por que eu não uso/gosto de material chinês??

esse topico eh + uma enquete p entender o porque do nosso preconceito.

por que nós preferimos as borrachas e raquetes japonesas ou europeias??

preconceito ou causa justa?

eu, como pessimo mesatenista, e com a consciencia de q jogar com uma bty ou nittaku nao vai fazer de mim um jogador melhor, uso a alguns anos material chines e confesso q vejo pouca ou nenhuma influencia no meu “nivel” de jogo.

os q quiserem partilhar seus pensamentos conosco contam desde jah com um GRANDE obrigado!

rogerio alves caldas

Tópico interessante, Rogério. Seria bom também aqueles que USAM borracha chinesa colocarem sua opiniões. Teríamos assim um balanço dos prós e contras de borrachas chinesas.
No meu caso eu não uso. Mas nada tem a ver com baixa qualidade, nem preço. Eu não uso simplesmente porque não tenho o talento suficiente p/ me adaptar a tais borrachas. E olha que sou insistente, já tentei com as Hurricanes, algumas Friendships e com Skyline 3, mas definitivamente desisti delas. Um dos motivos é minha falta de disciplina p/ realizar o movimento completo nos drives. Com borracha japonesa eu posso fazer um movimento mais travado/curto que a bola ainda dispara devido ao efeito catapulta que a esponja proporciona. Neste aspecto eu tenho que admitir que jogar com borracha chinesa requer técnica melhor/mais desenvolvida, pois ela não permite muitos erros de fundamento.
O bloqueio com borracha chinesa é outro problema p/ mim, e eu dependo muito do bloqueio pois não sou atacante matador por natureza. Fora isso, o peso excessivo das chinesas geralmente me incomoda, pois gosto de manusear a raquete com facilidade.

Bom, ultimamentes tem sido lançadas boas raquetes chinesas, um ex: são as da dhs. O preço não difere muito das japonesas.

Quanto a borracha, utilizo hurricane 3 no fh, ainda estou em adaptação, muitos foram os momentos em que quase desisti de usar. Inicialmente vc tem aquele susto quanto ao efeito, mas tbm a pouca velocidade (agora estou usando cola ou cola voc free, isso a deixa até que rápida). Achei que seria besteira eu persistir, mas estou gostando da evolução (lenta mas satisfatória pra mim). O que mais gosto, é poder desferir golpes com muito spin. Não sei o que será de mim se realmente as colas voc free e óleos forem banidos tbm (só coloquei a observação pra dizer que sem cola é realmente difícil continuar usando borracha chinesa) mas até lá, continuo usando.

Com relação ao material chinês concordo com Nakata tem que se ter uma certa disciplina. Joguei 3 anos com a borracha Globe Super 999 no fore até perceber o que era velocidade e efeito e como os dois funcionavam em conjunto. Inclusive enchi o saco de metade dos usuários para tirar dúvidas sobre esta borracha, os quais eu agradeço pela paciência e compreensão. O problema com algumas borrachas como a Globe por exemplo é que ela não chega a passar da rede em média distância comprometendo alguns ataques e a devolução da bola parece lenta o que é uma mentira pois a mesma explode na mesa em função do efeito. Depois desta experiência eu a coloquei no Back e no fore coloquei a Borracha Hurricane II que é mais exigente ainda em função do movimento que feito corretamente até em longas distância faz com que a bola passe da rede o que não acontecia pelo menos com a Globe com muito efeito e velocidade.
Provavelmente foi em função disso que Ma Lin montou com esponja da DHS porque essa esponja é parecida com a da Hurricane II que dispara mais e com a Borracha da Globe que tem aderência você uma borracha quase perfeita.
Minha conclusão de se jogar com borracha chinesa é que no início você sente um desconforto principalmente eu que nunca havia jogado com borracha japonesa e nem chinesa e com o tempo você vai se acostumando com a borracha entende como ela funciona para efeito e velocidade e constata se ela atende sua necessidade ou não. Também pude observar que como jogo classineta fica mais fácil de devolver a bola no Back em função da dureza da esponja disparando mais com mais efeito em função da borracha sem fazer muito esforço.
Não consegui me acostumar com as borrachas japonesas em função de dispararem muito sem realizar o movimento que me pareceu proporcionar menos controle na direção da bola.

Olha, eu não posso falar muita coisa, recomeçei meus treinos no ano passado com duas friendship que na época foram muito boas mas eu tinha dificuldade com elas, mudei para Hammond com H2, gostei muito do conjunto, meu jogo melhorou demais, porém, a H2 já não estava me agradando muito, e voltei o fore pra uma 729 supersoft, gostei bastante e tive uma certa facilidade em execução de movimentos no forehand, recentemente recolei minha 729 Higher, e parecia que eu estava com um robo na mão, porque tudo que eu queria ela fazia no jogo, ou seja, com o passar do tempo e a troca de material consegui obter facilidade e técnica pra jogar com borracha chinesa.
Eu sou do tipo que gosta de testar tudo que estiver ao meu alcançe, não importa a marca (só o meu bolso =] ).

Abraço…

Usei hurricane 2 um bom tempo, de esponja laranja, #20.

Como ficou um pouco dificil de conseguir, pq a topsheet vinha separada da esponja, parei de usar, além do que as ultimas que pedi vinham com pinos afundando e eu nao sabia colar corretamente.

Usei as chinesas por 3 anos, depois testei outras borrachas, voltei pra hurricane e agora uso tsp.

Atualmente penso em voltar a usar chinesa dependendo do tipo de cola que eu for usar… Vamos voltar a fase de testes =/

Li o post do Nakata neste tópico e “me vi no espelho”.
Uso caneta japonesa e sempre apreciei o spin gerado pelas borrachas chinesas, mas a dificuldade em fazer o movimento mais longo e sempre ter que carregar mais a bola não me permitem usá-las. Se bem que eu não tive a paciência necessária para persistir em treinos para tentar me adaptar a elas. Testei somente duas: uma Friendship Faster e uma Globe 999. Esta ultima acredito que com uma esponja japonesa, até encararia me sacrificar um pouco mais pra tentar se adaptar, pq o que seu topsheet gera de efeito é uma coisa absurda.
Estou com uma outra borracha chinesa com esponja japonesa pra testar vamos ver no que vai dar.
Abraço

Bom, como usuário de material chinês (999t3 e LKT xp pro) numa madeira Stiga Clipper, também deixo minha opinião.
Como quase todos praticantes desse esporte tambem comecei usando material japa (YASAKA TOPSPIN, ISSO É QUE ERA MADEIRA BOA) e borracha Mark V, depois utilizei as Srives da vida, Donics (gostava de J.O e das Desto) entre outras, dai parti pra classineta, usei uma Donic com fibra de vidro comprada na Frantt que era classica mas o cara de lá cortou o cabo pra mim (kkkkkkkk, ficou horrivel) usei a Desto F1 com um pino Baxster, numa tentativa vâ de imitar o Liu Guoliang (kkkkkkk) Resultado troquei a madeira por uma Thibar Sansonov Premiun Contact com uma Yasaka Wei no for e uma Sriver no back, a Thibar é uma porcaria, desse conjunto o que escapava era a Sriver porque o resto, incluso o jogador, kkkk, eram umas porcarias, não vou me alongar da trajetoria toda, pulo pros finalmente, comprei então a Stiga clipper wood que utilizava com a Mendo Energy com o pino Clippa, depois troquei o pino por uma Tsp triplo spin, se não me engano, dai passei para as apaixonantes chinesas da 999, Dhs etc… material que, com exceção honrosa a madeira Stiga, e as borrachas, Mark V e Sriver, nunca mais troquei por material japa. Dito isso, falo o seguinte, não vejo MUITAS diferenças entre as borrachas japas e chinesas, sim, claro que há diferenças mas não tantas assim a ponto de dizer que uma é melhor que a outra, há diferenças sim de jogadas distantes da mesa mas, não vejo muita necesidade de se jogar longe da mesa, acho pouco produtivo a não ser quando o cara queira apenas brincar de defesa, da mesma forma o cara que joga colado a mesa, de resto tanto o material china quanto o japa proporciona belos loops, belos drives em suas mais variadas formas, proporciona belos bloqueios tanto ativos quando passivos e podem imprimir tanta velocidade quanto a outra. O que ocorre é tão somente o costume de se usar apenas um tipo de material, seja porque os tops o utilizam ou porque seu marketing é mais eficiente que o outro ou simplesmente o cara se adapta a um tipo de material e passa a considerar aquele como o unico bom. Eu gosto de material chinês e gosto de material japa mas, prefiro jogar com o primeiro porque alem de ser mais barato não fica devendo em nada ao segundo. Essa é minha opiniao.

Speed

Stiga Clipper Wood
For (LKT XP PRO)
Back (999t3)

Conheço madeiras e borrachas chinesas, acho o material bom, mas é mais uma questão de escolha à maneira de jogar. Hoje existem borrachas que se parecem bastante com as minhas, não quer dizer que um dia eu não vá usar uma chinesa… Mas estou numa fase que não quero mexer em nada, só treinar. Não acredito muito em material ruim, você é que têm que adaptar seu jogo ao seu equipamento. (Embora existam borrachas que não duram nada, que não é o caso dessas chinesas!!)

[quote=“Maumau”:1ravdvcc]…é mais uma questão de escolha à maneira de jogar.[/quote]Falae povo!.. Q saudades!!!..
Fuçando os tópicos, não vi um melhor pra voltar à ativa (com monitor emprestado até comprar um novo) aqui no site!..rs…

Well… Maumau, concordo plenamente com a frase acima, ela resume os posts anteriores da maioria, incluindo o do mestre Nakata, realmente as borrachas chinesas não são ruins, mas eu costumo dizer que elas te “doutrinam” à um estilo de jogo, legal pra melhorar a plasticidade dos golpes, no entanto eu não recomendo pra iniciantes “do zero”…
Num cronograma de treinos, eu recomendaria algo parecido com isso:

1a fase: srivers, markVs, Midships, e etc…
2a fase: H2, H3, TG2, TG3, 999´s
3a fase: Bryce´s, Almana´s, Hammond´s e etc
4a fase: fase da escolha que caminho seguir…

[quote=“Maumau”:1ravdvcc]…você é que têm que adaptar seu jogo ao seu equipamento.[/quote]Nisso não concordo, visto que tenho em mente que o material é sua ferramenta, ou seja, favorecer que o atleta que o use, realce suas qualidades e amenize suas deficiências. Com isso por base, discordo que o atleta tenha que se adaptar ao material (isso claro, tirando fase de aprendizado).

[]´s

olah, gente !

obrigado pela participaçao.

fiquei curioso pq a maioria tah votando “material inadequado p meu estilo de jogo”

seria legal se os q respondessem a pesquisa justificassem a resposta.

outra coisa, ninguem falou de borrachas + parecidas com as japonesas como por exemplo a INSPIRIT ou 2008 XP da DAWEI, ou VENUS ou EARTH da GALAXY, ou ainda as TULPE 007 e BLUTENKIRSCHE 868 da KOKUTAKU.

I quanto aas madeiras ?

q marcas sao boas ou ruims ?

vc acreditam (na semelhança) das CLONES CHINESAS de madeiras japonesas ??

um abraço a todos e vamos trocar ideias !!

rogerio caldas

[quote=“chines”:2rwz5fxz]…outra coisa, ninguem falou de borrachas + parecidas com as japonesas como por exemplo a INSPIRIT ou 2008 XP da DAWEI, ou VENUS ou EARTH da GALAXY, ou ainda as TULPE 007 e BLUTENKIRSCHE 868 da KOKUTAKU…[/quote]Não falei pq caminharia pra off-topic, mas já q citou, usei as seguintes (incluindo os comentários):

-LKT Pro XT (gostei mto, particularmente da preta com esponja amarela)
-JUIC 999 Elite Nano (a mais rápida)
-Nittaku H3 (teste rápido, bom feeling tb)

Essas tem topsheet q lembram chinesas, com esponjas que buscam feeling de borracha européia, ainda to pra testar outras, mas falta $$ pra isso, e pra completar tem o agravante que todas elas so funcionam bem se muito bem coladas (cola rápida mesmo), daí o pq da minha assinatura… Continuo no aguardo do que a DHS ainda vai lançar até agosto desse ano…

[quote=“chines”:2rwz5fxz]…“I” quanto as madeiras?..[/quote]Well, nisso n tenho como opinar pois nunca usei madeiras chinesas, alias, acho eu q nem os chineses as usem, pois como suas borrachas tendem a serem mto duras, eles mesclam raquetes macias (entenda-se européias) pra que tenham mais controle das mesmas. Isso já foi quase q infinitamente comentado aqui, então é só fuçar…

[]´s

Apenas explicando…:
Aqui no meu estado ( Amazonas) é mais difícil o acesso a diversas marcas

Só temos representantes da Tibah, BTY, e TSP agora
Mas de todas estas marcas a mais usada ainda é a BTY

Há muito tempo atrás tínhamos muita Super Friendship , mas era a de esponja amarela e era muito dura, e lembro que era MUIIITO barata.

Experimentei uma que trouxeram pra mim do Chile de esponja laranja e me dei muito bem

Então sempre usava material Chinês, tenho um bom nível, pra mim o material chinês é bom, só parei de usar porque é mais fácil o acesso ao material Japonês do que ao chinês

O Problema é o acesso, se tivesse um representante aqui da DHS e Friendship com um valor bem acessível seria bem melhor.

As madeiras chinesas nunca usei porque com disse, é dificil o acesso aqui, e as madeiras que apareceram não me agradaram muito por não ser do tipo top(de competição)

Usei uma madeira 729 BOMB de 7 lâminas um tempo, realmente muito boa e parecida com a que eu uso hoje.Parecida mesmo no toque.Ótima qualidade no acabamento, um cabo FL muito bom , peso ideal.E barata!Nas borrachas 729 que eu usei faltavam efeito elástico , e isso muda muito o movimento na hora de golpear…Prá quem tá acostumado com essa característica na borracha, é claro! Mas já experimentei umas borrachas em esse quesito já foi acrescentado(o efeito elástico, catapulta).OBS: respeito as opiniões dos colegas, interessante esse tópico!

Tá esperando o q pra citá-las hein?!.. :lol: :lol:

[]´s

Agora você me pegou… não me recordo o modelo exato , sei que uma era a High Point 729, outras usam esponja japonesa , alemã etc Desculpe não ter a informação exata. Mas posso conseguir…

nunca usei uma borracha chinesa

mais pelo o que estão dizendo,principalmente pelo fato de precisar de um movimento completo,acho que vou pensar no caso de colocar uma [nem tenho ideia de qual] pra me disciplinar!

Olá Pessoal!

Vou usar madeira DONIC MICKHAEL APPELGREN V1 + 2 GLOBE 999 (1,8 mm) depois do que rolar passo para vcs minhas impressões…

Abraços!

Ahhhh… So pra constar, a Highpoint é 100% alemã, so leva o 729 chines no nome. Estamos no aguardo das outras…

[]´s

Eu tenho alguns anos usando borracha chinesa no forehand.
Já usei tudo que vcs possam imaginar.
Gosto muito da Friendship 729 SP (Special), que era chamada de 729 Wang Nam. E não a estou usando por dificuldade de comprá-la.
Estou usando, atualmente, a DHS Skyline 2 e gosto muito dela.
Se fosse um pouquinho mais rápida, seria ideal.
Demorei a me adaptar com borrachas chinesas e hoje adoro elas.
Mas tb gosto de alguns borrachas japonesas como a Donic J.O. e Nittaku Nodias.
Não me ligo em marcas, uso o que acho melhor pra mim.