Pós-proibição das VOC

Amigolhes, escrevo para postar a minha humilde e não tão severa indignação com alguns meliantes que se valem da esbórnia que é a organização dos torneios no Brasil (aqui eu cito como exemplo o estado de SP) e continuam usando cola rápida.

A impressionante: colam na frente de quem quiser ver, continuam usando suas Mark Vs e Sriver com aquele barulho ensurdecedor e mentem descaradamente quando questionados.

Mesmo com o anuncio sobre a proibição sendo dado em todos os torneios, o que se vê é o descaso. Atletas bem colocados no ranking, conhecidos da mesa de controle (vamos dizer dessa forma), de praticamente todas as categorias, continuam usando cola.

Quanto tempo deveremos esperar para começar a punir, de fato, que ainda não se adequou a uma regra que foi pré-anunciada com mais de 1 ano de antecedência? O que se passa na cabeça desses atletas?

Qual a opinião de vcs?

Abrax

Ola Paulones. Isso era de se esperar. Pq sabenos q o brasileiro n é mt chegado a respeitar leis. E digo mais: As autoridades sabem disso, pq n é possivel q n se saiba, ainda mais pq é tao notorio qand alguem usa cola rapida, e n fazem nada. O problema e o seguinte: A lei existe, mas so p alguns! Abraços!

Não sou um atleta competitivo, mas fica aqui minha indignação quanto á esta prática.

Eu esperava que pelo menos um esporte tão nobre, inteligente e sensível, que é o tênis de mesa, fugisse a regra neste pais onde o normal é não se ater as regras.

V E R G O N H A

Haha, olha eu posando de Nostradamus há 3 anos atrás:

E há 1 ano atrás voltei a comentar sobre o assunto.
Mas isso era uma coisa clara no meu pensamento: o desrespeito e o não-cumprimento de regras.

Sou a favor da punição , desclassificação sumária no torneio e , em caso de reincidência, banimento do esporte. Vou me recusar a jogar com quem não estiver dentro da regra, e se eu vir colando, denuncio na hora.
Se todos tomarem essa atitude, acaba o problema.

Glauco, problema que se vc nao jogar, vc perde por WO, e se denunciar ( o que seria o correto ) os fdp dos dirigentes do torneio certamente nao farão NADA, ae que é duro, porque nao se tem a quem recorrer, qdo os proprios organizadores do torneio nao fazem nada…
O negocio é TREINAR, ficar melhor, e vencer os nego que usam cola.

Rafayoga, concordo com vc. Mas veja bem, se a adaptação sem cola já é uma coisa que demora umas semanas, pra mecanizar o golpe de outra forma, imagina derrotar adversários que não precisaram mudar nada?

Eu to tentando mudar

  • o tamanho dos movimentos
  • o tempo que a bola fica na raquete
  • o ângulo de bloqueio mais aberto
    e é complicado… muita gente usando óleo e cola.

Nakata, em copas brasil, já foi usado o ENEZ, ainda não tem o RAE (não que eu saiba).
Mas em paulistas por exemplo, não tem nada que possa fiscalizar, pois vi gente usando cola sim, e alguns com menos de 18 anos inclusive.

Nakata, usando seus dotes, quando a Bolsa voltará a ser um investimento rentável?

Quanto ao uso, eu presenciei atletas do Infantil usando cola!

Qual é a desculpa? A base de jogo já está montada? Fundamentos solidificados?

Concordo que é muito mais dificil para um atleta do Adulto mudar do que para um infantil, mas isso não é justificativa.

Mas o atleta adulto é o exemplo! Pô, se tem marmanjo que continua entupindo a borracha e a madeira de Turbo nos treinos, é óbvio que a mulecadinha vai querer continuar, tb. O pior é que esses “mais velhos” deveriam ter uma compreensão maior do que é a lei e obedece-la.

Se é proibido é proibido. Deve partir do próprio atleta essa decisão, e não da fiscalização (sei que isso é utópico quando se pensa no Brasil).

É preciso ser honesto consigo mesmo, pelo menos, se não o somos com os outros!

tavam falando q no paulista q acho q eh esse fds vai ter enez e tinha atleta indignado q nao avisaram com antecedencia!!! palhaçada neh? a lei jah tem mais de 2 meses q tah valendo e mais de 1 ano de aviso e ninguem contou pra kem vai jogar o paulista???

Pelo que observei na Copa Brasil de João pessoa, em cada semi e final foi feito a verificação do material com o ENEZ, vi gente tendo que trocar completamente de material, acho que uns dois, mas não vi punição alguma.
Vai ser difícil essa nova fase sem cola para os atletas de São Paulo, por vários motivos e poucos talentos que lá existe, ainda bem que os nossos melhores mesatenistas estão na Europa.

[quote=“nandont”:36gskqh1]Pelo que observei na Copa Brasil de João pessoa, em cada semi e final foi feito a verificação do material com o ENEZ, vi gente tendo que trocar completamente de material, acho que uns dois, mas não vi punição alguma.
Vai ser difícil essa nova fase sem cola para os atletas de São Paulo, por vários motivos e poucos talentos que lá existe, ainda bem que os nossos melhores mesatenistas estão na Europa.[/quote]

Desculpa, nandont, mas SP não tem poucos talentos. Nem sei de onde vc tirou isso. Vc poderia justificar? Aliás, onde tem mais talentos que SP?

Itaim Keiko - SP, Estrela de Ouro - Santos, Acrepa - SBC, Sto André, Clube do Bosque - Americana, UCEG - Guarulhos, Jundiai-Clube…

Pegue o Rating A atual. Dos top 20, 17 são de SP.
Rating B, 10 são de SP. Rating C são 8.

Todo mundo vai sofrer com o banimento, não só os de SP.

Não estou defendendo o estado, mas estou contestando sua informação incorreta.

Não há como comparar SP com o resto do país, por vários motivos, é claro, minha avaliação foi com relação ao desrespeito que você citou, comparei os atletas de SP com os talentos mundiais já que a questão levantada foi que aqui no Brasil e principalmente SP não estavam cumprindo as regras ou você acha que no Campeonato Europeu alguém entupiu o material de cola rápida? ou estou enganado? e olha que lá têm muito, muito jogador talentoso.

Ah, agora entendi o seu ponto.

Os atletas de SP terão mais chance de cair na fiscalização pq eles representam a maior amostra. Não pelos talentos em sí, que são escassos em todos os estados, mas pela quantidade de atletas. Infelizmente representam o esporte.

Quanto à cola em campeonatos europeus, dificilmente veremos jogadores no topo do ranking correndo esse risco em uma competição oficial, mas deve haver algum desrespeito nos campeonatos menores, tb. É claro que em proporções percentualmente menores do que no Brasil, mas deve haver. Quem poderia opiniar aqui é o josebarbosa, que esteve na França no começo do ano. Não creio que lá a cola tenha morrido de vez.

Uma pessoa que treina comigo esteve por 1 mês treinando/viajando pela China, isso há 2 meses atrás, e lá todos ainda usavam cola rápida e diziam que o banimento era besteira. Continuam usando até hoje.

Quanto ao talento, concordo que é fator importantíssimo para uma rápida adaptação, mas será que o jogador não perde competitividade quando está entre atletas que ainda usam cola?

Abrax

Uma dúvida.

Como será aplicadas as punições?

Pq o seguinte, vc irá para um campeonato ai verificaram com o Enez a sua raquete, caso ela seja aprovada tudo bem, vai para o jogo.
Agora se a raquete for reprovada, qual é a situação? Vai ser punido logo de cara, poderá apresentar outra raquete, qual o limite de raquetes? Já existe alguma regra da ITTF para isso?
Em torneios mais importantes, um atleta em que a raquete tenha sido reprovada, ele poderá recorrer ou até mesmo solicitar a apresentação de certificado de calibração rastreáveis em órgão especifico para tal calibração?

se nao me engano vc pode testar uma segunda raquete, caso essa tb nao passe vc eh desclassificado

Caros amigos, mais uma vez darei informações que foram tomadas por nós quando trabalhando em eventos (mais precisamente em Poços).
Lá o que foi decidido pela mesa de controle é que caso o atleta fosse pego no Doping, ele seria sumariamente desclassificado, afinal ele poderia ter feito o teste antes de ir pra mesa. Já que assumiu o risco e tentou jogar com raquete irregular ele tentou burlar as leis, sendo assim ele é sumariamente punido, entende?

Abraços a todos

É , Rafa… esse seu raciocínio é me deixa surpreso e decepcionado.
Prefiro perder por WO a compactuar com isso. Vou fazer meu protesto e exigir que a regra seja cumprida. Vou pedir que examinem minha raquete e que o meu adversário faça o mesmo. Se eu vir cola no local da competição, chamo um membro da Federação ou da mesa. Ponto. É isso.

[quote=“Glauco3940”:ix03id8g]É , Rafa… esse seu raciocínio é me deixa surpreso e decepcionado.
Prefiro perder por WO a compactuar com isso. Vou fazer meu protesto e exigir que a regra seja cumprida. Vou pedir que examinem minha raquete e que o meu adversário faça o mesmo. Se eu vir cola no local da competição, chamo um membro da Federação ou da mesa. Ponto. É isso.[/quote]
o triste do brasil eh q se vc faz um negocio desses vc vai ficar mal visto, vao te taxar de chorao, chato entre outras…

[quote=“betinhoita”:3twuoi5w]Caros amigos, mais uma vez darei informações que foram tomadas por nós quando trabalhando em eventos (mais precisamente em Poços).
Lá o que foi decidido pela mesa de controle é que caso o atleta fosse pego no Doping, ele seria sumariamente desclassificado, afinal ele poderia ter feito o teste antes de ir pra mesa. Já que assumiu o risco e tentou jogar com raquete irregular ele tentou burlar as leis, sendo assim ele é sumariamente punido, entende?

Abraços a todos[/quote]

Caro Betinhoita,

Pelo o que entendi o Enez fica disponivel antes do início das competições ou jogos para que o atleta verifique qual a situação de sua raquete?
Se em competições o Enez estiver acessível a todos sem muita burocracia ou morosidade, o atleta tem que ter responsabilidade maior ainda para competir com raquete dentro dessa nova regra.

"COPA BRASIL TEM REGRA DA ITTF COMO PRIORIDADE
O cumprimento às regras impostas pela Federação Internacional de Tênis de Mesa tem sido, em João Pessoa, Capital da Paraíba, a maior preocupação dos organizadores da Copa Centro-Norte-Nordeste de Tênis de Mesa. O teste nas raquetes dos mesatenistas foi, nesta sexta-feira (10), bastante exigido.

Um dos mesatenistas que teve que se adequar às normas da Federação Internacional foi o paulista Daniel Peterosse, de Ribeirão Preto, um dos favoritos ao título de campeão na categoria juventude. Por duas vezes consecutivas e, voluntariamente, o atleta teve que dar uma solução ao seu equipamento de disputa.

Na raquete de Daniel Peterosse, foi detectado, através do equipamento ENEZ, produto químico. O paulista se livrou de punição uma vez que ainda não tinha participado das disputas. Muitas das vezes, nos estados onde se praticam tênis de mesa, as federações não exigem estes testes , disse o atleta.

Daniel Perosse foi obrigado usar outro tipo de borracha em sua raquete, com uma cola especial, para poder competir e evitar qualquer problema. Agora sim, posso competir , disse aliviado o mesatenista após último teste. "

Fonte: site CBTM

Mais uma questão a ser comentada aqui: Se o ‘Doping’ da raquete for detectado antes da participação, este não seria punido. Será que não se deve ao menos dar um baita sermão pra esse atleta ??