Óleos (Boost) também serão proibidos

[quote=“Mitidieri”:3p1cvlnw]É de se esperar lançamentos novos de todas as marcas a cada temporada nos próximos anos, sempre se anunciando que estamos mais próximo de uma borracha colada.

Estes passos em direção ao efeito da cola a cada nova geração serão, de acordo com a experiência até agora, mínimos.

A cada fim de temporada vai restar no mercado um certo lote de borrachas da geração anterior. Algumas continuarão até a ser fabricadas. Esta borrachas de gerações anteriores vão ser necessariamente mais baratas do a atual.

O que é dificil de acontecer é que o preço continue escalando a cada nova geração. A coisa deve estar em um certo limite superior por agora.

No mais, é lei de mercado. Quem consome também participa na formação do preço.[/quote]

Concordo, exatamente! Houve um salto de qualidade (e de preço) entre as convencionais e pré-tensionadas, mas não parece haver salto parecido entre as turbinadas de fábrica e isto acirra a competição entre os fabricantes =))

[quote=“Nakata”:ibiomj7q][quote=“paulones”:ibiomj7q]E, claro, quando a maioria das borrachas disponíveis tiverem a tecnologia SGI, ninguém poderá cobrar mais caro por elas, pois não haverá vantagem competitiva para nenhum dos fabricantes.
Mas, até lá, cada nova tecnologia sairá da fábrica como a solução definitiva para os coladores, e isso custará caro, na minha opinião.
Tão caro quanto uma Tenergy 05[/quote]
Especificamente este ponto que os Srs. discutem eu não entendi. Vamos supor que todas borrachas já tivessem a tal tecnologia SGI. Vocês acham realmente que os fabricantes iriam diminuir o preço atual das suas borrachas? Nunca. E o preço atual é caríssimo, logo continuaremos a pagar caro pelas borrachas SGI, seja hoje ou no futuro.[/quote]
eu ia fazer aquela comparativa besta com os computadores, que hoje caríssimos amanhã quando lançam uma tecnologia superior o preço da antiga geração cai… Mas lembrei da tal de bryce… e vi que era uma furada essa comparação… E se os preços continuam salgados também tenho a sensação de que continuarão salgados justamente por isso se vender muito como a própria bryce vendeu/vende não vai ter um interesse em abaixar-se o preço… agora se tiver uma queda meio que brusca nas sgi pode até cair um pouco o preço, mas já acho difícil muita gente usa cola e MUITA gente tá começando a achar um incomodo a proibição dacola e agora dos boosters…

se os oleos tbm forem proibidos pela ittf, como o ENEZ vai detectar o uso deles??
será que nos torneios realizados pela CBTM vai ter éssas maquinas?? aqui no estado de sao paulo os campeonatos paulista ainda nao tem maquina nenhuma!

Alek, vai ser que nem o dopping em campeonatos de futebol, por exemplo. Não são todos os jogadores que se submetem ao exame, mas há um sorteio e alguns jogadores de cada time fazem o exame anti-dopping.

Aqui no Brasil deve funcionar de forma semelhante, alguns serão sorteados e deverão apresentar seu material para avaliação com o Enez e medição da espessura das borrachas. Como ninguém sabe quem vai ser sorteado, todo mundo deverá estar de acordo com as regras.

ehAWUEawHe,

Meu, essa palhaçada de proibição ta virando novela.
Num sei se alguem aí lembra dos campeonatos mais antigos, mas quem jogou no perido de bolinha 38mm e cola aposto q gostava mto mais do q hoje.
Nao soh isso mais duvido q alguem tem coragem de dizer q os jogos do waldner ow de qualquer atleta da epoca era pior q um jogo atualmente,sinceramente acho bobagem.
quanto a ITTF acho q eles deviam caçar o q faze, pq cada veiz mais eles tão proibindo as coisas por motivos idiotas (duvido que proibiram a cola rapida por problemas de saúde). O tenis de mesa sem cola vai resultar em um jogo chapado e com muito menos drives potentes.

por fim queria perguntar c eu consigo arrumar oleo de parafina em algum lugar aqui do brasil e se tem como me detectarem.

[quote=“Aizhen_Rhain”:1xd996za]ehAWUEawHe,

Meu, essa palhaçada de proibição ta virando novela.
Num sei se alguem aí lembra dos campeonatos mais antigos, mas quem jogou no perido de bolinha 38mm e cola aposto q gostava mto mais do q hoje.
Nao soh isso mais duvido q alguem tem coragem de dizer q os jogos do waldner ow de qualquer atleta da epoca era pior q um jogo atualmente,sinceramente acho bobagem.
quanto a ITTF acho q eles deviam caçar o q faze, pq cada veiz mais eles tão proibindo as coisas por motivos idiotas (duvido que proibiram a cola rapida por problemas de saúde). O tenis de mesa sem cola vai resultar em um jogo chapado e com muito menos drives potentes.

por fim queria perguntar c eu consigo arrumar oleo de parafina em algum lugar aqui do brasil e se tem como me detectarem.[/quote]

Sempre que mudam a regra quando já estamos “adeptos” do esporte não gostamos. Eu inicialmente não gostei da proibição da cola, mas depois eu gostei sim.

Sobre os óleos, nem posso comentar nada ainda, foi tão rápida a proibição, mal começaram a comercializar e já é proibido. Na verdade… eu até prefiro que eles sejam proibidos também.

Porque não gostamos da mudança na regra quando já participamos do esporte em outra regra? Porque precisamos de tempo pra adaptar, e isso implica em novas dificuldades e provavelmente em DEDICAR-SE mais a treinamentos, até mesmo repensar sobre as prioridades nos treinamentos. Pra mim a recepção após a proibição será um fundamento mais importante do que já é.

Sobre a proibição, discordo de você. Os problemas de saúde que a cola pode trazer são graves sim, esse provavelmente é o motivo.

E o tênis de mesa não vai resultar em jogo chapado, o efeito já faz parte do esporte e quem é bom continuará sendo bom, só que todos de qualquer nível terão que se adaptar da melhor forma a continuar competindo.

O que me preocupa: fiscalizar os que estarão jogando ilegalmente, para que não sejam prejudicados jogadores honestos.

Mazinho amigo que certeza tiene de que el booster sera prohibido por la ITTF?

Abrazo

Amigo, desculpe a intromissão (vc também, Mazinho), mas a palavra do Sharara basta ou é pouco?

Dear friends,

As you know already, the ITTF at its recent AGM in Guangzhou, decided to
forbid any “additives” to be applied to the racket blade or the racket
covering, other than affixing the racket covering to the blade (glue, self
adhesives, PSA sheets, etc…) as allowed by our rules. In fact, the rule
passed by the AGM is very clear; there is no place for any additives to the
racket covering after the product is approved by the ITTF. This of course
means that the so-called tuners, boosters, and such similar products, or any
type of “additive” is not permissible.

The ITTF is now in the process of analyzing these products to find out their
composition and also to establish detection mechanisms. The ITTF will be
ready after the Olympic Games to put in effect the rule regarding VOC free
glues (as decided in Zagreb), as well as impose the very strict
implementation of the existing racket covering thickness regulation.

The ITTF’s Executive Committee, at its last EC meeting held in London on
17-18 May 2008, decided to send a directive to the Equipment Committee
regarding the strict implementation of the thickness levels and tolerance
after the Olympic Games and to introduce a readily available accurate
thickness measurement “all over” the surface of the racket.

This message is to provide you with advance notice, a heads up, on the EC’s
intentions as follows:

  1. Strict prevention and detection of any additives of any kind 2. Strict
    implementation and new measurement of the thickness of the racket covering

I would like to congratulate those Manufacturers that have already stopped
voluntarily the production of additives such as boosters and tuners, thus
respecting the ITTF rules. I urge all other manufacturers and I urge F.I.T.
to take a leadership role in this matter so that additives are completely
eradicated from our sport. At the same time, I would like to advise you that
many racket coverings measured by our racket testers exceeded the 4.00 mm
allowable level when taken out of the package. In fact, the thickness should
be mush less in order to allow for the addition of the glue. Please consult
our Equipment Committee Chairman about the recommended “factory”
thickness levels.

If you have any questions please feel free to contact our Equipment
Committee Chairman.

Sincerely,

Adham Sharara
ITTF President

Amigos, lembram quanto custava ter um carro com direção hidráulica em 1980? E uma TV de tela plana?

Torço para que aconteça o mesmo com as borrachas SGI, por isso minha comparação.

Quando uma tecnologia se populariza (a “commodittiezação”) tende-se a cobrar menos por ela. Isso é efeito de mercado, também. Perde-se a atratividade para os consumidores.

Eu tenho certeza que o preço de uma borracha SGI será mais caro que de uma borracha normal, mas não será o absurdo que pagamos hoje, acredito.

ACREDITO MUITO! Tá ficando muito cara essa brincadeira.

Abrax

[quote=“Donic_Argentina”:2dw86fly]Mazinho amigo que certeza tiene de que el booster sera prohibido por la ITTF?

Abrazo[/quote]
Olá Daniel,

segue o trecho de um e-mail que o senhor Peter me enviou em resposta a uma consulta sobre a nova linha EPOX.

[i]"Beside the EPOX blades that find very good response the most important product is COPPA JO PLATIN and COPPA JO PLATIN SOFT. These rubbers are the most sophisticated technology with rubbers with speed glue effect inside.

Especially now with the decision of ITTF to ban rubber tuner (booster) besides Speed glue this product becomes most important in the family of rubbers with speed glue effect such as Coppa JO Silver, Sonex JP Gold, Desto F1, Desto F2, Desto F3, Desto F3 bigslam and Quattro Formula.[/i]

Abraços,

Mazinho

Matidieri, se o problema com a cola rapida era os riscos a saúde que que eles tão alegando agora?!?!?
que o óleo (booster) seca a mão? ow pode dar cancer na orelha?!?

pelo amor de deus eles num tem argumento nenhum pra proibir os óleos.É pura e simplesmente pra deixar o jogo mais lento (coisa aliás q eles fazem desde muito tempo). Ao invés de pensarem em como melhorar o jogo soh pensam e atraír novos adeptos, através da televisão e tals, e se formos analizar todas as mudanças na regra aconteceram por causa das transmissões televisivas (seja para encurtar o tempo de jogo ou para diminuir a sua velocidade). Acontece que ao mesmo tempo que nós temos que nos adaptar ao não uso de cola também é possivel que nos adaptemos ao uso dela, portanto acho realmente mto desagradavel a probição do mesmo.

Agora onde mesmo eu posso comprar óleo de parafina? e esse eh o mesmo óleo usado nos boosters?

É Mitidieri :smiley:

Não sei. Acho que a ITTF simplemesmente não quer arriscar perder o controle da situação de novo, depois de toda a luta política pra proibir a cola.

É Mitidieri :smiley:
Não sei. Acho que a ITTF simplemesmente não quer arriscar perder o controle da situação de novo, depois de toda a luta política pra proibir a cola.[/quote]
Tb acho isso…
Pense na época das colas rápidas, oficialmente falando, só valiam as oficiais (Fair chack e afins), e pessoal daqui usava vipal no reducola (so de lembrar do cheiro da vipal…putz), imagine em outras partes do mundo, o tanto de misturas que eram usadas nas borrachas pra “tuná-las” ; no caso dos óleos, a tendência de soluções caseiras já estava a mil (óleo de eucalipto e etc), e a ITTF interviu logo.

Qto à velocidade, posso até ser otimista demais, mas como já disse aqui, eu acho q vai ser questão de tempo pra aparecer conjuntos (raquete+borracha) que não só igualarão as velocidades dos conjuntos “obsoletos”, mas superarão!

Isso acontecendo em 2009 talvez, lembrem-se q o profeta aqui anunciou!.. :lol:

[]´s

Matidieri, se o problema com a cola rapida era os riscos a saúde que que eles tão alegando agora?!?!? que o óleo (booster) seca a mão? ow pode dar cancer na orelha?!?
Se imaginarmos que todos os produtos são semelhantes ao Ecolo Expander II e ao Evo 1 , realmente são 100% seguros a saúde e o oleo base , que é o mineral , é largamente vendido em qualquer farmacia .
pelo amor de deus eles num tem argumento nenhum pra proibir os óleos.É pura e simplesmente pra deixar o jogo mais lento (coisa aliás q eles fazem desde muito tempo).
Apesar do oleo ser capaz de envergar a borracha como a cola , ele não consegue deixar a borracha nem com a metade da velocidade da cola , portanto não vejo a velocidade como argumento real .
Ao invés de pensarem em como melhorar o jogo soh pensam e atraír novos adeptos, através da televisão e tals, e se formos analizar todas as mudanças na regra aconteceram por causa das transmissões televisivas (seja para encurtar o tempo de jogo ou para diminuir a sua velocidade).
Quando mudaram o tamanho da bola , o argumento foi que o esporte era pouco vendável para a TV . Não acredito que o tenis de mesa seja esporte para TV , a não ser para um publico específico que gosta e joga . Será que a mudança da bola mudou alguma coisa nisso ?
Acontece que ao mesmo tempo que nós temos que nos adaptar ao não uso de cola também é possivel que nos adaptemos ao uso dela, portanto acho realmente mto desagradavel a probição do mesmo.
Não vejo a proibição como negativa , mas realmente , como alguém citou em outro post , antigamente com muita cola e bola de 38mm , o jogo era um pouco mais divertido . Atualmente com a bola de 40mm , a coisa é diferente , mas acho que a grande diferença mesmo é em relação a cola . Eu particularmente adoro cola e vou sentir falta . Talvez não se lembre , mas na F1 os motores turbo da era Senna geravam 1500 cavalos e eram motores 1.5 litros . Hoje em dia , sem os maravilhosos turbos , já estão nos 1000 cavalos . Se o turbo não fosse proibido , essa tremenda evolução tecnologica dos motores aspirados certamente não aconteceria . Creio que vai acontecer o mesmo com as borrachas e com as madeiras . Em 2 ou 3 anos , possivelmente teremos borrachas e madeiras com muito mais tecnologia que hoje e talvez bem proximas das atuais borrachas com cola .
Agora onde mesmo eu posso comprar óleo de parafina? e esse eh o mesmo óleo usado nos boosters?
Sim , é a base principal deles . Aqui você vai encontrar como óleo mineral ou parafina líquida . O oleo mineral vc compra em qualquer farmacia .

Gustavo Auad

Um lembrancinha a todos os nostálgicos do tênis de mesa:

A COI tira e estréia modalidades nos jogos olímpicos e, sem as mudanças que valorizaram o tênis de mesa para a televisão e grande público, teria sido possível que nosso esporte deixasse de ser olímpico, assim como já pensaram em retirar o badminton e nunca se convenceram de incluir o squash!

[quote=“Viramar”:2kk7y61p]Um lembrancinha a todos os nostálgicos do tênis de mesa:

A COI tira e estréia modalidades nos jogos olímpicos e, sem as mudanças que valorizaram o tênis de mesa para a televisão e grande público, teria sido possível que nosso esporte deixasse de ser olímpico, assim como já pensaram em retirar o badminton e nunca se convenceram de incluir o squash![/quote]

E após as Olimpiadas da China, quais esportes ganharão força para manter seu status olímpico? Acredito que o tm será um deles.

Acho que ja se tornou indubtavel minha posição em relação à proibição dos boosters, e não quero trazer discussões maiores.

Contudo não tenho tanto essa visão otimista que voces tem hoje.
Pra mim o tenis de mesa vai continuar igual e a tecnologia vai mudar pouco.Com a proibição das colas e boosters tenis de mesa vai fica um saco, e caro ¬¬" (vide preço de bryce speed) além de tudo tenho mta raiva daquele sharara (jackass) que ta fazendo um monte de porcaria.

Por mim as regras deveriam ser como as de antigamente, bolinha pequena e borracha tunada (sem VOC pq ela faiz mal) pra mim seria o ideal.

o TM nunca mais vai ser o mesmo, daqui a poco esses maldito vao quere faze a gente joga com aquelas bolinha de 42 e probir de dar drive, afinal de contas eles querem deixar o tenis de mesa mais e mais lento.

Vo da um pessimo exemplo aqui, mas c alguem ja jogou Tibia (joguinho tosco de computador) sabe que quanto mais os cara inventam mais podre o jogo fica.

Pq voces acham q o futebol eh tao famoso?!?!?!? sabne quanto tempo faiz q o futebol num muda as regras? um bucado. Mudaram-se algumas minuncias mas eh sempre 45 por 45 e quem marcar mais gols ganha.

Por devia ser feito a mesma coisa q com o futebol, a tecnologia das chuteiras e bola muda as regras nunca.

Pra finalizar, voces acham que as regras é que deixam o tenis de mesa nas olimpiadas? GRANDE PORCARIA. Pra nóis jogadores que diferença faz o TM estar nas olimpiadas?!?!?!? temos os mundiais também! e mais importante que isso o tenis de mesa tem que ser atrativo pra quem VE OU PRA QUEM JOGA?!?!?!?

Abraços Aizhen, ( se falei besteira sintam-se a vontade de me censurar)

[quote=“Aizhen_Rhain”:26yvorwa]Acho que ja se tornou indubtavel minha posição em relação à proibição dos boosters, e não quero trazer discussões maiores.

Contudo não tenho tanto essa visão otimista que voces tem hoje.
Pra mim o tenis de mesa vai continuar igual e a tecnologia vai mudar pouco.Com a proibição das colas e boosters tenis de mesa vai fica um saco, e caro ¬¬" (vide preço de bryce speed) além de tudo tenho mta raiva daquele sharara (jackass) que ta fazendo um monte de porcaria.

Por mim as regras deveriam ser como as de antigamente, bolinha pequena e borracha tunada (sem VOC pq ela faiz mal) pra mim seria o ideal.

o TM nunca mais vai ser o mesmo, daqui a poco esses maldito vao quere faze a gente joga com aquelas bolinha de 42 e probir de dar drive, afinal de contas eles querem deixar o tenis de mesa mais e mais lento.

Pq voces acham q o futebol eh tao famoso?!?!?!? sabne quanto tempo faiz q o futebol num muda as regras? um bucado. Mudaram-se algumas minuncias mas eh sempre 45 por 45 e quem marcar mais gols ganha.

Por devia ser feito a mesma coisa q com o futebol, a tecnologia das chuteiras e bola muda as regras nunca.

Pra finalizar, voces acham que as regras é que deixam o tenis de mesa nas olimpiadas? GRANDE PORCARIA. Pra nóis jogadores que diferença faz o TM estar nas olimpiadas?!?!?!? temos os mundiais também! e mais importante que isso o tenis de mesa tem que ser atrativo pra quem VE OU PRA QUEM JOGA?!?!?!?

Abraços Aizhen, ( se falei besteira sintam-se a vontade de me censurar)[/quote]

na mudança da bola de 38 pra 40 falaram a mesma coisa que estragaria o esporte mas tá aí firme e forte, naõ acho que a mudança vai detonar o esporte assim, mudanças vão ter claro, se são bem vindas ou não é questão de ponto de vista… e assim como no futebol o tenis de mesa ainda vai ser “quem fizer 3 (ou 5) sets primeiro ganha”… a única mudança absurda que eu naõ aceitaria seria a bola de 44 por que já bati com ela, já até joguei alguns jogos e isso é realmente medonho, ao meu ver um retrocesso por que a bola simplesmente não pega efeito…
E quem usa cola e está reclamando não vê que os adversários que usavam cola também vão ter rendimento prejudicado, sei lá pela primeira vez eu acho qeu quem naõ usa cola teve um “pouco” de vantagem… E materiais estão mais caros por que é tecnologia recém desenvolvida se for ver, montar um pc top não é barato, talvez depois barateie (taaaaalvez)… E sobre o tenis de mesa ser atrativo é os dois, por que se ninguém vê não gera um lucro com propagandas e afins… vira quase um punhobol, dentre outras modalidades de esporet que você talvez nunca tenha ouvido, tem que ser o meio termo… Embora eu não ache que seja realmente tão grave essas proibições é questão de adaptação, quem treina mais vai ter mais resultados, quem não treinar, vai ser o de sempre não vai ter um resultado sólido

Com a mudança da bola de 38 para 40, disseram que o jogo iria ter mais rallies. Mas ocorreu o contrário, pois quem é já jogou com a bola de 38, sabe que com a bola de 40, os rallies diminuíram.

Eu concordo que não se deva mexer muito na regra.

Não entendo a proibição dos boosters (apesar de que eu não iria usá-lo).

[quote=“jadsonalmeida”:2oh18ts9]Com a mudança da bola de 38 para 40, disseram que o jogo iria ter mais rallies. Mas ocorreu o contrário, pois quem é já jogou com a bola de 38, sabe que com a bola de 40, os rallies diminuíram.

Eu concordo que não se deva mexer muito na regra.

Não entendo a proibição dos boosters (apesar de que eu não iria usá-lo).[/quote]

creio eu que para ter uma padronização das borrachas… é a única coisa cabível ao meu ver, usar a borracha como ela foi fabricada, sem alterá-la… de certa forma dá pra fazer uma analogia com algumas categorias do automobilismo, onde todos os corredores são obrigados a usar o mesmo combustível, para ter essa padronização, mas fora esse “motivo” naõ vejo um porque plausível para a proibição