O Sucesso, segundo Bernardinho

O mundo vai acabar em breve. Federer perdeu Wimbledon, Dercy Gonçalves morreu e agora a seleção do Bernardinho não subiu no pódio…

Não é à toa que o título do livro dele é:

Transformando suor em OURO. :smiley:

acabar em breve? Federer não ganhou um master series esse ano, não ganhou aopen, nem wimbledon e não deu trabalho em RG. Perdeu na 1ª rodada em Toronto, esse ano já era…

O volei ter perdido me preocupa um pouco, ainda mais por 3x0 pros eua… Mas ainda acho o Brasil favorito p/ Olimpíadas.

Ooops, claro…

A única vantagem desse “acidente” agora na Liga é que o Bernardinho e staff estudarão à exaustão a equipe americana e sua evolução meteórica ! E agora ele não precisará ser o “provedor do desconforto”, o desconforto já está instalado, eh eh eh !!!
Agora, me corrijam se eu estiver errado: não sentimos a falta de um certo levantador super-versátil e que faria uma puta diferença nessas situações-limite ???

Sabe que eu achei estranho este assunto não aparecer na mídia ainda?
Mas na minha opinião, a resposta é NÃO!!!
Se tem uma coisa que o Bernardinho faz de forma brilhante, é não deixar se destacar uma estrela. Obviamente, sempre tem os caras que chamam a responsabilidade e fazem a diferença (Giba, por exemplo), mas é sempre o conjunto que proporciona isso. Portanto, eu não acredito que estas derrotas (fracasso jamais) se devam a falta do Ricardinho, pq o time TODO esteve meio apático, exceto em alguns momentos.
Tenho certeza que em monte de gente agora vai começar a falar que o Bernardinho estava errado naquele episódio. Vcs lembram da (não) convocação do Romário na Copa de 2002? Foi mais ou menos isso. O povo caiu em cima do Felipão assim que os primeiros resultados negativos apareceram. Resultado: Brasil penta campeão mundial.
Resumindo, estou torcendo muito pela seleção e fiquei muito triste com estas duas derrotas. Mas se a vitória tb não vier nas Olimpíadas, não será isso que mudará a imagem de vencedores que tenho daquela equipe.
O que não podemos fazer é esquecer que quem está do outro lado da rede tem todos os méritos. Os EUA venceram a Sérvia e foram campeões e sua evolução foi gradual, e não meteórica. Eles já vinham melhorando nas ligas passadas, no Pan 2007 deram trabalho para o Brasil e este ano, campeões mundiais. Parabéns para eles, mereceram.
Abraços!!!

Sabe que eu achei estranho este assunto não aparecer na mídia ainda?
Mas na minha opinião, a resposta é NÃO!!!
Se tem uma coisa que o Bernardinho faz de forma brilhante, é não deixar se destacar uma estrela. Obviamente, sempre tem os caras que chamam a responsabilidade e fazem a diferença (Giba, por exemplo), mas é sempre o conjunto que proporciona isso. Portanto, eu não acredito que estas derrotas (fracasso jamais) se devam a falta do Ricardinho, pq o time TODO esteve meio apático, exceto em alguns momentos.
Tenho certeza que em monte de gente agora vai começar a falar que o Bernardinho estava errado naquele episódio. Vcs lembram da (não) convocação do Romário na Copa de 2002? Foi mais ou menos isso. O povo caiu em cima do Felipão assim que os primeiros resultados negativos apareceram. Resultado: Brasil penta campeão mundial.
Resumindo, estou torcendo muito pela seleção e fiquei muito triste com estas duas derrotas. Mas se a vitória tb não vier nas Olimpíadas, não será isso que mudará a imagem de vencedores que tenho daquela equipe.
O que não podemos fazer é esquecer que quem está do outro lado da rede tem todos os méritos. Os EUA venceram a Sérvia e foram campeões e sua evolução foi gradual, e não meteórica. Eles já vinham melhorando nas ligas passadas, no Pan 2007 deram trabalho para o Brasil e este ano, campeões mundiais. Parabéns para eles, mereceram.
Abraços!!![/quote]

Alcir, é verdade, a evolução dos caras foi gradual !!! Meteórica foi essa queda brusca p/ fora do pódio (nossa) ! É que me irrita um pouco esse endeusamento de uma certa pessoa, como se ele não tivesse usufruido de toda uma conjuntura !!! A imagem permanece: será sempre um time campeão, não tenha dúvida !!! Como equipe e não apenas como fruto do trabalho individual (do manager). Ele tem os seus méritos, claro q tem, não quero tocar num assunto polêmico, numa vaca sagrada, ele é uma unanimidade, td bem !!!

augustocezar:
Realmente é um grande choque para uma equipe com a reputação da nossa seleção de volêi o fato de, de repente, se encontrar fora do pódio. Isso sim foi bem brusco e vc tem razão.
Eu tb odeio quando as pessoas idealizam uma pessoa como o salvador, o herói e etc, principalmente quando se fala em esportes coletivos. Vc tb tem razão quando fala sobre isso. Isso é muito nocivo, tanto que quem é inteligente procura evitar essas coisas, que é o caso do próprio Bernardinho, do Caio Júnior (ex-técnico do Palmeiras e atual Flamengo) e do Felipão no futebol entre alguns outros.
Talvez eu não tenha entendido direito o que vc quis dizer no final, mas acho que vc quis dizer que tem algumas restrições ao Bernardinho, certo? Cara, não se preocupe, ninguém é vaca sagrada não (aliás, esse termo foi ótimo, vou acrescentar no meu vocabulário, valeu hahahahahahah). Todo mundo tem direito a ter suas opiniões, concordando ou não com a maioria. Eu tb encontro alguns aspectos que considero defeitos, mesmo tendo uma enorme admiração pelo cara.
Abraço!!!

Essas derrotas foram até “boas” no sentido de evitar um relaxamento, um oba oba entre os jogadores. A pressão continua grande p/ vencer mas pelo menos todos sem exceção estão mais cientes do que nunca que a medalha de ouro não virá fácil.

imagino como seria o Bernadinho se fosse tecnico de tenis de mesa.xP

Muita gente fica imaginando o cara só berrando e dizendo cobras e lagartos para os atletas. Mas se vc for reparar, ele é mais nervoso durante os pontos do que no contato com os atletas. Durante o tempo, mesmo atrás no placar, ele é enérgico, mas educado na medida do possível (não ofende os atletas), bem diferente dos técnicos de futebol por exemplo. Isso basicamente é diferença cultural tb, pois muitos dos jogadores e técnicos (que na maioria dos casos são ex-jogadores) de futebol nem completaram o ensino médio, o que é bem diferente em esportes como o vôlei, onde a maioria tem ensino superior completo. Não quero dizer que ter ensino superior completo faz ninguém ser melhor que ninguém, mas há sim uma certa diferença neste tipo de contato social.
Mas voltando à postura do Bernardinho nas orientações, geralmente quando o mostram durante o tempo ele está dando informações técnicas mesmo (gritando, mas é o jeito dele), poucas vezes vc vê o cara dando esporro, o que aconteceu neste domingo, ainda que poucas vezes. Na verdade é meio que uma burrice um técnico “apedrejar” seu(s) atleta(s) durante o tempo, a não ser que seja uma estratégia muito bem pensada para motivá-lo. No mais, é tão pouco tempo que é muito ingênuo gastá-lo com este tipo de coisa a não ser que seja muito necessário.
Abraços!!!

Alcir.

Vamos torcer agora pra gente dar o troco nas Olimpíadas !!!

Abraço !!!

augustocezar:

Estamos na torcida sim!!! Só não sei se eu vou assistir aos jogos, pq como pobre mortal trabalhador, eventos durante a madrugada não podem contar comigo hahahahahah.
Mas como eu chego da faculdade por volta da meia noite, talvez dê para assistir alguma coisa neste horário. E de sexta (mesmo tendo aula aos sábados) e sábado vou virar a noite, se conseguir hahahahahahah.
Abraços!!!