"O MELHOR"

Na minha opinião:

Waldner, melhor de todos os tempos.

• Usar os títulos pra definir o melhor é um pouco complicado, em virtude das mudanças de regras, equipamentos, número de atletas praticantes, quantidade de torneios, e outros fatores.

• Não coloco Barna como o melhor de todos os tempos, mesmo sendo penta-campeão mundial, pois não tem como saber quais foram as dificuldades impostas a ele naquela época. É evidente também que ele foi supremo enquanto jogou tênis de mesa, mas não é possível afirmar sobre a competitividade envolvida enquanto ele era profissional.

• É natural que a gente vote em alguém que vimos jogar por um bom período de tempo, pois além de termos mais conhecimento da carreira daquele atleta, a gente o admira naturalmente.

Eu não coloco Boll e Ma Lin acima de Waldner por exemplo, mas quando comecei a jogar, Boll era n1 do mundo e Ma Lin ganhava já um monte de torneios. Naturalmente comecei a buscar mais os resultados dos dois.

Felizmente, quem começa a praticar TM agora, consegue através de vídeos recentes (Olimpiadas 2004) ver o estrago que Waldner fez quase aos 40 anos.

Se fosse possível “medir” essas dificuldades que os atletas enfrentam nas suas épocas para ganhar títulos e descobrirmos quem foi o melhor pra valer, perderia a graça. Essa subjetividade é que gera a discussão. De quem se sobressaiu mais quando o esporte era de tal jeito.

A verdade é que Waldner em 1989, campeão mundial, e muitos anos depois em 2004, quando o TM teve regras mudadas e outra dinâmica de jogo, só veio a perder p/ atual campeão olímpico.

Na comunidade de Tênis, muito se fala em 3 melhores de todos os tempos, Rod Laver, Sampras e Federer. Mas quem admira o Federer, mesmo sem nunca ter visto o Rod Laver jogar, vai falar que o Federer é melhor de todos os tempos e pronto.

Conclusão: No mínimo é falta de bom senso comparar jogadores de épocas diferentes.

Existe um vídeo da IITF que se chama Legends Of Table Tennis, vc já o viu ?
Olhe e veja praticamente toda a trajetória deste intirgante esporte.
O último que assisti estava atualizado até 1995, mas acho que agora, deve ter sido “melhorado” …

[quote=“Doc_SP”:13m2rb30][…] Acho que ninguém aqui precisar tomar Prozac né ? […]
[…] não vou ficar “dando colher de chá” para os “opositores” né ?
Acho que vc tb me entendeu e tb nao me entendeu mal , certo ? […]
[/quote]

Pelo menos da minha parte, não vou precisar tomar Prozac não. Até pq poderia gerar alguma reação nociva com o meu Gardenal hahahahahah. Mas mesmo assim, desqualificar quem é a “oposição” não é necessário e muito menos saudável.
Ainda quanto à oposição, acho que não é necessário tanto afinco assim em se destacar frente a eles. Isto é só uma discussão, onde o objetivo é que todos incrementem conhecimento, não estamos em busca da verdade absoluta. Cuidado para não criar uma democracia venezuelana hahahahahah.
Sim, eu te entendi, desde o começo. Mesmo assim, não acho que seja necessário ressaltar que o cara é inteligente (ou não) só pq concorda com vc. Mas isso é só a minha opinião, se vc não concorda, ignore. Nem vale a pena ficar discutindo por isso, não é o objetivo do tópico.
Abraços!!!

Já ia esquecendo!!! Baixei este vídeo esses dias (Legends Of Table Tennis)!!!
Cara, como é diferente. Nos anos 30 (se eu não me engano), os caras jogavam com roupas sociais (tinha um cara até de gravata e colete!!!). E a evolução fica escancarada mesmo.
No começo tem um cara que devia morder a fronha hahahahaahahh. Para quem não assistiu, as comemorações do Li Ching são praticamente rituais de culto a masculinidade perto dos trejeitos do cara. Pena que eu não lembro o nome do cidadão.
Os jogos dos anos 70 e 80 são os mais bonitos na minha opinião.
Abraços a todos!!!

Opa, mais um que realmente merece elogios.
O exemplo do prêmio Nobel é óoootimo.
Será que os processadores de hoje seriam assim “tão bons” se não existisse o “transitor” ?[/quote]
Pô DOC…é Transistor!!!..rsrsrs

Continuo com a opinião q não se deve comparar jogadores do passado com os de hj…temos que pensar no TM Moderno e no TM do Passado.

É completamente sem sentido comparar uma época em que não se podia pensar em desenvolver por ex: um drive pq não se tinha nem mesmo pensado em colocar borracha nas madeira…não se pode tirar o valor das habilidades dos jogadores do passado…MAS NÃO EXISTE FUNDAMENTO EM COMPARÁ-LOS COM OS DE HJ

Abraço!

Olha, tinham que aproveitar as informações de cada um.
Porque não fazem um artigo a respeito dos atletas tanto os novos como os antigos e colocam no wikipédia como sugeriu o MTN em um tópico ?
Se alguém fizer vai ser de grande valor.

Abraço…

Então vc não entendeu…
O cara é inteligente, não pq concorda comigo, e sim pq usa ARGUMENTOS PLAUSÍVEIS.
Dai o que eu disse sobre “não dar colher de chá para opositores” …
Ou seja, “fomentar argumentos” para os opositores…(os quais exitem)
Coisas de discussão “de gente grande”…
Faz parte da “troca de idéias”…
O que nào se pode é :
Levar para o lado pessoal…
Levar na maldade…
Úsar argumentos “de criança”…

Sim a evolução das técnicas, dos materiais, dos treinamentos, dos fundamentos, são vistos de forma clara.
Mas aproveito e pergunto a vc :
Parace fácil jogar com “madeira” …
Veja o que os caras conseguem fazer com elas…
Faça um “experimento” e veja de vc, com tudo o que vc sabe sobre efeito e controle, se é mesmo fácil jogar com apenas madeira.
Servirá apenas para se ter noção da dificuldade que é …
Abraços…

[quote=“Alcir”:1jqyhyzl]Já ia esquecendo!!! Baixei este vídeo esses dias (Legends Of Table Tennis)!!!
Cara, como é diferente. Nos anos 30 (se eu não me engano), os caras jogavam com roupas sociais (tinha um cara até de gravata e colete!!!). E a evolução fica escancarada mesmo.
No começo tem um cara que devia morder a fronha hahahahaahahh. Para quem não assistiu, as comemorações do Li Ching são praticamente rituais de culto a masculinidade perto dos trejeitos do cara. Pena que eu não lembro o nome do cidadão.
Os jogos dos anos 70 e 80 são os mais bonitos na minha opinião.
Abraços a todos!!![/quote]

Essas comemorações do Li Ching são sem noção total mesmo… O cara se revelou ali :lol:

Quanto ao vídeo Legends of Table Tennis, esse não assisti, já assisti uma sequência de vídeos que chama-se History of Table Tennis, são 4 vídeos se não me engano, é provável que apareça o Barna nele.

Doc_SP:
Acho melhor terminarmos por aqui a nossa discussão sobre os seus argumentos e etc. Provavelmente não vamos fazer nada de muito construtivo para o tópico hehehehhe. Se quiser pode me mandar e-mail. E eu entendi sim, mas devo ter me expressado mal, me perdoe pela falha de comunicação.
Quanto a dificuldade de jogar com madeira, disso eu não tenho a menor dúvida. O controle é muito diferente… Na verdade tudo é diferente. Tenho plena consciência disso.

j0rnal1sta:
Realmente este Li Ching é, no mínimo, um fanfarrão. Mas acho legal termos umas figurassas dessas no TM. Desde que não desvirtue o esporte, acaba sendo uma atração a mais.
Vou ver se eu acho esse vídeo que vc está falando.

Abraços!!!

[quote=“Alcir”:2rdpcvh3], mas devo ter me expressado mal, me perdoe pela falha de comunicação.
Quanto a dificuldade de jogar com madeira, disso eu não tenho a menor dúvida. O controle é muito diferente… Na verdade tudo é diferente. Abraços!!![/quote]
Desculpar-se pq ?
Vc usa argumentos inteligentes.
Usa bom senso.
Pesquisa.
E o mais importante : pesa os fatos e opiniões.
Se vc concorda comigo ou nao (sobre quem é melhor), é apenas uma discordância de pessoas inteligentes que estão fazendo um debate.
E quem realmente for “esclarecido” que tire bom proveito, que é o intuito de um Fórum como este.
Ficar dizendo “amém” como disse o Isaovet, nao leva a nada.
A maioria votou no Lula, mas não quer dizer que ele é “o melhor” … rs…

Sendo sincero se o objetivo é saber quem é o melhor de todos os tempos, acho é muito cedo para saber, isso pode se tornar assunto inesgotável, cada um tem uma visão diferente dos fatos, nosso esporte está sempre evoluindo, mesas mais rápidas, bolas diferentes, raquetes carbonadas, piso emborrachado, mudança de pontuação…etc… mas queria expor uma linha de raciocínio traçando um paralelo com o tênis, hoje o “cara” é o Mágico Roger Federer: ele ataca como ninguém. Defende como ninguém. Contra-ataca como ninguém. Saca como ninguém. Varia o jogo como ninguém. Controla a mente como ninguém. Intimida como ninguém, para mim Waldner e Barna tem todos esses atributos; contuinuando o raciocínio: Federer está sendo cogitado a ser o melhor de todos os tempos, e não faltam elogios por parte de John McEnroe: “Ele é o mais talentoso que já vi”,Andre Agassi: “Não sei como ele joga assim”, no meio do tênis fala-se que esse “prodigioso suíço enfrenta agora não outros tenistas, mas a História”, pois na realidade já bateu muitos recordes, mas ainda faltam alguns como os de Rod Laver, Jonh McEnroe, Jimmy Connors e Sampras (que tambem é cogitado a ser o melhor de todos os tempos, mas nunca ganhou um Roland Garros)no tênis trabalha-se com números, bater recordes, vencer em todo tipo de piso…etc…
Em alguns esportes já existe seu REI: Pelé para o futebol , Ali para o boxe…etc…no Tênis de Mesa querendo ou não para a maioria esmagadora o maior é o Waldner, mas os dois tem suas reais vantagens de peso sobre o outro: Victor Barna(com seu três títulos mundiais a mais) Waldner com suas Medalhas Olímpicas, claro que na época de Barna o Tênis de Mesa não era um esporte olímpico, com certeza também seria um medalhista olímpico, mas não é.
O Sr. Jon-Ove Waldner, para mim é o melhor que vi no tênis de mesa moderno, mas vi também alguns vídeos do Victor Barna, ele tinha um ótimo Back e Defesa quase que intransponível, as roupas, maneira de ser dos atletas… etc… era uma questão de época… o tênis de mesa era um esporte de salão, coisa fina, hoje há torneios com tantas mesas em imensos ginásios que a gente fica até tonto, rsrs, não é mesmo?
Waldner disse: - "Quando iniciei observei bons jogadores, particularmente eu procurava estudar o jogo do húngaro Tibor Kamplar, seus movimentos de pulso e batidas na bola eram de extraordinária qualidade, estudei muitos jogadores chineses também, a Suécia cresceu muito, pois cada um tinha um estilo diferente e imitávamos os melhores”… para ver Kamplar jogar olha o mundial de 1989.
Se observarmos melhor, hoje para Waldner(Jogo:Técnica e Arte) está bem mais difícil vencer e enfrentar a História, pois o Tênis de Mesa já está em outra fase a do “Jogo: Técnica e Força”…
Continunado, acho que se formos traçar um paralelo com o Tênis em que o atleta além de ser gênio, fenomenal e talentoso ainda têm que bater recordes, superar números…quem seria o melhor no Tênis de Mesa??? espero que num futuro próximo a China pare de criar seus soldados atletas e deixe surgir naturalmente seus talentos, e que os técnicos europeus sejam bem mais remunerados para ter animo para achar, buscar e treinar novos talentos geniais…
Por Fim: Pensei em que nunca mais veria alguém jogar como Borg e Sampras, mas eis que Federer surgiu…
Pensei em que nunca mais veria alguém jogar como Barna e Waldner, mas eis que ???..

Abraço a todos amantes do Table Tennis

Tai outro cometário inteligente.
Daqui uns 20 anos, vao dizer que o Waldner nao jogava nada (pode ser…)
Mas tb uma coisa precisa ser dita.
Acho que ja perceberam que “ninguém” torce para a China…
Mas sejamos justos e “reconheçamos” que a China tb é uma super potência, senão a melhor.
2 Tricampeões Mundiais
Vários Bi campeões.
“inventores” do estilo caneta chinesa (ahahahah), classineta.
E ainda por cima ganhando mais e mais, mesmo com o “mundo todo” torcendo contra.
Se o Liqin ganhar as olimpíadas, a coisa vai se complicar na hora de votar né ? rs…

[quote=“FabioAM”:evan9e09][quote=“Nakata”:evan9e09]Que tal voltarmos ao tema do tópico?
F-1 e futebol, além de outras modalidades esportivas diferentes do TM não são bem-vindas neste tópico, combinado?
Prometo que não vou excluir nada, nem bloquear o tópico se o assunto se mantiver nas esferas mesatenísticas. E vice-versa.[/quote]
A comparação com atletas de outros esportes é inevitável, o que não se pode é focar a discussão somente nesse ponto, fugindo do assunto do tópico.[/quote]
Esta foi talvez a mensagem mais proveitosa deste tópico, na minha opinião. FabioAM tem razão, é inevitável a comparação com atletas de outro esporte. Sempre se colocará um exemplo de outro esporte.
Mas continuo com a minha opinião que não existe comparação/conclusão entre atletas de épocas diferentes. O máximo que vai existir são hipóteses e opiniões pessoais. Outros exemplos impossíveis de se dizer com certeza quem foi melhor:

Fangio ou Prost?
Marvin Hagler ou Roy Jones Jr.?
Federer ou Rod Laver?

Notem que eu estou pegando apenas exemplos de esportes individuais, pois é o caso em questão: Waldner ou Barna.

Mmmm!
É, é difícil pensar no lado “épocas diferentes”, é muita coisa para se levar em consideração, desde detalhes pequenos a detalhes grandes que fazem a diferença até hoje.
Eu tava pensando aqui, em uma coisa que não comentaram que é a questão física do esporte.
Na década de 80 não existia creio eu, como existe hoje uma questão física tão exigente como hoje.
Atualmente tem atletas que ficam horas fazendo exercício na academia, pois é necessário manter uma boa saúde física, para poder manter a resistência em um campeonato com partidas que exige muito esforço.
Pensando que antigamente era diferente, como disseram, tinha jogadores que jogavam de terno, ou com roupa pesada, obviamente por não ter a tecnologia de roupa que se tem hoje.
Quanto a material já foi discutido e tudo mais.
Mas creio que é de se levar em conta que antigamente não tinha a estrutura que se tem hoje, as mesas não eram as mesmas, os métodos de treino também.
O Barna por exemplo não tinha sparrings para treinar, não tinha a facilidade de intercâmbio para agregar conhecimento ao seu curriculum e tudo mais.
Uma coisa que eu acho engraçado é que, por exemplo, os amantes da guitarra são facinados por coisas antigas, você vê guitarras da década de 70 que custam em torno de 15 mil reais, e uma topo de linha do século vinte custa 5 mil, ou seja, nesse caso o mais velho é mais procurado por ter uma qualidade que na época era da fabricação manual.
Agora, se não fossem os antigos jogadores o que seriam dos “grandes” que tem agora?

Blz, vamos deixar im pouco a comparação direta do Barna X Waldner e começar outra entre o Waldner e o Liu Guoliang.
O Waldner foi campeão Mundial e Olímpico.
Kong Linghui e Liu Guoliang tb.
Mas o Kong chamam de Robotizado, e eu até concordo, pois sua principal caracterísitca é a eficiência, erra muito pouco e repete várias jogadas perfeitamente.
Mas o Liu Guoliang, “revolucionou” a maneira de jogar.
O saque é de longe o melhor, demoraram muito para aprender a pegar.
Tinha muita criatividade nas jogadas, variações, potência.
Então pq “ninguém” o escolheu como melhor de todos os tempos ?
Estou aguardando comentários (inteligentes ein !!! )

Blz, vamos deixar im pouco a comparação direta do Barna X Waldner e começar outra entre o Waldner e o Liu Guoliang.

Divertido esse debate , acho que deveria ser criado outro tópico para o debate, “Melhor atleta do tênis de Mesa Moderno”, rsrs, mas acho que cai um pouco na situação Barna x Waldner(iniciou a carreira bem antes de Liu), mas a escolha esmagadora de Waldner talvez deva-se ao fato dele ter se desdobrado tecnicamente para enfrentar varias gerações de chineses de Jiang Jialiang (que expulsou o arbitro da mesa em 89, rsrs, tinha moral o homem, rsr) até Ma lin… é como se fosse um exército de atletas orientais simplesmente talentosos que , sempre dominam o nosso esporte, contra um ocidental muito talentoso, e olha que ele é bastante aclamado até mesmo na China…vale salientar que no mundial de 1997, Sansonov eliminou vários chineses para chegar na final, Boll também gosta de ganhar de alguns…rsrs

Agora, aqui para nós, que números em?

“Quando encerrou a carreira para estudar Língua Inglesa na Universidade Britânica de Northingham, Deng Yaping acumulava - além das quatro medalhas de ouro olímpicas - 18 campeonatos mundiais(individual, duplas, equipes) e sete anos consecutivos como primeira no ranking mundial de tênis de mesa”.

Acho que neste ponto, a coisa “mais parece com uma das teses de Freud”.
Todo mundo torce p/ os mais “fracos”.
Como a China “sempre ganha” , procuram fora dela os “preferidos”.
Assim como “todo mundo por aqui” diz que números “não querem dizer nada”, então acho mais do que justo colocar o nome do Liu ao lado do Waldner, certo ?
O que vale não é inovação, criatividade, mudança de jogo ?
Continua ai… ( acho que realmente que vc rem razao, o debate está mesmo divertido e interessante).