"Nacionalidade" das Borrachas

Vejo nos fóruns comentários sobre borrachas chinesas européias, japonesas, etc, então gostaria de saber quais as diferenças características gerais entre estas, e se possível alguns exemplos das mais conhecidas.

Boa tarde Adailton,
A maioria borrachas chinesas tendem a possuir um topsheet mais pegajoso. Mas já temos exemplares de borracha chinesa como a ThinArc que não tem esta característica tão evidente. Os fabricantes apostam que esta característica favoreça a geração de mais spin.
As borrachas européias e japonesas (grande maioria das Donics, BTYs, Thibar, Andro…) apostam na geração de spin mais mecânico, resultante da ação do atrito e da reação da esponja como mecanismo gerador. Temos exemplo entretanto de marcas tradicionais européias que fizeram parceria com empresas chinesas para criar borrachas com a pegajosidade descrita nas borrachas chinesas em esponjas européias por exemplo, como a Thibar GRIPS e a Donic Tractor.
Portanto, é apenas uma maneira bem genérica de caracterizar um tipo de borracha, mas com certeza não corresponde a 100% dos produtos desenvolvidos ou vendidos pelas fábricas européias, japonesas e chinesas.
Grande abs. e bons treinos.

Olá Adailton,

Chinesa: Borracha tacky (Grudenta), geralmente dura (há exceções), menos veloz que as européias e japonesas, mas em consequencia com mais efeito (há exceções também), borrachas que requerem muita técnica para seu total aproveitamento. Ex. de marcas chinesas: DHS, Haifu, 729 ou Friendship, Galaxy, dentre tantas outras…

Japonesa: Borracha mais veloz que as chinesas, não é normal serem duras, exceto a Spin Art e Tackfire (salvo engano), geralmente com menos efeito, não grudentas, são borrachas que admitem um certa “margem de erro” do usuário (há exceções como a linha Tenergy, que não perdoa ninguém). Uma vantagem da borracha japonesa é a durabilidade comparada com as européias. Ex. de marcas japonesas: Butterfly, Nittaku, etc…

Européia: Borrachas velozes, não grudentas, geralmente bem macias comparadas com as chinesas, bom efeito, durabilidade de algumas é um pouco baixa, acredito que tenha mudado isso com a nova “safra” de borrachas, como as japonesas elas perdoam algumas falhas do jogador, não sendo necessário dominar “toda” a técnica para usar bem o equipamento. Ex. de marcas europeias: Andro, Donic, Cornileou, Joola, etc…

Lembrando que essa resposta expressa somente a minha opinião, aqui no fórum tem gente mais experiente, que já utilizou os três tipos de borrachas e que pode dar um auxilio melhor (Nakata, Alcir, KSilvestre, Mutley…rsss :smiley: )!!!

Grande abraço!

Se os chineses são os melhores, então as borrachas chinesas seriam as melhores?

Lembrando que existem marcas japonesas que produzem borrachas na Alemanha e marcas da Europa que produzem no Japão e China.

A Yasaka tem a linha Pryde, Xtend, Rakza todas feitas na Alemanha.

Nittaku tem a linha Moristo inteira e Fast-Arc feitas na Alemanha.

A Cornilleau que é francesa produz toda sua linha atual no Japão.

Sobre as borrachas chinesas serem melhores porque os chineses usam, é bastante relativo. O fato é que os chineses dominam e desenvolvem a técnica correta para extrair o máximo de performance das borrachas tacky (Hurricane, Skyline, Whale) no forehand. Eles mesmos usam borrachas japonesas no backhand.

Realmente, estes termos de “nacionalidade de borrachas” são usados pelos mesatenistas como forma de classificação genérica, mas acabam muitas vezes não sendo devidamente apresentados a quem ingressa no esporte, o que pode causar interpretações equivocadas.
Não tenho muito a acrescentar ao que os colegas disseram, mas tentando resumir comparativamente nas três dimensões básicas de borrachas, segue o meu “teorema particular” hehehehehehehe:
Velocidade: japonesas > européias >>>>>> chinesas
Efeito: chinesas >>>>>> japonesas >>> européias
Dureza: chinesas >>>>>> japonesas > européias
Obviamente, o número de sinais simboliza uma certa distância entre os tipos de material.

Apontando “ícones” de cada tipo de material, temos:
Chinesas: DHS Hurricane e TG (II e III)
Japonesas: Butterfly Tenergy 05
Européias: Donic Desto F3

Como o pessoal disse, todas as marcas estão se aventurando nos mercados fora de seu domínio, mas ainda nos encontramos num estágio muito inicial deste movimento, onde nenhuma destas tentativas realmente tenha vingado. Ao meu ver, isto se deve em parte à qualidade (os produtos ainda estão um pouco imaturos) e em parte ao preço (os produtos tradicionais ainda são mais viáveis na relação custo x benefício). Acredito que o grande potencial para mudar esta situação venha da China em relação aos outros mercados, devido aos seus baixos custos de produção e competição com produtos caros dos quais muitos atletas procuram substituição. Sendo assim, os chineses têm tudo para tomar cada vez mais participação no mercado, apenas dependendo, na minha opinião, de sua capacidade de engenharia.

Isto definitivamente não procede. Como vc deve ter visto, seja no fórum ou conversando com qualquer pessoa envolvida no meio, apesar de haver materiais que são muito rejeitados ou muito aceitos no mercado, não existe a melhor borracha e sim a mais adequada para um determinado atleta, em um determinado estilo, em determinada fase de desenvolvimento.
Os chineses são os melhores por uma mistura de cultura, metodologia (para mim este é o grande segredo) e principalmente suor. O material é apenas uma ferramenta, muito desenvolvida e importante, mas que, como toda ferramenta, não faz nada sozinha ou mal utilizada. Nesta hora eu me lembro de um velho trocadilho: “a fool with a tool is still a foll”, que significa “um tolo com uma ferramenta ainda é um tolo”. Então não confunda este tipo de coisa.

Abraços!!!

Qual borracha chinesa seria a mais rápida?? E que seja dura como a característica das chinesas, entao NAO contem a tin arc!

Ótima colocação, Alcir! A metodologia e a fundamentação teórica faz a diferença mas infelizmente ainda existem céticos a respeito disso.

Tudo bem que existam materiais que nos agradam mais. Mas por exemplo, se pegarmos uma Donic Baracuda, e dermos pro Hugo Hoyama e pra um jogador iniciante, é fácil notar que o jogador iniciante terá mais dificuldades para usá-la que o Hugo Hoyama, revelando assim, que a técnica é o fator predominante, o que legitima aquilo que o Alcir disse.

Haifu Whale III, porém caríssima.

Haifu Whale III, porém caríssima.[/quote]

Se for pra comprar uma borracha de 190 reais eu sou muito mais a tenergy 64!!hahahaha
NAO teria uma opção mais barata?
A H2 é boa?

[quote=“William lee”:aawik0mw]NAO teria uma opção mais barata?
A H2 é boa?[/quote]
Chinesas rápidas, tirando a opção que o AlexandreMonteiro colocou, por enquanto são apenas promessas.
Se a Hurricane II é boa? Sim… e a Hurricane III, TG II e a TG III e um monte de outras chinesas tb, mas são lentas. Isso é um aspecto que é necessário “aceitar” quando se pensar em utilizar este tipo de material. Cabe a cada um saber se é adequado para si ou não.

Abraços!!!

Vou te falar o que uma certa pessoa me disse uma vez (vc sabe o que eu falo né Alcir? haha). Eu não sei se é por que eu sou meio novo no esporte e nunca experimentei borrachas demasiadamente. Eu sei que a H3 NEO é uma borracha boa pra iniciar com as chinesas. Quando se tem uma boa técnica e uma biomecânica adequada, ela não deixa a desejar na velocidade e tem um efeito muito bom. É um pouco pesada como todas as chinesas e a adaptação não é muito demorada, você consegue pegar o jeito ::perfeito::

Eu sei que eu tô gostando dela. To usando numa Ma Lin Extra Off classineta no fore. Já experimentei outras chinesas como 729 (esponja branca) e Sword, e digo que algumas delas ainda são mais pesadas e mais lentas que a H3 neo, por isso que eu não troco.

A falando nisso Alcir, ficou aquele conjunto mesmo lá que eu te falei: Ma Lin Extra OFF + H3 neo fore + BTY Cermet back. Ficou muito bom, bem balanceado.

ATT.

Renato Milhomem

O que posso te falar das borrachas chinesas é que são ótimas para se jogar no forehand, mas que é preciso prepará-las anteriormente com óleo, o famoso BOOSTER. Já joguei com várias borrachas chinesas, dentre elas: hurricanes NEO II e III, XuShaoFa, TG, Tin Arc, Kokutaku, Haifu, dentre outras. Atualmente estou com a GLOBE 999, de esponja azul, NATIONAL TEAM. O que posso te dizer é que há uma diferença gritante entre usá-las com e sem o BOOSTER. Na Hurricane mesmo a diferença é gritante. Prefira SEMPRE as de esponja azul, pois absorvem melhor o óleo. São bem porosas e parecem que foram feitas para serem usadas com BOOSTER. Depois que o BOOSTER é passado elas envergam, como uma batata chips. Passe umas 3 ou 4 demãos de óleo e depois deixe-as repousando por 24 horas sobre uma pilha de livros pra que voltem ao “normal”.
Outra coisa que posso te falar é que as borrachas chinesas são bem diferentes entre si. A que estou usando atualmente, a GLOBO 999 NATIONAL TEAM, é bem diferente das HURRICANES. O seu arco é mais longo, porém dá um pouco menos de efeito. Achei mais rápidas que a HURRICANE NEO III, mas dá menos efeito, muito mais que qualquer outra não chinesa, mas realmente ela é menos TACKY que a HURRICANE NEO III.

Estive pensando na xiom omega 3 asia e a 4 pro. Ela e rápida mesmo?

Muito exclarecedoras as respostas, agora sim passei a entender melhor muitas discussões onde aparece o este assunto e acredito que outros iniciantes como eu também. :smiley:

Assino embaixo. Com booster a borracha se torna praticamente outra borracha, muitíssimo melhor. Porém não recomendo devido ao preço exorbitante de um bom booster (ex: Dianchi), tempo de preparo, pouca duração do efeito do booster, mas principalmente por ser ilegal. Só este último motivo já é sufuciente para não usar.

A Omega 4 pro é bem rápida sim. Se você não se importa de ter bolhas por toda a superfície da borracha já no segundo treino, vá em frente e compre-a. Na minha opinião tal borracha é um erro de projeto, algo que nunca deveria ter sido colocado no mercado, tal como um rebobinador de DVD.

Assino embaixo. Com booster a borracha se torna praticamente outra borracha, muitíssimo melhor. Porém não recomendo devido ao preço exorbitante de um bom booster (ex: Dianchi), tempo de preparo, pouca duração do efeito do booster, mas principalmente por ser ilegal. Só este último motivo já é sufuciente para não usar.

A Omega 4 pro é bem rápida sim. Se você não se importa de ter bolhas por toda a superfície da borracha já no segundo treino, vá em frente e compre-a. Na minha opinião tal borracha é um erro de projeto, algo que nunca deveria ter sido colocado no mercado, tal como um rebobinador de DVD.[/quote]

Santo Cristo! No segundo treino ela já fica assim???

Caros colegas, acho que este assunto já deu o que falar no passado e não vale a pena ressucitar pois haverá novamente uns defendendo, outros atacando, uns elogiando, outros depreciando.
Alguns colegas , via fórum relataram que tiveram grandes problemas com este material (Xiom Omega IV Pro e outros modelos) , e outros jogadores (no qual me incluo neste grupo), utilizaram os materiais descritos sem problemas desde o lançamento e continuam comprando produtos desta linha sem problemas tão gritantes, inclusive utilizo as novas linhas lançadas recentemente.
Infelizmente …
Pode ter havido problemas em lotes produzidos? claro que sim…
Pode ser frágil dependendo do estilo de jogo? mais uma vez, claro que sim… embora como caneteiro ofensivo abusava de drives e smashs e backhand smashs… e utilizei-as até coladas com a genérica cascola base dágua, até o limite de 3 a 4 meses com 3 treinos semanais de 2 horas… sem a falha descrita.
Podem ser um erro de projeto??? Acredito que se o volume de falhas fosse tão elevado, principalmente pelo fato de ter como alvo o publico internacional, teríamos nos fóruns estrangeiros um volume significativo de reclamações e consequentemente a retirada do mesmo.
Material de tênis de mesa é igual a qualquer produto industrializado onde qualquer deslize na fabricação gera um monte de porcarias no mercado. Não há como acreditar cegamente em CQ. Mas diferentemente de outros bens, não há recall, nem representação.
Já tive problemas com as Yasaka Pryde, bolhas…, onde gentilmente fui atendido pelo representante aqui do Brasil, inclusive vendida onde treinei durante algum tempo e a amostra foi enviada para análise e recebi outra de reposição, que utilizei sem problemas…
Já tive problemas com as Bryce Speed cujo topsheet esfarelava a mesmo que mantidas com cuidado…e a recomendação foi
colocar um protetor para guardar pois ela era sensível ao desgaste… ou seja, me falaram que estragava mesmo…
Não estou defendendo a marca nem modelo, inclusive ultimamente estou variando com outras possibilidades,(Donics,Thibars e Haifus) mais fáceis de adquirir aqui no Brasil ou mais baratas lá fora, mas na minha opinião, cada caso é um caso específico. No meu, o produto citado foi satisfatório e acredito que também tenha sido satisfatório nas blades de alguns outros colegas.
Abs

Mais do que tudo isso, para estas dúvidas existe um tópico dedicado, além de muito conteúdo em diversos outros tópicos na sessão de materiais. Willian lee, use e abuse da pesquisa e vc vai sanar esta dúvida e muitas outras que vc nem sabia que tinha. Não somos tão insistentes com a pesquisa a toa: realmente vale a pena.

Mas voltando ao assunto, alguém sabe de iniciativas de fabricação fora do eixo Japão / China / Alemanha? Digo isso pq, conforme estamos falando aqui, esta “tripolarização” é notória, mas existe alguma chance de mais alguém entrar no jogo? Existe a possibilidade de um dia termos uma nova ordem mundial (hahahahahahahaah)?
Claro que isso não significa necessariamente que os materiais seriam bons, mas “dar uma mexida no caldeirão” é muito bom para o mercado (sob a nossa perspectiva de consumidor).

Abraços!!!

Bom dia,

A Killerspin tem fabricação onde?

Abraço.