Pino Curto....

Alguém pode me dizer algo a respeito do pino DHS Dragonow. Eu utilizo um pino ROYAL da Stiga, mais como cada vez que tenho que comprar eu tenho que importar, estou procurando alguma borracha mais facil de ser encontrada. Já tentei a DHS 652,
mais não gostei. Se alguém puder me ajudar! :lol:

mais parecido com o Royal é o Rainstorm da Butterfly.

Eu uso o Superspinpips da TSP que é mais lento que o Royal e o Rainstorm, porém dá mais efeito.

Me indicaram tb o West Will da Bty, porém, além da vel, ele tem + efeito, vou ver se experimento um dos dois!

Valeu! :smiley:

Eu estou com o Jadson. Raystorm e Super Spinpips são fáceis de se encontrar. Mas o Raystorm é mais rápido e mais difícil de controlar.
Se eu fosse pineiro iria de Super Spinpips.

Onde posso encontrar esta borracha (TSP SuperSpinpips), e pelo que eu observei, o Jadson utiliza a mesma madeira que eu utilizo! :smiley:

Ja tentou um pino q chama moristo SP (Short-Pinps, Vulgo: Speed Power, Só Porrada e assim vai…) é bom se voce gosta de bater bolas com mais velocidade q quase todas as borrachas lisas…

Eu uso o Super Spinpips porque consigo atacar facilmente com ele e quando eu bloqueio, o adversario sente dificuldades.
Além disso, o material da TSP tem uma ótima qualidade e adquiro facilmente com o Issamu Kawai.
Não divulgarei dados dos fornecedores devido a política do site que não permite propagandas que não dos patrocinadores do temp.mesatenista.net
Porém o Hinoki também vende essa borracha e o site dele está disponivel na internet. É só procurar.

Já testei o Moristo SP e não gostei muito (achei muito macio). No entanto, um colega aqui da Bahia adorou esse pino. Realmente ele dá um bom giro, mas eu não o achei muito veloz como divulgam por aí.

o moristo eh bem macio…
nao achei esse canhao todo tb…
eu usei um tempo no back da minha raquete, cheguei a puxar kato com o pino de tanto efeito q ele da hauhauhauhauhuahua
achei mto dificil de controlar e acabei desistindo dele

Bem, antes de mais nada, falar sobre velocidade do pino, depende da madeira usada, bem como da espessura da esponja tb…

O Moristo SP é bem macio sim, super tensionado…

Mas nao se pode comparar borrachas com espessuras de esponjas diferentes…

Pelo que me lembro, tanto Jadson quanto Darker, nao usaram versoes MAX (as mais velozes)…

Quem pode dar referências sobre o MAX é o Kazuo da ATEME…e até o Paulones que apesar de nao usar, experimentou…

Já o Xingú ( tb do ATEME) usa a versao 2.0 que tem mais controle, porém menos velocidade…(versoes MAX, 2,2 e 2.0 aqui no Brasil)…

Sobre o pino TSP, eu particularmente acho que o Tyranno é melhor que o Super SPinpips (que nada mais é do que uma versao “atualizada” do SPin Pips), pois o Tyranno, é uma borracha “nova” …(agora nem tão nova assim)…

Mas há várias versoes, de vários fabricantes, como por exemplo o interessante Xtend PO da Yasaka, o Pistol da Dr Neubawer, e até Ultra Tango da Joola…

[quote=“Doc_SP”:2be9nrmq]Bem, antes de mais nada, falar sobre velocidade do pino, depende da madeira usada, bem como da espessura da esponja tb…

O Moristo SP é bem macio sim, super tensionado…

Mas nao se pode comparar borrachas com espessuras de esponjas diferentes…

Pelo que me lembro, tanto Jadson quanto Darker, nao usaram versoes MAX (as mais velozes)…

Quem pode dar referências sobre o MAX é o Kazuo da ATEME…e até o Paulones que apesar de nao usar, experimentou…

Já o Xingú ( tb do ATEME) usa a versao 2.0 que tem mais controle, porém menos velocidade…(versoes MAX, 2,2 e 2.0 aqui no Brasil)…

Sobre o pino TSP, eu particularmente acho que o Tyranno é melhor que o Super SPinpips (que nada mais é do que uma versao “atualizada” do SPin Pips), pois o Tyranno, é uma borracha “nova” …(agora nem tão nova assim)…

Mas há várias versoes, de vários fabricantes, como por exemplo o interessante Xtend PO da Yasaka, o Pistol da Dr Neubawer, e até Ultra Tango da Joola…[/quote]

Doc, se não for pedir muito…vc poderia fazer uma comparação do Moristo 2,2 e do Raystorm da butter???

Bem, para evitar “conflitos”, vou dizer o que uma revista japonesa especializada postou e comparou os principais pinos ( da época) :

O teste consistia em usar 8 jogadores pineiros, com os diversos pinos (porém nao continham as marcas e modelos), e cada um falou o que achou, conclusoes :

O Moristo é o mais veloz de todos, seguido de Boster da Mizuno.

O que mais “entorta a bola” é o Pistol da Dr Neubawer.

O Raystorm ficou na intermediária (relativamente veloz, com controle e “entortada de bola”) ou seja na média…

Abaixo a foto da Moristo SP

Abaixo a foto da Pistol (Dr Neubawer)

Agora o que senti é que o Moristo e o Boster são ótimos p/ quem gosta de bater e até dar drives nao muito velozes…
Porém nao sao aqueles tipos de pinos, em que vc espera que o adversário erre apenas por estar usando pino…

O Raystorm e o Tyranno já atrapalham mais, mas perdem bastante no quesito velocidade…para quem gosta de bater é pior…

No seu caso, como vc é clássico e tem possibilidade de virar a raquete, acho que usar no back, pode dar uma vantagem estratégica, pois sei que vc usa movimentos curtos em cima da mesa…

Valeu Doc pelas informações detalhadas, agora ve só eu to usando um Raystorm da Butter faz uns 6 meses, antes eu usava um CLIPA da stiga, e pelo Stiga se aproximar muito de uma borracha lisa eu optei pelo Raystorm, oqual complica um pouco para os adversarios dependendo da variação de bloqueio que vc usa, agora vc por conhecer um pouco do meu jogo, me indicaria testar o Moristo? Será que encaixaria no meu jogo?

Abraço

[quote=“Ifanger”:29g1l33z]agora vc por conhecer um pouco do meu jogo, me indicaria testar o Moristo? Será que encaixaria no meu jogo?
[/quote]

Eu diria o seguinte :

Todo o material que vc acaba trocando, provoca mudanças em seu comportamento de jogo, assim sendo, experiências diferentes podem trazer técnicas diferentes.

O que eu acho é que, se vc pode “matar” a bola com um smash mais forte, não há necessidade de esperar mais trocas de bolas, o que no seu caso é mais vantagem…

Sobre o pino “entortar” a bola, tb depende da maneira que vc usa o pino.

Há pessoas que acham que basta colocar o pino e tudo se resolve (sei que não é seu caso).

Realmente Doc_SP,
Tem gente que acha que basta colocar o pino e ele fará mágica.
Eu uso pino curto e ataco bastante.
O Super Spinpips como o Doc falou, é uma versão atualizada do Spinpips pois o mesmo foi proibido pela ITTF.
Eu usava o Spinpips e testei vários pinos diante da proibição dele e acabei voltando a usar TSP com o lançamento do Spinpips MD (que também foi proibido) e hoje uso o Super Spinpips.
Parece que a ITTF parou de pegar no pé da TSP.

Quanto ao Moristo SP, eu o usei na espessura 2.0mm (a mesma espessura que uso atualmente o Super Spinpips) e reparei que ele dá bastante efeito, ótimo para dar topspin, porém o achei mais lento do que o meu pino. Eu jogo próximo à mesa bloqueando e atacando com topspin chapado e talvez isso influencie a minha avaliação, pois prefiro pinos mais rígidos do que macios.

Também testei o Tyrrano da TSP e não gostei. A bola escorrega demais no pino e só dá pra bater chapado. Dar topspin com ele é muito complicado. Além do controle dele ser baixo.

Já joguei com o Clippa da Stiga e como o iFanger disse: ele parece borracha lisa. Eu direi que ele é um Super Spinpips mais rápido.

Quanto ao Raystorm, eu nunca o usei na minha raquete. Bati bola com a raquete de um colega a qual é diferente da minha. Portanto fica difícil avaliar corretamente. O que pude perceber é que ele tem um bom controle e dispara bem devido a ser tensionado.

Na minha opinião, para caneteiro um bom pino é o Spectol da TSP. Dá para dar smash e tem um ótimo controle.
Ele só é indicado para classistas que possuam raquetes rígidas e joguem próximo à mesa.

Aliás, a maioria dos pinos curtos devem ser usados com raquetes rígidas como a Avalox 700, Avalox BT 777, BTY Primorac Carbon, Stiga Clipper, Nittaku Titanium, etc.
Usar pino em raquete macia só vai trazer aborrecimentos para quem testar, pois não é uma combinação recomendada.

Imagina então os pinos d Dr Neubawer… (quase todos foram proibidos)…

[quote=“jadsonalmeida”:1pe6l7oh]
Eu jogo próximo à mesa bloqueando e atacando com topspin chapado e talvez isso influencie a minha avaliação, pois prefiro pinos mais rígidos do que macios.[/quote]

Já disse isso uma vez, mas para quem não viu :

Noção de velocidade é complicada, pois se vc levar em conta a distância, irá ver que :

em curtas distâncias, as borrachas duras darão mais velocidade inicial,
e as com mais tensão (macias), nas distâncias maiores serão mais velozes…

Por isso, a esponja mais grossa, afeta diretamente a velocidade bem como efeito…

Assim sendo a impressão do Jadson está correta, pinos mais duros, à curta distância são mais velozes…

Já no teste que eu citei, onde os jogadores são de nível alto e com isto se afastam da mesa para contra-atacar, as borrachas com esponjas mais macias e super tensionadas, fazem mais diferença na velocidade.

Eu testei 4 pinos diferentes, o Westwill, o Clippa, Spectol 21, Speed P.O. soft (todos 2,0mm), e como jogo utilizando muito contra ataque após bloqueios, todos foram bons, mais o que deixou a bola mais “quadrada” após os bloqueios, foi a westwill, por ser mais macia. A densidade dela é muito menor que a de qq pino que encontrei (25 contra 32 da Speed P.O. soft), porém já esta sumindo do mercado. Vou ficar com ela até quando der, e depois vou usar Speed P.O. soft.

Valeu!!!

Pessoal aproveitando o tópico:

Eu jogava com Spin-pips ha muitos anos atras…rsrsrs…mas como estava sem treinar estava usando borracha lisa, como estou conseguindo pelo menos bater uma bolinha eu decidi colocar um pino curto novamente, como não achei para vender via internet o super spin-pips, comprei DHS 652 aqui no site, bom sou panga mesmo…vou testar para ver…alguém já jogou com ele???..pode me falar mais sobre esse pino???

Abraços!

Eu já testei o 652. Aliás testei as 2 versões, chinesa (652 CS) e japonesa (652 JS). A japonesa tem esponja menos dura, mas ainda assim bem ruim de controlar na minha opinião. A versão chinesa então nem se fala, parece uma placa de adamantium. Se colar numa carbonada igual a madeira que você usa, fica quase impossível bloquear um topspin rápido. Para atacar em bolas mortas ainda vai, com ressalvas. Mas no jogo rápido vira uma vantagem para seu oponente.
Quer uma opinião sincera? Livre-se dele, dê para o cachorro brincar, faça de palmilha do tênis e tente um pino controlável. Ou então volte para lisa.

Olá,

E sobre o Challenger da BTY?

Faz pouco tempo q uso pino e estou usando um Challenger Chop 1.7 ( acho q não é mais fabricado) e estou gostando muito.

Outra duvida é sobre o Flarestorm pq vocês falaram do Raystorm mas não falaram dele.

Bom eu tentei usar o DHS652, e sem chance! Ele é muito lento, e extremamente dificil de se controlar! Quanto ao Challenger, a muito tempo atrás eu joguei com ele, o chop não eh mais fabricado, eu gostava dele, na época da bola de 38mm era um bom pino com bom controle e uma boa velocidade, acho o spectol da tsp parecido com ele. Se vc gosta de jogar com contra-ataques rápidos ,bolas rápidas, e um controle quase bom, tanto o flarestorm, raystorm, royal da stiga, moristo da nitakku se equivalem, com pequenas variações, na minha briga para achar um pino que eu me adaptasse, testei varios, por fim voltei para o Royal da Stiga!