O Sucesso, segundo Bernardinho

Recentemente o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, deu uma palestra na embaixada do Brasil em Tokyo. Uma revista fez uma reportagem sobre tal palestra e vou destacar alguns pontos interessantes. Segundo Bernardinho…

[b]“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.”

“A vida nem sempre é feita de sucessos. Nosso compromisso não é ganhar, é continuar fazendo.”

“A gente não tem como impedir que o adversário jogue. Ele vai entrar em quadra e lançar a bola. Então, não nos resta outra opção senão jogar também. A diferença, nos dias de hoje em que o mercado é mais concorrido, está em gerar insegurança na concorrência. Como? Temos que mostrar que estamos mais bem preparados.”

“Jamais podemos nos acomodar. Caso isso aconteça, o líder deve cumprir seu papel de provedor de desconforto: Está bom, mas pode melhorar.”[/b]

E p/ finalizar, algumas recomendações gerais visando o sucesso:

[b]"- Não podemos nos comparar aos outros, cada um tem seu potencial;

  • Planeje e tenha muita disciplina;
  • Não se acomode, o sucesso do passado não garante o êxito futuro;
  • Assuma as responsabilidades;
  • Faça tudo que for possível e até o impossível para alcançar suas metas. Arrependimento é o pior dos sentimentos."[/b]

fonte: revista Alternativa

bom, muito bom

Vlw Nakata muito bom msm esse post vo tirar muitas lições dele vo até anotar num numa folha pra sempre fika lembrando dessas dicas, na minha opinião Bernardo Resende é o melhor técnico disparado comparando todos os esportes no mundo todo.

Num comercial da televisão sobre os jogos panamericanos o giba falo uma frase que eu eu acho que todo mundo que defende um clube uma cidade um cachorro o que for deve ter como exemplo.

“Farei tudo que for preciso para subir a nossa bandeira ao ponto mais alto do pódio, se for preciso eu até suo sangue.”

Não foi assim com todas as letras mas foi nesse sentido, se alguém lembrar com todas as letras postem por favor.

Abraços,
Alexandre

Essas frases tem no livro dele, lá ele conta uma parte de sua trajetória, inclusive na seleção feminina, conta um pouco dos esforços que teve que realizar e dos planejamentos que fazia pra alcançar o sucesso.

“A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação.”

Eu vejo este ítem de uma maneira um pouco diferente. Exercitando a vontade de treinar, preparamos a nossa vontade de vencer.

Vontade é uma qualidade psicológica que pode e deve treinada.

Bom dia pessoal.
Eu sei que este tópico já é antigo, mas eu vi uma referência dele em outro e ao lê-lo, achei que poderia dar uma informação legal para vcs.
Tudo isto que está sendo dito aí está no livro “Transformando Suor em Ouro” do Bernardinho. E como o livro não é muito caro e é muito bom, achei que seria interessante indicá-lo para quem gostou. Já li e já dei de presente, vale a pena viu!!!
Quando eu ganhei, há 8 meses atrás, estava custando 25 reais. Depois dei de presente em maio e ainda estava por volta disso. Mas para quem compra pela Internet, estava por volta de 20 reais, agora deve estar em ainda menos.
Espero ter ajudado e que isto não tenha sido muito óbvio hehehehhe.
Abraços!!!

Eu li o livro todo e minha conclusão foi a seguinte:
A dica do Bernardinho é treinar até a exaustão. Realmente é como o título diz: transformando suor em ouro.
É um livro bom, mas eu esperava mais. Algo mais filosófico, com dicas. Por exemplo, tem gente que treina muito e apesar de bons não são os melhores. Então o Bernardinho tinha de dar dicas sobre o que é um treinamento correto (não estou falando de técnicas e táticas de volei, mas da filosofia dele).

[quote=“jadsonalmeida”:aqjpade3]Eu li o livro todo e minha conclusão foi a seguinte:
A dica do Bernardinho é treinar até a exaustão. Realmente é como o título diz: transformando suor em ouro.
É um livro bom, mas eu esperava mais. Algo mais filosófico, com dicas. Por exemplo, tem gente que treina muito e apesar de bons não são os melhores. Então o Bernardinho tinha de dar dicas sobre o que é um treinamento correto (não estou falando de técnicas e táticas de volei, mas da filosofia dele).[/quote]

Mais filosófico? O livro é cheio de frases de efeito hehehehe

Eu acho que a Filosofia dele é bem clara…
Muito esforço e qualidade no treino pra ter bom resultado.

Ele deve enfatizar o treino como algo muito importante, dizendo que os adversários também estão buscando a melhor preparação e que o time brasileiro tem que se diferenciar sempre com algo a mais, com um treino a mais.

O Nuno Cobra é mais Zen que o Bernardinho. Comprei o livro dele, mas ainda nem li. Tem muitas coisas que ele fala que parece viagem, mas funcionam, hehe

Olha uns artigos dele: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra_artigos.htm

Pelo pouco que li a filosofia do Nuno Cobra é:

  1. Durmir cedo e bem (Se é atleta pode e deve durmir mais)
  2. Se alimentar bem.
  3. Só depois de 1 e 2 é que vem os exercícios físicos.

Nuno Cobra é um excelente consultor pessoal muito bem conceituado, também recomendo a leitura, aliás, Nuno Cobra é já foi consultor de personalidades como Ayrton Senna, Alexandre Barros e até mesmo o Hugo Hoyama.

Divertida crônica do jornalista Artur Salles Lisboa de Oliveira.

“Bernardinho telefona para Federer…”

"- Bom dia, Roger, então, recebi sua ligação, mas não pude atendê-lo porque estava no treino e só voltei agora às duas horas da madrugada. Em que posso ajudá-lo?

  • Bernardo, li seu livro ‘Transformando suor em ouro’ e uma dúvida surgiu em minha mente: será que é possível transformar talento em ouro?
  • Roger, eu devo dizer que particularmente prefiro trabalhar com um esforçado a um talentoso, mas podemos tentar. Fale-me do que te angustia…
  • Bom, devo dizer que venci tudo entre 2004 e 2007 e estou há quase cinco anos como primeiro do mundo, mas de repente surgiu um espanhol que está me vencendo em todos os pisos. Ando sem confiança e desmotivado. Quero voltar a vencer…
  • Então aprenda que uma vitória representa muito pouco; sempre que vencer algo, pense nas próximas conquistas que poderão vir. Comemore cinco minutos e vá ao trabalho.
  • Mas, Bernardo, então depois de vencer um grand slam eu só poderei comemorar cinco minutos? Nem de um bom jantar com minha namorada poderei desfrutar?
  • Um jantar rápido, de preferência, bem balanceado, que não interfira no cronograma de trabalho que estabelecerei para você.
  • E como será esse cronograma?
  • Bom, trabalho, trabalho e trabalho. Verei a possibilidade de realizarmos exercícios físicos nos aeroportos durante as escalas de vôos e já estou encomendando pela Amazon.com todos os vídeos dos jogos de Rafael Nadal para analisarmos em slowmotion todos os lances.
  • Todos os lances? E quanto tempo isso vai levar?
  • Não há problema. Intercalamos as análises dos vídeos com os treinamentos em quadra, na academia e com as consultas com o nutricionista, fisiologista e terapeuta.
  • Terapeuta?
  • Sim, temos que nos aprofundar em suas questões de foro íntimo para descobrirmos o que está te fragilizando durante os jogos.
  • Foro íntimo? Mas, isso não é invasão de privacidade?
  • Acostume-se. Eu estarei presente em todos os seus sonhos, ou melhor, em seus pesadelos. Provocarei você, além dos seus limites, para que você esteja sempre motivado para vencer. Na verdade, em duas semanas você desaprenderá a saborear o gostinho das vitórias e se preocupará em continuar vencendo sempre.
  • Bom, parece interessante, mas seus métodos parecem radicais…
  • Radicais? Você ainda não viu nada. Inclusive, estamos perdendo muito tempo nesse telefonema. Que tal você correr durante uma hora e meia numa velocidade de 3,5 m/s controlando seus batimentos cardíacos e sua pressão arterial? Depois disso, faça trabalho de musculação em academia. Amanhã já estarei aí e daremos continuidade aos trabalhos.
  • Amanhã? Mas, eu perdi em Toronto na primeira rodada para poder viajar antes para Nova York para visitar com minha namorada umas lojas em Manhatan.
  • Lojas? Compras? Vida pessoal? Esqueça. Quando você se aposentar terá tempo de sobra para essas coisas…
  • Aposentar? Essa palavra não soa tão mal assim nesse momento…
  • Decida-se, Roger. Entre a Liga Mundial, as Olímpiadas e as centenas de palestras que ministro pelo mundo tenho pouco tempo para você.
  • Hã? Bom, talvez seja melhor deixar as coisas como estão… Ser vice-campeão de grand slams não é tão ruim assim.
  • Argh. Vice? Jamais. Bom, tenho que desligar. Acordo às seis amanhã para treinar com a seleção brasileira…"

Nakata, Bernardinho é louco mesmo.
O cara treinou a equipe de volei durante uma viagem com escala, no predio do aeroporto. rsrsrs ele falou que como a viagem era longa a equipe nao podia ficar parada. hehehehe
loucura, loucura, loucura!

No que me toca, o Bernardinho tá corretíssimo. E pelo que se vê, a filosofia dele (treino e preparação acima de tudo) é muito próxima (se não for idêntica) à filosofia chinesa. Os resultados falam por si.

Mitidieri disse:
“No que me toca, o Bernardinho tá corretíssimo. E pelo que se vê, a filosofia dele (treino e preparação acima de tudo) é muito próxima (se não for idêntica) à filosofia chinesa. Os resultados falam por si.”

Já pensaram em convocar (convidar só não deve adiantar) o Bernardo para treinar uma equipe do resto do mundo para bater os chineses? De repente dá pra batê-los né? kkkk

Ver o Bernardo quieto em uma cadeira ao lado de uma área de jogo de TM? Seria impossível não acham? Já imaginaram sua reação no momento que o Ryu errar aquele Smash ao tentar fechar o ponto? Não queria ser ele, kkkkk

Brincadeiras a parte o cara (Bernardo) é sem dúvida um dos maiores técnicos esportivos da atualidade.

Que os resultados do Bernardinho falam por si, isso eu já sei.
Mas que sua filosofia de treinamento chega ao limiar da loucura, ahhh isso chega. :wink:

Betinhoita, Bernardinho é o Cap Nascimento da vida real. rsrsrsrsrs

Fico imaginando ele treinando o Tênis de Mesa:

  • “Vocês é um moleque zero um, um fanfarrão!”,
  • “Tem de honrar essa farda verde e amarela!”
  • “Máquina de Fotografar, mesatenista? a gente veio pra Pequim para jogar e não passear!” :lol: :lol: :lol:

Imagino o que não deva estar passando pela cabeça dele, após esse fracasso na Liga Mundial… ::diabinho::

Vai continuar treinando mesmo debaixo das críticas, quem é do esporte sabe que perder faz parte. Só aqui no Brasil depois de uma derrota entra-se em crise , fala-se em demitir técnico etc , coisa de futebol!! nâo de volei , nem de Bernardinho…

Vice campeonato não é exatamente um fracasso.

Vice campeonato não é exatamente um fracasso.[/quote]
O Brasil ficou em 4º lugar…
Mas… na cabeça de Bernardinho, acredito que nada que não seja o ponto mais alto do pódio, pode ser considerado um fracasso…