Petr Korbel vs KWS Balance

Tirando o preço.
Quais as reais diferenças da Petr Korbel da Butterfly e a KWS Balance?

Vamos falar das folhas externas, que é onde conseguimos coletar algumas caraterísticas, que queredo ou não é onde faz a total diferença no feeling:

Korbel:
Limba - Limba - Ayous - Limba - Limba

KWS Balance:
Tauari - Cedro - Kiri - Cedro - Tauari

  • Limba: Bom controle e segura um pouco a bola, além de ser mais macia comparada com o koto, por exemplo. Tem densidade média, é estável e pesada

  • Tauari: Macia com densidade média (Pelo fato da KWS ser totalmente custom, não há informações sobre Tauari ser usado no TM, somente o João Tenna pode ser 100% claro, sobre o porque do uso)
    Com a combinação dela com o cedro, chega a lembrar um Ayous (toque mais duro)

Em resumo, ambas se equivalem dentro da categoria OFF-
Em algum momento, a KWS aparenta ser um pouco mais rápida, consistente e e de fato mais rígida, porém nada assustador. Tudo vai depender também das borrachas que for usar. Ambas aceitam borrachas médias-rápidas. Se sua intenção for colocar alguma a nível Tenergy, por exemplo, não aconselho.

Ambas construções, feitas em escala como a BTY ou feitas em marcenaria pelo João, são impecáveis, porém cada um com suas técnicas de colagem, tipo (marcas) de cola, etc.]

Agora, quanto as características de catálogo:

  • Velocidade / controle:
    Korbel = 10.6 | 8.2
    KWS = 9.5** | 7.5**
    ** Desconheço relatos que foram feitos diretos à KWS como review de fabricação para que chegassem à esses números. Também não sabemos a referência base de construção.

  • Tamanho da área de jogo:
    Korbel = 158x152mm
    KWS = 158x150mm

  • Espessura:
    Korbel = 5.9mm
    KWS = 6.2mm

  • Cabo:
    Korbel = 100x24x34mm
    KWS = 102x36x25mm

  • Peso:
    Korbel = ~89g (± 0.4,5g)
    KWS = ~88(± 0.3.9g)

No geral, se for para escolher antre ambas, escolheria a Korbel simplesmente por já estar familiarizado com as características de construção da BTY.

Abs

1 Curtida

Boa noite @Valter_Lucas,

Até bem pouco tempo, usei a Petr Korbel, por uns 5 anos. Na ocasião da escolha, tive a oportunidade de testar por um bom tempo um exemplar emprestado por um patrocinado e acabei percebendo que o peso do exemplar era o que fazia mais diferença, mesmo entre exemplares do mesmo modelo. E claro, ela já era mais cara que as similares na época, porém estamos falando de um outro momento econômico / cambial, então acabei decidindo por assumir a diferença para ter algo próximo do que estava testando e gostando (ainda que não necessariamente precisasse por condição), e deu bastante certo, pois consegui achar exemplares com mesmo peso e próximos daquele que eu tinha em mãos.

Agora, todo esse tempo depois, o mercado mudou bastante e talvez eu não tomaria a mesma decisão apenas para manter o que tinha gostado. Então, sendo prático, a menos que a composição da raquete apresente madeiras bem mais duras que façam mais diferença no toque (geralmente madeiras escuras nas camadas externas), me dei conta que o que vai fazer mais diferença mesmo é o peso. E nunca fui muito atento a isso, mas no caso das raquetes de cinco folhas, por serem mais lentas, faz sentido a diferença de massa gerar uma energia em proporção maior que outros tipos de construção de raquete que por natureza já transferem mais para a bola. Ou seja, a menos que queira exatamente o que tem em uma Petr Korbel (era meu caso) e esteja disposto a pagar o preço, necessidade mesmo não tem.

Abraços!!!

Vamos dar mais um passo aq.
Já estou com a Korbel por um mês. Vim de uma Yinhe T11s. Um aumento significativo de controle.
Tendo q me esforçar um pouco mais para ganhar velocidade. Uma vez que, jogo à média distância.
Tô com uma Joola Dynarzys ACC no fore e uma Vega pro no back. Tô indo bem com o conjunto inteiro. Mas, quero trocar a Vega Pro por algo q dure mais. Quero basicamente as mesmas características da Vega Pro só q com mais durabilidade.
Alguma sugestão?
Até aceito pagar mais caro como uma Tibhar Evolution, Donic Bluestorm. Mas, quero um pouco mais de durabilidade.

Durabilidade é algo muito relativo. Vai da sua frequencia/intensidade de treino/jogos, conservação das borrachas e principalmente o suor.
Durabilidade é algo dicícil de se “calcular”.
Mas de fato, as Xiom linha Vega tem uma certa durabilidade menor se comparada com outras…

Como recomendação para substituir a Vega Pro (já pensando num conjunto balanceado entre a Korbel e a ACC):

  • Tibhar EL-P / MX-S / MX-P (* MX-P para um BH mais agressivo)
  • Donic Bluestorm Z3
  • Cornilleau Target Pro GT-H47

Como você quer algo com mais durabilidade, e como eu disse ser muito ralativo, essas que citei não estão em nenhuma ordem. Mas posso dizer que a Tibhar (entre essas) tendem a durar mais.

Abs

1 Curtida

Essa durabilidade menor que vc menciona de fato pode ter causas diversas relacionadas ao seu uso, mas tb de fato, era um dos defeitos de todas as borrachas das gerações desenvolvidas pela ESN entre 2007 e 2011, ou seja, as primeiras borrachas para colagem VOC Free. Demorou um pouco até conseguirem algo mais estável nesse sentido, mas a partir da geração da Evolution, Bluefire, Rasant, etc., as coisas mudaram bastante.

Mas como não foi só na durabilidade que elas evoluíram, não posso te dizer que vá encontrar uma tão similar à Vega Pro nestas gerações mais novas, afinal estamos falando de uns 12 a 13 anos atrás. Mas considerando que vc está usando a Petr Korbel, acredito que a velocidade a mais não vai ser um problema. A Tibhar Evolution MX-S é uma ótima borracha, e eu usei ela no forehand de uma Petr Korbel acredito que por uns 2 anos. A Donic Bluefire M1 tb é muito boa.

Abraços!!!

Vlw pessoal.
Esses materiais q vcs me falaram são tds ótimas opções. Já considerava essas borrachas antes mesmo de vcs falarem.
Vim do treino nesse instante pensando nas teenergies. Cogitei a 25 pra colocar no lugar da Vega Pro.
Quando falo durabilidade é q a linha Vega meio q se desmancha com o tempo.
Elas vão se desfazendo.
Mas, por uma questão de custo benefício, acho q vou optar pela Tibhar MX-S.
Só lembrando…
Estou atrás de uma opção para substituir a Vega Pro do back.
O fore está definido por enquanto.

Não sei o que vc chama de “se desfazer”, mas definitivamente isso não é normal sem ação externa.

Quanto a backhand ou forehand, o que faz diferença é o que faz sentido para vc. Simples assim. De fato, muita gente coloca "regras"ou segmenta o que vai de um lado ou de outro. Besteira.

Abraços!!!

1 Curtida

aproveitando o tópico, realmente existe muita diferença entre uma korbel japonesa e européia? tenho uma kws balance e acabei adquirindo recentemente uma korbel japonesa, mas ainda nao providenciei borrachas para ela. tinha esperança que eu pudesse trocar mas o corte das borrachas q estão na kws são um pouco mais estreita e não quero madeira sobrando na korbel kkk (nao q faça muita diferença, mas sou enjoado kkk)

Em busca, você pode encontrar isso aqui (e outros mais):

Abraços!!!