Preparacao mental na pratica. Como?

Bom não tem muito haver com o assunto, mas…
Num campeonato que fui recentemente, eu estava jogando numa quadra faltava apenas um jogo, eu ficaria em 3 se ganhasse, pois estava empatado com um cara que ganhou de mim, o adversario era facil, mas o jogo foi em outro lugar, menor e mais fechado, perdi de 2 a 0, ele batia e acertava tudo, e eu sempre fazendo a mesma coisa, não consegui pensar em formas de sair das cortadas dele e nem de me preparar para defende-los…já que sou kateiro…Não sei se a derrota foi por ter mudado de ambiente ou uma derrota q tive de virada, contra um outro kateiro que estava cozinhando tudo de back… acho q no final foi uma junção de tudo, junto com o bom jogo do cara no final… foi um dos unicos jogos q ele ganhou…
Dai vi que o jogo eh mto mais que preparo fisico… se vc não tiver bem psicologicamente fica dificil…

8O :arrow: sou admirador do esporte e incentivo muito o meu filho de 10 anos que pratica e me dá muito orgulho, infelizmente aqui no rio de janeiro o TM não tem a mesma estrutura de outras cidades, mas vejo o TM como um meio incrível de desenvolvimento, comparável ao Xadrês.

quem sabe na minha ignorância possa ajudar um pouco dissertando sobre o funcionamento do cerebro e alguém crescer com isso…

A memoria é criada e não sabemos ao certo o limite de gigabytes que temos em nossa cabeça, mas a maneira como é armazenada sugere uma forma de rede com ligações eletricas, alguns conhecimentos adquiridos não são imediatamente ligados a essa rede somente depois de algum tempo é que começamos a entender melhor, ou seja, “a ficha as vezes demora a cair”. também não podemos esquecer que nossa musculatura responde por meios de pulsos eletricos emitidos pelo cérebro. Duas coisas são fundamentais 1-treinamentos: a repetição nos movimentos acelera a resposta aos estímulos, chamamos de memória muscular. 2 -Saúde fisica e mental: fazer ioga, participar de alguma religião, fazer terapia, tudo isso aumenta o conhecimento que você tem do seu ser como um todo e certamente te dá paz de espírito, mas quando a adrenalina está alta o nosso corpo responde de forma diferente, por isso você deve estar bem fisicamente, uma noite mal dormida pode representar um bloqueio desencadeando o desequilíbrio.

por fim gostaria de dizer que independente de como é praticado, por lazer ou por esporte, por profissão ou por necessidade esse esporte traz ganhos incríveis para sua vida. gostaria eu de ter na minha juventude o incentivo isento que dou ao meu filho hoje.

ps. Mazinho - valeu pelos cds de treinamentos assim que chegar de viagem (eu trabalho embarcado em uma plataforma de petróleo) verei junto com o meu filho, lá de casa ja me avisaram que os correios entregaram.

boa sorte a todos…

gravar vários jogos seus, verificar os erros.
E para não “amarelar” na hora. Apenas participando de MUITOOOOOOOOOOOS torneios. Como se pode perceber, a maioria das vezes quem ganha os jogos, são atletas que já treinam a mais tempo. Não por terem maior nivel técnico,mas por saberem jogar e se soltar.
Cara, eu só consigo me soltar a partir do 2 jogo. Então, o q eu faço, é tentar fazer tudo no 1 jogo e depois dar um jeito. Eu só começo jogando quando estou perdendo de 2x0. Pra mim, 2x0 e 0x0 é a mesma coisa.

Orar é uma ótima opção! :smiley:
Além disso procuro sempre parar um pouco o jogo qndo vejo q estou muito nervoso e esvaziar a mente pensando q preciso dar o melhor de mim. Mesmo se o resultado não for bom saberei q joguei o máximo q pude!
O ruim é qndo vc perde sabendo q poderia ganhar… :?

Flw

FelipeT 8)

Ja fiz muito isso… naum tem nada pior do q perder um jogo em se tem certeza q se pode ganhar.
Qdo perdo a concentracao… :evil: .sai da frente…naum acerto nada…
Gsotaria de saber o q fazer nessas horas…
vlw.

Se teve algo que eu percebi com relação ao lado psicológico do jogo é que quem se estresa sempre perde, nunca fique com raiva demais, e nunca expresse demais os seus sentimentos. É claro, que tão dinâmico quanto o jogo, deve ser o comportamento do jogador, mas a frieza é a que prevalece.

galera, eu tenho uma grande virtude, respodendo a dúvida acima. Ficar calmo quando estou perdendo , ou quando estou sofrendo uma virada.

Seguinte, quando voce estiver nervoso, e quiser soltar o braço mas sabe que vai errar tudo. Voce para um pouco, na hora do jogo mesmo. Descansa uns 20 segundos. Afasta da mesa e volta para sacar ou recepcionar.
Dá muito certo vc afastar da mesa e depois voltar.
Para recuperar confiança, deposite todo seu pensamento e toda sua concentração no saque, depois na próxima bola, depois na próxima até concluir o ponto.

Quando voce errar, nao fique nervoso com voce mesmo.
Eu costumo rir quando erro, mas sem desconcentrar. Ou então fique serio, esqueça aquele ponto e pense no próximo.
Para vencer um jogo, voce não deve pensar em vencer 3 sets. Mas vc deve pensar em vencer ponto a ponto.
Cara. Pode parecer invenção minha, mas se vc começar confiante desde o BATE-BOLA da partida, pode ter certeza, a probabilidade de voce vencer é muito grande. Claro que o principal é a técnica, mas se vc sabe que é mais fraco que um adversário, a obrigação de ganhar é dele. Então crie o máximo de dificuldade possível.
as vezes, eu saio do meu estilo de jogo para ganhar os pontos. Valorizo pontos feios,bonitos, de sorte e etc.
as vezes, tenho que sair do meu estilo de tentar mexer o cara para depois atacar para só ficar encurtando atrás da rede e quando der atacar. mesmo sendo um jogo feio, prefiro vencer um jogo, jogando de forma que não combina comigo, do que perder um jogo, jogando no meu estilo,mas o qual o adversário se adapta melhor. nao interessa , na hora, vc tem que jogar com confiança e mesmo que mude totalmente sua estratégia, tente vencer.

Jorge.