Óleos (Boost) também serão proibidos

Fala sério… :evil: Comecei no final do ano passado a voltar a treinar e invento de jogar com borracha chinesa movida a óleo…agora que estou acostumando vem essa bomba…desanimei…

Como falou um colega à pouco , tambêm não vou mudar nada “por enquanto”.Vou continuar usando cola em local aberto e bem ventilado , como sempre fiz , e esperar a poeira baixar. Esse negócio tá ficando ridículo.Não tenho grana sobrando prá ficar experimentando borrachas , comprando óleos, mudando raquetes etc…Ainda não achei uma borracha dessas novas com esponja macia como eu gosto , logo vão lançar , é questão de tempo. O TM , está parecendo a Fórmula 1 , querem diminuir a velocidade , aumentar o espetáculo e daí mexem sem parar no regulamento e nos materiais usados , mas não vão conseguir. Uma vêz que o atleta experimenta a velocidade nos golpes , não quer saber de voltar atrás!!

acho que a fiscalizaçao do oleo e afins vai ficar restrito as etapas do circuito mundial, wttc, olimpiadas e outros torneios importantes.

quem nao se encaixar nesse perfil, nao tem muito que se preocupar.

pelo que eu sei, a CBTM comprou alguns aparelhos ENEZ, mas esse eu nao sei se pega Oleo de Parafina (boosters, etc).

quem usa oleo de eucalipto fica mais facil ser detectado ne…

eu testei a bryce speed com adesivo dupla face na minha p700 e achei que da pra jogar tranquilamente, basta um periodo de adaptaçao e treinos. ainda nao to usando material apropriado pq ainda tenho outras borrachas e cola disponivel ate agosto mas pra mim oq ja esta no mercado eh o suficiente.

agora reconheço que pra quem joga com borracha chinesa as coisas ainda nao estao promissoras nao!

eu que jogo de torpedo, creio que uma coppa platin, tibhar sinus, andro roxon seja mais que suficiente pra pelo menos chegar perto do que estou acostumado.

flw

agora que eu acostumei com o oleo :frowning:

eu testei a bryce speed com adesivo dupla face na minha p700 e achei que da pra jogar tranquilamente

como é que funciona esse adesivo dupla face?? depois da pra decola normal? a borracha fixa bem na madeira?

[quote=“Alek_brience”:un2cgd1z]agora que eu acostumei com o oleo :frowning:

eu testei a bryce speed com adesivo dupla face na minha p700 e achei que da pra jogar tranquilamente

como é que funciona esse adesivo dupla face?? depois da pra decola normal? a borracha fixa bem na madeira?[/quote]

cara, vc tira a primeira pelicula e cola o adesivo na madeira. recorta o adesivo e depois retira a pelicula de cima. ai basta colar a borracha e pronto, fixa muito bem e sem sujeira e bem pratico. eu aconselho a usar um sidetape nas borrachas pra evitar qualquer descolamento acidental.

pra descolar basta tirar a borracha normalmente e depois retira a pelicula de adesivo da madeira…

flw

Pessoal, eu já usava chinesa sem cola… rsrsrsrs
Mas eu acho que a DHS lançará algo rapidinho, pois dentre as borrachas chinesas são as que precisam mais de cola pra ter uma boa velocidade.
No entanto quem já usou a Skyline 3, sabe que ela é bem rapidinha.
Portanto, vejo que em pouco tempo, sem tanta dificuldade, a DHS lançará novos materiais mais velozes.

[quote=“Mitidieri”:65l8wm61]
Nao acho que a diferenca entre uma sriver e uma tensor de quarta gercao seja assim tao sutil. E se a tecnologia é “alta” ou nao, nós vamos descobrir logo, logo, vendo quanto tempo os chineses vao levar pra desenvolver borrachas aceitaveis.

Quanto ao atletismo, é verdade. Nem todos os estilos vão ser acomodados igualmente.

Não segundo o sentimento dos jogadores de alto nível, que são os que verdadeiramente moldam o esporte e fornecem aos outros praticantes o modelo a ser seguido.[/quote]

Miúdas alterações nas borrachas podem fazer muita diferença para jogar, porque temos que aplicar muita força em pouquíssimo espaço e intervalo de tempo sobre uma bola que pesa menos de 3g! Mas a mesma fábrica que produz uma sriver pode produzir uma tensor de ultima geração, porque o que há de mais sofisticado na fabricação, eu imagino, deve mesmo ser a consultoria com atletas tops, e não a mão de obra empregada. É jogar tênis de mesa que é altamente complexo, e não a fabricação das borrachas!

é impossível acomodar “igualmente” todos os estilos, mas as mudanças me parecem favorecer a diversidade, eu acho…

Quanto aos sentimentos dos tops, é completamente compreensível que um profissional que investe seu corpo e sua vida à maestria de um esporte seja conservador com relação a mudanças, porque elas também alteram as performances =///

Eu gostei da proibição de óleos e afins, porque simplifica o manuseio dos equipamentos e deve abaixar os preços, já que os fabricantes não terão muito como disfarçar as qualidades dos produtos com muitas variáveis, nem cobrar absurdos por misturas simples, mas muito bem embaladas!

Viramar, não concordo que a saída dos óleos e colas irá baratear os materiais. Concordo que facilitará o uso e isso é bom

Muito pelo contrário. Desde o começo dos boatos da proibição das colas só se vê lançamento de borrachas MUITO, mas MUITO mais caras que as borrachas tradicionais.

Uma Mark V que custa r$ 60,00 possui uma similar SGI, a V Stage, que custa R$ 100,00.

Os tuners conseguiam amenizar a dependência de borrachas de alta tecnologia, pois conseguiam agregar performance ao conjunto por um preço relativamente baixo.

Sem eles, vc precisa de um material que já venha com essa performance de fábrica e isso encarece. (uma fair chack custava uns R$ 60,00. Se vc usasse uma Sriver com Fair Chack e trocasse de borracha 3x ao ano, por exemplo, estaria pagando, de fato R$ 80,00 em sua borracha, e não 125 em uma Bryce Speed - preço do Iruiru)

O mesmo acontece com as madeiras, que hoje se inventa de tudo para aumentar a velocidade. Aumentam as opções, mas o preço médio também.

Eu acredito que vamos ver uma febre de borrachas caras e ditas de “alta-performance” serem lançadas nos próximos meses.

E vamos ver os atletas com poder aquisitivo mais baixo cada vez mais distantes dos materiais de ponta.

to falano começem a experimentar a dupla face … ja faz 3 meses que to usando e ja citei aqui os beneficios!

mais claro nao vao usar dupla face em uma raquete qualquer com uma borracha qualquer que as bolas vao “morrer”

abraços

Não sou contra a proibição, mas também não sou muito a favor, acho que se fosse para proibir deveria ter dito logo “qualquer substancia que altere a borracha”, mas no mínimo alguém imaginou que só as colas rápidas alteravam, até que descobriram os óleos, e daí acho que barraram… Mas enfim, antigamente (bem antigamente) alevagam que queriam proibir para aumentar os rallies, agora é por causa da saúde, enfim é meio difícil entender qual a posição que eles querem tomar ao proibir… Porém não posso negar, antes da cola estourar de vez e todos adotarem, os jogos tinham mais rallies mesmo, era de certa forma até mais bonito (não que hoje seja feio, continua bonito, mas um bonito diferente)… Embora para quem usa cola (felizmente usei por pouco tempo, uns 2 ou 3 meses só, e parei por naõ ter paciência de colar toda hora) o esporte que já não é lá dos mais baratos, vai ficar mais caro ainda, como disseram é complicado uma borracha que custa 60, derrepente por causa de uma tecnologia que é similar ao efeito da cola (e nem sempre tão “bom” ou eficiente quanto) passe a custar em torno de 100, 120 reais, dói no bolso e dependendo da borracha talvez com um mínimo esbarrão rasgue, é de matar… durabilidade talvez continue a mesma ou não, e para quem não é um dos top100 acho que vai sentir muito mais o efeito do que quem realmente adota o esporte praticamente que profissionalmente, até por que eles tem uma técnica mais apurada (não esto udizendo que não sentirão, mas sentirão menos), e talvez até favoreça um pouco alguns jogadores que jogam com pino e alguns defensores. Mas pra ver isso efetivamente só esperar, acho difícil dar um chute, e infelizmente vai ser como foi com a bola de 38 -> 40 alguns adorarão essa proibição, outros detestarão, mas infelizmente se está programada e tudo mais vai acontecer e quem aceitar ela vai continuar jogando vai adaptar o jogo a proibição, talvez até evolua tecnicamente já que o jogo sem cola exige uma movimentação creio eu que mais completa, um preparo físico maior, enfim N coisas…
E bem a fabicante que desenvolver a borracha com o sistema mais similar ao da cola “original” pode tornar-se a nova lider, já que praticamente em todo clube por menor que seja sempre tem um que tá lá colando, querendo jogar a 3 ou 4 metros da mesa, mas infelizmente como disse o paulones jogadores que não poderão pagar 130 reais em uma borracha “top” (sim entre aspas) vai ficar condenado a usar um material que talvez ele não esteja tão bem adaptado e não permita uma evolução tão boa de jogo quanto com um material mais “top” … Enfim acho que é isso ahahaha

Filosofando menos e sendo prático, não vejo o pq generalizar…
Aqui mesmo no site existem borrachas ótimas na faixa dos 70 e que não precisam de cola rápida (so reforçando, pois isso já foi comentado), sendo assim não existem motivos pra desespero financeiro da comunidade mesatenística brasileira, ok?.. (essa inspiração na madruga às vezes até me surpreende… :lol: :lol: )

Qto à proibição, só agradeço a mim mesmo pela paciencia em esperar as novas gerações tensor, as novas raquetes, pra aí sim decidir de vez o que usar… Sendo assim não testei nenhum booster.

Até lá, quem puder e quiser, teste as borrachas, raquetes, e tudo mais q for lançado!.. Faz bem e sacia a curiosidade (tal como eu tinha ansiedade pela Tenergy), mas nunca descarta o seu “setup” original em nome de algum upgrade (tipo vender a raquete q tá usando pra testar um lançamento…) pq vai que você não goste, aí lascou!.. :lol: :lol:

[]´s

Pessoal, tô achando graça disso tudo.

Não tenho um nível alto, mas aqui na Bahia estou entre os 10 do ranking e sempre ganho umas medalhinhas nas Copa Brasil que participo.

Eu uso borracha chinesa sem cola rápida.
Essas proibições da ITTF pouco vão alterar em meu jogo.

O que eu quero dizer com isso?
Que nem todo atleta, do nosso nível, necessitará de comprar borrachas com várias siglas e caríssimas.
Quanto aos tops, eles vão se adaptar e vão surgir novos materiais, lembrando que a ITTF não proibiu:

  • colas livres de solventes (VOC Free);
  • adesivos;
  • borrachas com adesivo próprio.

Ahh, e eu tava vendo uns jogos aqui de um pessoal que usava cola rápida e eles estão “menos potentes” :slight_smile: ou seja, estão colocando mais bolas na mesa e assim dando mais rallies. Além de ficar tudo mais limpo, porque era uma meleira e aquele odor insuportável de solvente no ar.

Ponto pro Sharara (El loco) 1 x 0 Comunidade Mesatenística… :slight_smile:

Saudades do tempo que uma Sriver custava R$ 28,00 e uma cola “do Márcio” custava R$ 8,00.

De qualquer forma, que venha o futuro. Encomendei duas borrachas da Yasaka para testar: uma XTEND HS (High Speed) e uma PRYDE. Estou acostumado com borrachas mais duras, mas sem cola elas não empurram a bola de 40 nem a pau.

Espero que o conjunto fique bom

Abrax

[quote=“paulones”:o4x8uf68]Saudades do tempo que uma Sriver custava R$ 28,00 e uma cola “do Márcio” custava R$ 8,00.

De qualquer forma, que venha o futuro. Encomendei duas borrachas da Yasaka para testar: uma XTEND HS (High Speed) e uma PRYDE. Estou acostumado com borrachas mais duras, mas sem cola elas não empurram a bola de 40 nem a pau.

Espero que o conjunto fique bom

Abrax[/quote]

Quando foi isso? Quando 1 real comprava 1 dólar? Neste caso, a sriver custaria cerca de R$50 hoje, sem contar o aumento do poder de compra dos salários, o que encareceria ainda mais esses “R$28”… Por esse preço, a gente compra borrachas bem melhores hoje em dia!

Eu estou otimista: quando todas as borrachas tiverem efeito-cola embutido, as mais caras borrachas provavelmente não custarão quatro, cinco vezes o preço das mais baratas da mesma categoria =)) Alias, esse achatamento de preço já está ocorrendo!

Isto eu também acho q vai acontecer. Vai ser mais ou menos como no mercado de computadores: cada ano lançam uma máquina mais rápida, mas as gerações passadas continuam sendo boas para muitas pessoas e com um preço mais baixo.

Meu amigo, isso foi em 1988. Mas deixa pra lá, pq já se passou muita água por baixo da ponte. Na época do câmbio 1/1, a Mark V e a Sriver custavam R$ 30 - 35,00 por aqui.

No entando, mesmo encarecendo para R$ 50,00, ficaria R$ 10 mais barato que hoje em dia.

Agora é dificil vc dizer que tem muita borracha melhor que a Sriver por R$ 50,00. Primeiro pq melhor pra vc ou para qualquer um pode não ser melhor pra mim ou pra outros. (peso do estilo de jogo - eu jogo caneta com hinoki quadrada - dando drives de meia distância - e achoque a Sriver foi feita pra isso)

Agora, eu concordo que será um desafio para todos os coladores e pode ser bom para o esporte, no final, pensando em homogeneidade/simpliciadade de materiais (exclui-se o fator cola/óleo da equação) e aumenta a busca por melhores tecnologias para borrachas e madeiras.

E, claro, quando a maioria das borrachas disponíveis tiverem a tecnologia SGI, ninguém poderá cobrar mais caro por elas, pois não haverá vantagem competitiva para nenhum dos fabricantes.
Mas, até lá, cada nova tecnologia sairá da fábrica como a solução definitiva para os coladores, e isso custará caro, na minha opinião.
Tão caro quanto uma Tenergy 05

Abrax

[quote=“paulones”:16063dse]E, claro, quando a maioria das borrachas disponíveis tiverem a tecnologia SGI, ninguém poderá cobrar mais caro por elas, pois não haverá vantagem competitiva para nenhum dos fabricantes.
Mas, até lá, cada nova tecnologia sairá da fábrica como a solução definitiva para os coladores, e isso custará caro, na minha opinião.
Tão caro quanto uma Tenergy 05[/quote]
Especificamente este ponto que os Srs. discutem eu não entendi. Vamos supor que todas borrachas já tivessem a tal tecnologia SGI. Vocês acham realmente que os fabricantes iriam diminuir o preço atual das suas borrachas? Nunca. E o preço atual é caríssimo, logo continuaremos a pagar caro pelas borrachas SGI, seja hoje ou no futuro.

[quote=“Nakata”:1rj77jve][quote=“paulones”:1rj77jve]E, claro, quando a maioria das borrachas disponíveis tiverem a tecnologia SGI, ninguém poderá cobrar mais caro por elas, pois não haverá vantagem competitiva para nenhum dos fabricantes.
Mas, até lá, cada nova tecnologia sairá da fábrica como a solução definitiva para os coladores, e isso custará caro, na minha opinião.
Tão caro quanto uma Tenergy 05[/quote]
Especificamente este ponto que os Srs. discutem eu não entendi. Vamos supor que todas borrachas já tivessem a tal tecnologia SGI. Vocês acham realmente que os fabricantes iriam diminuir o preço atual das suas borrachas? Nunca. E o preço atual é caríssimo, logo continuaremos a pagar caro pelas borrachas SGI, seja hoje ou no futuro.[/quote]

é bem capaz que os preços continuem salgados, isto dependerá, por exemplo, do nosso comportamento de consumidor, mas pense assim, então:

Os boosters multiplicavam muito as variáveis e dificultavam a comparação entre borrachas; sem eles, as borrachas terão que ter efeito-cola embutido e mais elasticidade, ou ser super pré-tensionadas de fábrica, como as que já vém enroladas, assim será muito mais fácil comparar durabilidade, elasticidades, velocidade, som, independentemente da quantidade de cola, quanto tempo ficou secando, de quantas vezes descolamos e recolamos etc… E tudo isso facilita nossa decisão de compra!

Não sei, acho que vislumbro um futuro promissor para comparar material no fórum sem parecer super hermético e coisa e tal =)))

eu jogo tenis de mesa fazem 10 anos e nunca vi preço de borracha cair…
o maior exemplo é a bryce normal, qdo lançou era carissima, e hj em dia ainda continua mto cara

É de se esperar lançamentos novos de todas as marcas a cada temporada nos próximos anos, sempre se anunciando que estamos mais próximo de uma borracha colada.

Estes passos em direção ao efeito da cola a cada nova geração serão, de acordo com a experiência até agora, mínimos.

A cada fim de temporada vai restar no mercado um certo lote de borrachas da geração anterior. Algumas continuarão até a ser fabricadas. Esta borrachas de gerações anteriores vão ser necessariamente mais baratas do a atual.

O que é dificil de acontecer é que o preço continue escalando a cada nova geração. A coisa deve estar em um certo limite superior por agora.

No mais, é lei de mercado. Quem consome também participa na formação do preço.