Muito tarde para começar forte?

Pessoal,

Gostaria de saber se é muita piraçao minha por gostar do esporte e querer se envolver com ele, ou se não é tão utopia assim.

Tenho 26 anos, já sou bacharel e mestre, vou bem em meu trabalho, mas sinto falta em me dedicar a um esporte, o que não fiz quando mais novo, visando um progresso na minha profissão.
Não tenho como meta, tornar-me um profissional no TT, mas gostaria de treinar e ser um bom esportista e não apenas bater bolinha com amigos. Gostaria de participar de torneios, ter um treinamento assíduo e derrepente até me federar.

AS PERGUNTAS?

• Já passei da idade para esse empenho no esporte e devo continuar apenas batendo bola e esquecer federação?
  • Conhecem alguém que tenha outra profissão e consiga jogar TT quase que como profissional no esporte? (torneios amadores, sei la)

Grato a todos!

se vc tiver as noites livres, nao tiver esposa e filhos, ou namorada exigente, tiver vontade e um pouco de talento nao vejo pq vc nao conseguiria.
mas antes de pensar em se federar treine bastante e jogue bastante campeonatos abertos

[quote=“DarkStalker”:250jo55q]se vc tiver as noites livres, nao tiver esposa e filhos, ou namorada exigente, tiver vontade e um pouco de talento nao vejo pq vc nao conseguiria.
mas antes de pensar em se federar treine bastante e jogue bastante campeonatos abertos[/quote]

Perfeito. Nem todos os jogadores federados começaram antes dos 14. Muita gente começou tarde, mas como o Darkstalker disse tem q ter noites livres, mulher e família não demandantes, ter o mínimo de dom p/ a coisa e MUITA vontade de aprender e paixão pelo esporte.

Isso, e eu acrescentaria mais uma coisa. Paciência. Os resultados aparecem com o decorrer do tempo, sem pressa. Eu acho que vc pode sim procurar um bom clube se federar. Sem pressa pra obter resultados logo nos primeiros 6 meses. O começo é para que você tenha identificação com o esporte, e como o darkstalker falou, tem que ter tempo pra praticar.

[quote=“DarkStalker”:1s8p90mg]se vc tiver as noites livres, nao tiver esposa e filhos, ou namorada exigente, tiver vontade e um pouco de talento nao vejo pq vc nao conseguiria.
mas antes de pensar em se federar treine bastante e jogue bastante campeonatos abertos[/quote]

Sim, tenho noites livre e como ja postei em um topic por aqui, vou começar a, primeiramente, bater bola na Associaçào Joinvilense de Tenis de Mesa, com Celso Toshimi… já acredito ser uma sorte e tanto! Tenho esposa, mas esta me apoia em todas minhas decisoes que são para coisas boas como esporte e estudos! E realmente, mencionei fererar-me, mas claro… isso com pensamento futuro… primeiro vou bater bola com o pessoal lá, depois treinar mesmo e aee sim em um ano quem sabe, me torno federado…

Mas fico bem tranquilo em saber que não estou comecando tarde demais!

Muito grato pela motivaçao que me deram!

Bons jogos a todos!

Em 1982 eu começei a jogar, mais sem conhecimento de federações, materiais e essas coisas de hoje em dia, por motivo de “deixar a vida me levar” que é o mesmo do seu “trabalho” parei, voltei em 2002 (com 32), sou federado jogo torneios e até Copa Brasil, sou um pangaré no jogo, mais me considero vencedor, pois o esporte, prepara o físico, fortalece o psicológico, além de deixar a gente num estado de espirito maravilhoso.

Segue em frente rapaz, vc ainda é jovem.

Abraços,

Bob

Quando eu comecei me espelhei no Toshimi , aqui em Curitiba , vc têm muita sorte de tê-lo por perto , gruda nele!!!
Sobre idade… não têm muita importância desde que vc tenha muita disciplina em treinar com qualidade mais do que em quantidade.
Qualquer hora apareço por aí, porque aqui em Ctba tá muito frio prá jogar!!!Eh Eh Eh!!

Falae grande!..

Vc nao tem noção de como me sinto à vontade pra te responder à essa questã do “início tardio”…

Como o pessoal mais antigo já deve lembrar, caso não lembrem, estão perdoados (rs), eu comecei os treinos mesmo aos 29, e estou aos 31 agora, me federei já em 2007 pelo Olaria e estou cada dia mais feliz!.. (claro q tem dias q o stress ataca).

Isso, como já foi comentado aqui, so está sendo possível devido aos treinos diários, muuuuuuuuuuuita dedicação, respeito à todos (pois nesse esporte sempre se aprende) e ouvidos aos experientes; se ligou no detalhe da frase né, não é dar ouvidos à geral, mas só a quem tiver o que realmente pode te fazer melhorar.

Graças a essa dedicação, espero dentro em breve, não só encontrar com figuras lendárias do TM brasileiro, mas conhecer, e dar trabalho pra eles me ganharem…heheheheh

Resumo: Seja bem-vindo ao time, e prepare toalhas, camisas, meias, pois vai suar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!

[]´s

Não quero desanimar você. Mas mas a curva de aprendizado no tenis de mesa aumenta muito quando se tem mais de 22.
E por mais que você treine pesado, vai ter um moleque que treina com você que vai melhorar muito mais, o que dá um certo desanimo…

[quote=“Lestat”:1lc3m4xt]Não quero desanimar você. Mas mas a curva de aprendizado no tenis de mesa aumenta muito quando se tem mais de 22.
E por mais que você treine pesado, vai ter um moleque que treina com você que vai melhorar muito mais, o que dá um certo desanimo…[/quote]

Em relação à mulecada me passar, nem sinto problemas… pois não estou competindo vaga com eles em lugar algum ainda. Alias, seria um motivador para que eu possa melhorar meu jogo. Minha preocupação era apenas com a idade em sí para TT no geral… como por exemplo saber se conseguiria me federar mesmo com mais idade etc…

O passo inicial será dado… treino, bora pra mesa! E com meu empenho, o resto vem automático!

Grato a todos mais uma vez, pela motivação!

Por isso que me amarro em ser a exceção, ir contra a maré… Ver um moleque desses tomando um drive que tempos atrás eu nem sonhava fazer, é demais da conta!!! rssss

Ele é quem vai ter q me superar, amigo! Vamos ver quem aprende mais rápido!
Afinal… EXISTEM PESSOAS QUE NÃO SE ABATEM POR NADA, ATÉ OS MAIS TERRÍVEIS OBSTÁCULOS, SÃO ENCARADOS COMO NOVOS E MARAVILHOSOS DESAFIOS…

O caminho é esse, nobre! Tô contigo e não abro!..rs…

[]´s

acho q essa de curva de aprendizado eh extremamente relativo, tem cara q pode comecar a jogar bola com 3 anos de idade q nao vai jogar metade do q o cara q começou com vinte.
talento eh inato.
esforço soh nao leva mto longe

Perai, estamso falando de TT ou de Ginástica Olimpica?

Idade é bobagem!

Acredito que primeiro vem a vocação, ou você tem, ou não tem.
Depois vem treino e determinação.
Só isso basta![/list]

eu tenho 29 anos…e idade, não tem nada a ver…como todos estão dizendo…tem que ter força de vontade, paciência e vocação claro…rs*, manter o condicionamento fisico é essencial tbm…vejo muitos caras desistirem por isso…a galera acha que TM é só bater na bolinha e pronto…mas qdo chegam lah…os cara toma um ralo…hahaha…comecei a levar a serio faz 3 meses…meu desempenho em relação a jogo ainda não está bom, mas postura, movimentos e raciocinio já melhoraram 80%
e uma dica que aprendi…no começo eu só queria jogar com que era pior do que eu…nem eu e nem cara aprendia…rs* mas tente no inicio jogar sempre com algm do mesmo nivel ou que saiba mais que vc…não tenha vergonha em errar ou perder…
valeu…

Me sinto confortável para dizer a vc que se vc tem
entre 8 a 12 horas/semana para se dedicar ao TM
e treinando com o Tosh, ou seja, treinando pouco
mas treinando certo…vc vai se surpreender com
o nível que AINDA poderá atingir…mande-me um msa.
daqui a 12/18 meses … e vou ficar feliz de saber que,
a força interna de uma pessoa (como vc) pode romper
os “nós críticos”, logicamente, no que se refere ao seu
sucesso como um BOM jogador de TM …ou muito mais!
Abraço e sucesso!

Comecei a treinar objetivando algum resultado, fazem 3 anos mais ou menos, comecei com 28 anos. Quando falo de treinamento, quero dizer no máximo 2 dias por semana 2h por dia, sem orientação técnica, apenas com dicas de amigos mais experientes!

Penso q um grande entrave para um início mais cedo é a questão financeira. Meu primeiro contato com o tênis de mesa foi aos 18 anos (acho q ainda tarde pra quem quer obter algum resultado em qualquer esporte) e o q me desmotivou foi o alto custo dos materiais, desempregado e sem apoio financeiro ou mesmo a orientação de alguém, deixei passar a oportunidade.

Quando a gente tem como comprar material e pagar algum local pra treinar, o tempo já passou! Mas é claro q nunca é tarde pra começar! Força de vontade, paciência e bolinha pra frente!

[quote=“Nobre”:2vc8v3qe]Tenho 26 anos, já sou bacharel e mestre, vou bem em meu trabalho, mas sinto falta em me dedicar a um esporte, o que não fiz quando mais novo, visando um progresso na minha profissão.
Não tenho como meta, tornar-me um profissional no TT, mas gostaria de treinar e ser um bom esportista e não apenas bater bolinha com amigos. Gostaria de participar de torneios, ter um treinamento assíduo e derrepente até me federar.

AS PERGUNTAS?

• Já passei da idade para esse empenho no esporte e devo continuar apenas batendo bola e esquecer federação?
  • Conhecem alguém que tenha outra profissão e consiga jogar TT quase que como profissional no esporte? (torneios amadores, sei la)[/quote]

Conheço MUITA gente que tem profissão e joga muito bem. Não acho que seja tarde para se dedicar ao máximo ao esporte visando a participação em torneios. Claro que se você estiver querendo medalha em campeonato paulista, por ex, fica muito difícil. Mas se seu objetivo for participar de campeonatos menores as chances aumentam muito.
Eu comecei com 24 anos e treinei mesmo apenas por 1 ano. Depois foi só jogo e + jogo (entenda-se rachas). Mas mesmo tendo me aprofundado nos fundamentos apenas por 1 ano eu já consegui várias medalhas em torneios no Vale do Paraíba. Até mesmo um título eu consegui conquistar, entre os não-federados no Bunkyo em SP.
Por isso eu não vejo porque a idade inicial de aprendizado seria um “firewall” em relação a jogar bem e conquistar algumas medalhas em determinados torneios.

Cara idade não importa, se a pessoa é humilde, dedicada, paciente e o mais importante, saber ouvir o seu treinador que tem muito a te ensinar, você pode ir longe sim, é só ter força de vontade.

cara, infelizmente a idade importa sim!, nao para “onde” vai chegar mais “como” vai chegar, vc precisa ir muito mais devagar do que um menino de 14, principalmente porque estava parado, vc pode ganhar campeonatos, mas pode ter muitas distencoes primeiro, na sua cabeca vc ainda tem 14 mas o corpo nao tem mais 14, precisa respeitar e ir devagar, eu voltei com 39 e tive distencoes, muitas, muitas, porque fiz tudo errado. Primeiro procure um medico, faca uma boa avaliacao fisica, prepare o seu corpo primeiro, nao passe por tudo que passei, lesoes e mais lesoes. E’ isso ai amigo, que Deus te abencoe!

É, a mensagem do amigo ai de cima tem fundamento. Tenho 38 e preciso ir com bastante cautela. Já tive problemas no cotovelo e tive que fazer infiltração.
Dá prá jogar forte, sim, mas vá com calma!!!