O BACKHAND NOSSO DE CADA DIA

Sei que irei criar uma polêmica aqui, mas de tanto ler sobre que tipo de borracha usar no back, resolvi expor minha opinião sincera a respeito disso. Pra começar de vo dizer: constumo usar três raquetes preparadas para dada tipo de jogo, desenvolvi essa estranha tatica das manobras que usamos no tênis de quadra no que diz respeito a pressão e a libragem das cordas. Bom uso uma carbonada com a maravilhosa G666 que não perde pra nenhuma borracha desse mundo no quesito ataque/defesa com uma 999t3, sendo esta muito macia e pegajosa uso-a no for e a g666 que é dura uso-a no back com ótimos resultados. uso, também a Andro explorer off+ que não é carbonada, com a borracha quad 480 no for e hurricane 2 da Dhs no back, sendo essa dura como todos sabem e a quad na minha opinião, macia. e por fim e minha preferida, uso a Stiga clipper Wood WRB com uma catapult e uma bryce, desnecessario dizer as características dessas borrachas e da madeira. O fato é que, sou classineta, jogo, modestia a parte, muito bem esse estilo e não vejo nesses meus vinte anos de tenis de mesa, qualquer motivo que me faça querer usar exclusivamente uma borracha macia no back, quem quiser use, mas não vejo porque ser a melhor pedida, pra mim tanto faz voce usar duas duras ou duas moles ou uma de cada, o que importa é voce conhecer as caracteristicas do seu material e treinar e treinar para se adaptar a ele e não ele a voce.
Opiniões meninos, vamos enriquecer os debates, vamos ver se chegamos a um denominador comum.
Abraços
Speed

finalmente alguem chegou no ponto que eu estava esperando…

mt classineta segue a regra chinesa de borrachas dura/pegajosa no fore e macia no back… e acha q é pra ser assim e ponto…

acho isso errado… cada um q jogue com a borracha q lhe convier, indepente de os chineses usarem tal configuraçao…

parabens pelo post

Concordo quanto a livre escolha de materias, se funciona para você, favorece ao seu jogo, tudo bem.

Discordo quanto ao treinar para adaptar-se, pode perder anos e largar a modalidade por achar que deve fazer e não conseguir.

O material serve ao jogador e não o contrário…

[quote=“speed”:2vegvts0]Sei que irei criar uma polêmica aqui, mas de tanto ler sobre que tipo de borracha usar no back, resolvi expor minha opinião sincera a respeito disso. Pra começar de vo dizer: constumo usar três raquetes preparadas para dada tipo de jogo, desenvolvi essa estranha tatica das manobras que usamos no tênis de quadra no que diz respeito a pressão e a libragem das cordas. Bom uso uma carbonada com a maravilhosa G666 que não perde pra nenhuma borracha desse mundo no quesito ataque/defesa com uma 999t3, sendo esta muito macia e pegajosa uso-a no for e a g666 que é dura uso-a no back com ótimos resultados. uso, também a Andro explorer off+ que não é carbonada, com a borracha quad 480 no for e hurricane 2 da Dhs no back, sendo essa dura como todos sabem e a quad na minha opinião, macia. e por fim e minha preferida, uso a Stiga clipper Wood WRB com uma catapult e uma bryce, desnecessario dizer as características dessas borrachas e da madeira. O fato é que, sou classineta, jogo, modestia a parte, muito bem esse estilo e não vejo nesses meus vinte anos de tenis de mesa, qualquer motivo que me faça querer usar exclusivamente uma borracha macia no back, quem quiser use, mas não vejo porque ser a melhor pedida, pra mim tanto faz voce usar duas duras ou duas moles ou uma de cada, o que importa é voce conhecer as caracteristicas do seu material e treinar e treinar para se adaptar a ele e não ele a voce.
Opiniões meninos, vamos enriquecer os debates, vamos ver se chegamos a um denominador comum.
Abraços
Speed[/quote] Q loucura!Nunk vi algo assim!Agora eu pergunto:Como vc vai evuluir dentro do seu material se vc joga c diferentes materiais?Nehum jogador top q conheço faz isso.Desse jeito vc nunk ira entender oq seu material consegue fazer!Nunk conseguira tirar o maximo dele.Acho q vc deveria rever seus conceitos.N stou dizendo q vc n jogue bem, mas na minha opiniao, vc n conseguira evoluir muito.Abraços!

Creio que o Hinoki está certíssimo. Não necessariamente os materiais utilizados pela maioria, ou mais “recomendados” em geral, são os que mais se adaptam ao seu jogo, por isso a escolha é livre e, por certo, não existe equação que defina previamente qual a melhor borracha ou madeira para vc. Mas vc deve buscar isso e não treinar para se adaptar ao material.

No meu caso específico, panga —, e mais bloqueador do que atacante, contrariando as recomendações me adapto muito melhor a uma PF4 da DHS do que a uma Sriver, por exemplo, mas vai entender…

O ideal seria experimentar tudo, madeiras e borrachas, pinos, tudo. Como não é possivel, o ideal é comprar material baseado em comentários de quem já usou, de quem entende sobre determinada marca ou tecnologia.
Eu to sempre buscando algo pro meu estilo de jogo, já tenho uma idéia, e aos poucos vou definindo o padrão dos meus materiais.

tambem acho q cada um deve jogar com o q lhe convem, mas usar diferentes materias, n acho q seja uma boa, repeito a sua opinião, assim como sei q vc respeita a minha, mas acho q com uma rauqete apenas, vc evoluiria mais.
n estou dizendo q sou melhor q vc, e sim q vc poderia ser ainda melhor usando apenas uma raquete, com certeza vc se sentiria mais ‘a vontade’.
esse é o lance q eu acho importante, vc tem q conhecer a sua raquete, é como se ela fosse uma parte do jogador.

pense nisso!

[quote=“hinoki”:33avl21q]Concordo quanto a livre escolha de materias, se funciona para você, favorece ao seu jogo, tudo bem.

Discordo quanto ao treinar para adaptar-se, pode perder anos e largar a modalidade por achar que deve fazer e não conseguir.

O material serve ao jogador e não o contrário…[/quote]

Essa frase diz tudo!

Lembro q comentei num topico um tmepo atrás acho q até era do speed q essa combinação pra classico ja seria meio incomum, e pra classineta seria algo mto raro. Mas se a pessoa se adaptou bem a este material e gosta dele, que o use oras.

A recomendação da boracha macia no back deve ser encarada como a preferencia comum e como oq geralmente as pessoas se adaptam melhor, mas não como uma regra.

Eita! é isso ai!! Vamos lá, amigo Douglas, veja só, ja testei um monte de material, com o tempo ele vai desgastando e voce esperimenta outro lendo as opiniões de quem entende daquela marca e vendo pessoas que joga muito bem com aquele material, experimentar faz parte da vida e é isso que faço até me adaptar ao material que jogo. Não vejo motivo para não usar varios desses materiais de caracteristicas diferentes pelo seguinte motivo, existem jogadores de caracteristicas diferentes. Se jogo com um cara que ataca sempre e com muita velocidade uso sempre uma madeira não carbonada e com uma borracha que tenha grande capacidade de bloquear mas que me proporcione facilidade de ataque como a G666 ou a 999T3. Se jogo com um defensivo uso a carbonada com a catapult e a bryce. Isso, é apenas uma tatica que serve a mim muito bem, observo meus adversarios e suas caracteristicas de jogo e uso material diferente dependendo deles. Esses materiais são, em minha opinião o que há de melhor e não tenho a menor dificuldade na troca do conjunto quando jogo e meu jogo não decai pois tenho dominio completo sobre eles.
Não vejo, portanto, e me perdoe, o uso de vários materiais como barreira contra a evolução do meu estilo de jogo.
Abraço
Speed

Ola amigo Hinoki e RicardoFernandes, imaginem um cara colando duas Bryces numa madeira carbonada sem ter conhecimento nem da madeira e muito menos da borracha, mas compra porque acha que vai arrasar só por ter um material top, dai o cara vai jogar contra uma pessoa que domina uma simples Biriba como ninguem. Quem voces acham que ganha esse jogo, de quem é a bola que vai tocar mais vezes na mesa?
Não se ganha uma gata dessas sem mandar flores e bombons de chocolate, ou seja, não dá pra dominar essas feras sem treinar e treinar até se adaptar a elas.
Continuo afirmando até voces me convencerem e olha que sou maleável, que, nós é que temos que nos adaptar ao material que usamos e vou aprofundar mais ainda a polêmica, nós é que servimos ao material que usamos, afinal eles ja vem perfeitos, nos não, treinar e treinar até o merecermos.
Abraços e vamos lá que to gostando disso, quero ver mais opinião dos membros do site e do poderoso chefão também
Speed

gente no final das contas acho que o material tem que ser sempre o mesmo por que só assim vc ira cada vez mais tirar o maximo de proveito dele, mas tambem acho que não existe material impossivel de se usar só que não adianta vc ter por exemplo uma primorac carbon e duas brices e dizer que não se adapta ao material, por que com esse tipo de coisa só com no minimo 5 dias de 4 horas de treino por semana e assim vc pode dizer, a o material não é o certo pra mim e se vc não tiver disponibilidae de treino nem compre materias top por que eles exigem muito do atleta e no final o pessoal acaba dizendo a besteira de que o material não serve mas na verdade é o treino que ta pouco.
abraço.

[quote=“speed”:29zm6ii3]Eita! é isso ai!! Vamos lá, amigo Douglas, veja só, ja testei um monte de material, com o tempo ele vai desgastando e voce esperimenta outro lendo as opiniões de quem entende daquela marca e vendo pessoas que joga muito bem com aquele material, experimentar faz parte da vida e é isso que faço até me adaptar ao material que jogo. Não vejo motivo para não usar varios desses materiais de caracteristicas diferentes pelo seguinte motivo, existem jogadores de caracteristicas diferentes. Se jogo com um cara que ataca sempre e com muita velocidade uso sempre uma madeira não carbonada e com uma borracha que tenha grande capacidade de bloquear mas que me proporcione facilidade de ataque como a G666 ou a 999T3. Se jogo com um defensivo uso a carbonada com a catapult e a bryce. Isso, é apenas uma tatica que serve a mim muito bem, observo meus adversarios e suas caracteristicas de jogo e uso material diferente dependendo deles. Esses materiais são, em minha opinião o que há de melhor e não tenho a menor dificuldade na troca do conjunto quando jogo e meu jogo não decai pois tenho dominio completo sobre eles.
Não vejo, portanto, e me perdoe, o uso de vários materiais como barreira contra a evolução do meu estilo de jogo.
Abraço
Speed[/quote]Ok!Entao vc e o primeiro q vejo jogando desse jeito, c materiais diferentes p cada tipo de jogador.Se vc joga bem e acha q sta evoluindo assim, tdo bem.Mas ainda penso q vc n consiguira atingir um nivel alto desse jeito.Desculpe, mas essa e minha opiniao.Abraços e boa sorte!

Douglas, trocar de material é mais natural do que voce imagina é só dar uma olhada nas assinaturas que os membros do forum usam, elas mudam com uma enorme frequencia, ninguem para de experimentar, voce mesmo nos últimos 6 meses usa o mesmo conjunto? Já usei a Wei a um tempo atras, gostava muito dela junto a Mark V até conhecer a G666 e a 999 que são superior em tudo a essas Yasakas. Em minha opinião é evoluir tanto em material como em jogo, além disso, existe aquele material inesquecivel pra cada jogador mas que já não lhe dar possibilidades de crescimento e a tecnologia dos materiais não para de evoluir, precisamos evoluir com ela e dominar bem todas a nossa disposição, por isso minha teoria, que voce não concorda e respeito sua opinião, de experimentar.
Abraço
Speed

Eu tbm costumo jogar com 2 conjuntos de raquetes, atualmente eu uso uma Donic person powerspeed com uma andro revolution COR no fore e uma Triple21 do back e vou montar uma andro Super core CL Off+ com uma Hi-point no fore e uma andro plasma no back, mais se nao treinar muito vc nao conseque desenvolver seu nivel de jogo. Eu nao tenho muito tempo pra treinar, mais sempre to jogando e treinando com os atletas das escolas de minha cidade e agora estamos montando uma liga amadora. eu tenho 1 amigo q começou com uma biriba e jogava bem + quando ele precisava exigir + do material, seu jogo ficava limitado, ai ele comprou material de boa qualidade e começou a treinar e seu jogo evolui ao ponto de todos nós querermos derota-lo.
Ou seja, na minha opinião se nao treinar não adianta comprar material muito bom, top de linha se vc não tiver uma rotina de treinos q os jogadores profissionais ou amadores tem.

Acredito plenamente q o speed tem controle de todas as suas raquetes, mas oq não dá eh pra dizermos q eh um caso ordinário e q todos nós podemos usar variaas raquetes. E muito mais recomendavel(e lógico) usar apenas uma mas sempre há exceções.

Bom eu tava quieto só lendo, mas agora sobrou um tempinho livre e resolvi entrar no debate. Eis algumas opiniões sobre o que já foi postado.

Essa borracha G666 deve ser o capeta. :twisted:

[quote=“AlexandreMonteiro”:no2sa5b7]mt classineta segue a regra chinesa de borrachas dura/pegajosa no fore e macia no back… e acha q é pra ser assim e ponto…
acho isso errado… cada um q jogue com a borracha q lhe convier, indepente de os chineses usarem tal configuraçao… [/quote]
Concordo. Se um jogador domina a técnica p/ executar os golpes de RPB com borracha dura, não vejo porque não usar. Eu mesmo prefiro 2 borrachas japonesas (macias). Meu jogo ganha em eficiência com essa combinação. E também acho mais gostoso de jogar, ou seja, é unir o útil ao agradável.

[quote=“j0rnal1sta”:no2sa5b7]O ideal seria experimentar tudo, madeiras e borrachas, pinos, tudo. Como não é possivel, o ideal é comprar material baseado em comentários de quem já usou, de quem entende sobre determinada marca ou tecnologia.
Eu to sempre buscando algo pro meu estilo de jogo, já tenho uma idéia, e aos poucos vou definindo o padrão dos meus materiais. [/quote]
Faço dessas minhas palavras. Eu já experimentei muito material diferente e aos poucos também estou definindo o que é melhor p/ mim.

Não, não é uma regra, mas tem fundamento. Num golpe de RPB não é possível colocar um arco tão grande como num golpe de forehand. Por isso a maioria prefere borrachas macias, pois estas impulsionam a bola melhor do que borrachas chinesas (duras).

Com essa teoria eu não concordo, ou melhor, não serve p/ mim. Se serve p/ você tudo bem, quem sou eu p/ recriminá-lo. Mas a técnica deveria ser priorizada. Trocando de material de acordo com o adversário, você (no seu subconsciente) está jogando na defensiva, com medo de perder. Não seria melhor fazer o adversário se preocupar com você ao invés de você se preocupar com o estilo dele?
Muito treino com parceiros de diferentes estilos fazem com que um jogador seja capaz de enfrentar qualquer estilo, com o mesmo material, evidentemente. Eu prefiro ir por este caminho.

Sim, no meu caso eu também tenho um material inesquecível: Extra+Mark V AD+Sriver FX (back). Mas tal combinação não serve mais p/ mim devido a uma futura mudança na regra que me fez tomar a decisão de abandonar a cola rápida. Por isso eu ainda estou experimentando borrachas. Eu já defini a madeira e 1 borracha, falta apenas a outra.
Não concordo que determinado material limite o crescimento técnico e tático de um jogador, a não ser que seja material de 2ª linha (ex: Biriba ou DHS montadas). Mas com qualquer raquete e borracha de nível normal, um jogador poderia de desenvolver até se tornar campeão mundial, por que não?
Uma curiosidade: Sabiam que o único cara a se tornar campeão (seja mundial ou olímpico) usando madeira carbonada foi o Werner Schlager? Todos os outros campeões usavam madeira pura.

Nakata, o fundamento da macia está no efeito catapulta ser maior nelas, mas nada impede de usar uam borracha dura q catapulte bem a bola. E quanto ao arco menor vc está correto.

E quanto ao unico Campeão Mundial q usa carbonada ser o Schlager, eu achei curioso mas depois lembrei q o Waldner tb usa carbonada, apenas não confirmo q usava na epoca de seus titulos mundiais.

[quote=“mola_samas”:29laxxr3]Nakata, o fundamento da macia está no efeito catapulta ser maior nelas, mas nada impede de usar uam borracha dura q catapulte bem a bola. E quanto ao arco menor vc está correto.

E quanto ao unico Campeão Mundial q usa carbonada ser o Schlager, eu achei curioso mas depois lembrei q o Waldner tb usa carbonada, apenas não confirmo q usava na epoca de seus titulos mundiais.[/quote]
Eu confirmo. Em 1989 ele usava uma Banda Waldner. Em 1997, uma Donic Dicon. Ou seja, sempre madeiras de 5 folhas soft.
O Kong também usa carbonada (Arylate-Carbon), mas em 1995 ele usava uma Avalox P700.

Gostei!! vamos lá.
Use a G666 uma vez na vida, voce vai ama-la.
Amigo, quando fiz minha primeira clinica aprendi que, num jogo há outros elementos que se juntam a técnica para se formar um bom mesatenista. Tecnica se adquiri com treinamento, observação etc…, concordo que a técnica é essencial mas não concordo que deva ser unicamente prioritaria, se não, corremos o risco de virarmos robôs sem criatividade. Explico: há no meu clube um professor que fez seu treinamento num clube em Ribeirão Preto, ele joga maravilhosamente bem, domina todos os golpes mas é mecanico demais e previsível demais e se irrita com os “dribles”, como chamamos aqui, sobre seus golpes, dizendo que aquilo que fazemos não existe no tênis de mesa, ou seja, ele possui muita técnica, joga muito bem, mas lhe falta criatividade.
De modo algum, por usar materiais diferentes contra jogadores de estilos diferentes me tornam medroso ou defensivo, basta olhar lá no começo os conjuntos que uso e verá que nenhum dele é defensivo, e sinceramente isso poderia causar mais preocupação para quem vai jogar comigo do que eu com eles. Concordo quando voce diz que prefere ter um unico conjunto, pois o que é solução pra mim pode ser problema pra voce, mas ainda continuo preferindo ser eclético, imprevisível e procurar brechas no estilo do oponente para facilitar uma vitoria.
Mas entendi suas considerações e as respeito.
Speed

Eu não quis dizer que você tem estilo defensivo nem que seu conjunto é defensivo. Eu quis dizer que você assume uma atitude defensiva ao trocar de conjunto de acordo com o adversário.