mas de 2001 pra agora é MUITO tempo… pode até ter usado mas é possível que já tenha mudado por que trocou de patrocinador, antes sei que ele usava uma nitakku A e agora usa uma yasaka hasha com VStage como o proprio Madger disse
Isso mesmo Nakata,ele usa PC com bryces,hard no for e normal no back.
comentário inútil a parte, se realmente fosse tão boa a madeira eu creio que ele usaria uma, mesmo que fosse daquelas que é ultra mega super selecionada… e bem segundo me parece em alguns vídeos antigos do RSM parecia que ele usava uma madeira toda acabada (no sentido de velha, não de detonada), segundo já vi alguns falarem, essa madeira é a que foi do Kim Taek Soo, mas agora eu não sei se realmente é (ou parece ser) essa mesma madeira mais velha por que eu não vi mais nenhum jogo dele…[/quote]
Madger, o RSM não usou madeira do Kim Taek Soo nenhuma. O RSM é patrocinado pela BTY desde 1998. Ele apareceu no catálogo japonês da BTY em 1995 ou 96. Nessa época o material dos patrocinados era Cypress Special. Ele parou de usar a Cypress Special para mudar para a KTS, que, se não me engano, foi criada em 97. Desde lá deu tempo pra ele destruir a raquete.
Quanto ao comentário das madeiras, dificilmente nós temos acesso aos materiais que vão para os atletas, especialmente quanto à madeiras de hinoki. A madeira dos sul-coreanos é uma customizada da BTY que não é vendida em nenhum lugar.
A Xiom deve ter se esforçado ao máximo para conseguir fazer uma madeira que o RSM gostasse e que, infelizmente, não pode ser produzida em larga escala, como acontece com qualquer hinoki de 300 anos hoje em dia.
Para vc ter uma idéia, o Claudio Kano, (que nunca foi um top 40) por exemplo, recebia umas 15 madeiras Nittaku A super selecionadas para que ele pudesse, então, escolher a sua.
Infelizmente o que chega para a gente é coisa que ou foi rejeitada pelo atleta ou nem ao menos foi para algum deles escolher.
Madger, o RSM não usou madeira do Kim Taek Soo nenhuma. O RSM é patrocinado pela BTY desde 1998. Ele apareceu no catálogo japonês da BTY em 1995 ou 96. Nessa época o material dos patrocinados era Cypress Special. Ele parou de usar a Cypress Special para mudar para a KTS, que, se não me engano, foi criada em 97. Desde lá deu tempo pra ele destruir a raquete.
Quanto ao comentário das madeiras, dificilmente nós temos acesso aos materiais que vão para os atletas, especialmente quanto à madeiras de hinoki. A madeira dos sul-coreanos é uma customizada da BTY que não é vendida em nenhum lugar.
A Xiom deve ter se esforçado ao máximo para conseguir fazer uma madeira que o RSM gostasse e que, infelizmente, não pode ser produzida em larga escala, como acontece com qualquer hinoki de 300 anos hoje em dia.
Para vc ter uma idéia, o Claudio Kano, (que nunca foi um top 40) por exemplo, recebia umas 15 madeiras Nittaku A super selecionadas para que ele pudesse, então, escolher a sua.
Infelizmente o que chega para a gente é coisa que ou foi rejeitada pelo atleta ou nem ao menos foi para algum deles escolher.[/quote]
Realmente, mas pensamos que a madeira seja aquela super mega hiper ultra selecionada, com ótima velocidade e excelente controle, você acha MESMO que ele trocaria de madeira simplesmente por que a BTY colcou uma nova no catalogo? E outa quando o RSM começou a estourar mesmo, o KTS já havia parado, e com relação a madeira, realmente a que ele usa em um dos vídeos de treinamento (não me lembro qual para ser sincero) lembra bem a madeira… E sinceramente bati com várias darkers a mais vagabundinha delas, com fibras já não tão homogêneas era melhor do que as cypress s que eu bati…
E bem o Claudio não só esteve entre os top40, mas também esteve entre os top 6 em seu auge ele foi o sexto do mundo, se não me engano foi na época em que ele foi treinar na suécia com waldner e cia… Marca essa que o Biriba conseguiu sem nunca treinar fora…
E sobre as madeiras realmente é difícil ter acesso na qualidade que eles tem, sobre a história do Claudio escolher entre as top 15 super selecionadas, não só com ele mas com o Hoyama com as madeiras da Yasaka, e muito provavelmente qualquer um que esteja entre os top 150 tem acesso a materiais para poder selecionar nesse nível (claro que quanto mais alta a posição no ranking mais bem selecionada ela fica), porém até hoje das que pude mesmo ver só uma madeira que normalmente vem com qualidade de boa para ótima, que são os da darker, vi algumas super senkoh 95, e ao menos as que eu vi tinha fibras que não eram homogêneas no espaçamento, algumas nitakku (em um nivel bem superior as bty que vi) tinham fibras não homogêneas, mas com uma diferença menor do que as da bty, não vou discutir velocidade de madeira por que isso é MUITO subjetivo, mas com relação as madeiras de uma folha foi isso que eu pude ver, posso ter dado muito azar de ter visto mais bty sem uniformidade, e mais darkers uniformes e vice versa…
Madger,
Claudio Kano nunca esteve entre os top 40 no ranking mundial[b]. Chegou em 6o. em uma Copa do Mundo. Não estou dizendo que ele foi um jogador ruim. Digo que existem muitos melhores que ele.
RSM nunca usou Cypress S, usou Cypress SPECIAL, que é infinitamente diferente, melhor e vende fora de catálogo.
As madeiras top da BTY (Cypress Max, Cypress Special, RSM e KTS, todas da BTY) possuem todas o mesmo shape. A Cypress Special é a única um pouco diferente, mas imperceptível se vista por um vídeo. A diferença singela entre elas é um pequeno detalhe no final do cabo. Não dá para folclorear que o RSM ganhou a olimpiada com a raquete do KTS… Isso não existe.
Quanto às fibras mais homogêneas na Darker, na Bty ou em qualquer outra, eu tenho 2 madeiras da BTY que possuem fibras bem mais próximas que a Speed 70 que eu tinha.
Se vc colocar na mesma comparação as madeiras top de cada fabricante, tendo-se em vista que a seleção dessas raquetes é mais rigorosa para todos, verá que as madeiras da BTY estão no mesmo patamar ou superior às da Nittaku ou Darker e são superiores à qualquer outra.
A diferença é que essas madeiras ou custam uma fortuna ou só são vendidas sob encomenda, como era o caso da Cypress Special.
Não dá para comparar uma Speed 50, 70 ou 90 com uma Super Senkoh 95…
Compare uma Cypress Max com uma Speed 90.[/b]
Abrax
sei nao paulones, vou ter q concordar com o madger qto a qualidade do hinoki da darker ser melhor q os da bty.
jah vi quase todas as madeiras da bty diversas vezes, a unica q ainda nao vi foi cypress max, ateh cypress special com uns 10 anos tem um amigo meu que tem, kts de placa vermelha tem dois amigos com, e posso dizer q o hinoki de todas elas eh bem inferior ao da speed 90 que eu kebrei
realmente eu viajei na do claudio ahahaha devo ter confundido sobre os sextos lugares em mundial dele, mas enfim eu deiuma pesquisada e vi que estava errado sobre o ranking, mas ele realmente ficou em sexto em um mudial de Macau (87) e Quenia (89) conforme essa fonte (http://enquete.gazetaesportiva.net/idol … audiokano/) , mas enfim com relação a madeira do RSM ter sido a do KTS, pelo svideos que eu vi parecia, se você discorda paciência, e não acho que é questão de folclorear, simplesmente eu naõ gosto do jogo do RSM, como jogador caneta eu ainda acho que ele tem um jogo feio, é quase como um schlager caneteiro (tá nem tanto, mas considero o jogo tão feio quanto)…
E as madeiras, eu aposentei minha nitakku A special por uma darker por achar ela mais rápida e mais controlada, as bty que eu vi e que eu bati bola, sinceramente? Não valem o dinheiro que pediam nela, um dos casos que eu no mínimo pensaria em comprar foi uma ou duas senkoh super 95, por que as cypress que eu vi, as ryu seung min, kim taek soo, e outras de uma folha, sinceramente eu não acho que pode nem entrar em mérito de discutir a qualidade com uma darker, mesmo as mais lentas tem fibras bem homogêneas, claro se no pedido você especificar ocmo quer melhor ainda, o risco de pegar uma madeira de um lado fibras praticamente sem espaçamento e outro lado com um espaçamento bem maior se torna bem menor… sem contar que a darker em questão de peso, é praticamente zero, eu tenho a aquablade speed 50, e ela pesava 77 gramas sem nada, isso na época antes de eu abrir a cortiça dela para fazer o rotor, agora com o rotor ela deve estar sei lá 1 ou 2 gramas mais leve… enfim não vem tanto ao caso…
Resumindo o que eu acho:
-
o jogo do kts e do yoo nam kyu é muito mais bonito que o do RSM.
-
a raquete do RSM era uma KTS, fato. Mas dizer que era a KTS do próprio KTS é folclorear. Ninguém pode provar isso! E nos vídeos em que se pode constatar algo vemos o KTS com uma Cypress Special, não com uma KTS
-
Fibras próximas não são tudo em uma madeira caneta. É muita coisa, mas temos que levar em conta a densidade da madeira, o centro de gravidade, se é uma folha do centro da madeira ou se é das laterais…
Eu acho as madeiras da Darker e da Nittaku excelentes. Mas me dou melhor com as madeiras da BTY, que, na minha opinião, são tão rápidas quanto e possuem melhor balanceamento/distribuição de peso. -
Falo isso comparando as madeiras de hinoki que já tive em 13 anos jogando (Yamato Special, Hunter, Rorin (9 e 10mm), Nittaku A e AA, Cypress S, Special, Max e KTS (vermelha e a preta), Hasha Special, Kokutaku 1d100, Darker 70 10mm e 90 9mm e Athena RSM Platinum)
-
de todas, a melhor é a Cypress Special, sem dúvida. Depois Nittaku A e Darker.
-
E, de todas, a com listras mais próximas uma das outras foi a Hasha Special, que hoje está com o Klaus Bergmann, que nem de longe era tão rápida quanto as Darkers ou BTY.
Boa discussão. Espero que nos entendamos.
Abrax
[quote=“paulones”:1bwyebd5]Resumindo o que eu acho:
-
o jogo do kts e do yoo nam kyu é muito mais bonito que o do RSM.
-
a raquete do RSM era uma KTS, fato. Mas dizer que era a KTS do próprio KTS é folclorear. Ninguém pode provar isso! E nos vídeos em que se pode constatar algo vemos o KTS com uma Cypress Special, não com uma KTS
-
Fibras próximas não são tudo em uma madeira caneta. É muita coisa, mas temos que levar em conta a densidade da madeira, o centro de gravidade, se é uma folha do centro da madeira ou se é das laterais…
Eu acho as madeiras da Darker e da Nittaku excelentes. Mas me dou melhor com as madeiras da BTY, que, na minha opinião, são tão rápidas quanto e possuem melhor balanceamento/distribuição de peso. -
Falo isso comparando as madeiras de hinoki que já tive em 13 anos jogando (Yamato Special, Hunter, Rorin (9 e 10mm), Nittaku A e AA, Cypress S, Special, Max e KTS (vermelha e a preta), Hasha Special, Kokutaku 1d100, Darker 70 10mm e 90 9mm e Athena RSM Platinum)
-
de todas, a melhor é a Cypress Special, sem dúvida. Depois Nittaku A e Darker.
-
E, de todas, a com listras mais próximas uma das outras foi a Hasha Special, que hoje está com o Klaus Bergmann, que nem de longe era tão rápida quanto as Darkers ou BTY.
Boa discussão. Espero que nos entendamos.
Abrax[/quote]
Eu citei as fibras por que são uma das poucas coisas em que não fica uma avaliação subjetiva, tipo algo mais concreto sabe? Além da densidade que é o peso da própria madeira que eu também acho mais concreto (embora alguns como o próprio hanashiro na época em que era técnico do clube, disse uma vez que tem preferência por madeiras mais pesadas)… Agora o centro de gravidade é meio subjetivo por justamente depender da avaliação de cada uma…
Com relação a madeiras eu tive poucas eu comecei com uma biriba (ahaha início clássico), depois fui pruma tsp special de 9mm, em seguida pruma nitakku A special (que ficou meio de lado depois que peguei a darker, acho que ela só peca um pouco pelo peso, mas de resto é uma excelente madeira) também de 9mm e agora a darker aquablade speed 50 special, mas no clube que frequento tem diversas madeiras, não sei de onde você é, mas ao menos aonde eu treino no geral tem mais caneteiros, e lá se vê bastante a super senkoh 95 (que eu acho das bty a que mais me agradou), darker, uma ou outra nitakku A (que no apanhado são melhores do que as bty que eu já vi/bati), uma cypress S que eu não gostei muito da batida, não que ela fosse dura mas ela tem um toque bem diferente, embora pese tanto quanto minha darker, e em especial uma hasha que foi do hugo hoyama, que achei dura, muito dura, embora as fibras estivessem muito mas muito uniformes MESMO, mas achei muito descontrolada, bater bola até dá, mas jogar definitivamente só para um jogo de terceira bola MESMO…
E sobre a discussão e se entender, acho que saudavelmente sempre é bem vindo, agora se entender que tá o problema por que como eu disse se não me engano aqui, é fod* falar de madeira por que derrepente você só bateu bola/teve/viu bty excelentes, nitakkus boas e darkers boas, e eu no caso vi darkers excelentes, nitakkus ótimas e bty que uma ou outra eu pensaria para comprar…
Madger, se entender não significa concordar. Significa aceitar que posso estar certo e vc também, só que com pontos de vistas diferentes.
Centro de gravidade não tem nada de subjetivo, meu amigo. Sua Darker, por exemplo, tem o centro de gravidade bem no centro da borracha, se vc puder perceber. Mas o peso dela é melhor distribuido por toda a raquete, principalmente por causa de seu formato mais retangular.
Uma Rorin, KTS ou Cypress, por exemplo, que são mais arredondadas, tem o centro de gravidade mais na ponta da raquete, um pouco mais deslocado. É bom para que altera drives com batidas de esquerda, bloCaqueios, etc.
Toda Nittaku A tem a mesma característica, toda Darker Speed 90 ou 50 é igual nesse sentido, e por aí vai.
Quanto à treinar, hoje treino na ATEME, aqui em SP. Sou, jogo e joguei sempre por Jundiaí.
Eu acho raquetes da darker, nittaku e butterfly excelentes, mas prefiro as ultimas. Recomendo Darker e Nittaku pra um monte de gente, inclusive mais que a Cypress Max, que o preço é um exagero sem igual. (mas vício é vício)
Vc talvez não conheceu nenhuma bty excelente, por isso é mais do que justo que vc prefira as Nittaku ou Darker, o que não tem nada de errado.
Só não desmereça a BTY, pq se vc tiver a oportunidade de vir à Ateme vc experimenta a Cypress Max da assinatura abaixo ou a KTS que tá junto na raqueteira que vc verá que tb tem BTY boa bagaraí.
Inclusive melhor que Darker e Nittaku :lol:
[quote=“paulones”:271u5e32]Madger, se entender não significa concordar. Significa aceitar que posso estar certo e vc também, só que com pontos de vistas diferentes.
Centro de gravidade não tem nada de subjetivo, meu amigo. Sua Darker, por exemplo, tem o centro de gravidade bem no centro da borracha, se vc puder perceber. Mas o peso dela é melhor distribuido por toda a raquete, principalmente por causa de seu formato mais retangular.
Quanto à treinar, hoje treino na ATEME, aqui em SP. Sou, jogo e joguei sempre por Jundiaí.
Só não desmereça a BTY, pq se vc tiver a oportunidade de vir à Ateme vc experimenta a Cypress Max da assinatura abaixo ou a KTS que tá junto na raqueteira que vc verá que tb tem BTY boa bagaraí.
Inclusive melhor que Darker e Nittaku :lol: [/quote]
Eu acho subjetivo pelo simples fato de que se para fulano uma raquete pode ter o centro de gravidade deslocado e beltrano simplesmente não achar que o centro de gravidade é deslocado.
E acho legal você treinar na Ateme, dizem que lá é um excelente clube, porém nunca tive a oportunidade de ir para lá… E o pessoal de jundiaí eu se não me engano conheço, embora eu faça uma confusão do caramba com o pessoal de itu (não me pergunte o porque, mas sempre confundo)
E ao meu ver não desmereci a bty, tanto que nos posts eu citei que foram as que eu vi, e sempre disse que eu possa ter tido a “sorte grande” de só ter visto as que estão abaixo da média, não disse que nenhuma bty presta, ou que só as darker e nitakku prestam…
Aí se a gente se trombar, não sei se você consegue trocar bola com pino chines, mas se quiser aí eu mostro pra você a darker e a nitakku da assinatura, ahahahahaha bom aí se vai ser melhor ou não que suas bty eu não sei, mas ó, é só bater bola hein, nada de rolo com elas ahahahahaha…
Cara, para avaliar o centro de gravidade esse fulano só tem que entender um pouco sobre madeiras ou sobre física. Toda Cypress Max tem o centro de gravidade no mesmo lugar. O mesmo para a Nittaku A, a Darker Speed 50…
A Ateme é boa, sim, mas nada muito excelente…hehe
Quanto a confusão: Jundiai tem o Klaus, um alemão. Itú tem o Evaldo (ou Everaldo, não lembro), que é tudo, menos alemão.
Eu não troco, não. Pode ficar tranquilo…rsrsr
Vc nunca pensou em usar madeiras mais rounded? Por jogar com pino chinês, imagino que vc jogue próximo à mesa, bloqueando e contra/atacando com smashes, ok? A Nittaku tem a Nittaku AP, que é a especial com formato mais arredondado. Todas as Darker tb tem o mesmo formato. Acho que vc se daria melhor com uma dessas, mas é só uma sugestão.
[quote=“paulones”:2fkc2wew]Cara, para avaliar o centro de gravidade esse fulano só tem que entender um pouco sobre madeiras ou sobre física. Toda Cypress Max tem o centro de gravidade no mesmo lugar. O mesmo para a Nittaku A, a Darker Speed 50…
A Ateme é boa, sim, mas nada muito excelente…hehe
Quanto a confusão: Jundiai tem o Klaus, um alemão. Itú tem o Evaldo (ou Everaldo, não lembro), que é tudo, menos alemão.
Eu não troco, não. Pode ficar tranquilo…rsrsr
Vc nunca pensou em usar madeiras mais rounded? Por jogar com pino chinês, imagino que vc jogue próximo à mesa, bloqueando e contra/atacando com smashes, ok? A Nittaku tem a Nittaku AP, que é a especial com formato mais arredondado. Todas as Darker tb tem o mesmo formato. Acho que vc se daria melhor com uma dessas, mas é só uma sugestão.[/quote]
Então eu sei do centro de gravidade, mas por exemplo nas minhas raquetes eu cortei um pedacinho da cortiça e puxei a borracha mais pra cima, pra ela ficar um pouco mais equilibrada, mas tem gente que não gosta ed dar essa puxada na borracha, po risso eu acho um pouco subjetivo também entendeu?
Então até hoje eu não entendo o por que da confusão eu sei quem é o evaldo (alemãozão moreno ahahahahah zoeira a parte ele joga pra caramba) mas não o klaus…
Então eu pensei em usar uma mais rounded, mas é que assim, eu to com o pino há pouco tempo, e tenho treinado pouco estou mais no ritmo “pegar tempo de bola” em consertar o movimento, e eu não gosto muito de rounded não sei por que, chinesa pra mim é fora de questão, não acho confortável a madeira, e sei lá a darker bem ou mal se adaptou muito bem a mim (ou eu a ela? enfim…) e não sei por que carrego um puta valor sentimental pela madeira, coisa que ue também carrego pela nitakku, mas eu não sei, sabe quando parece que a madeira se tornou uma extensão do braço? ficou mais ou menos assim… E a vantagem desse pino é que dá pra dar drive com ele (claro naõ é como o de uma lisa, e nem é feito para sair rasgando drive, mas é aquele drivezinho que é pra dar aquela variada na bola tipo um drive, um smash com zero efeito ou mto pouco, e bloqueio, estou tentando jogar meio assim mas ainda to no periodo de adaptação to indo praticamente pro meu quarto dia de treino, treinar só aos sábados me quebra as pernas, mas faculdade e trabalho não permite treinar mais dias né)
(e jajá acho que vão nos xingar por ter virado quase um offtopic o tópico ahahaha)
Algue ai sabe que materias o Timo Boll,Michael Maze e Zoran Primorac
utilizam?
Obrigado
Paulo
Fonte: Site da BTY
Timo Bom: Timo Boll Spirit -> Sriver + Sriver
Michael Maze: M. Maze -> Bryce + Sriver EL
Zoran Primorac: Primorac Carbon -> Sriver EL + Sriver EL
Thiago usava Srivers MAX antigamente, mas agora o Alexandre falou algo sobre a Tibhar Sinus. Alguém saberia confirmar o material (madeira + borrachas) que Thiago está usando atualmente?
Seguinte: Quando o Thiago jogava com Donic ele usava uma Nittaku Waldner com 2 JO Waldner max. (1999-2000)
Na Tibhar começou usando Korbel + 2 Rapid max. (2001)
Raquete Monteiro + Torpedo max. (2002)
P500 + Torpedo max. (2003-2004)
P500 + Speedy Spin max. (2004-2005)
período sem patrocínio (parte de 2006): P500 + Sriver L max
Tibhar novamente ate agora: P500 + Speedy Spin max (2006-2008)
Provável pra regra nova: Raquete Thiago Monteiro (devem lançar em breve) + Sinus max.
Alexandre, sabes dizer como é a construção desta nova madeira tibhar doThiago? Curiosidade…
Oi Jadson, interessante este seu post.
Sö uma coisa (nao quero criar polêmica), mas tem várias coisas erradas na sua lista,
Nao sei se eu posso falar abertamente sobre os materiais, mas se vc quiser podemos até conversar (em Off) sobre os materias.
Eu tenho 100% de certeza, no caso do Waldner, Gatien, J.J., Ono, Kohno, Tanaka, Ogimura, Liqin, Wang Hao, Wan Nam, Kong, Hasegawa, Yoo Nam Kyu, entre outros (coisa de patrocinado mesmo)
Opa, demorou Doc. Posta aí a sua lista. Eu sempre tive curiosidade sobre o material do JJ, por exemplo.