Os Materiais dos Campeões

Eu fiz essa lista do material usado pelos campeões mundiais a partir de 1989. Quem puder ajudar e souber de outros detalhes, poste ai.
Depois vou organizar uma lista dos campeões olímpicos.

Ano—Jogador---------Madeira-------------Forehand-----------Bachand
1989–Waldner-------Banda Waldner Off–Skitt Coppa –Skitt Coppa *
1991–Persson-------Donic Persson Powerplay–Skitt Coppa –Skitt Coppa *
1993–Gatien---------Yasaka Carbon------Yasaka Mark V–Yasaka Mark V
1995–Kong Ling Hui–Avalox 500----------Globe 999 (DHS Sponge)-Globe 999
1997–Waldner-------Donic Waldner Dicon–Donic JO Waldner–Donic JO Waldner
1999–Liu Guoliang—Stiga Clipper---------TSP Spinpips–Yasaka Mark V AD
2001–Wang Liqin-----Stiga Offensive CR—DHS G888—Donic JO Waldner
2003–Schlager-------BTY Primorac Carbon–BTY Bryce–BTY Bryce
2005–Wang Liqin-----Stiga Offensive CR
–DHS Hurricane II–Donic JO Waldner
2007–Wang Liqin-----Stiga Offensive CR**–DHS Hurricane II–Nittaku Hammond

Observações:
*A marca Skitt Coppa foi adquirida pela Donic que ainda fabrica essa borracha
** O Wang Liqin ainda usa essa madeira com o cabo “disfarçado” de DHS

Desconfio q o Persson qdo ganhou o título já utilizava uma das raqts de sua linha da Donic Persson Power {speed, play (principalmente essa), etc}. Ou será q essa linha é pós-título?

Em 1992 quando ganhou a Olimpiada, Waldner já usava a Donic Dicon. Mas não sei se em 1991, o Persson já usava a Donic Power Play…
:roll:

excelente topico, parabens

jadson, eu acho que em 92 o waldner ainda usava aquela raquete com o cabo cinza e listas azul e amarela… pelo menos é o que eu vejo em videos…

o thiago até teve uma dessas a muito tempo atras…

a dicon foi lançada mais pra 95-96 se nao me engano…

Alguns detalhes:

A borracha com que o Waldner ganhou o primeiro título mundial e olímpico não era a Skitt Coppa?
A madeira era equivalente a uma Nittaku Waldner, provavelmente uma Donic Waldner, que tem cabo de cor opaca e listas azul e amarelo no sentido longitudinal, como o Alexandre citou.
A madeira Donic Dicon foi lançada na época que o Alexandre citou. Depois que Waldner ganhou o bi em 97 a Nittaku lançou uma versão da Dicon chamada Nittaku Waldner Manchester.
Persson já usava a Donic Persson Powerplay quando foi campeão mundial em 91. Aliás usou a vida inteira. Creio que foi um dos poucos top que nunca trocaram de madeira.
Gatien usava Yasaka em 93? Então mudaram totalmente o visual da madeira, pois a dele na época tinha o cabo de cor clara e a Extra tem cabo azul escuro.
Liu Guoliang não usava Mark V AD no backhand? Em Atlanta acho que ainda era, mas em 99 não tenho certeza.

Alexandre, realmente Waldner usava a Banda Waldner em 92 quando foi campeão olimpico. Conforme vc e o Nakata citaram, ela tem o cabo meio cinza com duas listras (uma azul e outra amarela). Eu tinha uma madeira dessas e vendi (rsrsrs… :lol: eu sou doido).

Nakata,

1. A borracha era Skitt Coppa mesmo. A Donic agora a fabrica. Lançaram até umas novas versões: Coppa J.O. Gold e Coppa J.O. em homenagem a Jan-Ove Waldner.
  2. Como já citei acima, a madeira em 92 era a Banda Waldner.
  3. Obrigado pela informação da madeira do Persson.
  4. Realmente, o Gatien usou a Yasaka Carbon e não a Yasaka Extra em 93.
  5. A borracha do back de Liu Guoliang em 99 era uma Mark V AD mesmo (obrigado mais uma vez).

O Schlager já foi campeão do mundo em 2003 com a sua madeira BTY modelo Schlager carbon. O que eu acho muito interessante é que a maioria dos campeões e vice , tanto mundiais quanto olímpicos usavam madeira pura , ou seja , não optaram por raquetes híbridas com Kevlar , carbono etc Muito legal esse tópico, é valiosa a informação de “quem usa o quê”.

jadson, essa madeira do gatien q vc postou na foto, é a extra 3D, não a carbon. é uma diferença bem sutil no cabo.

essa é a extra 3D, cabo cinza e azul

essa é a carbon, cabo cinza e preto (to com duas delas aqui em casa, rsrsr)

eu sei que em barcelona 92, o gatien usava a stiga allround evolution da qual a yasaka extra é derivada… em 93 nao tenho certeza se ele já usava a extra comum ou ainda usava a stiga… esses modelos 3D são mais recentes, 99 pra cá… essa sua foto é do mundial de 99, eindhoven, né?

abraço

kong linghui cuando gano en tianjin uno 2 gomas globe 999 azul (der) globe(amarillo)

Alexandre, entao embolou tudo. A foto é de Eindhoven 99 realmente.
Talvez seja a extra carbon 3D mesmo. :roll:

Itanium, a informação que do material do Kong que tenho é essa, infelizmente não tenho certeza. Mas um pessoal dos EUA informa que ele usou esse material num Aberto lá nessa época. Qual a fonte de sua informação?

Gatien 93, especulo -Stiga Gatien AEvolution (cabo cinza, fundo plást vermelho) pq o cabo era claro mesmo e a raqt era boa.

Gostei muito do topico Jadson. Somente 1 coisa… e quanto aos campoes que jogam estilo caneta? Poxa, eles tb merecem estar na sua lista :lol: !!!

Abraco!

putz…
é verdade
de 89(ou foi menos) pra cá soh teve classico e UM CLASINETA
ohohohooh

hehehe… exelente topico!

Vamos fazer agora dos campeoes olimpicos!

:slight_smile:

[quote=“jadsonalmeida”:151kfn3b]Alexandre, entao embolou tudo. A foto é de Eindhoven 99 realmente.
Talvez seja a extra carbon 3D mesmo. :roll:

Itanium, a informação que do material do Kong que tenho é essa, infelizmente não tenho certeza. Mas um pessoal dos EUA informa que ele usou esse material num Aberto lá nessa época. Qual a fonte de sua informação?[/quote]

la fuente de informacion es un video que lo tengo celosamente guardado en vhs, aprovecharon mientras kong daba una entrevista en tianjin.de ahi en el 98 cambio a tackifire en los 2 lados, no le gusto uso un lado globe 999 y el otro tackyfire, claro que el decia q la bola no iba suficientemente plana, yo
averigue eso porque conocia a su entrenador yin xiao y el era muy cercano a el
ademas los chinos cambian mucho de gomas/madera me acuerdo que yan sen usaba en la superliga .avalox y extra ,parte de clipper oversize

ahora yo estuve en el us open y toque la raqeuta de muchos (kong,wang lq)y les puedo decir que ellos no usan nada especial, mas bien de jebes que escogen de un monton. se nota que los jebes de ellos tienen muchos defectos para ser fabricados solo para ellos.donde si se nota es en los jugadores butterfly que usan raqeutas diferentes

una amiga le compro la raqueta a qiu yike por 80$ y la use y no tiene nada especial, es una dhs modelo que esta descontinuada y la madera no es nada especial ,esta toda golpeada uds no darian nada por esta raqueta

Valeu, Itanium. Muito obrigado pelas valiosas informações.
:wink:

Ressucitando um antigo e excelente tópico! hehe!

Caramba, em 2001 e 2005 o Liqin usava Donic J.O. Waldner no backhand?! Dessa não sabia!

E em 1995 o Kong não utilizava aquela madeira dele mais antiga da bty (cabo cor de madeira com olho de vidro preto)?

Em 2003, pelo que me lembro dos vídeos, o Schlager realmente já usa sua madeira da bty.

Ele só começou a ser patrocinado após ganhar o campeonato mundial. Pelo que me lembro não foi algo tão imediato. Tipo 97.

Não. Em 1995 ele usava uma Avalox. O catálogo da Nittaku da época dizia que era uma P700, mas eu não acredito muito nisso. P/ mim se tratava de uma P500. De cabo anatômico, claro, como ele usou a vida inteira.