Pré-Olímpico Latino-Americano 2016

Competição entre 1º a 3 de abril que definirá os classificados no Pré-olímpico Latino-Americano para as Olimpíadas de 2016. Pelo quadro, fiquei surpreso de ter apenas um brasileiro no masculino na competição que disputarão cinco vagas: já que o Hugo Calderano já se encontra classificado. No feminino, são três ‘garotas’ que tentarão ficar entre as seis melhores classificadas.

Attachments:

Infelizmente, não deu!!!

Attachments:

Engraçado que Tsuboi perdeu pra um cara bem distante do ranking dele. Segundo a notícia da CBTM.

“Gustavo Tsuboi (63º colocado no ranking mundial) parou na semifinal de sua chave do Pré-Olímpico Latino-Americano, na tarde desta sexta-feira (1º), em Santiago (CHI). O brasileiro foi derrotado pelo chileno Felipe Olivares (265º) por 4 a 3 – parciais de 9/11, 13/11, 11/8, 11/4, 7/11, 9/11 e 11/5.”

Teremos mais duas chances. Não é motivo pra o Brasil ficar desesperado. Mas amanhã ou depois de amanhã a vaga deve sair. Outra cópia da notícia da CBTM.

“Com a eliminação do paulista, o Brasil ficou fora da disputa direta pelas vagas olímpicas do primeiro dia, nas finais de cada chave. Neste sábado (2), os atletas voltam à mesa para jogar dois novos torneios (chaves) de cada naipe, onde os campeões estão garantidos nos Jogos do Rio.” “No domingo (3), a fórmula se repete, mas no masculino somente o vencedor do confronto entre os campeões dos dois torneios assegura a vaga, já que Hugo Calderano já está classificado desde o ouro pan-americano. No total, estão em jogo seis vagas no feminino e cinco entre os homens.”

Fonte utilizada foi.

http://cbtm.org.br/pré-olímpico-gustavo-tsuboi-perde-em-jogo-duro-e-brasil-fica-fora-das-finais.aspx

Eu realmente só acho estranho sermos superados por jogadores bem distantes no ranking. A Caroline Kumahara perdeu pra número 364 do mundo, sendo que a brasileira é 105. Mas melhor esperar antes de tirarmos conclusões precipitadas, principalmente eu.

Pois é, mais uma vez o tênis de mesa provando que ranking não ganha jogo.

Foi um péssimo dia para nós, inquestionavelmente. Mas acreditem, nenhum dos nossos atletas foi esperando que as vagas caíssem do céu. Isso tb prova, mais uma vez, que mais e mais gente vem oferecendo perigo. Todo mundo quer vaga na olimpíada e se prepararam muito para isso. Não existem conclusões para serem tiradas, na minha opinião.

Mas eu acredito muito que consigamos. E vou estar na torcida por isso.

Abraços!!!

Normalmente, eu nao lembro desses caras de “rankings baixos”, MAS desse Felipe Olivares eu lembrava.

Só nesse ano, ele já “apanhou” de 4x0 do Calderano [no Latino Americano Individual] e tb perdeu para o Vitor Ishiy por 3x1 [no Latino de Equipes].

Realmente, estranho, o Gustavo nao ter conseguido vence-lo.

Vamos esperar que ele consiga uma dessas outras vagas.

Ao final desse torneio, dá sim para os treinadores tirarem conclusões pra onde eles devem melhorar pra Olimpíada. Esse seria um torneio preparatório pro Brasil, pois em termos de força, o Brasil é muito grande no tênis de mesa comparado ao resto da América do Sul e Central. Conclusões veem de questionamentos, que por sua vez levam a trabalhos melhores. Mas obviamente, foi só o primeiro dia. De qualquer forma, a Olimpíada não vai ser nada fácil, tanto no individual como em equipes.

Aos poucos estou entendendo (?) essa competição. Hoje e amanhã terão novas competições, basicamente, nos três dias: três torneios com o campeão ficando automaticamente classificado para as Olímpiadas. No masculino, como são cinco as vagas: uma do Calderano, três dos vencedores de cada um dos três torneios, restando uma vaga que não sei como será decidida!
Notas:

  • Cuba e Chile dominaram na primeira etapa/1º torneio;
  • Confronto final entre os Cubanos;
  • Gustavo parou nas 4ªs de final.

[quote=“AugustoSC” post=106049]Aos poucos estou entendendo (?) essa competição. Hoje e amanhã terão novas competições, basicamente, nos três dias: três torneios com o campeão ficando automaticamente classificado para as Olímpiadas. No masculino, como são cinco as vagas: uma do Calderano, três dos vencedores de cada um dos três torneios, restando uma vaga que não sei como será decidida!
Notas:

  • Cuba e Chile dominaram na primeira etapa/1º torneio;
  • Confronto final entre os Cubanos;
  • Gustavo parou nas 4ªs de final.[/quote]

Augusto,

Nao estranhe esse tipo de competição nao. Nao me lembro de ter visto isso fora do Brasil, MAS aqui no Brasil é [ou era] muito comum esse tipo de seletiva no inicio de cada ano para dar vaga aos jogadores brasileiro na Seleção Adulto e acho que tb é usado nas categorias menores.

Aqui no Brasil “era” comum [nao sei se ainda “é”, pois nao leio o site da CBTM, a minha fonte de informaçao era aqui, porem, como o Mazinho parou de postar materias sobre TM, por isso estou bem desatualizado] ter esse modelo de competição no inicio de cada ano ou final do ano anterior, eram 3 dias de competição, tanto no feminino, como no masculino, cada dia selecionavam 1 atleta, tinham atletas q precisavam de mais de uma final para se classificarem. Depois, fora esses 3 atletas, ainda chamavam mais 1 ou 2 por indice tecnico.

Como vc disse q sao 5 vagas, 1 é do Calderano, 3 dadas nesse torneio, essa vaga restante deve ser “dada” ao vencedor de alguma outra competição q ainda será realizada, já q nao se poderia dar uma vaga “por indice tecnico” em um torneio internacional.

Esclarecendo:

São 6 vagas disputadas no feminino e 5 no masculino (uma vez que o Hugo já garantiu uma vaga da região no Panamericano). Um novo torneio de cada naipe é realizado a cada dia (ontem, hoje e amanhã), dando vagas a todas as finalistas e aos finalistas da sexta e do sábado e o campeão do domingo, completando assim as vagas disponíveis. E o mesmo está sendo replicado a todas as associações (continentes, embora a América do Norte seja uma associação separada, para variar), no mesmo formato.

Ou seja, todas as vagas continentais estão sendo disputadas, somando a 22 atletas que serão qualificados pelo ranking mundial (ainda que eu não saiba qual será o mês de referência) e um convite da federação internacional. Isso significa que não haverá indicações locais. E é importante levar em consideração que, independente da forma de classificação, cada país poderá ter no máximo 2 atletas de cada naipe, o que significa, por exemplo, que se duas das nossas atletas se classificarem hoje, uma já não conseguirá vaga.

Algumas outras informações em:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/07/rio-2016-saiba-como-esta-corrida-olimpica-pelas-vagas-no-tenis-de-mesa.html

Abraços!!!

A reportagem diz tudo, muito bom o conteúdo do link acima (e abaixo), citado pelo Alcir.

Link: http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/07/rio-2016-saiba-como-esta-corrida-olimpica-pelas-vagas-no-tenis-de-mesa.html

Segundo dia, e todos (as) estão nas quartas de final:

No Masculino:
Gustavo Tsuboi vs Pablo Tabachnik da Argentina

No Feminino:
Bruna Takahashi 1 x 4 Yadira Silva do México (6x11,9x11,11x2,9x11 e 7x11)
Caroline kumahara 4 x 0 Neridee da Venezuela (11x1,11x4,11x7 e 12x10)
Lin Gui vs 4 x 0 Eva Brito da Rep.Dominicana (11x6,11x6,11x6,11x4)

Semi-final: Marcos Madrid x Gustavo !!!

O Madrid acho q foi vice-Campeao Pan-Americano no Mexico em 2011? Nao foi???

O Madrid, eu conheço e já o vi em acao “ao vivo” em uma competicao [era tipo essa Copa Latina de Tenis de Mesa] aqui em Fortaleza em 2008, ele pegou o Campeao Brasileiro do Absoluto B [eu acho q foi por isso q ele se classificou para jogar, já o Madrid veio só pra jogar essa Copa] e “brincou” com ele, ficou só levantando bola para ele atacar até o cara errar. Parecia aquelas apresentaçoes do Killer Spin. :stuck_out_tongue:

Mas o Madrid nao chegou na final da competicao nao, q foi Cazuo x “aquele chines da Republica Dominicana” (q nao lembro mais o nome). Lembro q o Cazuo fez 3x0, mas perdeu de 4x3! Esse chines dominicano foi quem venceu o Madrid na final do Pan-americano em 2011, q citei acima.

Já no feminino, na final teremos 2 brasileiras: Carol x Gui Lin ! :cheer:

Garantiremos pelo menos uma brasileira para as Olimpiadas !

Pelo que eu vi no resultado de ontem e pela materia que li, nao houve o jogo “final”, os dois cubanos, que chegaram na final, garantiram 2 vagas para as Olimpiadas: Jorge Campos e Andy Pereira. Por isso, eles nao jogaram no 2o. dia.

Salvo engano, esse Andy Pereira venceu o Hugo Hoyama no Pan de 2011 no individual.

Basicamente, os jogadores mais fortes que sobraram na competicao foram o Marcos Madrid e o Gustavo que vao se encontrar numa das semi-finais de hoje. Um deles vai “sobrar” e vai ter que jogar amanha novamente. Tem alguns jogadores “conhecidos” da gente, como o Pablo e o Gaston da Argentina, o tal do Afanador de Porto Rico e o Mino do Equador. Mas não vejo nenhum deles com poder “claro” para vencer uma das seletivas, só se tiver em um dia “iluminado”.

Alias, o Afanador está na outra semi-final de hj, mas acho q ele nao vence o ganhador de Madrid e Gustavo nao. :stuck_out_tongue:

Adriano, só pra confirmar mesmo, Andy Pereira foi o cubano que eliminou Hugo Hoyama no Pan de 2011. Fiz uma pesquisa rápida e aqui está a fonte.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/10/hugo-hoyama-e-eliminado-e-pode-perder-recorde-de-ouros-em-pan-americanos-3532931.html

Marcos Madrid foi vice no Pan de 2011. Perdeu pro fortíssimo, e infelizmente hoje, aposentado, Liu Song, aqui um resumo do jogo.
Como diriam os filósofos, recordar é viver kkkk.

https://www.youtube.com/watch?v=6iIJOWSofrM

Na mesma chave em 2011, o mexicano havia eliminado Thiago Monteiro. Atualmente, Madrid é o número 188 do mundo. Mas deu pra ver que nessas horas ranking não conta muita coisa. Vamos torcer pra Gustavo.

O rapaz que você citou da República Dominicana é o grande chinês Lin Ju. Sinceramente, não sei como esse cara não ganhou uma vaguinha sequer na seleção chinesa por esse sidespin. Se ele fosse jogador de futebol, já estaria no DVD dele esse lance kkkkk.

https://www.youtube.com/watch?v=YNSvvX7_8yQ

Ainda bem que temos uma brasileira na Olimpíada. O feminino provavelmente será mais difícil que o masculino. Se bem que Olimpíada não é fácil de jeito nenhum.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=106062]Adriano, só pra confirmar mesmo, Andy Pereira foi o cubano que eliminou Hugo Hoyama no Pan de 2011. Fiz uma pesquisa rápida e aqui está a fonte.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/10/hugo-hoyama-e-eliminado-e-pode-perder-recorde-de-ouros-em-pan-americanos-3532931.html

Marcos Madrid foi vice no Pan de 2011. Perdeu pro fortíssimo, e hoje, aposentado, Liu Song, aqui um resumo do jogo. Como diriam os filósofos, recordar é viver kkkk.

https://www.youtube.com/watch?v=6iIJOWSofrM

Ainda bem que temos uma brasileira na Olimpíada.[/quote]

Hummm, entao acertei um dos jogos, mas errei o outro, pensei q o Madrid tivesse perdido para o chines dominicano, mas ele perdeu pro chines argentino. :stuck_out_tongue:

Gustavo 1 x 0 Madrid ! :slight_smile:

Gustavo 2 x 0 Madrid ! :slight_smile:

http://ittf.com/competitions/test/matches_per_round1.asp?competition_ID=2642&rnd=4&s_Event_Type=MSKO2

Por enquanto está uma briga de foice, 3 a 2 pra Tsuboi.

3 a 3 e indo pro último set.