Qual a idade que vocês começaram a jogar?

Bom galera eu fiz este tópico pois quero como já esta no titulo saber qual a idade que vocês começaram a jogar e em qual idade começaram a treinar pois eu acho que estou meio velho não sei porque comecei agora a treinar (estou com 15 anos recém completados 23/02) e gostaria de saber se ainda tenho chances de evoluir bastante ou eh algo como ginástisca ritmica (algo assim) que v c tem que começar a treinar bem novinho

Bom quando eu tinha 17 anos eu ia muito no Parque Ibirapuera com um amigo meu pra jogar basquete, jogava sempre, ate que um dia eu passei em frente a um pessoal que estava jogando ping pong, e eu cara de pau, mesmo sem raquete pedi para jogar, foi quando eu conheci meus otimos amigos que tenho hoje e ate comprei a minha 1º raquete, uma SBCX , era bem fraquinha mesmo, paguei R$ 7.00 e era caneteiro na epoca, eu tinha e comecei jogar com 17 anos, apesar de ate hoje nunca ter intrado em um clube pra treinar serio mesmo, mas tenho 20 anos e jogo desde os 17, peguei gosto pelo esporte um pouco tarde, ( eu acho ) graças aos meus amigos do Ibirapuera, Evaristo, Marcelo, Hollifield, Kelly etc que era o pessoa do ping pong, e o Laercio que me deu as minhas 1º borrachas que eram duas TSP, eles eram muito legao e me emprestavam suas raquetes, sei que falei de mais, mas essa epoca que comecei a jogar foi muito boa.

comecei jogar com 12 anos no intervalo da escola :stuck_out_tongue: , comecei a treinar qdo tava quase completando 14, agora to com 16 anos, completei em Janeiro :stuck_out_tongue:

Se você treinar duro, com qualidade, muito rendimento, você vai longe. Se tiver talento, vai mais longe ainda. Depende de você e de boa instrução, por que os técnicos ruins sabem desperdiçar talento (não que você tenha).
Um bom exemplo de um começo relativamente tardio com grande sucesso é o Gustavo Tsuboi. 13 anos, dava pra ver que o cara tinha talento, mas ainda num era bom, depoisdo estágio no Dohjo da Bty no Japão, ninguém mais conseguiu segurar o cara.

Prova disso foi o título dele no Especial da F.P.T.M. hoje, em Atibaia. Ele bateu o Haná na final por 3x0, com 11x3 no último set. Todos os grandes estavam lá, com exceção ao Duan.

jogar mesmo eu comecei aos 10 anos já sei cortar defender e coisas do tipo mas não com uma eficiência de quem treina é óbvio…soh agora que comecei a treinar no clube thalia aqui de curitiba…o que me atrapalha eu acho e muito eh que sou um caneteiro jogando com uma raquete clássica… isso complica um pouco as coisas… mas espero melhorar e quem sabe um dia conseguir ganhar um campeonato do estado do paraná … sonhar não faz mal hehe

olá…
eu comecei a jogar com 10 anos no intervalo da aula…
agora to com 14…
4 anos jogando tenis de mesa… 8O
flow

Comecei com 12, parei aos 18 e voltei aos 22.
Eu ia ao treinamento “bater bola”, ou seja, eua um treino mais leve. Apenas treinava um pouco de fundamento e depois ia pro jogo.
Depois dos 15 anos que eu comecei a levar a serio os treinos, chegando a treinar cerca de 9 horas por dia. Treino de pernas, táticos, fundamentos etc…
Por falta de tempo não treino muito hoje, o que me faz falta nos campeonatos. Mas como eu decidi não viver de tênis de mesa, estou levando mais como um meio de esfriar a cabeça memso. :smiley:

jogo ping-pong no intervalo da escola desde os 13 anos aos 15 comecei a treina tenis de mesa e hj to com 16, faiz poco tempo mas pretendo continua por muito tempoo ainda :smiley:

E ai galera!!Eu comecei muito tarde aos 23 anos!Me arrependo muito de nao ter comecado antes!E olha q eu sou de Sampa e vi muita gente jogar mas nao me interessei!!Q pena…Mas tudo ao seu tempo!Hj sou apaixonado por tenis de mesa!Nao vivo sem esse esporte!!!Tenho 30 anos e ate q jogo bem!Pelo menos no meu estado, Paraiba, estou dentro do nivel A daqi!E sempre vou bem nos campeonatos!Espero jogar ate ser avo!!!Valeu galera e vamos jogar sempre!!!

eu comecei com a treinar com 11 anos
ja jogava em ksa com meu irmao i no colegiu tbm
i hj tenhu 17…so ruim, mas so feliz ahhuuhahu!!!

Pra falar a verdade eu comecei a jogar com 7 anos na minha escola, mais comecei a treinar recentemente(semana passada :lol: :lol: ) e estou com quase 14 anos :smiley: mais pra quem nunca tinha treinado eu jogava bem, e agora jogo melhor ainda mais falta eu comprar uma raquete boa q ai eu fico bom, eu acho…

Abs.

eu comecei com 13 anos

comecei a brincar c/ 7 anos e meio

comecei com 14 e tenho 16 =]

E aee…
Olha…eu comecei a “brincar” com 9, 10 anos com um cara na ksa do meu amigo…dps dei uma parada…aí com 12 anos meus primos (q começaram cmg na ksa do meu amigo) ainda estavam jogando…e haveria uma clinica no interior de Sampa…então eu fui faze a clinica…aí peguei gosto pelo esporte…então comecei a treinar em um clube…aí comecei a participar d torneios do interior, e no começo do ano passado comecei a levar o esporte a sério, então eu e meus primo no começo do ano passado começamos a treinar em um lugar em q o treinamento é mto bom, 3 vezes por semana 6 horas cada treino…e o treino é mto bom!
Não importa a idade em q vc começa a treina…oq importa é a qualidade do treinamento…houve um campeão mundial(já faz um poko d tempo) q começou a treinar com 15 anos d idade e conseguiu ser o nº1 do mundo…então é a qualidade do treinamento…
Flws

Duvido que alguém aqui tenha começado + velho do que eu. Eu comecei a aprender tênis de mesa em 1994, com 24 anos! Só p/ vcs terem uma idéia do nonsense, no meu 1o bate-bola eu fui com uma madeira clássica com 2 Spectol. Como não deu certo (evidentemente) eu serrei o cabo da madeira e arranquei uma Spectol, ficando tipo Jiang Jialiang. Mas como ele é único nesse estilo tbm não deu certo e resolvi colocar uma Mark V. Só então foi que comecei a descobrir o que era tênis de mesa.
Na 1a vez que vi o Ma Lin jogando (final do US Open de 97) resolvi que iria jogar classineta, e apesar de ter flertado com o estilo clássico e até com o caneta japonesa, me mantenho fiel ao estilo do Ma.

eu comecei a jogar no recreio da escola quando eu tinha 13 anos, comeceia treinar com 14 eu agora tenho 15

começei com 12 agora tenhu 13, quase 14

Eu comecei a jogar com 14 anos e hoje tenho 16, mas comecei a treinar sério no meio do ano passado


Estilo: Kateiro-Atacante
Empunhadura: Clássica
Madeira: Primorac Carbon
Borrachas: Brice FX e Feint Long II

Material incomum para um kateiro, hein, Matheus? Num pega muito efeito no kato de forehand com a Bryce. Mas o ataque deve ser no mínimo curioso.