Pino Curto....

Esse assunto foi levantado no whatsapp, e eu não sabia o que era uma borracha ly ly (talvez fosse uma borracha comprada naquele Shopping lai lai da Ciudad Del Este… :lol: )

Mas se o pino ly ly tem fácil topspin, ela é mais aderente que os outros pinos.
E se o objetivo do pino é ser pouco aderente pra anular o spin, me parece que esta ly ly vai na contramão da serventia do pino.
É isso mesmo, Ailton?

Realmente, mas a bola fazia o angulo mas era complicado para adversario, bom pra bater com back tambem…
Hoje temos apenas 02 jogadores e chineses de ponta… o He Zhen Wen (Espanha) e o Wang Zeng y (Polonia)

que usam o pino mais para controlar e atacar…

Eu já usei uma P500 cpen com pino curto mas não gostei muito. Ficava xoxa nos ataques e vibrando nos bloqueios. Em compensação, com a P700 ficava bem melhor.
Na minha opinião pino curto para caneteiro tem que ser com madeira de 7 folhas. Hoje eu uso uma Persson Powerplay, que é excelente, mas quando resolvo colar o pino na Hurricane Hao fica com o mesmo comportamento da P500.
Usava o Spinpips original, que foi talvez o melhor pino curto que já existiu. Era mole, com pinos baixíssimos e grande área de contato. Gerava bastante spin, daí seu nome. Uma pena que foi proibido. Este atual, de nome Super Spinpips não tem nada a ver com o original. Este tem esponja mais dura e seus pinos são mais altos, resumindo, ficou horrível.

Mas Nakata
Se um pino gera muito spin, ele não se comporta como se fosse uma borracha lisa?

Nakata . a ultima raquete que tive em 1990, usando pino, foi uma P500 era dura e controlada… sem comparacao com as fabricadas hoje, recebi de um amigo vindo do Japao na epoca… comprei uma P700 completamente xoxa… a melhor raquete CPEN que tive foi a Xiom Miguelangelo (mas cabo muito grosso nao dava pra segurar direito)

Estava lendo sobre o pino Zava espuma tencionada talves seje uma opcao… vou ver os da yasaka tambem

[quote=“tripossante” post=103467]Mas Nakata
Se um pino gera muito spin, ele não se comporta como se fosse uma borracha lisa?[/quote]
Quando eu disse que gerava muito spin quis dizer em comparação com outros pinos da época, como Spectol, Challenger Attack, Rein ou Impartial.
Nenhum pino curto jamais vai se comportar como borracha lisa, pois obviamente os espaços entre os pinos diminuem a área de contato com a bola, enquanto que numa borracha lisa o contato é total. Assim como nenhuma borracha lisa jamais terá as características de pino curto, especialmente no bloqueio.

[quote=“ailtonaga” post=103468]Nakata . a ultima raquete que tive em 1990, usando pino, foi uma P500 era dura e controlada… sem comparacao com as fabricadas hoje, recebi de um amigo vindo do Japao na epoca… comprei uma P700 completamente xoxa… a melhor raquete CPEN que tive foi a Xiom Miguelangelo (mas cabo muito grosso nao dava pra segurar direito)

Estava lendo sobre o pino Zava espuma tencionada talves seje uma opcao… vou ver os da yasaka tambem[/quote]
Quanto a isso eu tenho que concordar, as madeiras (puras) de antigamente eram muito, mas MUITO melhores que as atuais. Só na Stiga havia a Dynapower de 9 folhas e Offensive Evolution que, na minha opinião, tiraram de linha muito cedo. Sorte minha que eu tive uma Clipper de 1996 que era infinitamente superior ao que chamam de Clipper atualmente. A Clipper de hoje tem tamanho menor e é mais grossa que a antiga.
Quanto aos pinos eu fiz um breve comparativo sobre os pinos que testei recentemente, mas não lembro em qual tópico.
Já testei o Zava, Xtend PO e Rakza PO, além de Raystorm, Moristo SP, Super Spinpips, DHS 652 e F´ship 802-40. Estes 5 últimos já descartei.
Entre os 3 restantes, o Zava é o que dá mais controle, pois além de ser horizontal (mais spin e menos velocidade) é o mais macio deles.
O Rakza também é horizontal, mas tem esponja mais firme. Alguma coisa nele não me agradou. Era para dar mais controle que o Xtend mas não é o que acontece. Pode ser a geometria dos pinos, sei lá.
Já o Xtend é vertical (mais velocidade e menos spin) e também tem esponja dura. É esse que uso no momento. Gosto muito da velocidade que gera e tem menos sensibilidade ao spin contrário, o que é ótimo para receber saques e bloquear, por exemplo.

Quanto a qualidades das madeiras atuais e indiscutivel, que foi reduzido qualidade e precos sao mais altos…
para voce ter uma hinoki de qualidade tem pagar …
Coloquei um pino Spectol numa katana Cpen, a madeira e rapida, mas achei o pino lento mt controle pouca velocidade
vou testar o Xtend PO… Ja usei o Zava achei mt rapido (mas na epoca nao tive paciencia)… resolvi tomar caminho ao
contrario e desenvolver tecnicas de drive… mas ta dificil cerebro da uma ordem, corpo faz outra coisa (coisas de velho)