Preparacao mental na pratica. Como?

Alguem sabe?

Volto a insistir. Alguem poderia sugerir uma abordagem pratica para a preparacao mental? Eu tenho recolhido algumas informacoes a respeito nos ultimos tempos, mas soh comeco a desembuchar quando alguem se dispuser a compartilhar o que sabe… :lingua:

como assim preparacao mental…
tipo como se preparar antes de um jogo ou como se preparar mentalmente durante um ano no dia-a-dia ?

Preparacao de cruzeiro… treinar adquirir e desenvolver habilidades mentais especificas para o esporte. E.g.:

  1. capacidade de estabelecer objetivos e perseverar no trabalho para alcanca-los

  2. habilidade para visualizar o sucesso e sentir-se confortavel com ele

  3. conforto com o risco

por ai…

O que faz perder o equilibrio durante uma partida, é o emocional afetado , para equilibrar o emocional e o mental, entra o espiritual, então eu te indico o Yoga, que procura em todos os seus exercicios este equilibrio entre o mental e o fisico, depois da pratica do Yoga tornei-me muito mas equilibrado como atleta e como tecnico da minha filha Larissa e atingimos mas facilmente nossos objetivos

Ola WFO,

Jah pratiquei yoga e concordo que ajuda a desenvolver concentracao, alem de favorecer aspectos da preparacao fisica como a flexibilidade . O problema pratico, no entanto, eh manter tudo ao mesmo tempo… treino tecnico de TT, preparacao fisica e ainda aulas de yoga… Acho que, idealmente, o trabalho para alcancar o tipo de objetivo que estamos discutindo aqui deveria ser incorporado ao proprio treino de tenis de mesa, em associacao estreita com o desenvolvimento tecnico especifico.

wfo
por acaso a sua filha larissa foi aquela menina mostrada no topico sobre mesa-tenistas bonitas?

Vou citar um exemplo de preparacao mental. Tem um patinador de velocidade (no gelo) chamado Horii. Antes da olimpiada de inverno de Nagano a TV mostrou uma reportagem onde ele ouvia uma musica no discman e, com um cronomentro na mao, se concentrava visualizando todo o percurso da prova de 500m e tentava marcar exatamente o tempo que faria na pratica. Da p/ aplicar essa tecnica no TM, ou seja, visualizar determinada sequencia e depois tentar aplica-la nos treinos e, consequentemente, nos jogos.
Outra tecnica, para quem dispoe de uma camera de video, eh gravar os proprios treinos +ou- do mesmo angulo que vemos nos jogos dos pros. E depois ver a diferenca de movimentacao e de execucao dos golpes. Garanto que muitas gente que pensava ter determinado movimento ficaria surpresa em ver no video que nao era nada daquilo.

isso eh verdade…eu me acho bizarro vendo-me jogar na telinha…

Eu ja gravei um treino de tenis meu, e esse recurso é extremamente útil.
você analisa o video com o treinador,e no treino seguinte começa a corrigir os erros

Esta dica do video eh super valida, mas nao eh acessivel a todos. Opcionalmente, o atleta pode (deve) desenvolver consciencia corporal a cada movimento no treino, mas tem que ser o tempo todo. Eh dificil e cansativo, neh?, ficar ali o tempo todo mentalizando o exato ponto da raquete que bate na bolinha e o o exato ponto no espaco em que a raquete deve “colher” a redondinha, ligar os sentidos (visao,tato,audicao) aas funcoes cognitivas ateh o ponto em que tudo aconteca com perfeicao …

Repetir os movimentos no automatico sem feedback do cognitivo eh facil, mas nao abre espaco para evolucao, a nao ser que vc seja como o Forrest Gump…

eu geralmente antes do jogo eu prefiro ficar sozinho e escutando musica
principalmente musicas que agitam pq eu sou um jogador muito agitado
tenho que me mexer muito
e sempre mentalizando as jogadas e pontos fracos do adversario

thanks, welcome bruno (parece q deu resultado mazinho)

eu, antes do jogo faço diversas preparacoes…depende do dia…se eu toh mto calmo (meio sonolento), daih escuto musik q me acorde e q motive…s eu toh mto agitado, daih preciso ouvir musiks mais calmas…e antes de cada jogo importante, tenho q fik num canto sozinho, emntalizando o jogo do adversario e o meu tbm, e fico me motivando…

Eu procuro me convencer que aquele jogo não passa de um joguinho de final de treino (isso sem fugir da realidade e sem esnobar o adversário) , até porque geralmente é difícil executar os golpes num jogo com a mesma regularidade do treino. As vezes da certo… :slight_smile:

Nao Breno, o foco desta discussao nao eh este. O que eu gostaria de debater sao formas de construir uma psique adequada ao desenvolvimento continuado para o esporte, da mesma forma que vc treina tecnica e fisico.

Ah, então descculpe-me, não sou a pessoa adequada pra responder isso! :slight_smile:

Me lembrei de um dado importante q eu li numa das edições da TT Player

Desculpe, se não se aplicar exatamente ao temo requerido

Mas tem algo a ver com concentração

Me lembro q a matéria se referia a velocidade com q o cérebro do atleta processa as informações referentes ao ambiente de jogo, pra planejar a próxima movimentação e golpe

Quem quiser conferir, o título da matéria “Princípios de Controle Visual”, na edição nº 04 da TT Player, páginas 6 e 7

É uma matéria do técnico Maurício Kobayashi

Oi Breno, desculpe se meu ultimo post pareceu um pouco grosseiro… nao era esta mimha intencao… com mensagens escritas sempre se corre este risco, porque nao se dispoe do recurso de tom de voz… :oops:

o Psicologico no tenis de mesa eh o q eu tenhu de mais forte
=P
no jogo, vc tem que eskecer tudo , e todos…apenas se concentarar em seu adversario e na bola , principalmente na bola
uma tecnica de concentraçao boa
eh vc sentarr que nem um yoga assim de pernas cruzadas, fexar os olhos…e visualizar apenas uma bolinha de tm , mais nada , sem ver mais nda, sem pensar em mais nadaa!
vc ira ver como ira melhorar sua concentraçao nos treinos e nos jogos
faça isso uns 10min no maximo por dia soh , antes do treino ow do jogo

Relaxe veio, não me estresso assim não pow!!!