[quote=“ailtonaga” post=103468]Nakata . a ultima raquete que tive em 1990, usando pino, foi uma P500 era dura e controlada… sem comparacao com as fabricadas hoje, recebi de um amigo vindo do Japao na epoca… comprei uma P700 completamente xoxa… a melhor raquete CPEN que tive foi a Xiom Miguelangelo (mas cabo muito grosso nao dava pra segurar direito)
Estava lendo sobre o pino Zava espuma tencionada talves seje uma opcao… vou ver os da yasaka tambem[/quote]
Quanto a isso eu tenho que concordar, as madeiras (puras) de antigamente eram muito, mas MUITO melhores que as atuais. Só na Stiga havia a Dynapower de 9 folhas e Offensive Evolution que, na minha opinião, tiraram de linha muito cedo. Sorte minha que eu tive uma Clipper de 1996 que era infinitamente superior ao que chamam de Clipper atualmente. A Clipper de hoje tem tamanho menor e é mais grossa que a antiga.
Quanto aos pinos eu fiz um breve comparativo sobre os pinos que testei recentemente, mas não lembro em qual tópico.
Já testei o Zava, Xtend PO e Rakza PO, além de Raystorm, Moristo SP, Super Spinpips, DHS 652 e F´ship 802-40. Estes 5 últimos já descartei.
Entre os 3 restantes, o Zava é o que dá mais controle, pois além de ser horizontal (mais spin e menos velocidade) é o mais macio deles.
O Rakza também é horizontal, mas tem esponja mais firme. Alguma coisa nele não me agradou. Era para dar mais controle que o Xtend mas não é o que acontece. Pode ser a geometria dos pinos, sei lá.
Já o Xtend é vertical (mais velocidade e menos spin) e também tem esponja dura. É esse que uso no momento. Gosto muito da velocidade que gera e tem menos sensibilidade ao spin contrário, o que é ótimo para receber saques e bloquear, por exemplo.