Matéria extraída do terra esportes:
Últimas de Tênis de mesa
Atleta chinês é punido com trabalho de camponês
O campeão olímpico chinês de tênis de mesa Chen Qi está encerrando sua semana de “reeducação” à base de trabalhos no campo, conseqüência de seu comportamento antidesportivo durante a final da Copa da Ásia, disputada em março, no Japão, informou nesta terça-feira a imprensa local.
Chen, ouro em Atenas-2004 nas duplas, jogou uma cadeira para o alto depois de perder a final para o seu compatriota Wang Ha, no dia 5 de março.
Apesar de pedir desculpas pouco depois, reconhecendo ter “cometido um grave erro”, as autoridades optaram por uma lição de humildade, ao mais puro estilo Mao Tsé-Tung. O campeão teve que passar uma semana vendo o que é trabalhar no campo.
“Não é fácil o trabalho do camponês, é muito duro”, disse Chen ao jornal Beijing Youth Daily. Ele ainda está no povoado de Pan Tao, onde colhe pepinos e arranca ervas daninhas com os camponeses.
Mas Chen parece ter aprendido bem a lição. Reconhecendo que naquele dia não considerou “os sentimentos dos outros”, ele acrescenta: “agora sei a sorte que tenho”.
Além da semana de “reeducação” no campo, as autoridades também impuseram uma multa. Agora, após a experiência camponesa, Chen poderá voltar a treinar com os seus companheiros.
A China já se mostrou inflexível com outro jogador de tênis de mesa, Qiu Yike, que foi suspenso do time nacional por um ano porque voltou para o hotel tarde da noite, durante a disputa das classificatórias para o Campeonato Mundial.
Atc,