obrigado.

cordialmente,

chinês

[quote=“jadsonalmeida”:29c5kz2b]1) dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as piores ? Globe

  1. quais marcas voce acha ruins, e porque ? Tem umas chinesas horríveis como a Globe… [/b][/quote]

eu estou com uma hammond x - achei muito boa !
bem rapida, e acostumando vc pega o controle :slight_smile:
e tambem da bastante efeito…
mas eh uma borracha pra quem sabe puxar bem…
um exemplo bom disso sao as borrachas da andro
370 470 etc…
a 470 tem mais spin, a 370 menos,
massss se vc nao souber puxar bem, a 370 da mais spin que a 470.
( nao sei se sao esses os numeros exatos, mas quem ver vai saber quais sao)
entao eles recomendam a 470 (que eh melhor"") pra profissional e tal…
e 270 pra amador, 370 pra intermediario
por essa questao da pressao e velocidade do jogo,
ou seja, em campeonato com porrada de todo lado, bolas que um intermediario “nem viu a cor da bolinha” a 470 eh muito melhor
em jogo pra trocar drives vendo movimento ela fica pior de spin que a borracha “pior”

a hammond -x nao eh tanto isso, mas tambem sofre com isso.

ou seja, voce tem que pegar o jeito dela… se nao ela parece menos spin que uma borracha de base da nitkku ( nao eh bom pra começar a jogar com ela, e nem pra treinar leve)

enfim, é uma super borracha, super rapida, tem controle depois que pega o jeitao dela… mas tem esse porem, de ter spin qdo eh rapida,
ou seja, soh vale pra quem quer velocidade e tem velocidade.
se nao, nao funciona muito bem.

exemplo pra melhorar, e isso vale pra maioria das borrachas…
qdo a borracha nao eh muito rapida, em geral ela da mais spin em velocidade media…
qdo a borracha eh rapida, ela da mais spin qdo tem velocidade…

ou seja, uma borracha media, nao consegue ser tao rapida qto uma rapida, pq a alta velocidade ela nao da spin suficiente, ( e a bola sai)

e uma borracha de alta velocidade não da spin suficiente “” ( ate acostumar pelo menos a puxar mais etc…) em medias velocidades…

e ainda tem raquetes de alto spin, que geralmente sao lentas,
elas tem grande potencial de efeito em media/baixa velocidade… mas vc se complica se quiser bater com velocidade, pq vai ter que alem da velocidade, puxar a mais.

resumindo…

diferentemente da andro, a nitakku nao tem definicao de amador, treino, profissional, que basicamente define a eficiencia relacionada a velocidade de jogo.
entao eh mais testando…
e eu achei a borracha muiiito boa pra velocidade.

muitas vezes a gente joga em geral em media velocidade, e reclama que uma borracha nao tem o efeito que prometia, e no fim ela era uma borracha pra usar em baixa velocidade…

ou seja, tem dois fatores, 1 eh a velocidade, e 2 eh a velocidade ideal daquela borracha, onde o spin tem melhor desempenho…

no caso da hammond, ela eh rapida e com spin em alta velocidade.

tem borrachas rapidas, ( que tem impulso) mas que tem spin em media velocidade, ( a exemplo da borracha media da andro) - que foi a primeira vez que vi uma emrpesa explicar isso, e que era uma coisa que eu percebia mas nao conseguia explicar, e agora posso depois de ler o catalogo da andro

[quote=“chines”:3m7ngw3r]Caro Jadson, pq vc axa a GLOBE ruim ?

qual vc usou ? quanto pagou ? nao eh duravel ?

obrigado. cordialmente,

chinês

[quote=“jadsonalmeida”:3m7ngw3r]1) dentre as diferentes borrachas que voce ja usou. que marcas foram as piores ? Globe

  1. quais marcas voce acha ruins, e porque ? Tem umas chinesas horríveis como a Globe… [/b][/quote][/quote]

Chinês, usei a Globe 999 e a borracha não disparava nada. Dava muito efeito, claro. Porém achei ruim para jogar em comparação com outras borrachas chinesas que já usei. É uma opinião pessoal apenas. ok? Pode ser que tenham atletas que se adaptaram melhor.

Em relação ao material da Nittaku só usei:

  • a Hammond que é bem macia e uma boa borracha, mas a usei muito pouco para avaliar melhor.
  • a Nittaku H3 (esponja japonesa) que é boa para topspin pois dá excelentes loops na bola. Mas a esponja é macia para jogar próximo à mesa. Ideal para meia distância.
  • e a Nittaku H2 Pro (esponja chinesa) dá muito efeito mas é meio estranha pra atacar chapado. Deve-se usar com muita cola. Boa para quem prefere dar topspin carregados de efeito próximo à mesa.

A hammond eh muito boa mas tem outras melhores como a Narucross U$38,que particularmente acho a melhor.
Outra muito boa e com o mesmo preco que a hammond U$32 eh a Nodias.
Inclusive o Wang liqin e a Guo Yan jogam com essa borracha no back.
Ela eh macia com top sheet japones e esponja japonesa.
velocidade 10.0 e efeito 10.0.

Alguém poderia me dizer qual a diferença da Hurricane II da dhs com esponja chinesa para a Hurricane pro 2 da nittaku com esponja chinesa???

e qual a diferença Hurricane III da dhs com esponja chinesa pra Hurricane pro 3 da Nittaku(essa eu não sei se tem esponja chinesa também).

e qual a diferença dessas borrachas citadas anteriormente pras Hurricanes II e III da nittaku normais.

[quote=“Medina1978”:1ywxhvdz]Alguém poderia me dizer qual a diferença da Hurricane II da dhs com esponja chinesa para a Hurricane pro 2 da nittaku com esponja chinesa???

e qual a diferença Hurricane III da dhs com esponja chinesa pra Hurricane pro 3 da Nittaku(essa eu não sei se tem esponja chinesa também).

e qual a diferença dessas borrachas citadas anteriormente pras Hurricanes II e III da nittaku normais.[/quote]

sobre as III:
a chinesa é mais dura, ou seja, ela eh mais “seca” só isso.
a hurricane japonesa (III) é a mesma borracha, comprada pela nitakku,(top sheet) da DHS, com a Esçpoja nitakku.

eu uso a japonesa no back, acredito que a chinesa seja mais seca.
a com borracha japonesa, assim como eu imaginei ( depois de algumas semanas usando meu equip vou postar minhas impressoes ! - daqui a pouco_)
ela eh OTIMA OTIMA MESMO - pra dar drive forte e top de esquerda !. ela eh muito boa pra movimento rapido lateral puxando o back quase curvo. e MUITO rapido… ela eh ruin pra bater chapado ( acho que pra isso a chinesa deve ser melhor) enfim, eh uma borracha pra puxar de esquerda, ( ou direita se tiver o pulso rapido de direita tb, ela funciona melhor com movimentos curtos e rapitos, por isso acho melhor de esquerda, pra bater puxando com o pulso e rapido - entre drive e top ±… a minha intenção era top, mas eh dificil com bola de 40 pq ela pega menos efeito( na verdade pega igual, mas o mesmo efeito, tem menos “efeito” sobre o ar e a mesa etc etc…)

OU SEJA resumindo:
Hurricane III: muito boa pra puxar rapido de esquerda, drive rapido e ainda puxando, da uns golpes fantasticos, e ainda a possibilidade de bater muiiito bem na paralela. ela responde muito bem nesse tipo de golpe.
MAsss… nao eh boa pra controlar sem puxar, nisso acho que dai a vantagem eh da esponja chinesa, batendo mais “seco”.
alem disso ela tem bastante capacidade de efeito.
MAS, pela esponja tem que puxar bem pra funcionar bem, caracteristica dela ( tem borracha que pega mais efeito ( melhor faixa de resposta de spin) com uma velocidade menor - ela (jap) pega bem qdo eh rapido, e puxando rapido, mov curto e rapido, batidas fantasticas de esquerda.

  • detalhe: nunca fui tao bom de back ofensivo como com essa borracha-
    da pra responder ataques, de contrapé e com violencia, e tem ainda facilidade de vc dar paralelas, mesmo com o back.

minhas percepcoes.
*Nitakku Micro

  • assim, borracha de base da nitakku, medio-baixa velocidade. pra mim, a nao ser que vc vah querer se desenvolver a partir dela, e sofrer com isso, é complicado jogar pra valer com ela, MAS- assim, ela eh boa pra quem ta começando, ela eh lenta ( nao tanto como as pre fabricadas de pseudo-tenisdemesa etc…) mas tem um bom efeito pra velocidade dela, e nessa velocidade o spin responde bem. tem a esponja bem macia, … enfim, eh uma boa borracha pra APRENDER os movimentos sem ter grandes traumas, da tempo pro jogador começar a pegar as manhas aos poucos, sem ficar num acerta erra o tempo todo, da tempo e chance de acertar as bolas pra quem ta começando.

*Nitakku Midchip
é um pouco acima da micro, tem um pouco mais velocidade e tal, mas segue a mesma filosofia, equilibrio, da pra começar a jogar com uma dessas tambem, tem um pouquinho a mais de velociade e impulso, e o spin responde a velocidades tambem um pouquinho mais rapidas.
tem bom controle - diria que eh melhor em todos os sentidos que a micro, como um upgrade 1.0 e 1.6 hehehe

*Nitakku Midchip SC
CARA ! eles sacaram o que faltava na Midship… essa borracha é PERFEITA pra quem tem um back defensivo estilo chapado - vulgo “salva tudo mas deixa facil pra proxima” - assim, uma bola super rapida, quando pega nessa borracha, voce tem controle de devolução, se for bater chapado nela, ela nao espirra, a bola afunda e volta na direção que vc quer ( desconsiderando efeitos) a media distancia da pra defender bem umas bolas rapidas - especialmente pra quem ta começando e tem mais habilidade com o forehand, entao ela da um controle a mais, e nao exige grande tecnicas para acostumar com ela.
alem disso ela tambem tem bom spin pra media velocidade e permite que voce tambem tente bater mais em vez de soh defender.

*Nitakku Hamond Pro Alfa
é uma borracha acredito que medio-rapida, sendo mais pra rapida, ela é mais dura que a hammond - x(abaixo) mas, ela eh boa para drives fortes, e meio tops rapidos( nao sei o nome disso agora) ela é boa pra responder agressivamente tambem. tem um controle bom, (medio-alto) mas funciona melhor quando usada pra bater rapido. é pra jogadores agressivos médios eu diria…

*Hitakku Hamond - X
eu notei que ela é mais macia que a hamond alfa, e ela tem um pouco mais efeito na topsheet (bem pouco) mass em compensasao ela dura muito pouco, e pra piorar a viscosidade dela praticamente some com qualquer suor, umidade, sujeira, pedindo limpesa mais rapido.
MAS CARA ! é MUITO BOA pra puxar rapido, bater forte e puxando rapido, nunca vi uma melhor, é destruidora pra isso, quando tem velocidade, assim como a pro alfa, ela responde bem ao spin qdo a batida eh rapida, e consegue mesmo com a porrada, o efeito faz cair na msa, violenta ela :slight_smile: o controle eu diria que eh medio-alto, talvez um pouco menos que a pro alfa, mas vale a pena pra quem consegue fazer os movimentos com velocidade, ela eh do tipo de borracha classica rapida, onde o efeito tem seu aproveitamento maximo(spin) quando ela eh usada com velocidade. ( isso é importante notar nas borrachas, principalmente as rapidas) ou seja, se vc comparar jogando lento, vai achar que ela nao ta “puxando” etc, mas é pq outra borracha provavelmente tem um desempenho de spin bom a media velocidade, e pior a alta( dai seria vantagem para a borracha rapida em questao)
coloco isso visto que existem borrachas com esponjas rapidas, e borrachas com impulso, mas que respondem melhor a medias velocidades. a hammond é boa pra altas, e em especial a X na minha opiniao…
MAS - ela complica realmente se vc nao tiver um jogo agressivo, e especialmente se as tuas batidas nao forem rapidas. enfim
resumindo: a hammond-x eh otima para bater rapido, como drives violentos e semi tops rapidos. tem uma durabilidade media-baixa. alto spin em alta velocidade, porem ela perde eficiencia de spin em velocidades melnores.

*nitakku hurricane III com borracha japonesa.
falei na mensagem acima,
ela eh macia e pega bom spin em velocidades medias. muito boa pra bater puxando bem e forte de esquerda na minha opiniao, mas ach oque de direita tb pode ser bem boa pra algumas pessoas.
mas num back mais defensivo acho que a chinesa ia se dar melhor… ( depende de estilo tb, tem gente que gosta de ir longe da mesa e ainda prefere defender com borracha de impulso - dai a japonesa (essa) tambem serviria) - mas acredito que ela tenha velocidade pra ser uma borracha ofensiva tambem.

sobre a velocidade de jogo e o grau ideal da borracha pra spin:
eu expliquei ali em cima mas da pra notar melhor isso se voce observar que tem borrachas que seguram a bolinha( colocando ela em cima e vendo qto a borracha freia ela se vc empurrar a bolinha) …
tem borrachas que seguram ela soh de encostar ali, sem pressao.
por outro lado tem borrachas que nao saguram muito soh encostando, mas em compensasao seguram mais qdo vc pressiona ela contra a borracha; essas sao as que tem um desempenho de spin melhor a altas velocidades, em geral as borrachas rapidas vem com um desempenho voltado pra isso.

cada borracha tem um grau de equilibrio de efeito em relacao a pressao da batida, isso reflete no efeito possivel em diferentes batidas.

por isso que as vezes um cara gosta de uma borracha e acha que ela tem bastante efeito, e voce as vezes acha o contrário, depende da tua batida normal, se vc puxa mais ou se vc empurra com angulo a mais… e principalmente da força da batida, ou da bolinha(caso de defensivos)

da mesma forma que o contrario tambem pode acontecer, por exemplo com duas borrachas iguais, mas uma com a borracha com efeito “otimo” qdo é rapida e outra qdo eh media… assim como isso nao eh uma questao exclusiva de impulso, tem borrachas com multo impulso “velocidade” mas que tem o spin otimo em media velocidade ou “pressao” de impacto. enfim, basicamente inicialmente seriam pelo menos 9 variações nessa questao. impulso, pressão, efeito

entao seria legal tambem qdo alguem quiser postar infos sobre as borrachas, passar a impressao sobre isso e sobre como em geral que a borracha funciona melhor, assim as pessoas podem ter uma ideia melhor ainda para escolha em relacao ao jogo delas…

postem suas borrachas, como guia tem as perguntas la em cima ! :slight_smile:
vamos fazer um guia de borrachas ! e tb tem o guia de madeiras !
:slight_smile:
depois o mazinho manda fazer um livrinho guia do temp.mesatenista.net
e racha o lucro de acordo com a participacao de cada um ! :slight_smile:

postem !! e mesmo que ja tenha comentarios sobre a borracha, como falei tem varias variaveis pra explicar ! entao posta a mesma borracha denovo com a tua impressao oras !

Na minha opinião não existe melhor borracha, mas sim a que se adapta a um determinado tipo de jogo.
Já joguei com Butterfly, Yasaka, Donic, Friendship, ShuXaofa, DHS e Tibhar.
Para o meu estilo de jogo, classista ofensivo sem cola rápida, a que me adaptei melhor foi a BRYCE no fore e a SHRIVER G2 no back. Além de terem muita velocidade são leves e tem ótima durabilidade. A desvantagem é o preço.
A MARK V é uma ótima borracha mas a durabilidade é muito curta.
A DONIC JO WALDNER é muito boa. Excelente controle com razoável velocidade.
As FRIENDSHIP são campeãs em efeito. Para sacar são excelentes! Boas também para o jogo na mesa. Como toda chinesa é extremamente pesada.
A SHUXAOFA é uma borracha média mas que vale a pena por causa do preço. Quem quer jogar e gastar uma merreca essa é a borracha. São muito duras e dão bastante efeito, agora são bem lentas. Também muito pesada!
A HURRICANE 2 e 3 da DHS são muito boas mas somente se usadas com cola. Sem cola não conseguem imprimir a velocidade desejada ao jogo. Ficam meio xoxas. Essas sim são bem pesadas. Cheguei a ter problema no pulso quando jogava com elas.
Já a TIBHAR RAPID é muito boa mas tem uma durabilidade muito reduzida.
Concluindo: levando em consideração a relação preço/benefício ainda fico com a BRYCE, que me dá velocidade, efeito, são bem leves e não preciso gastar nada com cola rápida.
Um dia ainda vou experimentar a TACKFIRE C, no backhand, que o Chuan-chi Yuan tá usando. Todos falam maravilhas dessa borracha, mas o preço ainda está impraticável.

nittaku hammond is great, i like tibhar rapid that is a very playable rubber
a rubber i will buy again is xtend sg, yasaka.i found that the new rubbers, high tension are produced not to last. some chinese rubbers are made with recycled material, if you ahve the chance to buy in hong kong ,there you ll find rubbers as the pro use. same stuff

ekrips is also good but doesnt last, but my vote goes for xtend sg,some chinese versions are "quality c! so look for these rubbers