Pré-Olímpico Latino-Americano 2016

Infelizmente, deu Madrid por 4 a 3. No último set Tsuboi fez 3x1 mas deixou escapar e ficou 7x3 pro mexicano. Daí só foi administrar, terminando em 11x6 o último set. Creio que ainda tem mais um dia de competição.

E o Jorge Campos, o outro classificado, eliminou o Gustavo Tsuboi neste mesmo Pan. Hoje o Andy, se não me engano, joga na Suécia e o Jorge tb está na Europa, mas não me lembro onde.

Enfim, derrota dolorosa, mas faz parte. O Marcos Madrid de hoje é muito mais do que aquele de 8 anos atrás: finalista de Pan, titular de sua equipe na primeira divisão francesa, etc. Merece a vaga e o nosso respeito. E resta para amanhã a luta do Tsuboi para vencer o último torneio.

Mas faltou uma coisa muito importante: preenchemos toda a nossa cota no feminino hoje!!! Numa baita superação da Caroline (e numa baita apresentação da Yadira) e numa recuperação da Gui Lin, levamos as vagas que podíamos levar.

Parabéns para as meninas, e muito sucesso nas olimpíadas!

Eu assisti ao jogo e achei que o Gustavo errou demais. Claro q do outro lado tinha um adversário difícil, mas não pode persistir no erro e acabou perdendo uma grande chance de estar nas Olimpíadas pelo q joga! Vai como ‘convidado’ (?).
:unsure:

AugustoSC, só respondendo sua pergunta.

Eu assisti ao jogo e achei que o Gustavo errou demais. Claro q do outro lado tinha um adversário difícil, mas não pode persistir no erro e acabou perdendo uma grande chance de estar nas Olimpíadas pelo q joga! Vai como 'convidado' (?).
Creio que hoje é o último dia de competições no masculino, posso estar enganado. Geralmente, Olimpíadas não tem atletas convidados, como por exemplo, abertos da ITTF. Esse pré-olímpico seria como se fosse o "Índice Olímpico" pra eles, da mesma forma que temos isso em certos valores de tempos a serem alcançados no atletismo, na natação. Assim, pelo menos na América do Sul, realmente necessitam ganhar o título (de acordo com o critério), para atingir o índice deles. Na Europa e Ásia também teremos seletivas, com a diferença de que haverá mais vagas para eles, até pela quantidade de jogadores no ranking mundial.

Quanto ao jogo de Gustavo, é difícil comentar rapaz, porque alto nível tem muita pressão, principalmente parte psicológica, que nós amadores, não sofremos tanto. Imagine a cabeça do atleta nessas horas, é muito difícil manter concentração nessas horas cruciais. Sinceramente, eu estaria com minhas pernas tremendo mais que vara-verde. Estava 3x2 para ele em sets, mas bastam pequenos erros pra fazer o adversário crescer do jeito que cresceu. Como disse, creio que houve esse “apagão” no último set, quando estava 3 a 1 pra Tsuboi e o mexicano ficou com 7 a 3, ou seja, 6 pontos seguidos pra Madrid. Todos os sets, com exceção do último foram “pau-a-pau”, ou seja, 12x10, 11x9. O cara lutou até o final. Ainda hoje dará pra ele. E também, pensemos a recomposição psicológica que a pessoa tem que ter depois de uma derrota.

Gustavo mesmo agora pegará Gaston Alto, da Argentina, que é um bom mesatenista. Mas com certeza ele esquecerá isso e será campeão. Até porque os campeões anteriores não entram mais na chave, o que é bom.

Tsuboi está na final contra Marcelo Aguirre do Paraguai. Vamos torcer por ele.

Tsuboi venceu!
Quase me matou do coração! Parecia que perdeu a confiança e perdeu meui fácio os terceiro equartos set . Ficou atrás até o sexto ponto do Aguirre. Conseguiu virar e vencer 11 X 9 no ultimo set!

Parabéns Tsuboi!

Ainda bem que Tsuboi conseguiu, sabíamos que não seria fácil. Como Eloy disse.

Quase me matou do coração! Parecia que perdeu a confiança e perdeu meui fácio os terceiro equartos set . Ficou atrás até o sexto ponto do Aguirre. Conseguiu virar e vencer 11 X 9 no ultimo set!
Prova a superação e a força mental dele depois do ocorrido de ontem. O cara foi demais, não tem nem o que dizer. Dessa forma teremos Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi no masculino e Caroline Kumahara e Gui Lin no feminino na chave individual. Agora cabe aos técnicos reverem os jogos, ver as principais causas de erros e trabalhar pra Olimpíada, fazendo apenas direcionamento dos ajustes finais.

Também sabemos que Olimpíada será “briga de cachorro-grande”, mas com certeza o fator casa deverá trazer benefício pro Brasil. Não que devamos colocar medalha como meta principal, sabemos que existem bons jogadores no mundo inteiro, e provavelmente também já sabemos quem deverá ficar com ouro e prata (jogadores chineses). Mas, sinceramente, isso não vai me impedir de torcer e acreditarmos até o final. Com certeza os 4 lutarão com todas as forças até o fim. E, no fundo, o esporte é feito de surpresas (ainda bem), quem sabe não tenhamos algum outro atleta superando chineses ?(como Ovtcharov fez com Zhang Jike).

No fundo a Olimpíada tem que servir para semear o esporte em nosso país Não esqueçamos que nós amadores também somos multiplicadores do esporte. Não quero que viremos uma China, até pela diferença cultural. Porém podemos e devemos massificar mais o tênis de mesa e outros esportes, e com certeza os Jogos Olímpicos do Rio servirão pra isso (independente de corrupção de qualquer governo). Teremos uma oportunidade ímpar em nossas vidas, que não podemos pensar em perder. Independentemente de qualquer medalha, que no fundo é o que conta menos, pois é um fim, e não um meio.

Ainda bem !!! :cheer: