Mudar de Clássico para Caneta

Um novo amigo(mui amigo) chamado Pio aqui de Salvador me chama no canto do ginásio no intervalo entre minhas partidas e me diz que está incorreto meu procedimento panga de mudar de empunhadura de clássico para caneta dentro dos sets de uma partida oficial.
Ele não estava brincando, porém acho que ele estava errado.
Quem está com a razão?

saudações mesatenista

Desde que não tenha mudado de raquete, não há nenhum problema legalmente. Mas não foi uma atitude de cavalheiro.

É como se uma miss levantasse a saia acima do joelho no desfile de roupa de gala, não necessariamente desqualifica, mas é impróprio e deselegante. Mostra falha de capacidade de decisão e desrespeito ao adversário.

Pior seria se mesmo mudando a empunhadura você ainda perder.

Infelizmente sou obrigado a concordar com seu amigo Pio…

é mt desrespeito fazer isso. esta rebaixando o adversario, pq é mt mais forte q ele. por isso, muitas pessoas desistem do tenis de mesa, pois acham q nunca poderão ganhar alguma coisa, pois pensam(ah, nunca vo ganha daqle cara), isso ja aconteceu comigo, quando comcei a jogar, perdi para um cara que nem segurava direito a rqte, desisti de jogar, mas meu pai me insentivou de novo e hj to no TT mt bem,

isso também já aconteceu comigo de maneira parecida, por isso parei de jogar durante 6 anos e só voltei agora, porque um amigo meu me incentivou de novo, agora sou vacinado, só o que acontecia comigo era diferente.

Eu ia treinar junto dos “grandes” vamos dizer assim, e só perdia, alguns deles jogavam esculachado, não levavam a sério, e diziam, olha só como ele joga esquisito, parece uma perereca pulando, assim ele nunca vai aprender, eu me sentia desanimado achando que não ia evoluir nunca.
Ainda sou ruin, mas cresci bastante em relação ao que eu era, e sei que se eu souber aceitar quando realmente estiver errado, tenho condições de evoluir e muito.

Abraços

Fabiano Medina

[quote=“TheEvil”:1pkbi2ad]Desde que não tenha mudado de raquete, não há nenhum problema legalmente. Mas não foi uma atitude de cavalheiro.

É como se uma miss levantasse a saia acima do joelho no desfile de roupa de gala, não necessariamente desqualifica, mas é impróprio e deselegante. Mostra falha de capacidade de decisão e desrespeito ao adversário.

Pior seria se mesmo mudando a empunhadura você ainda perder.

Infelizmente sou obrigado a concordar com seu amigo Pio…[/quote]
Concordo plenamente com os comentários acima. Eu já fui vítima de “tática” parecida. Um classista estava levando a pior quando nos pontos finais ele resolveu sacar no estilo caneta. Ele venceu o jogo e eu o cumprimentei, mas não achei ético da parte dele. É muito diferente do que fazia o Kim Taek Soo, por ex. Em rallies onde ele era deslocado da mesa, o coreano mudava p/ clássico p/ ter + alcance e poder dar um kato de back, voltando imediatamente p/ caneteiro.

Comigo já aconteceu algo semelhante.
Quando eu estava começando, um jogador clássico me enfrentou jogando com apenas uma borracha dizendo que me ganhava fácil.

Bom… ele realmente ganhou. Mas eu continuei treinando e ele ficava com uma postura de que era muito bom e não tinha mais nada o que aprender.
Hoje ele não me ganha nem com reza braba.

Moral da história… Muito treino para melhorar e muita humildade para aprender. Acima de tudo respeitar o seu adversário é respeitar você mesmo.

[]´s

Alexandre

Falou bonito Aslima, gostei, quase emocionei aqui! hehehehehe :smiley:
Humildade e respeito acima de tudo, e como vc disse, respeitar o adversário é respeitar a si mesmo (seus príncipios, suas crenças, seus valores) ou seja, é ser digno e merecedor de respeito.

Abaixo segue a história de um pangaré…

Quando comecei a entrar no meio dos “MESATENISTAS” mineiros, sofri um puta preconceito, tipo de pessoas até falarem “vamos fazer um campeonato na casa do fulano, mais não vamos chamar pessoas ruins como o Alberto não”, é… isso aconteceu, e não foi poucas vezes não.
Se eu desistisse ia ser pior, se ficasse com raiva de quem falou, seria mais pior ainda, mais não, eu agradeço a quem falou, pois, pela descriminação dessas pessoas eu tive coragem e vontade de crescer, e hoje em dia apesar de ser o jogador mais medíocre de Minas, e de sempre perder, me considero um vencedor, porque tenho apenas 3 anos de TM (Obs. nunca treinei, apenas jogo e vejo videos, treino com técnico como em outros Estados aqui em Minas não existe), e com apenas 3 anos estou dando trabalho, mais muito trabalho, pra neguim que tem 10, 15, 20, e até 30 anos de TM, segura pião!!! falou besteira agora aguenta, porque eu to no caminho certo, e crescendo, enquanto que muitos estão estacionados, não saem do nivel que estão há anos, as vezes a boca maltrata o cerebro… :wink:

Abraços,

Bob

Nakatan[quote]TheEviln[quote]Desde que não tenha mudado de raquete, não há nenhum problema legalmente. Mas não foi uma atitude de cavalheiro.

Muita gente parece que não entendeu a questão, perguntei sobre a regra do jogo e jamais humilhei ou desrespeitei o adversário,pelo contrário,foi uma maneira de quebrar o ritmo do oponente ,mudar de tática e melhorar dentro do jogo.
Obrigado pelas opiniões,mas me parece que apenas TheEvil e Nakata entenderam o acontecido,porém não aceito da forma como foi colocado por vocês como deselegante e não ético.
Também não vejo diferença alguma no exemplo dado por Nakata do jogador profissional, apenas eu ser iniciante e ele não. :!: :!:

saudações mesatenista

E tem um outro detalhe, se vc postou em tom de pergunta, como foi, é sinal que vc não sabia desse detalhe ético.

Uma coisa é vc conhecer que tal ação é anti-desportivo e mesmo assim fazer e outra é vc desconhecer e "sem querer"acabar cometendo o fato.

Acho que o caso se encaixa na segunda hipótese.

Seria o mesmo vc desqualificar uma pessoa por não saber resolver um Cálculo Diferencial Integral. Se essa pessoa for um leigo em matemática/fisica, um dentista por exemplo, tudo bem. Mas se a pessoa for o Físico/Matemático, tem a “obrigação” de saber…

E no caso acima, vc estão criticando o dentista que não sabe resolver uma questão de Calculo Diferencial Integral…

Tem tb uma outra questão que poderia ter ocorrido, talvez o Villela estive perdendo o jogo, pois eu, quando estava mudando de caneta pra clássico, quando via que tava ficando feio pro meu lado, voltava pra caneta rapidinho, ai eu ganhava hehe :lol: a história minha acima não foi em função do que colocou o Villela, mais sim pelo tópico ter entrado em questões de “humildade”, mais de qualquer forma se o amigo Villela se sentir ofendido com meu exemplo, deixo antecipado o meu pedido de perdão para com o mesmo.

Abraços,

Bob

Meu caro Villela, talvez eu esteja enganado, mas entendi que pretende continuar usando esse tipo de tática, portanto, sou obrigado a dizer-lhe algumas coisas.

Se quer saber as diferenças dadas pelo Nakata, lá vai algumas delas:

1 - Kim Tae Soo improvisou apenas por um instante, e não durante o jogo todo.

2 - Kim Tae Soo é um atleta com mais de 10 anos de carreira, já provou que é excelente atleta, tem seus méritos e pode se dar ao luxo de fazer uma improvisação que por sinal é elegante. Você poderia dizer o mesmo?

3 - Se quiser melhorar, a primeira coisa que precisa aprender é reconhecer seus erros, e não ficar dando uma de revoltadinho com o pessoal que postou no fórum com as melhores intençoes. Ou por um acaso você dá bofetada no seu pai quando ele te dá bronca por algum erro que você cometeu?

4 - Do seu ponto de vista pode não parecer que não humilhou o adversário. Mas já parou para perguntar ao seu adversário e às pessoas que estavam assistindo? Só falta ter brigado com seu amigo Pio pelo ótimo conselho que te deu para evitar mais vexames. Iniciante fazendo esse tipo de coisa? Fala sério, carinha…

5 - Se ainda acha que você agiu de forma ética, tente ser deputado quando atingir a maioridade, porque essa mentalidade está perfeita.

[quote=“Villela”:2oni7mss][quote=“Nakata”:2oni7mss][quote=“TheEvil”:2oni7mss]Desde que não tenha mudado de raquete, não há nenhum problema legalmente. Mas não foi uma atitude de cavalheiro.

Muita gente parece que não entendeu a questão, perguntei sobre a regra do jogo e jamais humilhei ou desrespeitei o adversário,pelo contrário,foi uma maneira de quebrar o ritmo do oponente ,mudar de tática e melhorar dentro do jogo.
Obrigado pelas opiniões,mas me parece que apenas TheEvil e Nakata entenderam o acontecido,porém não aceito da forma como foi colocado por vocês como deselegante e não ético.
Também não vejo diferença alguma no exemplo dado por Nakata do jogador profissional, apenas eu ser iniciante e ele não. :!: :!:

saudações mesatenista[/quote][/quote][/quote]

.

2 - Kim Tae Soo é um atleta com mais de 10 anos de carreira, já provou que é excelente atleta, tem seus méritos e pode se dar ao luxo de fazer uma improvisação que por sinal é elegante. Você poderia dizer o mesmo?

Não porquê não sou atleta de Tênis de Mesa e sim Economista,jogo para me divertir.

3 - Se quiser melhorar, a primeira coisa que precisa aprender é reconhecer seus erros, e não ficar dando uma de revoltadinho com o pessoal que postou no fórum com as melhores intençoes.

O erro seria a não definição entre Caneta e Clássico,coisa de iniciante e não de carinha, nem revoltadinho. Parece que você está falando com um menino, que não é o caso.
4 - Do seu ponto de vista pode não parecer que não humilhou o adversário.

Tenho certeza que não humilhei o adversário,não faz parte da minha formação ética profissional, muito menos como ser humano.

5 - Se ainda acha que você agiu de forma ética, tente ser deputado quando atingir a maioridade, porque essa mentalidade está perfeita.

Nunca serei deputado por não ter esta pretensão na minha vida. Acho que a maioridade é questão superada.
Quanta presunção e preconceito, iniciante na técnica do Tênis de Mesa, jamais na ética.

saudações mesatenista a todos.

Mudar de empunhadura, por si só, não é ético nem anti-ético… Se vc é bem intencionado e seu adversário sabe disto, não vejo nada de errado em trocar de empunhadura durante um ponto ou uma partida.

Gostaria de deixar claro ao Vilela que minha intenção, não foi jamais ofendê-lo ou algo nesse sentido. Tanto que como vc pode ver nos meus comentários, situações de de humilhação e desrespeito, aconteceram comigo. E algo que jamais faria devido à minha índole e personalidade, seria desmerecer uma pessoa, já que sou tão ser humano quanto ela.

Agora há de concordar comigo, que o tópico estava um pouco confuso, tanto, que alguns amigos mesatenistas também confundiram.

Outro ponto a ser exposto é que aprendi no site que muitas vezes um assunto que pendia pra determinado lado, muitas vezes sai fora do foco de quem o havia postado inicialmente, devido à opiniões diversas que vão puxando assuntos relacionados, portanto, se opiniões diferentes aparecerem, não se preocupe, isso é normal, tente ver por todos lados possíveis a questão, sempre frisando o que vc realmente deseja saber.

Que rolo do K…!!! Pelo que eu entendi da pergunta do Villela me veio uma dúvida:

O atleta jogou muito tempo como caneteiro antes de mudar de empunhadura, achando que iria ficar com um back de Kreanga. Entretanto, quando era caneteiro tinha um saque “The Michel”. Tá lá rolando a VIII etapa do Campeonato Baiano e ele abre 10 X 9 no último set. Tá com o C… no ponto pois a partida foi duríssima. Aí ele lembra do saque “The Michel” dele. Sem muita firula e à vista de todos (inclusive do árbitro e do oponente) empunha a raquete clássica como caneteiro, chama por Santo Antônio joga a pelota pra cima e solta o braço. Sai aquela coisa meio tosca, o adversário meio supreso, meio apavorado entra de sola e joga a bola a quilômetros de distância da mesa.
Pergunta: Feriu-se a ética utilizando tal recurso?

O Latour está certo. Na realidade não é anti-ético mudar a empunhadura de maneira nenhuma. Se um atleta tiver o dom e a habilidade de aproveitar os pontos fortes de cada estilo e usar com eficiencia não deve ter receio, e sim seguir em frente.

Achei seu comentário ótimo Antonio, além de apropriado ao tema, eu particularmente tenho um saque que seguro a raquete “quase” como classista, tenho percebido que ele tem mais mais eficiência do que quando faço o mesmo movimento segurando a raquete como caneteiro, não posso precisar até que ponto seria ou não anti-ético ou deselegante a mudança, só posso dizer que o tópico gerou uma discussão do caramba…rsrs

Mudar de empunhadura, é a mesma coisa que trocar de mao. A ação nao é falta de etica nem nada, mas a intenção é que pode ser. Tem um jogador muito forte, que trocava de mao, nao lembro o nome agora, e nem por isso era considerado um cara sem ética. Eu acho absolutamente normal trocar de empunhadura, eu nao faço isso mesmo pq nao conseguiria nem adiantaria, mas se o cara tem recursos pra fazer isso, nao vejo problema algum. Só nao pode trocar a raquete.

o coreano mudava p/ clássico p/ ter + alcance e poder dar um kato de back, voltando imediatamente p/ caneteiro.[/quote]

mestre…
queria mto ver essa "improvisada do Kim T. Soo, vc teria algum link de video pra eu conferir?
mto obrigado