[quote=“Nakata” post=96890]Zhang Jike com problema psicologico? So me faltava essa…
Quer dizer que se alguem endurece um jogo contra ele levando ate o setimo set eh sinonimo de problema psicologico? Ou se ele perder de 0x4 para algum jogador eh problema psicolgico e nao merito do adversario ou um dia ruim dele?
Ou entao porque ele perde a maioria dos jogos para o Ma Long eh problema psicologico? E nao porque o tipo de jogo nao casa? E qunado ele vence o Ma Long, qual a explicacao? Sera que foi porque ele tomou algum remedio de tarja preta para eliminar o problema temporariamente?[/quote]
Como vc é ultra-fã do ZJ, eu entendo sua posição. Mas para mim, poucos sao os jogadores no TM do Mundo q nao tem algum tipo de problema psicologico q atrapalhe o seu desempenho. Até mesmo por ser o TM um esporte q coloca muita pressao no jogador.
Qdo falo “problema psicologico”, nao é querendo dizer q o jogador seja “doido”, com excecao do Maze, a maioria nao é.
Mas q o jogador sente a pressao do esporte com mais facilidade do q em outros esportes.
Assim como acontece no esporte mais proximo do nosso o Tenis. A pressao psicologica é algo q influencia nesse “problema psicologico” q estou me referindo e lá na China a maioria sofre desse tipo de problema.
O ZJ, em particular, já demonstrou q qdo sente a pressao se complica. Q o diga o Joo, o Samsonov q quase o vencia e q nao tem jogo para vence-lo em condiçoes normais, atualmente, se fosse uns 7 anos atras, acho q o Samsonov poderia ganhar de qq um, mas hj já está bem mais complicado para vencer um jogador do nivel do ZJ. Relembrando: qtos jogadores ao serem campeoes mundiais comemoraram rasgando a camisa como se fossem o Hulk ?! :blink:
O jogador chines mais forte psicologicamente para mim foi o Wang Liqin, o mais frio q já vi jogar, pode até ter outro, mas eu nao acompanhei.
Isso é algo q daria muita discussao, mas é uma opiniao pessoal minha. Nao tem problema vc discordar.
Diga-se de passagem até quem nao joga TM no nivel profissional, apenas no nivel “amador”, eu conheço gente q tem problemas psicologicos na MESA, fora da mesa é normal. Acho q a adrenalina do jogo atrapalha a maioria dos jogadores. Sao poucos os q conseguem domina-la. Já vi muito jogador no baixo nivel do TM, quebrar raquete, jogar raquete no chao e por ai vai… No Brasil, inclusive, já vi jogadores de renome nacional o fazerem. Nao q eles sejam “doidos”, mas isso é um tipo de problema psicologico.
Acho q deixei claro o q estou chamando de problema psicologico. Pode ser q outra pessoa utilize outra expressao para definir isso, inclusive. E pode ser q vc tenha me compreendido errado. Ou vc tenha lido apenas o post do Alcir, onde eu ainda nao tinha corrigido o erro ao dizer q era um “serio”, q ai já seria o caso do Maze.
E nao um “certo” problema psicologico que equivale a um “pequeno problema psicologico”.