Treinar mais ainda? Mudar as regras adianta? Diminuir a participação dos chineses à dois por categoria? Treinar na China? Não sabemos ler o jogo do adversário? Dêem as suas opiniôes. Eu acho que tudo isso e muito mais. Uma opção seria clonar o Waldner!!rrsrsrs
É caro amigo, seria uma boa idéia !!! Mas um bom início seria tentar compreender o “plus” que eles conseguem nos treinos e nos jogos. Será mais dedicação ou realmente talento???
Por enquanto acho que seria interessante clonar o Waldner, dar o elixir da juventude pro Person… vai lá saber! E dar pó de guaraná para o Ryu !!!hahahahaha :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Abs
Carlos
Esta é uma questão que não pode ser respondida no mundo real, apenas no campo das hipóteses.
Treinar mais? Não adianta treinar se a matéria prima não é excelente.
Mudar as regras? Já mudaram mais de uma vez e não adiantou nada.
Limitar apenas 2 chineses por torneio? Esses dois seriam ouro e prata.
Treinar na China? Já respondido acima.
A única opção real que existe, na minha opinião, é a sabotagem. Se alguém batizar a água que os chineses bebem durante os jogos, pode ser que os não-chineses consigam superá-los.
nao vejo como chegar no nivel chines em um futuro proximo.
pra mim o grande problema é o conjunto de fatores, tanto investimento, quantidade de praticantes, disciplina e modos de vida do chines. mas tudo isso leva pra enorme vantagem da china, existe uma imensa competição interna!
só de top players eles devem ter mais do que todo o resto do mundo junto. é capaz que se a mentalidade do pais fosse colocar todo mundo que eles querem no ranking mundial, nos 50 tops deveriam ter pelo menos 45 chineses.
como algum pais vai fazer um jogador tao forte quanto um zhang jiike se ninguem tem tanto jogador pra fazer o cara crescer e ter toda a experiencia possivel?
a gente só pode ser um poco mais forte que nossos adversarios e ninguem tem mais adversario de qualidade que os chineses
Eles levam tão a sério, que nas duplas no AQUECIMENTO a dupla vai junto e volta junto, só para buscar a bolinha no fundo do ginásio.
Por mais que o Sahara e mais alguns (talvez muitos) odeiem, eles continuarão dominando nossa modalidade…
“Nosso” papel é continuar nos desenvolvendo da maneira que der, buscando conhecimento técnico/científico, trabalhando profissionalmente, com recursos materiais e humanos, com maior intercâmbio e troca de experiências… Daí talvez daqui a umas gerações, surjam atletas que já terão jogado em vários continentes, que conseguirão não só assimilar jogos e estilos diferentes, mas saber impor “seu jogo” no adversário, incluindo os chineses.
Simples, não?! :lol: :lol: :lol:
Infelizmente, qdo se tem um desses elementos, falta o restante:
Qdo se tem material humano, não tem recursos (maioria Brasileira…aliás, por aqui nem temos quantidade de atletas).
Qdo se tem recursos, falta gente talentosa ou que realmente “pague o preço” pra ir num nivel tão alto. (europa?)
Qdo se tem recurso e talento, não se tem o preparo físico e daí vem zilhões de contusões (Boll é um bom exemplo, ele tá no limite, qq coisa tá contundido).
Qdo “o cara” bom se machuca, não se tem a quem substituir no mesmo nível.
Mais o mais importante de tudo isso é: Nunca perder a esperança!!!
A dura verdade HOJE é que a China pratica outra modalidade esportiva: “Chinese Table-tennis” que pro resto do mundo significa “Table-tennis Advanced” (ou upgraded ou como o narrador da ITTF adora dizer “Wonderful Fantastic Table-tennis in high level” heauheuaheuahe).
Sendo assim se Sahara quiser resolver e melhorar “a brincadeira” pro resto do mundo, que barrem os chineses de jogar.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Abração!
Concordo com o que foi dito. Mas não esqueçam do feminino , eu acho que a diferença é ainda maior que no masculino. Tirando a cagada do ano passado, quando a China perdeu , as chinesas estão mais na frente ainda.
Outra coisa é olhar prá história e tentar aprender com JOW , Persson , Gatien e até com o Schlager e o Ryu ,de “como” eles conseguiram vencer. Inclusive a Suéci foi campeã algumas vêzes em cima da China. Lógico , eram outros tempos , mas sempre dá prá gente tirar uma lição!
OBS: Notaram que APENAS o Ryu , dos citados acima , foi campeão em cima de um Chinês??
89 JOW bt Persson
91 Persson bt JOW
93 Gatien bt Saive
97 JOW bt Samsonov
2000 OLimpíada Ryu bt W. Hao
2003 Schlager bt Joo
Ah! E teve o Jow que venceu o Gatien em Barcelona 92. O TM precisa de algo novo.
Questão interessante !
Não vejo no mundo um domínio tão intenso numa modalidade como os Chineses no Tênis de Mesa.
Na China, o Tênis de Mesa é uma tradição e parte cultural.
Eu quero dizer que os chineses tem uma percepção apuradíssima e diferenciada do jogo. A antecipação deles ao que vai acontecer no jogo é fora do normal e acima da média.
Um teste interessante é o seguinte : faça um jogo treino com alguém que vc sabe que joga muito bem (de preferencia até melhor que vc). Combine com o adversário a sequência de bola quer ele vai fazer durante o jogo sem mudar durante toda a partida (Exemplo: sacar de back para back lateral direto, depois drive de preparação no back, e todas as demais bolas trocadas serão ataques destinados ao seu forehand). O que vai acontecer ? Vc vai ter dificuldade no começo e pode até perder. Mas com o tempo as possibilidades de variação estarão do seu lado, afinal vc sabe o que o adversário vai fazer. Imagine como é mais façil se posicionar sabendo o “script” ? A tendência é que com o tempo vc vá vencer o jogo com cada vez mais facilidade.
Vejam bem, não falo apenas de tática, estratégia, preparo físico. O TM é um esporte com uma repetibilidade baixíssima. Vc tem que interpretar muita coisa numa fração de segundo e reagir. Eu acho que eles jogam uma fração de segundo na frente do demais por conseguirem ler os movimentos do adversário de forma tão eficaz.
Eu não costumo ver nenhum programa de treinamento que foque nisso. E nem imagino como pode ser algo para exercitar ou avaliar isso.
Eu quero crer que o foco dos países com tradição no TM (não chineses), estão nos fatores relacionados no tópico: investimento, massificação, disciplina nos treinamentos, técnica diferenciada, etc… esse foco de hoje leva ao resultado que temos atualmente. E não vai mudar. É preciso um algo a mais.
Essa percepção de antecipação pode ser inerente ao povo, ou a pessoas específicas. Mas é algo que me intriga bastante.
Saudações a todos.
Ótima colocação!!! Bom mesmo.
É como nós brasileiros e o nosso relacionamento com o futebol.Qualquer brasileiro “normal” quando olha um moleque chutar uma bola já sabe se esse mesmo moleque “leva jeito” ou não.Está no nosso DNA!! Eu chamo isso de “ler o jogo”, algo que Waldner fazia como ninguêm.
Caros,
sinceramente nao sei de onde eu tirei esse entusiasmo pelo TM, sou chines mas cresci no RJ, estou com 43 anos e a 2 voltei praticar… deve ser que nem os brasileiros, jah nasce com uma bola no pé, os orientais já nasce com uma raquete… No dia das maes, minha esposa perguntou a minha mae, porque eu sou tão fominha com TM!!! Minha mãe logo respondeu, ele joga desde os 2 anos de idade, mesmo sem ter tamanho para alcançar a mesa, ele jah tentava dar algumas raquetadas em cima da mesa… deve ser isso… eh que nem o futebol para os brasileiros… Na china, eu assisti uma reportagem de muitos atletas e que vivem apenas para o esporte, mesmo em outras modalidades e são condicionados a isso. No Brasil acredito que em outros paises deve ser desta maneira, os atletas dependem de patrocinio e quando nao tem, precisa ter outra atividade paralela para sobreviver. Imaginem o atleta tentando se concentrar no treino, sabendo que no final do mes nao vai ter grana para pagar a conta de luz ou se comprar um material caro nao vai ter grana para fazer compras do mes… Até a pouco tempo a equipe de judo da seleção brasileira estava sem patrocinio e no atletismo tbm…
Sinceramente falta incentivo por parte do Governo e divulgação dos eventos televisionado… São poucos que sobrevivem somente do esporte.
Concordo com tudo o que foi dito. E acrescento mais uma coisa. Nao lembro onde eu li, ou vi, algum jogador chines deu entrevista falando da sua rotina, ele falou “os treinos sao duros, mas nunca precisei comprar um tenis para jogar, quando acontece da borracha estorar ou qualquer outra eventualidade, na mesma hora tem uma nova para ser utilizada”
Está aí um ponto importantissimo nessa discussao. O apoio.
Quando eu comecei a jogar, emprestei do meu técnico uma fita de um jogo entra o WL(mestre) e o Liu Ghuozeng(que fim levou esse cara?) em 2001 em um pro tour.
O Marcos Yamada era o comentarista convidado da ESPN, ele comentou que o chines em qualquer premiação em competiçao esportiva, ele é obrigado a dar ao governo 2/3(dois terços) da premiaçao, e o resto é dele.
De que jeito ele vai reclamar disso? Foi com o dinheiro que a geração passada ganhou que ele se formou um atleta de ponta, reclamar nao faz sentido.
[quote=“Mutley-BR”:suyibjdr]
A dura verdade HOJE é que a China pratica outra modalidade esportiva: “Chinese Table-tennis” que pro resto do mundo significa “Table-tennis Advanced” (ou upgraded ou como o narrador da ITTF adora dizer “Wonderful Fantastic Table-tennis in high level” heauheuaheuahe).
Sendo assim se Sahara quiser resolver e melhorar “a brincadeira” pro resto do mundo, que barrem os chineses de jogar.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Abração![/quote]
Muito boa essa parte de seu texto!
Lembrou-me q qdo se tem alguma pessoa q está muito acima das outras em uma determinada area, se diz q ela é “o’concur”. Esse é o caso do TM chines em relação ao resto do TM mundial.
Realmente é uma questão complicada esse domínio chinês no nosso esporte, mas vamos fazer uma análise dos fatos. A china desde sempre teve uma tradição grandiosa no esporte,sempre se manteve no topo do tm mundial.A pergunta é os chineses nascem programados pra jogar tm?Não!!.O que acontece é q a china possui simplesmente 60 milhões de jogadores federados!!!Ora se não me engano a população da Coréia que se mantem nas primeira posiçoes do mundial é de aprox.48milhões.Com o vasto material humano que a china possui + infraestrutura, mais apoio e DISCIPLINA fica muito fácil dominar tudo.As chances são “INFINITAS”.
Isso é fato os chineses tem mais dedicação sim, são mais determinados e por mais foda q seja o chinês ele pode ser superado sempre só basta esforço.
o grande bruce lee já dizia :“Esforço e dedicação esse é meu segredo” .O esforçado pode superar o gênio.
só depende dos outros atletas superarem os chineses!!! da mesma forma q nasceram gênios na china nasceram na suécia
e combinados com uma dedicação ímpar quebraram o Ímperio chinês quando estavam ativos
uma coisa é certa a história ta aí pra quem quiser ver um dia todo IMPÉRIO CAI
e um dia o IMPÉRIO CHINÊS ira cair pode demorar 1000 anos
kkkkkk mas vai cair
ESSA é minha humilde opnião
abraço aew galera muitos drives pra todos
kkkkkkkkkkkkkk
Enquanto nao cai!!! vamos nos esforçar e treinar muitoooooo!!!
Concordo com o Vinícius , complexo de inferioridade não ajuda.
Concordo com quase tudo o que foi dito pelos colegas, principalmente na questão do apoio e da inutilidade de mudanças de regras. Mas se vcs querem saber a minha verdadeira opinião, tamanha soberania tem um nome: Liu Guoliang.
Obviamente, a China sempre foi uma potência, mas até este cara assumir o comando, os concorrentes sempre conseguiram grandes conquistas, ainda que não tão frequentes. Se vcs repararem, este domínio total e absoluto veio depois que ele assumiu a chefia da seleção chinesa. É exatamente o que aconteceu com o nosso vôlei. Quem pesquisar mais a fundo, vai ouvir exatamente a mesma coisa: tem-se toda a estrutura de apoio que permite ao atleta desenvolvimento pleno de suas capacidades, foco no esporte como profissão rentável e acima de tudo, material humano. Temos costume (inclusive eu) de não acreditar muito nisso, mas é o mundo todo que afirma isso. E este sucesso todo tb veio com o foco do seu comandante, o Bernardinho. É claro que é injusto dizer que ele é o único responsável, inclusive pq sempre tivemos boas seleções, mas foi ao assumir seu posto que começou a grande caminhada para o topo absoluto.
Sendo assim, acredito que enquanto este trabalho continuar, nada vai mudar, pois eles têm toda a estrutura de apoio e principalmente material humano. Logo, acho que o mais próximo que se pode fazer é tentar descobrir o máximo de bom material humano que esteja escondido. É o que a Alemanha faz, popularizando o esporte e trazendo mais praticantes, pois quanto mais gente jogando, maior a probabilidade de achar alguns outros Timo Boll’s por aí. Mesmo assim, ainda acredito que, pela questão de apenas a China ter o esporte tão arraigado em sua cultura, o que pode acontecer é a aparição de mais desafiantes, que vencem vez ou outra como o próprio Timo Boll. Mas vale dizer que, segundo reportagens com o próprio Liu Guoliang, o tênis de mesa vem perdendo um pouco de espaço no país. É claro que isto, pelo menos tão cedo, não trará grandes mudanças ao cenário, mas acho possível sim que em algum momento a renovação comece a ficar dificultada.
Enfim senhores, apesar de tudo isso, acredito que este é um caso de “os incomodados que se mudem”, pois posso dizer que a minha paixão por este esporte cresce cada dia mais, e parte disso se deve a estes chineses que levam o esporte ao limite máximo da excelência através do jogo limpo e bonito.
Abraços!!!
[quote=“Alcir”:31gsdhd4]Concordo com quase tudo o que foi dito pelos colegas, principalmente na questão do apoio e da inutilidade de mudanças de regras. Mas se vcs querem saber a minha verdadeira opinião, tamanha soberania tem um nome: Liu Guoliang.
Obviamente, a China sempre foi uma potência, mas até este cara assumir o comando, os concorrentes sempre conseguiram grandes conquistas, ainda que não tão frequentes. Se vcs repararem, este domínio total e absoluto veio depois que ele assumiu a chefia da seleção chinesa. É exatamente o que aconteceu com o nosso vôlei. Quem pesquisar mais a fundo, vai ouvir exatamente a mesma coisa: tem-se toda a estrutura de apoio que permite ao atleta desenvolvimento pleno de suas capacidades, foco no esporte como profissão rentável e acima de tudo, material humano. Temos costume (inclusive eu) de não acreditar muito nisso, mas é o mundo todo que afirma isso. E este sucesso todo tb veio com o foco do seu comandante, o Bernardinho. É claro que é injusto dizer que ele é o único responsável, inclusive pq sempre tivemos boas seleções, mas foi ao assumir seu posto que começou a grande caminhada para o topo absoluto.
Sendo assim, acredito que enquanto este trabalho continuar, nada vai mudar, pois eles têm toda a estrutura de apoio e principalmente material humano. Logo, acho que o mais próximo que se pode fazer é tentar descobrir o máximo de bom material humano que esteja escondido. É o que a Alemanha faz, popularizando o esporte e trazendo mais praticantes, pois quanto mais gente jogando, maior a probabilidade de achar alguns outros Timo Boll’s por aí. Mesmo assim, ainda acredito que, pela questão de apenas a China ter o esporte tão arraigado em sua cultura, o que pode acontecer é a aparição de mais desafiantes, que vencem vez ou outra como o próprio Timo Boll. Mas vale dizer que, segundo reportagens com o próprio Liu Guoliang, o tênis de mesa vem perdendo um pouco de espaço no país. É claro que isto, pelo menos tão cedo, não trará grandes mudanças ao cenário, mas acho possível sim que em algum momento a renovação comece a ficar dificultada.
Enfim senhores, apesar de tudo isso, acredito que este é um caso de “os incomodados que se mudem”, pois posso dizer que a minha paixão por este esporte cresce cada dia mais, e parte disso se deve a estes chineses que levam o esporte ao limite máximo da excelência através do jogo limpo e bonito.
Abraços!!![/quote]
Bom dia,
Falou o Grande Alcir!!! Concordo com o que foi dito acima.
Respondendo a pergunta do tópico. Eu acho que para ganhar da china alguém tem que nascer de novo de preferência o Walldner, Persson, entre outros grandes!!!
E de quebra nascer dentro de um ginásio em cima de uma mesa com uma raquete na mão pra ver se “Vinga” kkkkkkk
Ps. Parabéns Alcir pelo cargo de “Modera”!!!
Abraço
[quote=“viniciustmesa”:3c67olyq]Realmente é uma questão complicada esse domínio chinês no nosso esporte, mas vamos fazer uma análise dos fatos. A china desde sempre teve uma tradição grandiosa no esporte,sempre se manteve no topo do tm mundial.A pergunta é os chineses nascem programados pra jogar tm?Não!!.O que acontece é q a china possui simplesmente 60 milhões de jogadores federados!!!Ora se não me engano a população da Coréia que se mantem nas primeira posiçoes do mundial é de aprox.48milhões.Com o vasto material humano que a china possui + infraestrutura, mais apoio e DISCIPLINA fica muito fácil dominar tudo.As chances são “INFINITAS”.
Isso é fato os chineses tem mais dedicação sim, são mais determinados e por mais foda q seja o chinês ele pode ser superado sempre só basta esforço.
o grande bruce lee já dizia :“Esforço e dedicação esse é meu segredo” .O esforçado pode superar o gênio.
só depende dos outros atletas superarem os chineses!!! da mesma forma q nasceram gênios na china nasceram na suécia
e combinados com uma dedicação ímpar quebraram o Ímperio chinês quando estavam ativos[/quote]
Concordo apenas em partes. Um jogador muito esforçado pode superar um gênio? Sim, a história mostra que isto é possível. Gatien bateu Waldner nas quartas do europeu de 1990 e Saive fez o mesmo na semi do mundial de 1993 e na final do europeu de 1994. E em ambas as ocasiões Waldner se encontrava em plena forma. Mais recentemente, no tênis, temos o exemplo claro de esforço superando talento: Nadal batendo Federer. Se bem que neste caso Federer já não se encontra mais no auge, mas isto é apenas um detalhe, pois ainda se trata do maior talento em atividade no tênis. E agora, em 2011, Djokovic aparece como um rolo compressor esmagando a concorrência. O que isto parece significar? Na minha opinião, parece que o vigor físico é o quesito mais relevante em esportes individuais como o tênis ou o TM.
E por que eu citei tudo isso? Para deixar claro que a hipótese de surgir um moleque europeu do tipo Nadal no TM existe, mas a realidade mostra que todos os Nadais (que demonstram talento e treinam igual cavalo) surgem apenas em um país. Se fosse fácil “criar” um garoto para treinar igual louco a fim de superar os chineses, muitos países já teriam seus meninos prodígios.
Não é só número de atletas, mas número de pessoas apoiando mesmo.
Por exemplo, no Brasil, tem técnicos de várias modalidades que exercem a função de técnico, preparador físico, coordenador do clube, secretário de eventos, árbitro, atleta, dirigente de município, fisioterapeuta, fisiologista, etc.
Na China, pelo tamanho da delegação, as tarefas já são mais bem distribuídas, com mais técnicos para menores grupos de atletas, preparador físico que estudou e conhece bem a modalidade, psicologo do esporte e do exercício, ou seja, os caras tem experiência prática na modalidade (ex-atletas como técnicos - kong e guoliang) e recebem apoio de acadêmicos (mestres, doutores) que embasam os treinamentos com conhecimento científico. Aí torna-se “fácil” formar campeões mundiais.
[quote=“Nakata”:1a02nyc8][quote=“viniciustmesa”:1a02nyc8]Realmente é uma questão complicada esse domínio chinês no nosso esporte, mas vamos fazer uma análise dos fatos. A china desde sempre teve uma tradição grandiosa no esporte,sempre se manteve no topo do tm mundial.A pergunta é os chineses nascem programados pra jogar tm?Não!!.O que acontece é q a china possui simplesmente 60 milhões de jogadores federados!!!Ora se não me engano a população da Coréia que se mantem nas primeira posiçoes do mundial é de aprox.48milhões.Com o vasto material humano que a china possui + infraestrutura, mais apoio e DISCIPLINA fica muito fácil dominar tudo.As chances são “INFINITAS”.
e combinados com uma dedicação ímpar quebraram o Ímperio chinês quando estavam ativos[/quote]
Concordo apenas em partes. Um jogador muito esforçado pode superar um gênio? Sim, a história mostra que isto é possível. Gatien bateu Waldner nas quartas do europeu de 1990 e Saive fez o mesmo na semi do mundial de 1993 e na final do europeu de 1994. E em ambas as ocasiões Waldner se encontrava em plena forma. Mais recentemente, no tênis, temos o exemplo claro de esforço superando talento: Nadal batendo Federer. Se bem que neste caso Federer já não se encontra mais no auge, mas isto é apenas um detalhe, pois ainda se trata do maior talento em atividade no tênis. E agora, em 2011, Djokovic aparece como um rolo compressor esmagando a concorrência. O que isto parece significar? Na minha opinião, parece que o vigor físico é o quesito mais relevante em esportes individuais como o tênis ou o TM.
E por que eu citei tudo isso? Para deixar claro que a hipótese de surgir um moleque europeu do tipo Nadal no TM existe, mas a realidade mostra que todos os Nadais (que demonstram talento e treinam igual cavalo) surgem apenas em um país. Se fosse fácil “criar” um garoto para treinar igual louco a fim de superar os chineses, muitos países já teriam seus meninos prodígios.[/quote]
discordo muito em relação ao fisico ser o mais importante.
Acredito que tanto o tenis qto o tenis de mesa exigem mto mais mentalmente, é um negocio estranho esse ponto da exigencia fisica nesses esportes, pq em ambos uma pessoa que joga sem confiança acaba se cansando muito mais rapido do que akele que faz sem medo, a maioria deve ter percebido q qdo tah confiante consegue jogar 5 jogos diretos sem cansar muito, as vezes jogos longos, agora se vc tah em ma fase vc joga 3 sets e sai com a lingua de fora, o cansaço tem um fator psicologico maior do que o fisico, logicamente que não estou descartando o fisico, mas acho q nao conheço um brasileiro que tenha uma força mental capaz de bater de frente com a de um chines