Muito tarde para começar forte?

Caro Nobre,
Depois de tantas mensagens acima, tenho pouco a dizer: nao se esqueca porque voce se interessou pelo tenis de mesa no principio. O importante è também se divertir. Trabalho muito, treino um pouco e disputo pouquissimos campeonatos: evidentemente os resultados nos campeonatos nunca serao iguais de alguem que se dedica. Porem, ao sair de um campeonato sem medalhas, a pergunta que eu me faco é: eu me diverti? Passei um tempo interessante com meus amigos? Meu jogo melhorou? Consegui fazer aquelas jogadas dificeis que dao tanta satisfacao depois? Se voce conseguir sair dos campeonatos sem sentir-se frustrado, recomendo amplamente que participe do maior numero possivel!

Eu parei de jogar em 1972, voltei a jogar em 2006, consegui treinar no KENZEN Patriarca 4 dias até hoje, quando dá vou ao SESC Vila Mariana ( cidade de São Paulo ), jogo menos de 1 vez por mes ( já estou 2 meses sem ir).

Mas ano que vem a partir de julho vou largar meu atual serviço e partir para outra atividade que me dará mais tempo para dedicar a minha Familia e ao TM ( tenho alvará da Dona da Pensão ), ai vou treinar 3 dias por semana e mais para frente participar de torneios.
Não tenho nenhuma expectativa de ganhar algum , pois é muito tarde para isso, mas prometo dar muito trabalho.

Estou com 52 anos agora e adoro TM desde moleque e fui obrigado a parar de treinar por um amontoado de barreiras, mas ano que vem…

Um abraço a todos

Não entendo por quê. Com 52 anos a categoria é veteranos e com um pouco de treino pode-se muito bem fazer estragos, vindo até mesmo a conquistar o título.

Não entendo por quê. Com 52 anos a categoria é veteranos e com um pouco de treino pode-se muito bem fazer estragos, vindo até mesmo a conquistar o título.[/quote]

Principalmente na categoria Veteranos é que eu não terei muita chance, veja bem:

Começo meus treinos ano que vem 3 vezes por semana, digamos que após 1 ano começe a participar de torneios; os meus adversáios tem em média 30 anos consecutivos de treinamento a mais .
Isso faz " UMA PEQUENA DIFERENÇA ", será muito dificil , mas lógico que vou lutar bastante.
Obrigado pelo incetivo.

Não entendo por quê. Com 52 anos a categoria é veteranos e com um pouco de treino pode-se muito bem fazer estragos, vindo até mesmo a conquistar o título.[/quote]
Com 52 anos tem muitos feras jogando, e precisa sim, de muito treino.

Basta ver o jogo do Biriba, Toshinori, Massariru, Sakai, etc. Tem muito moleque federado que apanha dessa turma.

[quote=“Nobre”:3d2xqx6u]Pessoal,

Gostaria de saber se é muita piraçao minha por gostar do esporte e querer se envolver com ele, ou se não é tão utopia assim.

Tenho 26 anos, já sou bacharel e mestre, vou bem em meu trabalho, mas sinto falta em me dedicar a um esporte, o que não fiz quando mais novo, visando um progresso na minha profissão.
Não tenho como meta, tornar-me um profissional no TT, mas gostaria de treinar e ser um bom esportista e não apenas bater bolinha com amigos. Gostaria de participar de torneios, ter um treinamento assíduo e derrepente até me federar.

AS PERGUNTAS?

• Já passei da idade para esse empenho no esporte e devo continuar apenas batendo bola e esquecer federação?
  • Conhecem alguém que tenha outra profissão e consiga jogar TT quase que como profissional no esporte? (torneios amadores, sei la)

Grato a todos![/quote]
Ola,

Com 26 anos acho que vc ainda tem muita chance de aprender, tanto na parte fisica como tecnica.

Podera sim se federar e disputar alguns torneios, mas tenha em mente que o aprendizado demora um pouco, e não podemos esquecer que você disputará torneios com pessoas de 26 anos que estão há muito tempo na estrada e em pleno vigor.

Também depende de como vc vai encarar o esporte: se por paixão ou para completar algum vazio na carreira esportiva.

Nos exemplos que vejo, os atletas que conseguem vitórias são os que treinam quase todos os dias, participam de torneios, assistem videos, e principalmente: sempre jogam para ganhar !

[quote=“Nobre”:2v1zaarl]Pessoal,

Gostaria de saber se é muita piraçao minha por gostar do esporte e querer se envolver com ele, ou se não é tão utopia assim.

Tenho 26 anos, já sou bacharel e mestre, vou bem em meu trabalho, mas sinto falta em me dedicar a um esporte, o que não fiz quando mais novo, visando um progresso na minha profissão.
Não tenho como meta, tornar-me um profissional no TT, mas gostaria de treinar e ser um bom esportista e não apenas bater bolinha com amigos. Gostaria de participar de torneios, ter um treinamento assíduo e derrepente até me federar.

AS PERGUNTAS?

• Já passei da idade para esse empenho no esporte e devo continuar apenas batendo bola e esquecer federação?
  • Conhecem alguém que tenha outra profissão e consiga jogar TT quase que como profissional no esporte? (torneios amadores, sei la)

Grato a todos![/quote]

Não querendo fazer um trocadilho, tudo vai depender da nobreza das suas intenções ! Isto é, da sua dedicação, do seu empenho ! Da quantidade de horas que vc poderá reservar para os treinos ! Pq, Nobre, esse é, eminentemente,um esporte técnico ! Há que se ter muita paciência, sabedoria e disposição física mesmo para aprender os fundamentos e depois levar em frente o aperfeiçoamento !
Claro que nunca chegaremos numa Olimpíada (talvez mundial de Masters, eh eh eh), nem representaremos nossos estados num nível Federado Rating “A”, mas, como vc, também tenho como meta jogar cada vez melhor, com domínio de técnica e com preparo físico, e olha que sou muito mais velho do que vc, eh eh eh !!! Abraço !!!
Quase ia esquecendo de dizer que tenho esposa e filho, mas eles sabem da paixão que eu tenho pelo Tênis de Mesa e eles compreendem, pq sempre que posso eles vêm comigo para os Torneios !!!

Principalmente na categoria Veteranos é que eu não terei muita chance, veja bem:

Começo meus treinos ano que vem 3 vezes por semana, digamos que após 1 ano começe a participar de torneios; os meus adversáios tem em média 30 anos consecutivos de treinamento a mais .
Isso faz " UMA PEQUENA DIFERENÇA ", será muito dificil , mas lógico que vou lutar bastante.
Obrigado pelo incetivo.[/quote]

Tudo é relativo. Se você pretende disputar campeonato paulista, por ex. claro que é quase impossível sair campeão. Mas como eu disse no meu primeiro post, se se optar por disputar torneios menores as chances aumentam muito.

Anderson,

J’a come’cou a treinar ?

Se quiser mesmo ser forte deve comecar o quanto antes !!!

nunca é tarde pra começar. vcs viram o filme ontem? mt maneiro.

Concordo plenamente com o Nakata, inclusive tem um atleta de meu clube que apesar de começar a treinar tardiamente (+ de 40), depois de 2 anos conseguiu vencer uma etapa do ranking paulista e este ano após 4 anos de treinos aproximadamente conseguiu terminar o ano em segundo no estado, só ficando atrás do Marola que foi campeão brasileiro em Vitória.

Amigos!

Venho acompanhando este forum e tenho algumas considerações a fazer.
Começei aos 49 anos (tenho58) motivado pelos meus filhos que começaram a praticar o esporte. A grande motivação é o que voçê considera ser campeão. Eu tinha 6 meses de iniciação quando fomos participar de um torneio em Montevidéu. No dia do começo me convidaram para participar dos veteranos já que eu não estava inscrito, tinha levado meus filhos, e êles precisavam de mais um para completar 12 veteranos. Ali tinha campeão uruguaio, campeão argentino, campeão sul americano, e um panga metido (eu). Fiquei em 7º lugar, qdo imaginava ser o último. No meu íntimo o 7º lugar virou primeiro, eu fui “campeão”. Daí em diante minha motivação foi vencer barreiras. Ainda não fui campeão em eventos nacionais, mas tenho o orgulho de ser 2 vezes vice-campeão brasileiro de clubes (Alfenas e Vitória) e 2 vezes vice-campeão brasileiro de seleções (Alfenas e Vitória). Também já fui 3º lugar no rating I da Copa Brasil Porto Alegre e 3º lugar no individual de São Bernardo. No cone sul de veteranos em Porto Alegre, neste ano, fui campeão em duplas junto com o Omar do Rio de Janeiro, ganhando na decisão da dupla do Ricardo Inokuchi.
Portanto eu digo que sempre vale a pena, o que muda são as metas e as motivações.
Sabem quem é meu inspirador nesta caminhada? Meu grande amigo Ivo Galindo (60anos), de Pernambuco, que tem uma trajetória muito parecida com a minha, e com um invejável currículo nos veteranos.
SEMPRE É TEMPO DE COMEÇAR
Feliz ano novo a todos mesatenistas!

João Irigoyen
Porto Alegre

Ai Nobre,se ainda quer uma opnião.
Vá em frente,ficar pensando na idade é besteira,pensar em ganhar torneios é outra grande besteira,porque isso vai depender muito da forma que você vai encarar o TM. Não coloque pressão ,não queira aprender tudo tão rapido,até porque é dificil mesmo.Ter vocação ou não é besteira também, pois se você treinar com certeza irá aprender,se você se der bem vai ser legal,isso vai ser apenas fruto do seu empenho em querer.Encare o TM apenas como esporte,eu tenho certeza que isso vai te dar muito prazer e você vai se divertir muito.Vai conhecer muita gente legal e com interesses bem diferentes com esse esporte.
eu comecei com 38 anos tem dois anos que pratico ,confesso que não sou bom mas aprendi o que eu queria e continuo aprendendo.
Vá em frente que você consegue se dar bem, basta não desanimar e não desistir.

brother, nunca é tarde pra começar. vá em frente, acredite nos seus sonhos!!!

Olá a todos! :smiley:

Encontrei o site do temp.mesatenista.net ao procurar saber mais sobre este magnífico esporte que é o tenis de mesa do qual sempre admirei, e estava pensando em começar a treinar, porém estava com esta dúvida também, pois tenho 22 anos e estou terminando a minha faculdade aqui na cidade de Marília(de Biblioteconomia) no fim deste ano e voltarei a morar em São Paulo, de onde sou.

Mas pensei que eu também tivesse passado da idade pra me dedicar a este esporte, que à princípio seria para me exercitar e também por diversão, mas se conseguisse alcançar o nível para jogar em torneios também seria muito bom!

Obrigado ao Anderson por abrir este tópico e a todos que responderam! :smiley:

Bjos!!!

Bete Novaes :stuck_out_tongue:

Estou prestes a fazer 33 anos.

Durante o intervalo da faculdade eu jogava TT direto, sempre adorei este esporte mas só agora estou tendo disponibilidade e alguma condição financeira para tal.

Ou seja, se tu com 26 anos se achas velho para começar? Imagina eu heheheh.

Vamos em frente ! :smiley:

Bom eu comecei em janeiro jah to na segunda divisao da minha cidade que tem um ranking com 140 pessoas (em 40 pra ser exato :smiley: )
joguei uma etapa do paranaense e ateh fiz um set HAHAHA
e agora vo jogar a fase final, estou treinando todo dia e soh to esperando me formar ou o final do ano que vem pra ir pra suecia mora com minha tia e ir treinar lah :smiley:

ta certo que tem dias que eu tenho vontade de larga tudo =/

então nobre,com certeza não amigão,veja só eu com 31 anos e estou no segundo período de ed.física,porque adoro esportes,
agora vou empenhar no TM,voltei enferrujado mas nada que arrumar uma galera e tomar umas surras para voltar á tona.

é isso amigo ainda tá em tempo,

abraços!!!

Sempre é hora de começar em qualquer esporte que seja.E para isso é preciso só de 1 coisa:VONTADE.

Então vai fundo cara pois eu conheço o João Irygoien que começou a jogar tenis de mesa com 49 anos.Hoje ele está com 58 anos e ele joga muito bem e sempre está nas primeiras colocações dos campeonatos disputados no RS.

Abraço.

Caro Nobre!
Você postou nesse forum em 2008,muitos deram as suas opniões
mas diz ai,você começou ou não no tenis de mesa,e se começou
como está sua evolução?
Manda noticias ai pra gente ficar sabendo como está sua caminhada
no tenis de mesa ok.
Abraços