Por que o tênis de mesa brasileiro não progride?

Olá amigos participantes do forum do mesatenista, gostaria de iniciar uma discussão nesse tema que apesar de muito discutido continua sempre atual (infelizmente).

Na verdade trata-se de um trabalho escrito que estou fazendo, então aproveitarei a oportunidade para “afinar” minha idéias através desse forum.

Na minha opinião, os principais problemas que temos no nosso país são:

O esporte (não só o TM) infelizmente não é para todos. Em geral, assim como outras coisas no nosso país, tem-se que pagar para ter acesso. Daí relacionamos outros problemas como falta de infra-estrutura e elitismo.

A difícil escolha entre esportes e estudos: infelizmente, universidade e esporte em geral não andam juntos. Diferentemente de países como os EUA e a França, no Brasil os atletas não têm muito espaço dentro das universidades públicas, os esportes simplesmente não fazem parte da formação dos estudantes e tampouco há bolsas para atletas profissionais¹.

Esses são os problemas que julgo serem de “base”, dependentes de decisões do governo e que formam barreiras para todos esportes que ainda não conseguiram ter destaque mundial.

Outros problemas relacionados especificamente ao TM:

O TM é um esporte caro. Praticamente todo material é importado, muita coisa vem do Japão e de países europeus, apesar deles não serem proibitivos em seus países de origem, temos o grande problema da conversão da moeda além do custo da importação.

Há falta de informação e preparo dos treinadores em clubes “pequenos” (e nos grandes também, por que não?). Coloquei entre aspas porque existem clubes grandes em termos de atletas e até mesmo de estrutura, mas que continuam basicamente amadores. Seja por falta de interesse de se profissionalizar ou por falta de oportunidades. Se queremos ter um esporte realmente competitivo, ele deve ser desenvolvido e incentivado em todos lugares.

Talvez não tenhamos no Brasil a noção de profissionalismo. Geralmente o que vemos é a idéia “o que vier é lucro”. Não basta só treinar e treinar achando que um dia vai surgir um super atleta olímpico. Como todos esportes, há a técnica, que muitas vezes não é ensinada, mas também há o preparo físico, psicológico, tático, além dos acompanhamentos de nutricionistas, médicos e do papel social do esporte (talvez tenham mais coisas!).

Neste ponto, acho que as federações e confederações entrariam na discussão. Elas deveria incentivar a profissionalização dos clubes, tanto dos mais fracos quanto dos mais fortes, através de cursos de formação, intercâmbios de técnicos e atletas dentro e fora do país, etc. Tudo dentro do possível, é claro que num clube pequeno não haveria necessidade de ter preparador físico, médico, nutricionista e psicólogo. Mas pelo menos deveriam ter as bases do esporte bem definidas e a capacidade de guiar seus atletas.

Bom, acho que já escrevi o suficiente, talvez de forma um tanto formal. Fiquem a vontade para desenvolver mais esses assuntos, seja concordando ou criticando, ou para citar outras idéias e opiniões!

¹Esse é o problema que julgo ser mais importante, encontrei artigos de interesse:
http://www.mundovestibular.com.br/artic … gina1.html
http://www.usp.br/eef/xipalops2006/42_Anais_p156.pdf

Eu particularmente sou de opiniao que o principal problema para o Tenis de Mesa no Brasil seja de tradicao esportiva e nao estar no sangue do brasileiro o nosso esporte.

Eu nao acho que seja totalmente por falta de apoio dos orgaos, associacoes, e confederacoes, digo isso pois temos no mundo, muitos paizes que apoiam pesadamente o esporte em geral, e mesmo assim o Tenis de Mesa e muito pouco praticado, isso acontece em paizes ricos, tais como EUA, Canada,Australia entre outros.

Aqui nos EUA, vejo que os locais onde eu bato bola ou ja visitei, existem o total apoio, mesas sempre novas e de boas marcas,equipamentos e infraestruturas perfeitas,treinadores contratados da China, e mesmo assim estao sempre vasios.

Em 9 anos que moro aqui, ate hoje eu so presenciei a ocorrencia de um campeonato no clube que frequento, e mesmo assim com a audiencia baixissima.

abracos

smorigo

Smorigo,
é onde entra a barreira cultural, no Brasil não só o TM mas muitos outros esportes ainda lutam para terem seu espaço…pq literalmente ainda é o país do futebol e diga-se de passagem somente os jogadores de Futebol são considerados profissionais, todos os demais esportes são considerados amadores…nos EUA talvez entre também esse aspecto…da cultura…e isso leva muito mais tempo do q arrumar dinheiro para mesa!..
Acho q o caminho é tentar massificar, depois profissionalizar…para assim tentar criar uma cultura do esporte.
Abraços!

se não há investimento, nao há progresso. como vc quer que uma empresa cresça sem investir nela, ela nao via crescer espontaneamente… é so o governo começar a investir

Assunto extremamente complexo, para se discutir apenas escrevendo.

Mas, não acho que nosso tênis de mesa não progrida.
Acho sim que cresce, mas sim, poderia crescer mais.

Tirando a China (as 2),Japão e Coréia, onde os atletas realmente se submetem a duros treinamentos, outros querem, “mas nao querem muito”…

Estão “meio que satisfeitos” com o que foi conquistado…

Com isso, fica ai a “tal da hegemonia”…

Quem já teve oportunidade de ver o sistema de treinamento deles, sabe que é duro e é preciso muita disciplina.

Fora isso tudo, a questão do investimento.

Toda empresa deve dar lucro, aqui, poucos tem realmente lucro com o tênis de mesa.

A visão de empresa será necessária em tudo aquilo que se deseja um real desempenho.

Sem técnicos e jogadores bem remunerados, fica difícil escolher este caminho que é árduo.

Tem que haver retorno, seja ele qual tipo for.

Sei que não contribui muito nesta questão, mas basta vermos o estado do volei brasileiro. Tão cheio de vitórias por mais de uma década e temos vários times acabando com seus times profissionais. Hoje foi a vez do time da catarinense Unisul. A direção indicou a rede globo entre as culpadas por esta situação.

Acaba que é necessário que haja retorno e que ele não dure apenas 6 meses de publicidade após alguma conquista significativa. Exemplo interessante o americano que já foi citado. Lá a força do esporte universtário é enorme, e dá muitos resultados.

Lembro que uma vez cheguei a ver que a UCLA possuía um número enorme de medalhas olímpicas, salvo engano, maior até mesmo que o Brasil. Imaginem, isto é apenas UMA universidade. Certamente este modelo possui muitos pontos fortes que poderiam tentar ser adaptados.

Pelo mesmo motivo q a europa regrediu nos ultimos anos…

Para um esporte progredir acredito que tem que haver 2 coisas

Massificação do esporte
COm a massificação do esporte vai criando rivalidades isso ajuda muito para crescer tendo clubes rivais por exemplo ambos os clubes irão trabalharam para não ser deixado para trás, além da rivalidade pessoal que tenha com um companheiro de clube ou de outro clube.
Essa massificação é impedida pelos altos investimentos (pela quase totalidade do equipamentos serem importados) que tem que ser feito no esporte e tambem para chegar em um nivel alto necessita de muito treino, tendo seu acesso muito restrito acho que se torna dificil uma evolução comparada com outros países.
E uma publicidade maior sobre o esporte.

Investimento do governo para os tops do país
Existe poucos atletas que vivem podem se dedicar somente ao Tênis de Mesa isso faz com que dificilmente conseguirá criar jogadores que vencem jogadores que se deidicam efetivamente. Isso acho que tem que começar pela base investindo em futuros talentos e um melhor acompanhamento do bolsa atleta para jogadores direcionando mais para as bases acho muito pequeno o numero de atletas das categorias menores beneficiados.

Na minha opinião o tenis de mesa nacional não progride porque não há interesse algum por parte dos dirigentes envolvidos com o tenis de mesa em melhorar a situação, me falem alguma coisa que o presidente da confederação ou da federação paulista fazem para que o TM cresça, eu não conheço nenhuma.O que eles fazem é somente arrecadar o dinheiro da inscrição para beneficio próprio, nem uma premiação decente existe.

Não há nenhum tipo de incentivo e investimento para a formação de atletas dessa modalidade, como prova disso, é raro no Brasil encontrar atletas de ponta que a partir dos 18 anos de idade (inicio da categoria juventude) continuem elevando o seu nível técnico; muitos estacionam ou param de jogar. Acho que os únicos que fogem a regra são Cazuo e Tsuboi.

Resumindo, para mim o TM brasileiro está do jeito que está por falta de três coisas: interesse dos dirigentes em melhorar, incentivo e investimento para que novos atletas de qualidade surjam.

Gostei da discussao aqui, toh sem tempo pra entrar na mesma nas proximas 2 semanas, caso ela continue ativa, vou tecer alguns comentarios. Porem, acredito q quase tudo dito acima faz sentido e tem sua parcela de “culpa” nessa questao.

Na minha visao pessoal, de forma resumidissima, algo q atrapalha em muito no Brasil eh: o futebol !!!
Esse esporte chega a ser nocivo pra os demais esportes dentro do Brasil, pois o mesmo toma pra si, acho q proximo [ou mais] de 90% de todos os patrocinios esportivos, incluindo direitos de transmissao de jogos pela TV e etc. Soh isso jah eh suficiente pra demonstrar a situacao q se encontram outros esportes importantes no pais, como o Volei e o Basquete…
Agora imaginem o TM, q nao tem nenhum apoio em forma de patrocinio ou midia?! :cry:

Depois tento comentar mais. :frowning:

Um abraco a todos e boa discussao,

Minha posição é que T.M. no Brasil é visto como “esporte de japonês”.

Eu não tenho absolutamente nada contra a cultura japonesa. Aliás, acredito que nós mesatenistas devemos a ela o fato de termos descoberto nosso gosto/aptidão ao T.M. e ainda termos alguns bons clubes para jogar.

Mas de nada adianta termos um Hoyama, um Matsumoto e umTsuboi representando o Brasil e continuando sem obter nenhum resultado de expressão que possa chamar a atenção do povo brasileiro. Mais uma vez: nada contra nenhum dos 3 acima ou qualquer descendente de japonês. Estou só propondo uma forma analisar o problema.

Um resultado expressivo do Thiago Monteiro poderia “abrasileirar” um pouco mais o esporte e amenizar esse suposto bloqueio que acredito existir.

Enquanto não aparecer um Wang Liqin Tupiniquim vamos continuar a amargar o ostracismo.

Abrax

Minha posição é que T.M. no Brasil é visto como "esporte de japonês".

Concordo em gênero, número e grau com o Paulones.

Estamos falando do país do futebol, quiçá hoje em dia o volei tenha sido apatriado, com algum esforço, mas ainda temos essa visão pré-conceitual do TM, esporte de asiático viciado, aqui no sul com ênfase ainda, pois não temos uma cultura oriental expressiva.

Creio que um dos principais fatores que obstam o sucesso do TM no Brasil é a falta de visão e de abertura ao esporte, e concordo aqui também com o paulones no sentido de que um título expressivo poderia alavancar o esporte.

Deixo aqui também registrado o apoio a todos aqueles que assim como nós, não deixam a peteca cair e lutam pelo sucesso do esporte.

axo meio nda a ver essa historia de esporte oriental…
axo q eh mais ou menos q nem o tenis de quadra. esporte caro q nao eh massificado entao depende de talentos esporadicos.
se fosse por um idolo, o tenis de quadra nao estaria na merda q tah hj, afinal o guga foi tricampeao de um grand slam e numero 1 por mais de 1 ano
no caso do tm ainda existe a complicaçao do nivel do treinamento do brasil ser mto inferior ao das potencias

Eu acho que o fato de ser considerado “coisa de japonês” prejudica sim, mas isso pode mudar, com a implantação do TM em academias, como está sendo tentado aqui em SP.

Eu discordo de que o esporte é de japonês. Moro no sul e é latente aqui que os descendentes de alemães tem uma simpatia muito grande e conhecimento do esporte também. Basta chegar em colégios onde são regidos por padres alemães. Todos, digo, todos estes sabem sobre tênis de mesa e desconhecem o estilo caneta, praticamente.
Acredito que o ponto mais forte é na falta de estrutura do nosso esporte. Hoje temos no país duas estruturas esportivas e elas não se comunicam. Uma formada por Ministério do Esporte, Secretarias Estaduais, Secretarias Municipais (ou Fundações) e escolinhas. A outra formada pelo COB, Confederações, Federações e Clubes. Estas estruturas não se conversam. O Ministério lança programas mas nunca consulta ao COB sobre a validade disto. Criou então uma cultura que o COB é rendimento e o ME é participação. Engano também. E o pior, o dinheiro vem da mesma fonte!!!
Este governo federal merece os pêsames quando falamos disso, devido aos Jogos da Juventude, onde conseguíamos que os atletas de ponta que disputavam os estaduais ligados às federações que são as competições mais fortes, conseguiam participar de um evento multi-esportivo onde os “olheiros” podiam identificar os atletas que precisavam de lapidação. E a minha pergunta é: O que o Sr. Lula e o Sr. Agnelo fizeram com os Jogos da Juventude? Simplesmente acabaram com ele, pois era um evento caro. E o pior, com um Pan-americano batendo à porta…
A geração do Oscar, Marcel e cia. quando saiu da seleção deixou uma lacuna tão grande que até agora não foi sequer repensada em preencher. Idem a de Hortência e Paula. O voleibol é um caso a parte? Não, o voleibol é do Sr. Nuzman, por isso é um caso a parte! Entra e sai quem ele quer.
Devido a esta falta de controle temos os problemas também com dirigentes que são muito mais bem instruídos do que os nossos políticos e se aproveitam da lei.
Agora querem que o COB não tenha mais de uma reeleição. Sendo assim, o presidente atual (e até quando ele queira) não pode mais se candidatar. Falaram isso pra ele e a resposta dele foi: E se ninguém se candidatar? Resposta: O Sr. permanece! A minha pergunta é: vocês acham que alguém será louco de tentar fazer oposição a ele?
Assim, só rindo…

Bom, o Tênis de Mesa é muito praticado no Brasil ao contrário do que muitos dizem, porém é praticado como forma de lazer, os jogadores em sua maioria possuem a minima informação.Uma razão para o esporte não conseguir progredir em nosso país é o fato de minimos investimentos, governo que não se preocupa com os esportes, então o jogador acaba tendo que custear tudo,ou esperar que alguma empresa particular patrocine, o que na verdade é quase impossivel.

Para quem discorda que muitas pessoas acham o tênis de mesa um esporte de japonês, basta dar algumas voltinhas pelo interior de São Paulo.
Pergunte para quem pratica em clube, etc…
Nem todo mundo acha isso, mas muita gente acha.

No Sul ou na Capital, não sei dizer. Onde nasci e moro, é assim.

Só complementando, o problema de falta de estrutura atrapalha muito, tb. A falta de estrutura é a maior merd* pro esporte.
Todo mundo sabe, em sua cidade, onde treinar Volei, onde treinar Basquete, onde treinar Judo, Futebol, tenis, etc.

Mas para descobrir onde treinar T.M., mesmo com a ajuda da Internet, ainda é dificil.

Tem muitos outros motivos…

Por exemplo: hoje aconteceram as Etapas Regionais do calendário da FPTM. Joguei na região de Itatiba, no interior de SP. Mesa velha e ruim, ínumeras goteiras pelo chão, ventava no ginásio, atletas de categorias menores (pré-mirim e mirim) passavam sem parar atrás das mesas, poucas pessoas na mesa de controle, nenhum árbitro oficial…eu achei uma zona. Isso brocha qualquer atleta. Vc tem que jogar em qualquer local, sem escolher, mas pelo menos se espera uma melhor estrutura de um campeonato valido pelo ranking da Federação.

Mas bola pra frente!

Abrax

[quote=“Smorigo”:4zpzp93h]Eu nao acho que seja totalmente por falta de apoio dos orgaos, associacoes, e confederacoes, digo isso pois temos no mundo, muitos paizes que apoiam pesadamente o esporte em geral, e mesmo assim o Tenis de Mesa e muito pouco praticado, isso acontece em paizes ricos, tais como EUA, Canada,Australia entre outros.

Aqui nos EUA, vejo que os locais onde eu bato bola ou ja visitei, existem o total apoio, mesas sempre novas e de boas marcas,equipamentos e infraestruturas perfeitas,treinadores contratados da China, e mesmo assim estao sempre vasios.
[/quote]

Na verdade, parti do princípio que no Brasil as pessoas têm vontade de fazer nosso esporte brilhar (espero que não esteja enganado). Assim, com vontade e investimento as coisas funcionariam… No Brasil, tentamos progredir, muitos treinam firmemente até às vésperas de um vestibular ou até “a ficha cair” e percebermos que infelizmente ainda não há uma estrutura que permita aos atletas viverem do tênis de mesa profissional.

[quote=“blink182-pnd”:1wfr3vu7]Smorigo,
é onde entra a barreira cultural, no Brasil não só o TM mas muitos outros esportes ainda lutam para terem seu espaço…pq literalmente ainda é o país do futebol e diga-se de passagem somente os jogadores de Futebol são considerados profissionais, todos os demais esportes são considerados amadores…nos EUA talvez entre também esse aspecto…da cultura…e isso leva muito mais tempo do q arrumar dinheiro para mesa!..[/quote]

Com certeza absoluta o TM não está na cultura brasileira. Todo mundo já deve ter ouvido a piadinha de que “o TM não cansa, pois só é preciso mover o braço”. As pessoas em geral nunca assistiram a uma partidade profissional, não só de TM, mas de outros esportes também. Parte da culpa é da mídia, mas será que não temos nossa parcela também? Em quem você votou para presidente, governador, deputado, etc? Onde foi parar o ensino público que deveria incentivar os esportes e aonde vão nossas universidades públicas que deveriam abrigar nossos atletas? E lá vem toda aquela discussão…