O Tênis de mesa prejudica a coluna?

pessoal eu gostaria de saber se o tênis de mesa prejudica a coluna e quanto até quantos anos vai a carreira de um mesatenista? exemplo: até os 38 anos como jogador e depois até os 60 como treinador

Depois de tudo isto o que posso ser/fazer seguindo a linhagem de mesatenista?
e quanto ganha um mesatenista profissional? + exemplos
é possivel ter uma boa aposentadoria?

muito obrigado pessoal espero que possam responder todas as minhas 4 perguntas

Olá, não ouvi falar muito de machucados na coluna por causa do tênis de mesa. Já vi sim pessoas com problemas na lombar, por causa da idade ou fatores genéticos, que tiveram de parar ou diminuir o ritmo de treino. Claro que um posicionamento postural errado contínuo pode agravar ou causar alguma lesão.

Não existe uma regra para aposentadoria profissional. Tem jogadores com 40 que ainda chegam a final de campeonatos internacionais. E sobre treinador, um ótimo treinador que tive tinha vinte e poucos anos. Então, não é porque está com mais idade que precisa parar ou que o torne um bom treinador.

O atleta de tênis de mesa pode ganhar um bolsa atleta em diversos níveis (desde municipal até nacional). Os valores não são altos. Fora isso, pode jogar algum campeonato especificamente por uma cidade/estado e receber por isso. Também tem a opção de ser atleta e dar aulas particulares. Mas, salvos casos raros, é difícil um atleta ganhar mais de 2 mil reais.

Bom, aposentadoria é possível se conseguir trabalhar com o esporte sem jogar (montar academia com muitos atletas, virar distribuidor etc). Agora a aposentadoria necessariamente dita, só se você se tornar um campeão internacional com patrocínio de alguma marca de tênis de mesa.

Vale ressaltar que essa é a minha visão como amador que teve contato com profissionais.

Abraços.

A oportunidade mais rentável de jogar tênis de mesa é sendo patrocinado e jogar em algum time europeu. Mas para você fazer isso tem que ser absurdo! Mas por ganhar em euros tu consegue tirar mais de R$ 10k

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Só uma observação quando eu digo absurdo é algo como top 200 do mundo.

Sent from my 2014819 using Tapatalk

se fizer fortalecimento nas costas nao prejudica.

Se vieres a portugal posso te indicar os melhores clubes

Como bem disse o nosso amigo Julio, problemas de coluna são meio raros no ramo, e na verdade eu acho que não conheço nenhum inclusive. Entretanto, não posso dizer o mesmo de lesões musculares nas costas, principalmente na região lombar, como também disse o Julio, porque estas sim são muito comuns, tanto em profissionais como em amadores.

A verdade é que ser profissional custa muito mais do que o que os olhos podem ver. Em primeiro lugar, ser atleta profissional é fazer o que vc ama nos dias em que vc não está afim. Existe uma grande probabilidade de vc se dar conta de que vc não está disposto a treinar como um profissional. Parece lindo imaginar que sua vida seria jogar tênis de mesa, mas na verdade, é um trabalho com seus perrengues como qualquer outro, com o agravante de muitas vezes isto significar dor. E este era exatamente o segundo ponto. Tenho a honra de ser amigo de alguns profissionais, e eles sentem dor o tempo todo, às vezes mais, às vezes menos, mas sempre presente. Mas não existe atalho e nem milagre, e não há outra forma que não seja submeter-se a isso. E o quanto ganham com tudo isso? Não acredito que seja ético falar destas coisas e peço até que não se comente sobre isso, mas acredite, é bem menos do que todo este sofrimento merece. E ainda, para conseguir esta renda realmente é necessário ser um grande atleta. Vc tem isso como um sonho? Legal, mas não esqueça de levar tudo isso em consideração.

A vida útil de um jogador até um tempo atrás era considerada longa. Porém, embora exista casos de bons jogadores com até mais de 40 anos, a verdade é que esta longevidade é superestimada. Mesmo neste tempo, apenas pouquíssimos jogadores conseguiam alguma performance estável, e geralmente o conseguiam por serem atletas excepcionais. De qualquer forma, geralmente os atletas mais jovens dominavam o cenário, e hoje em dia, o esporte tem desgastado seu atletas cada vez mais rápido. Mesmo assim, é difícil dizer até quando se pode ser um bom atleta profissional, pois isso depende de estilo de jogo, ocorrência de lesões, biotipo, etc. Já como treinador, existem menos restrições, sendo uma profissão que pode ser exercida com menores sacrifícios à saúde. Porém, é algo que demanda experiência, estudo e atualização constante e conhecimento de muito mais do que apenas o tênis de mesa.

Em relação a aposentadoria, qualquer pessoa pode ter uma aposentadoria razoável desde que tenha um plano, disciplina e comece cedo. Mas eu recomendaria pensar primeiro em como ganhar dinheiro para depois pensar em como poupá-lo.

Em suma: tênis de mesa ainda é um esporte que demanda muito investimento com recursos próprios ao profissionalismo, tirando casos excepcionais. Se vc não é um caso excepcional e não tem estes recursos, o risco de perder muito tempo e dinheiro buscando uma carreira no esporte é muito alto. Cabe a vc decidir se vale a pena assumir este risco. E não esqueça que existem muitos concorrentes que já estão na estrada. De forma alguma quero te convencer a desistir, mas seria irresponsável não esclarecer estas coisas.

Boa sorte.