Óleos (Boost) também serão proibidos

Esta discussão está espalhada por alguns tópicos e preferi abir um novo para dar maior destaque à questão.

Acabo de receber um e-mail da Donic informando que o Boost (óleos utilizados para deixar a borracha mais rápida) também será proibido.

A Donic informou-me que a solução será mesmo utilizar borrachas com nova tecnologia. Cancelei o pedido dos óleos e solicitei a nova linha de borrachas Donic Coppa JO Platin.

Abraços,

Mazinho

Caramba, que sacanagem!
Vai dar um pequeno rombo para as empresas e comerciantes, agora quero ver como vão saber se uma pessoa está usando óleo ou não ?
Outro problema é que algumas dessas SGI são de ótimo custo, agora outras são bem salgadas.
Eu sei que vão me pegar facilmente, só sentir o cheiro de eucalipto na borracha, que maravilha.

Abraços…

E quanto aos óleos que não possuem cheiro? Como serão detectados?

cara a ittf devia ser processada pelas empresas, primeiro proibem as colas com argumento de que eram agentes causadores de cancer e com a decisao tentavam proteger a saude dos atletas.
lah foram as empresas correndo desenvolver novos produtos nao toxicos para substituir as colas e com ctz gastaram uma baita grana com pesquisa e desenvolvimento, agora do nda resolvem proibir os booster nao toxicos com qual argumento?
é impressao minha ou soh a butterfly das grandes nao desenvolveu boosters?

E a perguntar que não quer calar:
Adam Sharara, gênio ou bobo da corte?

O que mais tem na mente desse cidadão? o que o futuro nos reserva?

desculpa pelo off-topic, mas mazinho vc vai pedir outras madeiras?
to interessadissimo numa baum carrera…
vlw

Off topic mesmo! :wink: Manda um email pro Mazinho. :slight_smile:

Quanto ao Sharara, tem essa entrevista dele:
http://www.admtemp.mesatenista.net/modules/news/article.php?storyid=281

Será que ele pensa que com essas medidas acabará com o domínio chinês?

[quote=“BrunodeDanann”:12mttx80]desculpa pelo off-topic, mas mazinho vc vai pedir outras madeiras?
to interessadissimo numa baum carrera…
vlw[/quote]
Evitem ao máximo o “off-topic” pessoal…

Vou trazer um monte de raquetes novas, inclusive a linha Epox.

Abraços,

Mazinho

Não. Ela também desenvolveu o seu boost.

Abraços,

Mazinho

Eu já sabia 8)

Não vai, não. Todo mundo já sabia que todos os boosters nada mais são do que óleo de parafina. Tavam cobrando 15 a 30 euros por 150 a 500 ml de óleo de parafina.

Sabem quanto custa 1 litro de óleo de parafina ultra-puro em qualquer ferragem aqui da Alemanha? 2 a 3 euros.

Perguntas:

  1. Quanto custou pras firmas de TM “descobrirem” que óleo de parafina era um bom booster? Acho que quase nada. Esta ja era uma informação que estava correndo no meio há muito tempo.

  2. Quanto de booster elas iam vender depois que a informaçao sobre a sua composição se espalhasse mais ainda na Internet? Quase nada.

Tô muito curioso pra ver o que a DHS, Friendship, etc. vão trazer pro mercado. Estas sim, tão meio que num mato sem cachorro. Já as marcas alemãs e japonesas tão bem colocadas, pois elas tem forncedores que detem tecnologias competitivas em seus repectivos paises.

Pensando bem, as borrachas chinesas atuais estão tão obsoletas quanto bola de 38 mm.

Acredito Mitidieri, que essas marcas deverão lançar seus modelos de borrachas com SGI effect tb. Mas o que percebo é que os jogadores deveriam estar mais focados nos aspectos tecnicos dos seus estilos de jogos, melhorando técnica, movimentação, velocidade e, não tao preocupados com Boosters, VOC free. Se melhorados estes fatores (tecnica + tatica) o restante será consequência da escolha correta de material que seja adequado ao estilo de cada um.
Outro aspecto importante dessas mudanças refere-se ao dinamismo próprio do nosso tao amado esporte. Os fabricantes de materiais deverão por em prática mais uma vez a sua criatividade, produzindo madeiras e borrachas mai rapidas (espero eu q nao comprometendo o controle q tanto amo e preciso rsrsrs!) e com tecnologias para mitigar a ausência de tais elementos (óleos, colas e etc). Vamos aguardar !!!

Sem dúvida que vão lançar alguma coisa. A questão é se eles vão ser capazes de desenvolver uma boa tecnologia à tempo de dar uma resposta já na próxima temporada. Eu acredito que não. O que eles poderão fazer no curto prazo é encomendar borrachas com características “chinesas” das fábricas japonesas e alemãs. Se o orgulho deixar.

Concordo. Mas acontece que o TM atingiu um padrão no alto nível com a cola rápida que precisa, no mínimo, ser mantido. Sem o desenvolvimento da técnica de fabricação das borrachas, isto vai ser impossível.

Concordo. Mas aumentar a velocidade é fácil. Difícile é conseguir fazer a mesma quantidade de spin que se fazia com cola rápida. E sem spin, vira ping-pong.

Não tem outor jeito, né? Mas que eu tô nervoso, eu tô.

Acho que não há muito motivo de preocupação, nem para as empresas, nem para o jogadores.

O material de tênis de mesa não é de alta tecnologia, como a propaganda faz parecer, e é por isto mesmo que as empresas investem tão pesadamente em novas siglas e novas embalagens para mudanças MUITO sutis no produto final.

Do ponto de vista dos jogadores, como ficar insatisfeito com as ultimas tendências? O tênis de mesa está se tornando um esporte cada vez mais atlético, técnico e está acomodando cada vez mais todos os estilos!

O fato é que há tanta velocidade e giro no tênis de mesa que teriam que reduzir DRASTICAMENTE para virar pingpong, o que estão fazendo é um ajuste fino para tornar o esporte mais atraente para quem assiste, com mais troca de bola e pontos críticos.

Ah, e os óleos são caríssimos, pelo menos pra quem não está acostumado a comprar balinha por dez reais!!

Este email foi enviado ontem pelo Sharara à firmas de TM (fonte: usuario kagin do forum do table tennis about):

Dear friends,

As you know already, the ITTF at its recent AGM in Guangzhou, decided to
forbid any “additives” to be applied to the racket blade or the racket
covering, other than affixing the racket covering to the blade (glue, self
adhesives, PSA sheets, etc…) as allowed by our rules. In fact, the rule
passed by the AGM is very clear; there is no place for any additives to the
racket covering after the product is approved by the ITTF. This of course
means that the so-called tuners, boosters, and such similar products, or any
type of “additive” is not permissible.

The ITTF is now in the process of analyzing these products to find out their
composition and also to establish detection mechanisms. The ITTF will be
ready after the Olympic Games to put in effect the rule regarding VOC free
glues (as decided in Zagreb), as well as impose the very strict
implementation of the existing racket covering thickness regulation.

The ITTF’s Executive Committee, at its last EC meeting held in London on
17-18 May 2008, decided to send a directive to the Equipment Committee
regarding the strict implementation of the thickness levels and tolerance
after the Olympic Games and to introduce a readily available accurate
thickness measurement “all over” the surface of the racket.

This message is to provide you with advance notice, a heads up, on the EC’s
intentions as follows:

  1. Strict prevention and detection of any additives of any kind 2. Strict
    implementation and new measurement of the thickness of the racket covering

I would like to congratulate those Manufacturers that have already stopped
voluntarily the production of additives such as boosters and tuners, thus
respecting the ITTF rules. I urge all other manufacturers and I urge F.I.T.
to take a leadership role in this matter so that additives are completely
eradicated from our sport. At the same time, I would like to advise you that
many racket coverings measured by our racket testers exceeded the 4.00 mm
allowable level when taken out of the package. In fact, the thickness should
be mush less in order to allow for the addition of the glue. Please consult
our Equipment Committee Chairman about the recommended “factory”
thickness levels.

If you have any questions please feel free to contact our Equipment
Committee Chairman.

Sincerely,

Adham Sharara
ITTF President

Nao acho que a diferenca entre uma sriver e uma tensor de quarta gercao seja assim tao sutil. E se a tecnologia é “alta” ou nao, nós vamos descobrir logo, logo, vendo quanto tempo os chineses vao levar pra desenvolver borrachas aceitaveis.

Quanto ao atletismo, é verdade. Nem todos os estilos vão ser acomodados igualmente.

Não segundo o sentimento dos jogadores de alto nível, que são os que verdadeiramente moldam o esporte e fornecem aos outros praticantes o modelo a ser seguido.

eu vou simplismente ignorar isso ai, acho que ja passou dos limites, ta meio sem sentido.
Duvido MUITO que consigam fiscalizar isso ai, só nos grandes campeonatos, vou continuar a comprar redu colar e numa área ventilada, até que talvez a poeira toda baixe e sujam alternativas plausiveis e mais baratas.

nao vou comprar borrachas caras, pra treinar uma ou duas vezes por semana e as vezes em algum torneio.

Não tenho tanta certeza assim Viramar, senão os jogadores poderiam estar utilizando as borrachas com as quais se sagraram campeos há alguns anos. Mas com o aumento da bolinha e o desenvolvimento técnico, os materiais tb tiveram q evoluir, vide qtd de materiais sintéticos empregados nas madeiras e estilos e qtds de borrachas diferentes.