O Tênis de mesa atual.

Eu tambem sempre acreditei que o TM chines seria superior ao de qualquer pais, independente de quais mudancas fizessem. Afinal de contas eh o pais com maior quantidade, qualidade e, provavelmente, seriedade em tudo que se refere a TM. O Ma Lin, por exemplo, treinou por muito mais tempo com a bola de 40mm que qualquer outro jogador, pois ja sabia que nao iria a Sidnei. O resultado eh que ganhou a primeira competicao com a nova bola. E agora entao, com sets de 11 pts, so da ele. Mas vou exemplificar uma situacao de um set de 21 pontos que fez justica ao melhor. No mundial de 1997, em Manchester, todo mundo sabe que o Waldner foi campeao invicto em sets. Mas na semifinal contra o Yan Sen ele comecou mal, e o chines chegou a abrir 11 x 3, se nao me engano. Mas eis entao que JO mostrou quem eh o dono da cocada preta e virou o placar. Se tivessemos sets de 11 pts naquela epoca, Waldner ja nao estaria mais invicto. Se Primorac, Gatien e Samsonov nao conseguiram, nao seria um Yan Sen da vida que colocaria agua no chopp do melhor do mundo, nao eh mesmo?
A proposito, me permitam colocar minha opiniao de maneira clara: NAO sou contra os sets de 11 pts. Apenas defendo os sets de 21 pts, pois eh so o que conheco pessoalmente. Como ja escrevi antes, nunca joguei sets de 11 pts oficialmente, sendo assim, nao tenho como dizer se eh melhor ou pior. P/ se assistir ate acho que eh melhor, pois saem mais winners por sets que anteriormente, o que eh mais atrativo.

Inclusive, ainda sobre o set de 11 pontos, minha opinião se refere à dinâmica de jogo e técnica individual

Não levo em conta minha situação, pois sempre em td q faço (inclusive no TM) sou muito estrategista

Por isso o set de 21 pontos é bem menos difícil pra mim, enquanto os sets de 11 pontos são, sinceramente, uma tortura pra jogar

Penso tb q sets mais curtos, apesar de terminarem em menos tempo, cansam mais fisica e mentalmente

Fisicamente pq td ponto é decisivo, e é preciso jogar o máximo q puder

Mentalmente por causa da pressão e ansiedade vividas a cada ponto

na minha opinião todas as mudanças foram benéficas, tanto a bolinha, que com 40mm facilitou o controle, proporcionando mais rallys, que é o que todos querem, jogadores e público.

Sets com 11 pontos tb vieram pra melhor, afinal deu mais equilíbrio e dinâmica aos jogos. Cansei de ver jogadores que no sistema de 21 pts “brincavam” com o adversário pra só jogar no final, um desrespeito com o esporte.

Quanto ao serviço, tb foi proveitoso, afinal “bola na mesa é jogo jogado”, que é o que todos querem ver.

Eu , quando comecei a jogar, já era o sistema de 11 pontos,mas sinceramente, preferia 21 pontos. Pois com 21, da pra se ter maior confiança e sair mais nas bolas. Acho que 21 pontos favorece rallys, e em vez de 40mm acho que deveria ser 42mm

Eu , quando comecei a jogar, já era o sistema de 11 pontos,mas sinceramente, preferia 21 pontos. Pois com 21, da pra se ter maior confiança e sair mais nas bolas. Acho que 21 pontos favorece rallys, e em vez de 40mm acho que deveria ser 42mm.
Por isso eu só apoio a mudança do tamanho da bolinha,mas eu acho que de 21 pontos , poderia ir pra uns 15. Mas eu considero 11 pontos pouca coisa.

axo q 40mm ta mais q bom n precisaria aumentar novamente
e eu gostava mais de jogar no sistema 21 pontos
mas para assistir com certeza eh melhor os 11 pontos.

Lógico…

40mm já tá de bom tamanho…
Se aumentarem vai começar a fika uma m… o Tênis de Mesa…
:roll: :roll: :roll:

Eu gosto do jeito que tá. Se melhorar, piora.
Saque sem ser escondido é bem melhor, e a bola 40mm ainda permite jogo rápido e pesado utilizando o material com as especificações da ITTF.

Se aumentasse mais, (eu já joguei com bolinha 44mm e fica um cocô) o jogo ficaria um frescobol! Seria necessária uma Bryce 3.0 pra fazer a gorodona se mexer na mesma velocidade numa Primorac Carbon com 6 folhas de carbono! (Um pouco exagerado).

Além disso, a bolinha 44 tem um barulho de bola quebrada. MEsmo inteira ela tem um barulho de que tá rachada.

Dicas mais ou menos úteis pra fundamento:

http://www.fcatm1.hpgvip.ig.com.br/manualt.htm