Novo Regulamento de Uniformes da CBTM

Vocês já viram a nota da CBTM sobre a mudança dos uniformes dos atletas e técnicos???

http://www.cbtm.org.br/scripts/site.dll/noticia?pagina=978333421&item=81

Sinceramente, acho isso uma babaquice.
Abreviar o primeiro nome do atleta é coisa de estrangeiro.
No Brasil identificamos a pessoa pelo primeiro nome e até pelo apelido.
Por isso, enquanto na camisa do jogador inglês David Beckham está escrito BECKHAM (ao invés de David), na camisa do Ricardo Izecson (quem é esse cara?) está escrito KAKÁ (ahh, o Kaká eu conheço), que o apelido pelo qual ele é identificado.

Olha só a camisa do Ronaldo de Assis Moreira:

Até jogadores que não possuem apelidos são identificados no Brasil pelo primeiro nome como é o caso do Neymar da Silva Santos Junior, onde na camisa não está escrito SANTOS JR, e sim Neymar:

Portanto, ninguém venha me dizer que são as regras da ITTF, pois se no futebol as regras da FIFA podem ser adaptadas ao costume brasileiro para identificar o atleta, tal situação pode ocorrer no Tênis de Mesa também. Basta usar um pouquinho do bom senso.

A própria ITTF já usou do bom senso e os jogadores chineses estão usando nome e sobrenome sem abreviação, pois anteriormente a camisa de Ma Lin, por exemplo, estava escrito “L MA”. E agora todos os chineses usam seus nomes completos, basta ver o vídeo abaixo (observe a camisa de Ma Lin e Xu Xin), que é do Aberto da Slovênia 2011 (evento oficial da ITTF):

http://www.youtube.com/watch?v=qnC0L4vbvgY

Observe aos 2:31min a camisa do Ma Lin e aos 5:10min a camisa do Xu Xin.

Já pensaram se numa Copa Brasil estiver participando um José Silva, Jorge Silva, João Silva, Joice Silva, etc. Todos esses atletas vão ter de usar “J SILVA” na camisa. Isso é algo lógico e razoável para se identificar alguém?
Não seria mais correto deixar o primeiro nome e o último sobrenome assim como os chineses estão usando???

Saiu uma nova Nota Oficial dizendo que nas primeiras duas Copas Brasil (Rio e Brasília) poderão ser usadas camisas com o padrão do ano passado.

Abraço,

Alexandre, eu penso que o lógico seria usar nome e sobrenome.
Já que no Brasil identificamos o atleta pelo primeiro nome ou até pelo apelido.
O objetivo do nome na camisa é qual?

• identificar o atleta?
  • vender as camisas da CBTM ? (as quais ironicamente não possuem o nome do atleta)
  • propiciar a jogadores medrosos uma alternativa para ganhar de W.O. uma vez que o adversário não tem o nome impresso corretamente na camisa?

Eu só queria saber qual o objetivo do nome na camisa… se for pra identificar, a CBTM está no caminho errado.

[quote=“jadsonalmeida”:1w6bcnh0]Alexandre, eu penso que o lógico seria usar nome e sobrenome.
Já que no Brasil identificamos o atleta pelo primeiro nome ou até pelo apelido.
O objetivo do nome na camisa é qual?

• identificar o atleta?
  • vender as camisas da CBTM ? (as quais ironicamente não possuem o nome do atleta)
  • propiciar a jogadores medrosos uma alternativa para ganhar de W.O. uma vez que o adversário não tem o nome impresso corretamente na camisa?

Eu só queria saber qual o objetivo do nome na camisa… se for pra identificar, a CBTM está no caminho errado.[/quote]

Realmente Jadson!!!

Concordo plenamente contigo! Quer dizer q o Mazinho nao vai poder jogar com a camisa escrita “Mazinho”?
O q devia ser proibido, é aquele pessoal q “pinta” com caneta o nome na camisa, ai está certo. Mas dessa nova forma, já complicou, todos terao obrigatoriamente fazer novos uniformes, a maioria nao vai saber disso, pois divulgaçao por meio de Nota Oficial, só poucas pessoas ficam sabendo, ai vai ser a maior confusao, por causa dessa historia de usar as camisas “pagas” da CBTM e SEM O NOME!

Pois é …
Nós estamos fazendo uma camiseta nova aqui pro pessoal de São José do Rio Preto…
todo mundo achou uma besteira isso… além de ter ocorrido o que ja foi dito …
uma pessoa chama Walmir Costa e outro Wesley Rodrigues da Costa, as 2 tem que ficar W. COSTA, uma ótima maneira para identificação né? ¬¬

abraços…

Jadson, você tem razão em suas argumentações.

A confusão gerada deve ter sido tanta que nessa etapa que está acontecendo no Rio, a CBTM decidiu publicar essa nota oficial adiando a implantação dessa nova regra.

Inclusive eu tenho uma dúvida:

No ítem 3. da nota oficial diz:

“3 - Na competição de seleções estaduais e de equipes de clubes, ter o logotipo do clube/associação estudantil, e o da sua Federação na parte frontal da camisa.”

Esse ítem exclui a exemplificação de como seria em competições individuais. Não há nenhum outro ítem que fale exclusivamente de competições individuais.

Minha pergunta é: Eu posso pegar uma camisa minha qualquer, uma de marca de tênis de mesa por exemplo, e apenas colocar meu nome nas costas de acordo com as regras (A.Monteiro - CE)??

Ou mesmo em competições individuais é obrigatório ter o nome/logotipo do clube na frente?

Pensei nisso pois se a CBTM “importou” essa regra da ITTF, nos Pro Tours os jogadores apenas colocam o nome nas costas e não precisa colocar o símbolo da sua federação nacional, etc…

Como vocês interpretaram essa questão? Basta o nome atrás para jogar Copa Brasil ou é obrigatório também o logotipo do clube?

ps: a ilustração exemplifica com o logotipo do clube porém não há nada no texto que fale sobre competições individuais.

Abraço

Alexandre, o correto seria:

Competição individual, de duplas ou de clubes: logotipo do clube

Competição entre Estados: logotipo da federação

Mas se eu fosse da CBTM, fazia o seguinte:

1. todos os atletas e técnicos deveriam ter o logotipo do clube e da federação na frente da camisa.

2. no verso da camisa, todos deveriam colocar o nome e o último sobrenome e abaixo a sigla do Estado que representa.

Simples e prático.

PS: Tomara que alguém da CBTM nos ouça.

Bom dia Amigos,

A todos que vierem jogar a Copa Brasil etapa de Brasília e precisarem estampar o nome nas camisas, eu posso ajudar pois trabalho com Silk Screem. Creio que os jogos serão na AABB, estarei lá.

Abraços

[quote=“jadsonalmeida”:3po6zn2w]Alexandre, o correto seria:

Competição individual, de duplas ou de clubes: logotipo do clube

Competição entre Estados: logotipo da federação

Mas se eu fosse da CBTM, fazia o seguinte:

1. todos os atletas e técnicos deveriam ter o logotipo do clube e da federação na frente da camisa.

2. no verso da camisa, todos deveriam colocar o nome e o último sobrenome e abaixo a sigla do Estado que representa.

Simples e prático.

PS: Tomara que alguém da CBTM nos ouça.[/quote]

Quando você fala o correto seria, se refere a que? Ao que você acha ou a interpretação da nova regra da CBTM?

[quote=“Eduardo Salinas”:1oqmx9d2]Pois é …
Nós estamos fazendo uma camiseta nova aqui pro pessoal de São José do Rio Preto…
todo mundo achou uma besteira isso… além de ter ocorrido o que ja foi dito …
uma pessoa chama Walmir Costa e outro Wesley Rodrigues da Costa, as 2 tem que ficar W. COSTA, uma ótima maneira para identificação né? ¬¬

abraços…[/quote]

E se um jogar contra o outro?
Será W. COSTA x W. COSTA
O árbitro vai se embananar todo pra fazer a súmula.

[quote=“AlexandreMonteiro”:20t4o886]
Quando você fala o correto seria, se refere a que? Ao que você acha ou a interpretação da nova regra da CBTM?[/quote]

Minha interpretação da regra.

Verdade … eu ainda não tinha pensado nisso … se jogar um contra o outro …
agora ja mandamos fazer as camisetas, vamos ver o que vai virar!

abraços

[quote=“jadsonalmeida”:sfv3p466]Alexandre, o correto seria:
…Mas se eu fosse da CBTM, fazia o seguinte:

Simples e prático.
PS: Tomara que alguém da CBTM nos ouça.[/quote]
Faço votos que sim!..

[]´s!

Poxa, se essa regra foi “importada” da ITTF, a CBTM deveria saber que nem a ITTF segue essa regras à risca.
Pois em campeonatos recentes, vários atletas estão usando o seu nome e sobrenome.
E não estão abreviando o primeiro nome.
Vejam nas fotos:

Ma Lin da Copa Volkswagem 2010

Ma Long Aberto do Qatar 2011

Timo Boll na final do Aberto do Qatar 2011 (observe que não só os chineses não estão abreviando o primeiro nome).

Amigos,

Ainda não me desceu guela abaixo esse novo regulamento de uniformes da CBTM.
Então fui ler o hand-book para jogos oficiais da ITTF e descobri que não há nada que impeça de um atleta usar seu nome e sobrenome completo.
Olha o que diz o regulamento da ITTF (http://www.ittf.com/ittf_handbook/hb.asp?s_number=3):

“3.02.02.03 A vestimenta pode ostentar números ou letras nas costas da camisa para identificar um jogador, a sua Associação ou, em partidas do clube, seu clube, e as propagandas devem estar em conformidade com as disposições do art. 3.2.5.10, e se as costas de uma camisa contém o nome do jogador, este deve ser colocado logo abaixo da gola.”

Ou seja, segundo ITTF a única recomendação é que o nome seja colocado nas costas abaixo da gola.

Como já mostrei neste post através de fotos dos últimos eventos da ITTF que os atletas estão usando seu nome e sobrenome sem abraviação, vou solicitar o mesmo à CBTM.

Pois meu receio é que um árbitro ou algum atleta reclamem porque seu adversário está com o nome “JOSÉ SILVA” ao invés de “J SILVA” e isso seja interpretado como “falta de condições de jogo”, daí o atleta tenha de pagar R$ 70,00 por uma camisa que não contenha seu nome e aí, sim, seja considerado estar com o uniforme regular.

Jadson!

Também participo de sua inconformidade, e até me comuniquei com a CBTM, e a resposta foi de que não estão copiando a ITTF. E a minha pergunta que ficou, de qual seria a justificativa para isto? o que trás de benefício para o desenvolvimento do esporte ou até da organização. Sem respostas, e na verdade o que aconteceu é que foi tomada uma decisão unilateral, ou seja, faço e voçês obedeçam. Sempre manifestei dentro da CBTM a minha visão de como a entidade está distante de seu povo, não existe uma aproximação, uma interação. Este fato só comprova minha tese. Aqui no RS acabamos de fazer novas camisas de clubes e seleção, ainda nem usamos e já teremos que fazer de novo pelo novo regulamento.
Eu até citei para a CBTM que olhassem o que está sendo postado no fórum, e que revissem esta medida, ou que no mínimo avaliassem melhor. mas pela resposta que tive ao citar o Mazinho, me pareceu que cometí um sacrilégio.
Portanto repito o que respondi, diante dos fatos, feita e lei, cumpro a lei, ou até que ela seja modificada. Aliás modificações só dependem de nós, e vejo muitas vezes nestes fóruns a citação de que atleta não vota, o que é verdade, mas pode mudar os fatos, com mobilização, pressão. Será que os acontecimentos no mundo árabe não são um sinal de como se pode mudar coisas que estão perpetuadas?

João Irigoyen
Agora só mesatenista

João,

Infelizmente a CBTM se afasta dos seus atletas. E essa rivalidade com o site do temp.mesatenista.net não leva a nada. Aonde mais temos um fórum para expor nossas opiniões?

Já que não estão copiando a ITTF, então qual a razão de usar sobrenome quando no Brasil identificamos as pessoas pelo primeiro nome???

Trocar uma camisa com meu nome completo por uma da CBTM sem meu nome me dará condições de jogo??? isso não é meio confuso?

Tomara que alguém de bom senso da CBTM nos ouça.

A saída para os uniformes já confeccionados, por mais esdrúxula que pareça, seria acrescentar o formato da nova regra aos nomes preexistentes. Ficaria feio e estranho, (J. Almeida e Jadson Almeida na mesma camisa )por outro lado, provocaria uma indagação: por que isto? Mas creio que atenderia a regra. Abraços ao meu amigo João. Sou testemunha das vezes em que manifestou suas opiniões nas Assembléias.

O q eu acho q seria correto era:
o nome na camisa ser igual ao “ID Virtual” no site da CBTM e mais esse ID Virtual ser criado, nao “automaticamente” como é feito na CBTM atualmente, juntando 1o. nome e ultimo sobrenome, e sim ser uma opçao do jogador [atraves do proprio cadastro do atleta, ter uma opcao para escolha do ID Virtual], onde fosse utilizado até mesmo um apelido q o atleta gostasse [como acontece no Futebol, por exemplo, como o Jadson citou acima], mas q tivesse pelo menos um sobrenome para “diferenciar”.

Por exemplo, citarei o caso do Mazinho.
Nas camisas dele só tem Mazinho, nao conheço mais nenhum no Brasil, mas digamos q tenham 2 “Mazinhos”: Edmar Azevedo Holanda e Edson Martins Souza. Já q ambos sao conhecidos como Mazinho e nao como “Edmar” e “Edson” ficaria assim:
Edmar Azevedo Holanda - Mazinho Holanda
Edson Martins Souza - Mazinho Souza

Acho q essa seria a melhor solução. Nao vou nem citar o meu caso pessoal, q tb causa confusao apesar de usar o meu nome, só nao o primeiro nome, como o pessoal da CBTM coloca em todas as sumulas dos meus jogos. Mas praticamente TODOS os “Jose ou Francisco” q conheço NAO sao chamados pelo primeiro nome e sim pelo 2o. nome. Tem um colega meu q o nome é Jose Jeová Neto [quase isso], ai fica na CBTM Jose Neto [devem ter alguns com esse ID Virtual na CBTM, ai fica JoseNeto, JoseNeto1, JoseNeto3, …] e ai nem o Presidente da Federacao local, q conhece o mesmo ha uns 20 anos (!!!), sabia q “Jose Neto” era o “Jeova” !!!
Mas chato do q isso, só mesmo a pessoa ter q usar um nome da camisa pelo qual nao se “identifica”. Sobrenome é coisa de exercito, se eu fosse militar, já estaria acostumado ser chamado de “Neves”, mas não é meu caso.

Realmente muito desagradavel ! ::negativo::

Só lembrando q no inicio de 2009, chegou um funcionario da CBTM aqui na comunidade [acho q o nome era Gustavo ou Rodrigo, nao lembro ao certo], dizendo q iria manter uma estreita relação com o pessoal aqui do site e inclusive aceitaria reclamaçoes, etc. Acho q esse ai já saiu da CBTM, pois nunca mais deu as caras por aqui, até mesmo pq nao cumpriu o q havia prometido. Inclusive minha pontuação continua errada e eu já desisti de reclamar, depois de ter passado quase 1 ano reclamando junto ao pessoal da CBTM e toda vida davam uma desculpa e diziam q ajeitariam depois e até hj !!! ::negativo::

Pessoal, olha só o que eu descobri:

Manual de Redação e Estilo - Eduardo Martins
“1 - Abreviaturas. Evite abreviar nomes próprios: P. Ferreira, P. Alegre, E. Santo, J. Paulista, C. Verde, R. Carlos, F. Henrique
Exceção: S. (de São e Santo), como em S. Caetano, S. Catarina, S. Amaro, etc. Mas, quando possível, use São e Santo por extenso. E não abrevie a indicação dos cargos das pessoas, principalmente como recurso para ganhar sinais nos títulos: gen. Almeida, gov. Pereira, alm. Valença. Só são admitidas reduções das formas de tratamento, como dr. Jatene, d. Eugênio, pe. Eurico.”
publicado no Estadão: http://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/t.shtm

Orientação da Prof. Josefina no site “Português com prazer”:
“Abreviações de Nomes Próprios - Pessoal, o mundo necessita cada vez mais de agilidade, mas cuidado, abreviar nomes próprios, nem pensar. O seu primeiro nome, ou os dois primeiros quando é nome composto (ex: João Luiz) e o último, o sobrenome, nunca devem ser abreviados.
Aliás, se o espaço comportar, escreva sempre seu nome completo, por extenso!”
fonte: http://blig.ig.com.br/portuguescomprazer/2010/04/12/abreviacoes-de-nomes-proprios/

E por fim, No “Guia de editoração para publicações oficiais brasileiras” da Presidência da República", orienta-se o seguinte, referente ao título de uma publicação (o que pode ser aplicado similarmente ao nome de identificação nas camisas do nosso esporte):
“Recomenda-se evitar o numeral iniciando o título, abreviação de nomes próprios, adjetivação, separação de sílabas, gerúndio e jogo depalavras, frases negativas ou interrogativas, pronome oblíquo e rima.”
fonte: http://pt.scribd.com/doc/51491428/publicacoes-oficiais-brasileiras-guia-para-editoracao-1

Ou seja: na ortografia da lingua portuguesa, a qual todos os brasileiros devem obedecer, recomenda-se NÃO ABREVIAR NOMES PRÓPRIOS, principalmente o primeiro e último nome.

Por favor, organizadores de Eventos da CBTM, sigam as regras ortográficas brasileiras.

obs: Alguém pode enviar isso pra eles?