O Tênis de mesa atual.

Como eu disse em outro Post, fiquei alguns anos afastado do
Tênis de mesa, quando voltei no ano passado, já estavam em vigor as
atuais regras. Mudança no saque, Bola de 40 mm, sets de 11 pontos…

 Gostaria que os colegas do fórum, que vivenciaram essas mudanças de 

perto, me passassem suas opiniões a respeito.

   O que a ITTF pretendia? Funcionou?
   O que voce acha que mudou de verdade?
   Afinal, o tênis de mesa ficou melhor com as mudanças???

   Eu sei que isso está meio datado, mas acho que essa é uma 

discussão importante.

   Abraços prá todos!!!

eu num sinto mt diferença agora mas na época foi o demonho se acostumar com a bolinha de 40mm.Parecia uma laranja!!

Eu não senti diferença no saque e acho o sistema de 11 pontos muito melhor. A bolinha de 40mm é 1000 vezes melhor que a de 38mm!

Penso q os sets de 11 pontos deixam o jogo mais dinâmico e justo

Quem erra menos, realmente vence (o q as vezes ñ acontecia na época dos sets de 21)

Quanto ao saque, a nova regra deixou o jogo muito mais disputado

Porém, pra quem dependia demais do saque, teve q correr atrás do prejuízo

Com tantas alterações, a intenção da ITTF era aumentar o tempo de bola em jogo (rallies) e tentar diminuir o domínio chinês em nosso esporte. A primeira intenção creio que tenha sido alcançada, mas para impedir (ou diminuir) o domínio chinês no Tênis de Mesa não basta mudar as regras. Apesar dos resultados da competição individual masculina no último Campeonato Mundial, ninguém se atreve a afirmar que o domínio chinês tenha acabado (isto ainda está muito longe de acontecer).

Comentários pessoais sobre cada mudança:

Bola de 40mm:
Quase desisti de jogar defensivamente quando esta bola foi implantada. Era muito pesada e a primeira “safra” das mesmas era de péssima qualidade. Tinham um quique extremamente irregular. Felizmente depois consegui me acostumar com a danada, mas demorou um bocado.

Esta bola de 40mm ajudou a aumentar o tempo de bola em jogo visto que as jogadas ficaram um pouco mais lentas, bem como contribuiu para uma melhor visibilidade dos jogos. Apesar disso ainda acho que a alteração foi muito modesta. Talvez com bolas de 41 ou 42mm teríamos mudanças mais drásticas (para melhor) no Tênis de Mesa.

Sets de 11 pontos:
Até hoje não consigo entender como demoramos tanto para fazer esta alteração! É incrível como o Tênis de Mesa ficou mais dinâmico e emocionante com a implantação dos sets com 11 pontos. Agora todo ponto e decisivo!

Mesmo eu que sou um apaixonado pelo esporte acho insuportável tentar acompanhar um set completo de 21 pontos. Imagine então para o “marinheiro de primeira viajem”, aquele que está tentando gostar do Tênis de Mesa… Desde que tivemos esta mudança eu não consigo mais assistir aos antigos jogos com o sistema de 21 pontos. Parece que o jogo não acaba mais! Acabo dispersando minha atenção, pois o jogo tornava-se enfadonho e cansativo.

Mudanças na Regra do Saque (saque totalmente desobstruído):
Já deveria ter sido implantada há mais tempo. Esta nova norma ajudou a aumentar o tempo de bola em jogo porque agora o recebedor consegue devolver o serviço com maior eficiência. Outrora me cansei de assistir a jogos onde o atleta fazia todos os pontos quando tinha o saque em seu poder. Hoje não observamos tanto isso.

Bem, são estas minhas opiniões e gostaria que todos também participassem dessa frutífera discussão.

Abraços,

Mazinho

Acho que a bolinha é boa tanto para quem gosta de jogar na ofensiva (como eu) quanto para aquele que joga na defensiva (como o Mazinho). O único contra é que não pega tanto efeito quando puxo um topspin ou algum efeito qualquer.
::pulando::

Uma outra característica q acho interessante com respeito a bolinha, é é mais difícil errar a mesa

Como a bolinha é um pouco mais pesada, parece q ela “quer” picar na mesa, assim os rallies tornam-se frequentes, como já foi comentado

O controle q o jogador tem sobre a bolinha é bem maior, do q com uma bolinha de 38

Oi Pessoal,

A discussao nesse topico do Forum estah muito interessante, vou tentar colocar um comentario sobre cada uma das mudancas nas regras por dia p a msg nao ficar tao longa e cansativa:

Sobre a bola de 40mm:
Acho q deveria ser MAIOR pelo menos 42mm, mas acho q seria melhor ainda 44 mm (jah vi uma bola da BTY de teste de 44mm, salvo engano). Maior do q isso acho q complicaria, pois pessoas mais experientes no esporte q eu, afirmam q esse bola de 40mm eh bem menos resistente do q a bola de 38mm, alem do custo unitario ser maior. Logo sao 2 fatores q pioram a qualidade da bola e aumentam o seu valor. Com certeza, se aumentassemos mais ainda seu tamanho, o preco unitario da bola subiria mais ainda e a tendencia era sua resistencia diminuir mais ainda. Mas deixando pra lah a parte financeira e da “estrutura fisica” da bola, tecnicamente acho q o jogo ficou melhor + emocionante com ela, por ela ser mais visivel e nao ser possivel dar tanto efeito c/ na de 38mm, aumentando consequentemente os rallies. Mas acho q a quantidade de rallies ainda eh baixa, por isso sou favor a um novo aumento no tamanho da bola. Soh q acho q isso vier a acontecer ainda demorara muito.

Um abraco a todos,

BOLA DE 40 MM, 11 PONTOS, REGRA DO SAQ
O que a ITTF pretendia? Funcionou?
R: + rally e -domincancia chinesa. Rally sim, dominancia chinesa soh provisoriamente.

O que que mudou?
R:Aspecto Tecnico: - efeito, - velocidade e + rally;
Aspecto Físico-psiquico: + forca e resistencia mental
O Jogo (+ facil de jogar - disparidade, + competitividade e - domincancia chinesa provisoria);
Asp economico e produtivo (+ dinamica no jogo, + atrativo, + emotivo,

  • investimentos em materiais e + tecnologia nos materiais) O preço da bola mais caro deve-se alem do maior uso do material e da menor resist da bola a: troca dos equip de producao, investimento em pesquisa e controle de qualidade, desperdicio do estoque da bolas antigas e dos prototipos, demanda maior q a oferta, escassez de bola de 40 mm e corrida tecnologica)

LARGE BALL: horrivel, o tenis de mesa fik lento e chato c/ essa bola e
vira moh pingpong monotono e o esporte tenis de mesa perde a sua identidade pq vc num tem como dar efeito e vc faz moh forca e a bola num vai

(Depois respondo a questao "O tenis de mesa ficou melhor c/ essas alteracoes, pq senaum eu iria me alongar demais e ng ia ter a paciencia de ler. Se bem q eu resumi tds as minhas obs em topicos, ou seja, os leigos num vaum entender nada, mas se eu fizesse uma sintese eu iria ocupar 2 pag de forum po)

A atratividade para os iniciantes é outro fator interessante, depois dessas mudanças de regra

O tênis de mesa ficou mais simples, por exemplo, depois da regra do saque

Pra quem nunca viu jogos de tênis de mesa era muito complicado entender pq o jogador colocava o braço na frente do corpo

Como já comentado pelo Mazinho, é bem menos desgastante sets com 11 pontos

O interessante é que eu lí uma entrevista com Marcos Yamada, no site da Butterfly do Brasil (www.bty.com.br), onde ele se mostra contrário ao set de 11 pontos, argumentando que o tênis de mesa perdeu a sua identidade.

Ele até comparou com o futebol, dizendo que as partidas tradicionalmente tem o tempo de 45 minutos por 45, e por isso é tão popular.

Eu pessoalmente acho que muitas vezes o futebol torna-se enfadonho, justamente por ter um tempo tão longo, e sem possibilidade do técnico, passar instruções para seus atletas.

Abraços a todos!!!

O esporte ter uma identidade num quer dizer q eh legal…Ele quis dizer q o tenis de mesa eh conhecido pela grande massa como o esporte do “vai a 21 pontos” e c/ a mudanca constante das regras, o povao q num tem acesso as informacoes novas num sabem a qto vai o jogo, se trocou a bola, se trocou o saque, etc…eles fikam ignorantes, por fora das regras do esporte atual…

Hj vou dar a minha opiniao sobre essa outra mudanca nas regras do nosso esporte - Sets de 11 pontos!

Concordo com o Mazinho, qdo ele disse q o esporte fica mais atratativo aos iniciantes com tal mudanca e tb q o jogo fica mais “dinamico”.
Porem, nao gosto de mudancas tao bruscas c/ essa. Acho q deveria, no maximo, ter mudado p 15 pontos, mas na realidade gostava mais dos 21 pontos, pois considerava mais justo. Alem do mais uma “melhor de 3 sets” de 21 pontos era muito mais justa do q uma melhor de 5 sets de 11, e com certeza, mas justa do q uma melhor de 3 sets de 11 pontos, q eh usada em alguns campeonatos q participo.
O problema pior eh q se vc “dormir” um pouco durante o set, ele acaba e vc nem nota de tao rapido! Vc nao tem direito a “cochilos” ou “desconcentracao”, pois pode ser fatal! Antes vc poderia ateh dar um “cochilo” durante o set, q ainda conseguia “buscar” o jogo, agora soh se seu adversario for muito fraco e “olha lah” se der p buscar…

Um abraco a todos,

Na minha opinião, um dos grandes pontos negativos de um set de 21 pontos é a injustiça

Muitos jogos, se bem esmiuçados, terminavam com o perdedor fazendo mais pontos q o vencedor

Exemplo: A X B
1º set 21 / 9
2º set 17 / 21
3º set 18 / 21
total 56 / 51

Em sets: B vence por 2 x 1
Em pontos: A vence por 56 x 51

???

Opa! Cheguei atrasadao p/ este debate. Minha opiniao: Acho que as mudancas no tamanho da bola e na regra do saque foram excelentes. A bola de 40mm proporciona um jogo com muito mais alternativas do que com a de 38mm. Um bom ex. eh a disputa de drives x drives. Nota-se que a bola fica mais tempo em jogo, algo que eh agradavel tanto p/ publico como p/ os jogadores. Sobre o saque, bem, eu mesmo tinha um saque que diziam que so faltava esconder dentro do bolso… Mas sem duvida a nova regra eh benefica, acaba com a malandragem.
Agora sobre o set de 11 pontos… Existem pros e contras. P/ falar a verdade eu nunca disputei um campeonato neste formato, pois na epoca da mudanca dos sets eu tambem estava de mudanca p/ o JP. Mas pelo que escuto o pessoal dizer, agora nao se pode desperdicar nem um ponto sequer. Errar saque entao, nem pensar! Eu perguntei p/ o Persson, no site dele, como eh que ele se motivava p/ buscar um placar adverso e ele respondeu a mesma coisa: Manter a concentracao, se conscientizar de tudo que vc pode fazer e, principalmente, nao perder pontos no inicio do set, senao fica muito dificil. Um outro aspecto que pode ser notado eh que com o set de 11 pts, os jogadores de explosao foram muito beneficiados, pois eles ja comecam com carga total. Um bom exemplo eh o Ma Lin. Antes da mudanca do formato de sets ele quase nao tinha titulos individuais de pro-tour, se nao me engano com a estatistica. Agora, com 11 pts, ele ganha titulos como se fossem treinos. Ate o Kim Taek Soo, conhecido por alguns como Mr. Semifinal, andou ganhando uns pro-tours… Como pontos negativos eu diria que, com 11 pts, jogadores que controlavam o jogo como Kong e J.O. foram prejudicados, pois nao ha mais tempo p/ se acostumar com o adversario e ir ajustando o seu jogo. Alem disso acho que as mudancas foram cronologicamente bruscas, ou seja, muito se mudou em muito pouco tempo. E, as vezes, tenho saudade dos sets de 21 pts, talvez porque eu tenha ganho meu unico titulo nesse formato, nao sei dizer. Ou talvez porque eu seja muito fominha mesmo e com 21 pts vc ficava mais tempo na mesa ::babando::

Hj eu dia de deixar a minha opiniao sobre a mudanca na regra do saque:

Soh q não poderia deixar de comentar a resposta do Roberto sobre o set de 21 ser menos justo do q o de 11. Pra comeco gostaria de dizer, q essa questao de “justica” na quantidade de pontos do set, eh algo muito “subjetivo”. Eu, por exemplo, não quis fazer nenhum tipo de estatistica numerica, c/ o Roberto fez, mas acho q se fosse fazer, veriamos q “isso” (ou seja, alguem “perder” um jogo de set de 11 pontos, tb podendo fazer mais pontos no total de sets do q o vencedor da partida), com certeza, eh possivel. Eu na realidade me referi, q um jogador de “maior qualidade tecnica” dificilmente perderia p outro em 1 set de 21 pontos, pois ele teria mais tempo p se recuperar de um mal inicio ou de alguns erros bobos, mas, claro, q isso deixa de valer, qdo o jogo eh de um nivel tecnico muito equilibrado, seja “alto” ou “baixo” nivel. Jah no set de 11, o atleta com maior nivel tecnico pode ateh não perder a partida propriamente, mas corre o grande risco de perder um set, se o seu nivel não for absolutamente superior ao seu adversario, e p isso basta ele cometer alguns erros de ataques e o seu adversario ter um pouco de sorte (umas redinhas e casquinhas, por exemplo).

Agora com relacao a “desobstrucao do saque”, acho q foi uma mudanca benefica, soh q tb é bastante “subjetiva” e q dependendo da “(in)competencia” da arbitragem da partida ou “falta dela” (em caso de amistosos) fica complicada de ser aplicada. Por exemplo, na minha academia tem uma “turma mais antiga” q teima em sacar “atrapalhando a recepcao” e se vc reclamar eh capaz ateh sair discussao, pois simplesmente, a pessoa “jura” q estah sacando sem “esconder” a bola. Soh q “após o lancamento da bola”, ele esconde a bola com o “ombro”, com o braco, com a camisa, e soh tira “tudo isso”, qdo a bola estah praticamente tocando na raquete no momento do “impacto” entre a bola e raquete na “finalizacao” do movimento de saque. P vcs terem uma ideia, ateh a experiente Lyanne Kosaka (ex-atleta da selecao brasileira e atual comentarista da ESPN Brasil) chegou a disser em seus comentarios q “a bola soh precisa estar desobstruida totalmente no momento q a bola toca na raquete”, não foram exatamente essas palavras, mas essencialmente foi isso, e esse comentario foi feito nos comentarios do Mundialito de 2003, com a regra em pleno uso. E todo mundo “mais atento” sabe q “após o lancamento da bola”, vc jah deveria retirar tudo (“mao livre”, “ombro”, vestimenta) q impedisse a visao do receptor do saque. Ateh atraves de “fotos” com comentarios do Presidente da ITTF divulgado no ano passado, na “pior das hipoteses”, o q era ainda aceito pelo presidente era a obstrucao no momento q a bola ainda não tivesse atingido a sua “altura max.”, logo após o inicio de sua “descida” o atleta jah deveria ter retirado “tudo”. Mas o q mais acontece eh q o pessoal “antigo” viciado no saque escondido, chega ateh a tirar o “antebraco”, mas mantem o “ombro” e “braco” atrapalhando a visao do receptor ateh o momento q a bola tah “tocando” a raquete no momento final do saque, somente depois da uma “puxada” no resto e tira tudo. Mas ai tb, a recepcao ficou totalmente prejudicada, pois foi totalmente atrapalhada por essa “malandragem”.

Um abraco a todos,

Foi mal pessoal!

Havia publicado 2 x a mesma msg… :oops:

Um abraco,

Sobre a qtde de pontos, há uma divergência de opiniões

Dessa forma, respeito a opinião do Adriano e encerro meus comentários

Sobre a regra de desobstrução do saque, há uma malandragem q muitos já devem usar

Mas pra quem ainda é iniciante ou ñ tem um bom conhecimento sobre a nova regra é uma boa opção

Usa-se esconder a raquete atrás do corpo

Como a bolinha ñ pode ser escondida em momento nenhum, muitos escondem a raquete, fazem todo movimento preparatório

E só “mostram” a raquete no momento da batida na bolinha

Apesar de eu ter chamado de “malandragem”, ñ há proibições na regra referentes a essa prática

Essa questao do saque eh apenas mais um empecilho encontrado pela ITTF na tentativa de popularizar o esporte. Alias, se essa fosse a unica intencao eu concordaria plenamente com qualquer mudanca, seja nas regras ou nos materiais. Mas todo mundo sabe que a federacao internacional tenta tambem acabar com o dominio chines no esporte e nesse caso eu nao concordo. Se os chineses sao os melhores eles tem mais eh que vencer mesmo, por que nao? Ja houve o dominio dos japoneses, dos suecos e agora eh a vez da China. Se eu fosse o chefao e viessem me cobrar porque a chinesada ganha tudo eu diria: Treine mais entao p/ vence-los! Apesar disso eu reconheco que os fatos sao interligados, o dominio chines absoluto diminui o atrativo pelo esporte de uma maneira geral. Mas, so como exemplo, cito o Boston Celtics, time da NBA, que ganhou 8 (!) campeonatos consecutivos e nem por isso se diminuiu o interesse pelo basquete. Muito pelo contrario, o fato instigou os demais times a treinar cada vez mais p/ poder vencer o Celtics e isso elevou muito o nivel tecnico do esporte, o que eh um fato positivo. Eh por isso que eu nao achei legal tantas mudancas no TM num periodo de 2 anos apenas. Mudancas eram necessarias (e a bola de 40mm foi a melhor delas) mas talvez num ritmo mais gradual.

Mesmo sabendo ser verdade que um dos objetivos das mudanças era quebrar o domínio chinês, eu me recuso a acreditar. Seria muita ingenuidade não ver que eles adaptariam-se facilmente às novas regras.

Pelo vista a bola de 40 mm é uma unanimidade…já quanto ao set de 11 pontos está complicado…

Na minha opinião, a mudança foi boa. É lógico que os estrategistas perderam espaço, mas e daí?
A partir de agora a explosão, a capacidade de não perder a concentração são requisitos para chegar ao topo.

Eu acredito que o set de 11 pontos realmente tem mais chances de agradar as pessoas em geral.
Veja o caso dos maratonistas, que precisam ter uma força mental enorme, uma estratégia muito bem armada para vencer. E no entanto, a prova nobre do atletismo é a prova dos 100 metros.
O mesmo acontece na natação: a prova mais importante é 50 metros livres.
E no boxe? Quem aguenta ver dois estrategistas se estudando por 12 rounds?

Abraços a todos!!!