Olha esse texto. traduzido (adaptado) do site:
http://www.usatt.org/magazine/05july-aug/secrets_chinese_tt.shtml
O segredo dos Chineses
…e o que o resto do mundo precisa saber para detê-los
Por Larry Hodges e Cheng Yinghua
No ultimo mundial os chineses ganharam todos os 5 titulos: individual e duplas masculina e feminino e duplas mistas. Com excessão das duplas masculinas, nas outras finais só haviam chineses. No entanto, alguns pontos fracos dos chineses foram apresentados, especialmente no lado masculino.
Michael Maze da Dinamarca após perder 3 sets e estar perdendo de 7x3 no querto set contra Hao Shuai, virou e venceu o jogo. Antes, ele já tinha ganho facilmente por 4x0 do Wang Hao. O tcheco Petr Korbel vencia o Ma Lin por 7x3 no sétimo set, mas acabou perdendo por 11x9. Wang Liqin venceu o Lin Ching de Hong Kong num duelo de 7 sets. Moon Hyun Jung da Coréia derrotou Wang Nam que havia vencido os ultimos 3 mundiais.
Porém, o que se viu foi uma demonstração total da supremacia chinesa.
Então, qual o segredo dos chineses? e o que o resto do mundo pode fazer para enfrentá-los?
A Seleção Chinesa
A Seleção chinesa é a melhor preparada de todo o mundo. O principal centro de treinamento fica em Beijing. A equipe é composta de 96 jogadores. 24 homens, 24 mulheres, 24 garotos e 24 garotas.
Os jogadores são testados muito cedo, geralmente viajando para disputar torneios na europa ou em outros paises, para ver como eles se comportam internacionalmente. Assim os chineses jugam se o jogador tem potencial para se tornar uma estrela.
A enorme vantagem dos chineses vem da sua disponibilidade de atletas. Se um jogador da Seleção não está treinando duro, ou não está tendo um bom desempenho internacional, ou tem falhas que impedem seu desenvolvimento, existe sempre outro jogador de grande potencial “com fome de bola”, esperando a sua vez na Seleção.
Convocação da Seleção Chinesa
Em muitos paises a Seleção é escolhida através de seletivas. Essa pode ser a maneira mais justa de escolher uma equipe, mas não é a melhor maneira de desenvolver uma equipe forte. Segundo Cheng, em muitos paises, 90% do financiamento dos treinos e da equipe vem de jogadores que não têm nenhuma possibilidade de ganhar medalhas.
Este é o principal problemas das seletivas. Contudo os jogadores que disputam as seletivas geralmente não são aqueles que têm potencial para ganhar medalhas. O grande problema é o financeiro. Muitos jogadores não tem bancar seus treinamentos e viagens.
A seletiva é a maneira mais justa de se escolher uma equipe? sim.
É a melhor material de escolher uma equipe com potencial para ganhar medalhas? provavelmente não.
A menos que o jogador seja um top player, os chineses não convocam ninguém com mais de 22 anos.
Uma opção é ter uma seleção de jovens com menos de 22 anos que treine junto com a seleção principal. E muitos paises isso já existe. Mas o foco deveria ser o treinamento desses jogadores, junto com os mais experientes, afim de desafiar os melhores jogadores do mundo.
O Treinamento
O Treinamento chinês é longo e pesado. Geralmente treinam 7 horas por dia, com treinos na mesa e treinos físicos fora da mesa. De manhã, normalmente fazem treinos físicos e treinamento de saques. Eles treinam 6 dias por semana, pela manhã e pela tarde. O treinamento inclui a prática regular com um parceiro e o lançamento de bolas com o treinador. Alguns jogadores fazem treinos extras com partidas a noite ou nos dias em que não há treinamento da equipe. Os jogadores da Seleção tem 12 dias de férias por ano. Também descansam nos dias depois dos torneios, que geralmente são os dias da viagem de volta.
Eles priorizam os treinos de novembro a abril, e treinamentos antes das principais competições que ocorram durante o ano. Quando Cheng era da Seleção Chinesa, isso era melhor defenido. Mas agora com vários torneios da ITTF e Ligas, há mais competições durante o ano todo.
Galera postem seus comentários… o texto é enorme, se vcs estiverem gostando eu continuo a tradução do resto do texto.