Por que o Brasil não consegue titulos importantes no T.M?

Por que o Brasil sempre fica em desvantagem quando joga contra paises maiores? Sera a falta de centros de treinamento bons no Brasil?!

pq existe um outro país chamado China q ganha tudo qto eh título hehe! :lol:

    O Brasil so naum ganha campeonatos fortes pq eu naum to na selecao entendeu

Varios fatores:

– Falta de uma massa de jogadores da qual a qualidade, por forca da estatistica, emergisse.
– Por nao ser um esporte popular, as pessoas comecam a jogar muito tarde, na media. Um atleta de ponta comeca sempre muito cedo. 10 anos, pra comecar, jah tah velho…
– Falta de uma estrutura que proporcione competicoes com crescente dificuldade.
– Falta de solida cultura mesotenistica, que permita aas pessoas construirem um entendimento sobre o que eh jogar efetivamente e o que nao eh.
– Falta de financiamento.

Concordo 100% com vc Mitidieri!
Mais o que na verdade mais prejodica o TM no Brasil, é a falta de divulgação! Enquanto os Europeus, ganham tudo e riem atoa :lol:

Também concordo com Mitidieri, só que acrescentando a total incapacidade dos dirigentes da CBTM em fazer com que o nosso esporte se massifique e além disso investindo praticamente toda arrecadação em pouquissímos atletas.

Não são culpados só os dirigentes!!!

Na china o nosso esporte é chamado de ping-pong, é um esporte de massa, existem mesa de cimento nas praças (para massificar o esporte) e o material é bem mais barato!

Aqui no Brasil os próprios atletas elitizam o esporte:

  1. Não gostam que chamem de “ping-pong”, um nome que é muito melhor para o marketing, para a divulgação que o nome “Tênis de Mesa”;
  2. Os atletas colocam mil e um impecílios para praticar o esporte, inclusive criando uma falta de motivação nos iniciantes ao falar mal dos seus materiais, não querendo jogar com os mesmos e/ou quando jogar tirar a “maior onda”, achando-se o campeão mundial e dando golpes indefensáveis.
  3. O material é muito caro. E aqui tem-se a idéia que quanto mais caro, melhor. O melhor material é aquele com o qual jogamos melhor! Temos diversos jogadores com borrachas de espessura máxima, com raquetes incontroláveis, inclusive iniciantes…

Assim é dificil ganhar algo, né??? :frowning:

O nome ping-pong foi registrado por alguem e nao pode ser usado a menos que se paguem os devidos royalties ao seu proprietario.

Quanto aa auto-elitizacao e o despreparo geral dos participantes para formar uma mentalidade coletiva e um ambiente de evolucao, concordo.

[Post sob revisão]

Ok, cara! acho que vc tem que continuar se esforçando. Isso acontece em todo Brasil.
Só discordo quando vc fala que é branco e eles são “japoneses”. A cor da pele ou raça não tem nada haver. O que interessa é acabar com essa elitização do tênis de mesa e torná-lo um esporte de massa. Pois só assim teremos jogadores de alto nível internacional, porque tendo um maior número de atletas no esporte fica mais fácil a evolução e o surgimento de “fenômenos”.

Sinto muito, na verdade ainda não acabei meu post, é que vou precisar acabar depois.

Mas ainda falarei sobre isso: não é racismo, e não são os “japoneses”, são só algumas pessoas.

Tudo bem. :smiley:

Agora concordo com vc que tem muita gente metida no tênis de mesa. Alguns que usam a posição econômica para tentar humilhar os outros. Não são todos, mas são muitos.

O material é caro e acaba gerando esta situação.

Que tal indicarmos material de valor mais acessível para todos nós??? Precisamos massificar o nosso esporte. Eu, particurlamente, tento incentivar os jogadores de menor poder aquisitivo, dando minha borracha usada quando compro uma nova. Tem atletas que fazem mais: compram borrachas e doam. É gratificante ver a felicidade dos garotos que recebem estes materiais!!! :smiley:

É verdade o que jadsonalmeida esta dizendo! Nós devemos popularizar o tenis de mesa! Quanto custa uma caneleira de futebol? R$ 20.00 reais! E quanto custa uma camisa de treino de tenis de mesa? Na media de R$ 30.00 a 40.00 reais Ta na hora de abrirmos a kbça! Olhar ao nosso redor e ver que tem gente que prescisa ser ajudada! Enquanto tem uma madeira quase que nova com 2 borrachas super conservadas movando no armario! Vamos deixar de ser egoistas e vamos ajudar as pessoas, vamos ajudar o tenis de mesa no brasil!

Concordo q deve haver uma massificação

Mas é preciso haver uma massificação de qualidade, pra q o verdadeiro TM seja entido. Obviamente ñ devemos humilhar os mais novos, mas precisamos mostrá-los q o TM é algo além de duas raquetadas numa bolinha com peso de “tijolo”

É importante mostrarmos a eles o grau de qualidade q pode ter na prática do esporte, mas sempre ajudando com as necessidades básicos, pq sabemos q é notória a dificuldade financeira no Brasil

Divulgar um TM de elite, se feito de forma correta, cria uma motivação nos iniciantes. Se falassemos a um iniciante q ele iria treinar “ping-pong” a primeira informação q lhe vem a cabeça é de um esporte banal, um lazer. Mas se lhe informarmos de um esporte com perspectiva de evolução, como o observado em campeonatos oficiais, haverá uma motivação maior

Comparemos com um iniciante no futebol. Qual perspectiva dariamos a ele, q um dia seria um jogador de time de várzea, ou um jogador de um tradicional clube brasileiro?

Portanto, existe a questão motivacional tb

Os verdadeiros massificadores deveremos ser nós mesmos, os praticantes que já conhecem alguma “coisinha” de tênis de mesa.

Há algumas mesas de concreto no Parque Ibirapuera, em São Paulo. E vocês não imaginam quantas pessoas já foram encaminhadas para academias e clubes pelo pessoalzinho que bate uma bolinha alí durante o fim de semana. E só uma questão de amar o esporte e ter prazer em divulgá-lo e paciência para orientar aos novatos, de todas as idades.

Em São Paulo, tb, um dos lugares mais baratos para se comprar material, hoje, é a lojinha do Hugo Hoyama e Ricardo Inokuchi, que fica próximo do metrô São Judas. E de resto, durante as partidas em locais públicos como o Sesc (em suas várias unidades) ou até mesmo nas mesas de concreto do Parque Ibirapuera, quem ama ao esporte e faz questão de divulgá-lo sempre empresta cola, bolinha e até rede para a moçada alí presente e que precisa.

Claro, que para chegarmos ao nível de Alemanha, França, China, Japão precisamos de muito mais além da camaradagem entre praticantes, precisamos de divulgação pesada, de investimento, de ética e de organização. Acho que a prática de tênis de mesa instituída em todo um município, como Marília, no estado de São Paulo, é um bom start para que venhamos a ser, um dia, uma “forja” de campeões.

Eu fico puto quando vejo uma seleção pré-olímpica, como esta de futebol, com toda aquela estrutura milionária e tal, e os caras jogam de salto alto na hora H. Imagina se o tênis de mesa tivesse um milésimo desta estrutura ? O que não se faria ???

Acho louvavel esta disposicao de ajudar o proximo. Mas sinceramente nao acho que assistencialismo vah realmente resolver o problema. Existe uma gama de materiais adequados para pricipiantes e nao tao pricipiantes que podem ser adquiridos a um custo razoavel. Se houver demanda, os custos e os precos vao cair. O que falta eh que a tecnica correta seja ensinada a um grande numero de pessoas. O TM tem que permear os colegios, as associacoes, etc. Alguem tem que pagar os instrutores, que tem que ser em grande numero. Portanto, tem que haver formacao de instrutores em massa, para todos os niveis.

ihhh, acho que nós não possuimos vitórias realmente expressivas porque o tênis de mesa é um esporte muito pouco praticado aqui o Brasil, na china o TM é como o futebol daqui ( daí nós sermos os melhores no futebol), quando o pessoal tem tempo livre e vai bater uma peladinha, com certeza essa peladinha será com a bolinha…

    E GENTE VAMO PARA DE DISCUSSAO VCS NAUM ENTENDEN NADA DE TM VC QUER Q O BRASIL GANHE CAMPEONATOS EU JA FALEI E VOU REPITIR MEU NOME É DOUGLAS MAX TREINO NA SUÉCIA TA AQUI O NOME DO JOGADOR Q VAI MUDAR ESSA HISTORIA TRAGICA DO BRASIL SO ESPERA QUANDO EU ENTRAR PARA SELECAO AI DEPOIS E SO VER O RESULTADO OK NAUM PRECISA DISCUTIR AGORA SEJAM PACIENTES E ESPERA O DIA

    HEJ DÅ

tomare q sim, q vc chegue la. mas infelizmente, naum sera um atleta querido, pq pelas suas palavras ja deu uma impressao de pouco carisma e arrogancia.
Humildade tmbm eh um quesito importante nos jogadores de ponta.
geralmante, quem muito fala pouco tem.

Está definitivamente provado: a exposição às longas noites boreais causa sérias perturbações sensoriais, cognitivas e emocionais nos bugios tropicais.