Olá amigos participantes do forum do mesatenista, gostaria de iniciar uma discussão nesse tema que apesar de muito discutido continua sempre atual (infelizmente).
Na verdade trata-se de um trabalho escrito que estou fazendo, então aproveitarei a oportunidade para “afinar” minha idéias através desse forum.
Na minha opinião, os principais problemas que temos no nosso país são:
O esporte (não só o TM) infelizmente não é para todos. Em geral, assim como outras coisas no nosso país, tem-se que pagar para ter acesso. Daí relacionamos outros problemas como falta de infra-estrutura e elitismo.
A difícil escolha entre esportes e estudos: infelizmente, universidade e esporte em geral não andam juntos. Diferentemente de países como os EUA e a França, no Brasil os atletas não têm muito espaço dentro das universidades públicas, os esportes simplesmente não fazem parte da formação dos estudantes e tampouco há bolsas para atletas profissionais¹.
Esses são os problemas que julgo serem de “base”, dependentes de decisões do governo e que formam barreiras para todos esportes que ainda não conseguiram ter destaque mundial.
Outros problemas relacionados especificamente ao TM:
O TM é um esporte caro. Praticamente todo material é importado, muita coisa vem do Japão e de países europeus, apesar deles não serem proibitivos em seus países de origem, temos o grande problema da conversão da moeda além do custo da importação.
Há falta de informação e preparo dos treinadores em clubes “pequenos” (e nos grandes também, por que não?). Coloquei entre aspas porque existem clubes grandes em termos de atletas e até mesmo de estrutura, mas que continuam basicamente amadores. Seja por falta de interesse de se profissionalizar ou por falta de oportunidades. Se queremos ter um esporte realmente competitivo, ele deve ser desenvolvido e incentivado em todos lugares.
Talvez não tenhamos no Brasil a noção de profissionalismo. Geralmente o que vemos é a idéia “o que vier é lucro”. Não basta só treinar e treinar achando que um dia vai surgir um super atleta olímpico. Como todos esportes, há a técnica, que muitas vezes não é ensinada, mas também há o preparo físico, psicológico, tático, além dos acompanhamentos de nutricionistas, médicos e do papel social do esporte (talvez tenham mais coisas!).
Neste ponto, acho que as federações e confederações entrariam na discussão. Elas deveria incentivar a profissionalização dos clubes, tanto dos mais fracos quanto dos mais fortes, através de cursos de formação, intercâmbios de técnicos e atletas dentro e fora do país, etc. Tudo dentro do possível, é claro que num clube pequeno não haveria necessidade de ter preparador físico, médico, nutricionista e psicólogo. Mas pelo menos deveriam ter as bases do esporte bem definidas e a capacidade de guiar seus atletas.
Bom, acho que já escrevi o suficiente, talvez de forma um tanto formal. Fiquem a vontade para desenvolver mais esses assuntos, seja concordando ou criticando, ou para citar outras idéias e opiniões!
¹Esse é o problema que julgo ser mais importante, encontrei artigos de interesse:
http://www.mundovestibular.com.br/artic … gina1.html
http://www.usp.br/eef/xipalops2006/42_Anais_p156.pdf