O que vocês fazem quando não identificam o efeito do saque?

EXATAMENTE!!! :lol:

Se a bola estiver curta, eu cozinho ela. Se estiver longa, meto um driver nela que tudo se ajeita. Se der errado, eu sento e choro.

Verdade, mas se vc demora muito pra encostar na bola a dificuldade pra manter a bola curta cresce MUITO. Depois de um certo ponto isso se torna inviavel.[/quote]

E manter a devolução curta e muito pesada, qdo não se pode atacar logo na segunda bola, é vital no alto nível ! É uma questão de sobrevivência, eh eh eh !!!

E se comemos muito saque, fica difícil equilibrar o jogo e partir para a vitória contra um atleta mais TOP.
Daí a importância de treinar-se à exaustão a identificação do tipo de spin/efeito empregado, logo de cara !
Com sets de 11 pontos, é tudo muito dinâmico e rápido ! Não há segunda chance !
Abraço !!! :lol:

Acredito que nesse caso o ideal é “empurrar” a bola, mas sabendo o que está fazendo. Pra quem é caneteiro entende que dá pra devolver qualquer bola com choto. O mesmo conceito pode ser usado para outros golpes.

Existem dois conceitos que são melhor compreendidos na prática. Velocidade pode ser anulada por uma “curva” (golpe curvo) e efeito pode ser anulado por uma “reta” (golpe reto, empurrando).

Quando não se sabe ao certo o efeito a que a bola está submetido pode-se fazer um movimento “reto” para devolvê-la, sem quebrar pulso. Não é uma devolução muito boa, mas é melhor do que perder o ponto jogando a bola na rede ou pra fora.

É claro que é uma técnica melhor aplicada para bolas curtas e pode ter variações quanto à inclinação da raquete. Sabendo se a bola vem mais “rasa” (com efeito backspin) ou mais rápida (com efeito top spin) pode-se variar essa inclinação. Geralmente, a devolução é “seca” (sem feito) como num stop (“deixadinha”)

tipo
oq me flaram aqui
dexa a bola cair um poco(assim da tempo de perder um poco de efeito )
dae da aquele sspinzinhu pra bola passar só
nem força num faz

mais eu qndpo esquecço disso
ou por pura ´reguia de sair do chao de dar esse spinzinhu
escvolho um jeito de devolver
e mando bala
as vezes da certo e as vezes a bola vai pra mesa do lado
e as vezes cai q nem pedra na rede

mais no momento num to fazenmu nada mais…minah assinatura diz td :evil: :evil: :evil:
um dia eu mato o prefeito de taubaté aquele gordo
sedentario e tira alegria nossa =’[

Nossa ninguem vai de driver? =O
eu nem penso 2x para ir de driver, e se a bola veio curto eu vou de slice com efeito na diagonal para cima ( evita dela subir muito se o efeito veio para baixo)

Como eu ainda sou LOW-LEVEL no TM, se eu recebo um saque com efeito e consigo por ele do outro lado da mesa já me dou por satisfeito. Ainda não tenho domínio disso.

Tem hora que dá vontade de chorar vendo aquelas bolinhas vindo até devagar na sua direção e de repente, quando tocam sua raquete deus me livre sai pra tudo que é lado.

Mas a maioria dos saques com efeito que eu recebo caem na mesa, do meu lado claro heheh :roll:

bem depende, se a bola vim com muito efeito eu tento devolver um efeito reverso, meu filho se a bola vim com ou sem efeito muito longa eh pooorradda nela rapida forte e colocada para o adiversario se surpreender heheheh :


Rakete: DHS ( confortavel )
Borrachas:Sliver e hammond ( teste teste ) :smiley:

também sou adepto ao fecho os olhos e meto a raquete.
isso é bom em jogo de dupla.

tambem acho, dou um drivazo pelo menos a violencia pode intimidar o adverdasrio :wink:

[quote=“Lestat”:14w00fdw]Nossa ninguem vai de driver? =O
eu nem penso 2x para ir de driver, e se a bola veio curto eu vou de slice com efeito na diagonal para cima ( evita dela subir muito se o efeito veio para baixo)[/quote]

olá

Drive : Golpe ofensivo usado para a disputa ou finalização do ponto, onde a bola é golpeada com a raquete em um ângulo fechado, executado mais próximo ou mais afastado da mesa. (Cordialmente cedido pela CBTM).

Drive e não driver

Na recepção: Tento ler pela trajetória.

Em trocas (em relação a quantidade pq em trocas vc tem q saber qual efeito tá vindo pelo menos) uso essas alternativas:

  1. Cautela passando a bola ou
  2. Tento evitar entrar lateralmente na bola ou
  3. Tento não ir c/ a mão mole (dando um tranco no último instante)
  4. Drive 65% da força.

Tendo devolver na direção diretamente oposta à seguida pela raquete do adversário no momento do contato com a bolinha.
É preciso muita percepção para isso, e isso só se obtém com muitos anos de experiência. Isso porque muitos jogadores simulam um efeito e entram com outro, melando sua recepção.
Admiro os tops do meu estado que “saem” em quase todas as recepções de saque, pois tento aprender isso a cada dia … rs

Cuidado ao dizer slice c/ efeito p/ cima.

Sports
d. A stroke, as in tennis, in which the ball is struck with a downward motion with the open face of the racket in order to impart backspin.

www.thefreedictionary.com

[quote=“isaovet”:kx6kabkl][quote=“Lestat”:kx6kabkl]Nossa ninguem vai de driver? =O
eu nem penso 2x para ir de driver, e se a bola veio curto eu vou de slice com efeito na diagonal para cima ( evita dela subir muito se o efeito veio para baixo)[/quote]

olá

Drive : Golpe ofensivo usado para a disputa ou finalização do ponto, onde a bola é golpeada com a raquete em um ângulo fechado, executado mais próximo ou mais afastado da mesa. (Cordialmente cedido pela CBTM).

Drive e não driver[/quote]

Meu, Driver e drive são duas coisas diferentes http://en.wikipedia.org/wiki/Table_tennis_styles
Driver é contra ataque de drive, e normalmente só caneteiros utilizam

The penhold advantage of a small crossover is fully utilised in this style. Staying close to the table, counter drivers block and drive the opponent's topspins back across the table at speed, trying to force them out of position or look for the opportunistic forehand kill. Counter drivers usually have a safe forehand loop as well, in case the opponent is a chopper and doesn't give topspins or easy kills readily.

Cuidado ao dizer slice c/ efeito p/ cima.

Sports
d. A stroke, as in tennis, in which the ball is struck with a downward motion with the open face of the racket in order to impart backspin.

www.thefreedictionary.com[/quote]
Eu aprendi que Slice eh um movimento que você faz como se fosse cortar a bola, no sentido de retornar a bola próximo a rede, não necessariamente precisa ser efeito para baixo como está descrito.
Então como defino meu movimento de frente para trás puxando para esquerda?

[quote=“Lestat”:m10e96ba]Nossa ninguem vai de driver? =O
eu nem penso 2x para ir de driver[/quote]

[quote=“Lestat”:m10e96ba]
Meu, Driver e drive são duas coisas diferentes http://en.wikipedia.org/wiki/Table_tennis_styles
Driver é contra ataque de drive, e normalmente só caneteiros utilizam

The penhold advantage of a small crossover is fully utilised in this style. Staying close to the table, counter drivers block and drive the opponent's topspins back across the table at speed, trying to force them out of position or look for the opportunistic forehand kill. Counter drivers usually have a safe forehand loop as well, in case the opponent is a chopper and doesn't give topspins or easy kills readily.
[/quote] olá

como vc mesmo disse, drive e counter driver não são a mesma coisa , o q vc deveria ter dito é: nossa ninguém vai de drive?

não acho q counter driver seja principalmente de caneta, o Waldner, se não estou enganado utilizava este recurso como ninguem. Corrijam-me se estou errado… :?

olá

como vc mesmo disse, drive e counter driver não são a mesma coisa , o q vc deveria ter dito é: nossa ninguém vai de drive?

não acho q counter driver seja principalmente de caneta, o Waldner, se não estou enganado utilizava este recurso como ninguem. Corrijam-me se estou errado… :?

Meu eu te disse que DRIVER é diferente de DRIVE,
eu não errei, eu vou de DRIVER mesmo, drive é o golpe, driver é o estilo do uso desse golpe, ou seja Driver é vc aproximar-se da mesa e dar um drive curto na hora que a bola kika na mesa, tipow, nao deixar ela pular muito para nao confundir com efeito inesperado,
Normalmente depois de perceber o stilo “driver” o oponente pode ir de “estilo” counter driver, que nada mais é do que dois “paredões”, no site fala que em jogos femininos é muito comum isso.
Waldner é mestre no top spin estilo all round atacker
O mestre no estilo driver é o Chiang Peng-Lung…

É uma questão de inglês. Driver seria “driveiro”, e não o nome do golpe. Counter drive é o drive de contra ataque, counter driver é o jogador (ou o estilo do jogador) que utiliza muito esse golpe.
Senão looper seria um golpe, assim como chopper. Mas os golpes são loop e chop.
Então driver não é um golpe.

Concordo plenamente com o MTN. Acho que o Lestat fez uma pequena confusão com o texto em inglês que ele mesmo postou. A parte onde se lê counter drivers block… no texto obviamente está se referindo aos jogadores e block é o verbo bloquear em inglês.
Outra frase onde fica claro o sujeito counter drivers: Counter drivers usually have a safe forehand loop…
Minha sugestão: estude mais inglês ou não seja tão teimoso. Ou melhor ainda, ambas as opções simultaneamente.