A dicussão sobre quem foi o melhor é muito saudável, legal, prazerosa e SUBJETIVA pq ficamos imaginamos mto no âmbito do “se” (“if”).
Qdo os argumentos entram em cena acabam com a beleza da discussão pq as pessoas tentam provar OBJETIVAMENTE sua posição utilizando na maioria dos casos variáveis não propícias ou enviesadas.
Acho horrível falar que títulos falam por si só. Ou seja, quem tem mais é o melhor. Pomba, os campeões não dependem somente deles para ganharem um torneio. Dependem da qualidade e quantidade de adversários. Peguemos o caso de quem tem muitos títulos. Será que ele tem mtos títulos pq ele era divino ou pq faltava adversários nesta safra? Do outro lado, se há uma maior rotatividade entre os campeões, é devido a falta de um um cara divino ou pq há mtos jogadores fortes na safra?
Uma vez um atleta top falou para o outro mais veterano:
- Queria ter nascido p/ jogar na categoria Z pq é mto mais fácil entrar na seleção. Na minha é mto mais difícil. Eu iria ter bolsa fácil na faculdade, iria ser convocado direto, viajar o mundo, ganhar coisas da Olympikus e Tibhar (Reebok e Yasaka no passado), ia ter patrocínio garantido c/ uma marca de materiais, ia ganhar bolsa-atleta e ia ter um time top garantido p/ jogar jogos abertos.
O veterano chegou e falou:
- E que valor isso iria ter? Nenhum. Bater em bêbado não tem valor.
O número de títulos só serve como parâmetro se o campeão bater caras iguais ou melhores do que da outra amostra. A partir daí é possível incorrermos em outro erro.
A dificuldade é imensa de comparar jogadores de épocas diferentes. Uma vez comparei Wang Liqin (1°o mundial disputado em 97) c/ Kong (1° mundial disputado em 95) e já foi mto difícil por causa das mudanças. Além das mudanças já foi evidenciado por vcs que um jogador de uma época é função dos jogadores e das mudanças ocorridas no passado.
Portanto, é péssimo comparar o cara que jogava antes de meus avós nascerem com os jogadores de hoje. Pomba, será q é difícil de entender que eles jogam esportes distintos? Em grosso modo, é a mesma coisa que comparar um tenista e um mesatenista.
Pq não permanecer na subjetividade ao invés de tentar provar c/ objetvidade algo tão subjetivo? Todos ganham com isso.
PS:Eu não gostaria de voltar a postar neste tópico.