Pessoal, bom dia, sei que o tópico é muito sério e mexe até com a identidade individual de cada um, eu por exemplo prefiro ser chamado de Moroni, até nas minhas camisetas quando “ia” jogar meu nome está assim, agora, vamos imaginar se por um acaso do destino dos nomes aparece um jogador com o nome de Osmar Queiroz Pinto, como a CBTM deixaria o nome do rapaz? Pessoal, por favor não quero denegrir o nome de ninguém, mas seria no mínimo diferente…O. Pinto ou Q. Pinto…?? Não é algo tão difícil de acontecer, por exemplo, aqui em Cascavel, procurando na lista é possível achar vários Pintos, vai que um deles resolve jogar?
Moroni, o problema principal é que essa nova identificação não identifica o atleta.
Um exemplo disso:
Eu participei do Aberto de Aracaju e teve uma bola que caiu próxima a outra mesa.
Daí tava escrito na camisa do garoto A.Silva e eu fiquei chamando ele: “A. Silva! A. Silva!”
E o garoto sequer olhou para trás, pois certamente ninguém o chama assim.
O nome dele deve ser Alexandre, ou Ailton, sei lá.
Mas com certeza não é por “A. Silva” que ele é identificado.
Não seria mais fácil ser identificado pelo nome que consta no cadastro da CBTM???
No meu caso é JADSON ALMEIDA e não J. ALMEIDA
Portanto, esse novo regulamento ditatorial de uniformes, que quer identificar todos por um sobrenome, é completamente falho, uma vez que várias pessoas tem o mesmo sobrenome, o que vai gerar confusão, e pelo fato de que os brasileiros são identificados pelo primeiro nome ou até pelo apelido (nosso ex-presidente não era o L. SILVA e sim o LULA).
Alguém na CBTM, por favor, use o bom senso e nos escute.
Jadson, bom dia, concordo plenamente com você, só queria fazer uma graça com esta determinação que particularmente acho desnecessária, cada país e região tem sua particularidade e costumes, devemos seguir o que o brasil usa em relação aos nomes…
Só para constar:
Aqui no estado de São Paulo a grande maioria é conhecida pelo sobrenome.
Alguns exemplos que todos devem conhecer:
Hugo Hanahisro - é conhecido por - Hana ou Hanahisro
Guilherme Spinelli - è conhecido por Spinelli, ninguém chama de Guilherme
Eu Guilherme Ifanger - sou conhecido por Ifanger.
Todos da minha cidade são conhecidos por sobrenome - e todo o interior de são paulo tb, se não for 100% é 99%, são raros os atletas conhecidos aqui pelo primeiro nome.
Só mais um exemplo bem conhecido do site. Michell Dib - Todo mundo chama de DIB e não de michell.
Acho que vcs deveriam pesquisar mais sobre outras regiões do pais, para saber oq realmente acontece, e não ficarem se “descabelando” pq vai ter q trocar o nome no uniforme.
E esse negócio de jogar dois atletas com o mesmo sobrenome, pode acontecer mas é MUITOOOOOOOOOO dificil.
Infanger,
você que estava na Copa Brasil do Rio, sabe dizer se o logotipo do clube na frente é obrigatório para jogos individuais (Copa Brasil) ou basta o nome nas costas e a sigla do estado?
Abraço
[quote=“AlexandreMonteiro”:62s3ygei]Infanger,
você que estava na Copa Brasil do Rio, sabe dizer se o logotipo do clube na frente é obrigatório para jogos individuais (Copa Brasil) ou basta o nome nas costas e a sigla do estado?
Abraço[/quote]
Pelo que sei é obrigatório sim Leleu…além do nome nas costas e sigla do estado rsrsrs
Abraço
Ifanger!
Não se trata de se descabelar, mas só se quer saber porque, ao que leva esta mudança, qual a justificativa. Acho que não lestes o que o Jadson argumentou no começo deste forum. Ele foi muito feliz e bastante claro com suas argumentações. O que ele disse é uma sintese perfeita da questão. Nós aqui do RS, por ex, acabamos de fazer novas camisas e agora teremos toda despesa de novo, e para que? capricho, decisão de gabinete?
Me dem argumentos sólidos que justifiquem esta atitude, que não terei problemas em revisar meus conceitos e dizer, bem com estas razões estou convencido.
Muitas pessoas são conhecidas pelo sobrenome, outras pelo nome e sobrenome, alguns são mais conhecidos pelo apelido.
Qual o propósito de por o nome na camisa? não é o de identificar o atleta? Eu por exemplo sou conhecido como João Irigoyen e não J. Irigoyen. Nós temos que deixar de modismos ao copiar a realidade de outros, temos que ter personalidade para ter nossos modismos.
Creio que quando se muda algo, se faz com um objetivo, com um propósito, mas se aqueles que serão atingidos por esta decisão não estão conformes, o mínimo que o bom senso e a democracia exigem é uma revisão desta medida. O diálogo é fundamental, e não empurrar goela abaixo.
Porque não deixar como estava? já que isto contemplava a todos?
Abraços
João Irigoyen
[quote=“Ifanger”:css3axhh]Só para constar:
Aqui no estado de São Paulo a grande maioria é conhecida pelo sobrenome.
Alguns exemplos que todos devem conhecer:
Hugo Hanahisro - é conhecido por - Hana ou Hanahisro
Guilherme Spinelli - è conhecido por Spinelli, ninguém chama de Guilherme
Eu Guilherme Ifanger - sou conhecido por Ifanger.
Todos da minha cidade são conhecidos por sobrenome - e todo o interior de são paulo tb, se não for 100% é 99%, são raros os atletas conhecidos aqui pelo primeiro nome.
Só mais um exemplo bem conhecido do site. Michell Dib - Todo mundo chama de DIB e não de michell.
Acho que vcs deveriam pesquisar mais sobre outras regiões do pais, para saber oq realmente acontece, e não ficarem se “descabelando” pq vai ter q trocar o nome no uniforme.
E esse negócio de jogar dois atletas com o mesmo sobrenome, pode acontecer mas é MUITOOOOOOOOOO dificil.[/quote]
Ifanger, a questão do tópico não era esta se as pessoas são ou não conhecidas pelo sobrenome. Dá uma lida no tópico desde o início que vai entender melhor,
Tb sou de SP, mas acho que este teu percentual está bem equivocado. Por exemplo as meninas, quase todas são conhecidas por seu primeiro nome. Acho que nem preciso dar exemplos.
Se formos pegar o exemplo da seleção masculina: Hugo Hoyama é mais conhecido apenas como Hugo. Sou antigo neste esporte e a impressão que eu tenho é que Hanashiro, Suzuki e agora o Calderano passaram a ser mais chamados pelo sobrenome mais para não confundir com o Hoyama. Cláudio Kano era apenas Cláudio.
Thiago Monteiro é conhecido como Thiago, Cazuo Matsumoto como Cazuo. Só Gustavo Tsuboi é mais chamado de Tsuboi. Eric Mancini eu o chamo de Mancini, mas a maioria que conheço o chama de Eric. Outros daqui que são mais conhecidos pelo primeiro nome: Jeff (Yamada), Silnei (Yuta), Gilmar (Aleixo), Bruno (Anjos), Danilo (Toma), Mauricius (Nonaka). Sem querer me alongar nesta discussão, isso vai variar de acordo com o seu ciclo de amizade também.
Agora vai ser um sacrilégio mesmo é tirar o “Biriba” e trocar por um “U. da Costa”.
Pois é Yoshida.
Quem é U. da Costa? ou U. Costa?
Não era mais legal colocar BIRIBA???
Aconteceu uma coisa engraçada aqui em casa. Eu tava assistindo com minha esposa o jogo de Cazuo contra Marcelo Aguirre no canal Esporte Interativo (Copa Latino-Americana).
E os comentaristas falavam “porque o Cazuo”, “Bonito lance do Cazuo”, etc.
Daí minha esposa perguntou: “quem é esse Cazuo?”
Sabe por que?
Porque na camisa não estava escrito CAZUO e sim C. MATSUMOTO
E na camisa do Marcelo Aguirre apenas estava escrito “xiom” nas costas (a marca do patrocinador).
Vejam as fotos:
Realmente é uma ótima forma de identificar o atleta (sic).
Como disse o João, não era melhor deixar como estava pois contemplava quem tanto é conhecido pelo primeiro nome como pelo sobrenome?
E vai ser um “sacrilégio” chamar BIRIBA de U. COSTA (vou rir pra não chorar).
Por favor, CBTM nos ouça!!!
[quote=“jadsonalmeida”:1u8qtva2]Pois é Yoshida.
Quem é U. da Costa? ou U. Costa?
Não era mais legal colocar BIRIBA???
Aconteceu uma coisa engraçada aqui em casa. Eu tava assistindo com minha esposa o jogo de Cazuo contra Marcelo Aguirre no canal Esporte Interativo (Copa Latino-Americana).
E os comentaristas falavam “porque o Cazuo”, “Bonito lance do Cazuo”, etc.
Daí minha esposa perguntou: “quem é esse Cazuo?”
Sabe por que?
Porque na camisa não estava escrito CAZUO e sim C. MATSUMOTO
E na camisa do Marcelo Aguirre apenas estava escrito “xiom” nas costas (a marca do patrocinador).
Realmente é uma ótima forma de identificar o atleta (sic).
Como disse o João, não era melhor deixar como estava pois contemplava quem tanto é conhecido pelo primeiro nome como pelo sobrenome?
E vai ser um “sacrilégio” chamar BIRIBA de U. COSTA (vou rir pra não chorar).
Por favor, CBTM nos ouça!!![/quote]
Jadson,
Com essa sua observação do uniforme do Cazuo, nota-se q a CBTM quer deixar todos as atletas brasileiros, tanto os profissionais, como os amadores, em pé de igualdade, em termos de uniformes pelo menos. Pois já está aplicando esse novo padrao nos uniformes da propria seleção!
Agora, se o proprio Joao Carlos, q é presidente de uma Federaçao importante como a gaucha, nao consegue ser ouvido pela CBTM, imagine nós, pobres mortais!
Adriano, o problema é que essa “identificação” não identifica ninguém. ::negativo::
Entendi o que vc disse, mas só como informação, o João não é mais presidente da federação gaúcha.
Abraços!!!
Entendi o que vc disse, mas só como informação, o João não é mais presidente da federação gaúcha.
Abraços!!![/quote]
Ah é?
Putz estou desatualizado! Entao, isso explica pq nao deram atençao ao pedido dele…
Jadson,
Isso na realidade nao é uma “identificação”, isso é uma “desidentificação” ! :lol:
Já imaginou o Mazinho, na camisa, “E. Azevedo” !!!
O pessoal vai chamar assim: ei, parente do Alaor, vem cá !!!
Essa discussão é muito importante. Cansei de ver problemas com uniformes em campeonatos da CBTM.
Penso que o ideal é ter obrigatoriamente nome e sobrenome na parte de trás, com a sigla do estado.
Na frente, penso como opção ter o nome abreviado bem pequeno (como na olimpíada de 2004), logo do clube e patrocínios
Em 2004, eles abreviaram o nome nas costas: http://www.youtube.com/watch?v=20RWEhHHIjQ
Daí entra a questão… quem vai assistir jogos olímpicos sem saber quem são esses jogadores? Acredito que o ideal pro Brasil ainda é ter nome e sobrenome na camisa atrás. Entre os profissionais estrangeiros, existem casos de jogadores conhecidos pelo nome e outro pelo sobrenome.
Waldner, Schlager, Kreanga, Samsonov, Saive, Persson.
Mas nunca vi ninguém chamar Ma Lin de Lin ou Wang Hao só de Hao.
Aqui na Bahia, por iniciativa de Jadson e concordância da Federação Bahiana, os atletas estão encaminhando solicitação de reavaliação da norma, com sugestão de adoção do padrão “Nome Sobrenome” + “Sigla do Estado” nas costas e “Logo do Clube” na frente das camisas, quando se tratar de Competição de Clubes e “Logo da Federação”, quando se tratar de competição de Seleções. As solicitações podem ser encaminhadas para Luciano, com cópia para Dr. Alaor. Creio que o bom senso prevalecerá.
Chaves!
Excelente iniciativa, eu começei este processo enviando e-mail para o Edir antes de postar minha opinião no fórum, e sugiro que todo aquele que está descontente com a medida envie sua mensagem a CBTM. Se repararem na nota oficial, que fala em comprar a camisa da CBTM, a qual não terá a identificação do atleta, e consequentemente contra o regulamento, bem neste caso vale, já que o faturamento foi realizado, podendo assim pagar pela oficialização, ou seja agora pode usar uma camisa fora do regulamento. No final da nota oficial uma característica a qual sempre manifestei ao Alaor meu desencanto, a ameaça de punição. Punir é uma forma de exercer o poder com autoritarismo, pois a ameaça inibe, e a inibição é o que no fundo realmente interessa. Prestem bem atenção, sempre que o assunto de uma nota oficial cujo texto é a regulamentação de algo, no fim vem a ameaça de punição. Eu pergunto é necessário isto? No momento que se implanta uma norma ou lei é óbvio que o não cumprimento disto terá uma consequência, portanto vejo como desnecessário a ameaça na Nota Oficial.
Que fique bem claro que minhas opiniões que vem sendo aqui postadas não são de agora, pois elas sempre foram colocadas internamente na minha função de Presidente, portanto não estou sendo oportunista, só que agora o fórum mudou, não sendo mais Presidente de uma entidade, externo neste fórum ou outros que tiver oportunidade as mesmas opiniões agora como mesatenista.
Abraços
João Irigoyen
Como Chaves falou, a solicitação é simples:
- Apenas solicitamos que coloquemos nosso nome e sobrenome sem abreviação nas costas da camisa.
O restante da regra fica a mesma coisa.
Todos daqui que quiserem fazer tal solicitação só é enviar email para: [email protected] - [email protected] - [email protected] e [email protected]
Abraços e vamos tentar que o bom senso prevaleça,
Jadson
PS: Aqueles que são conhecidos por apelidos, como Biriba e Mazinho, poderiam solicitar usar seus apelidos.
Amigos,
Faz uma semana que enviei um email à CBTM e não obtive resposta alguma.
Acho desrespeitosa essa forma de tratar o atletas.
Peço que todos que frequentam o site, enviem email para:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
Vamos encher a caixa postal deles com solicitações para que possamos usar nossos primeiros nomes e últimos sobrenomes completos (sem abreviação) em nossos uniformes.
Acho um desrespeito com todos atletas essa falta de atenção da CBTM. Vamos usar nosso direito e reivindicar.
[quote=“jadsonalmeida”:22y18unm]Amigos,
Faz uma semana que enviei um email à CBTM e não obtive resposta alguma.
Acho desrespeitosa essa forma de tratar o atletas.
Peço que todos que frequentam o site, enviem email para:
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
Vamos encher a caixa postal deles com solicitações para que possamos usar nossos primeiros nomes e últimos sobrenomes completos (sem abreviação) em nossos uniformes.
Acho um desrespeito com todos atletas essa falta de atenção da CBTM. Vamos usar nosso direito e reivindicar.[/quote]
Jadson,
Isso mostra como eles nao estao interessados em atender tal reinvidicaçao, pois, mesmo qdo é para “fazer de conta” [como eles fizeram comigo por mais de 1 ano com a questao da pontuaçao errada] eles me davam respostas em pouco tempo. Nao mais q 2 dias, se nao no mesmo dia. O primeiro a responder era o proprio Alaor, q dizia tipo assim:
“resolva isso logo, fulano de tal”.
Só q nunca era resolvido, só faz de conta!
Já no caso do seu pedido, eles nao querem atender, e nem “fazer de conta”…