Melhor de todos os tempos: Wang Liqin ou Waldner?

Tem uma galera ai que está exaltando Wang Liqin e alguns já o consideram o melhor jogador de todos os tempos…
Eu acho exagero demais.
Que ele é o melhor da atualidade, disso eu não tenho duvidas. Como também foram dominaram a cena mundial os seguintes jogadores: Guo Yuehua de 1975 até 1983, Jiang Jialiang de 1985 a 1988, Waldner de 1989 a 1992, Liu Guoliang e Kong Linghui de 1995 a 2000…
Mas, melhor de todos os tempos?

Waldner é, sem sombra de duvidas, o melhor jogador que já existiu, o mais talentoso…Olhem só:
1982 - Vice-campeão europeu 1987 - vice-campeão mundial
1984,1986,1988,1989,1993,1995 e 1996 - campeão do top 12 europeu
1989 - campeão mundial 1991 - vice-campeão mundial
1992 - campeão olímpico 1993 - 3º no mundial
1994 - Vice Europeu 1996 - campeão europeu
1997 - campeão mundial 1999 - 3º no mundial
2000 - vice-campeão olímpico 2004 - 4º nas olimpiadas

Fora os titulos em duplas e equipes.

NMO:
Jan-Ove Waldner - Melhor de todos os tempos com a bola de 38mm.
Wang Liqin - Melhor de todos com a bola de 40mm, até agora.
No geral, prefiro o sueco pelo show que demonstrava na mesa.

Acho que e o Waldner.

Para o Wang Liqin ainda falta 1 “Grand Slam” que é a medalha de ouro nas Olimpiadas. Pelo que me lembro apenas 3 os jogadores que conseguiram a façanha de ganhar o campeonato Mundial e as Olimpiadas:

1. Waldner (2 x Mundial e 1 Olimpico)
  2. Liu Goliang (1 x Mundial e 1 Olimpico)
  3. KONG Linghui (1 x Mundial e 1 Olimpico)

8O

Apesar de admirar o jogo inquestionável do Wang Liqin, pela sua perceverança e habilidade, tenho que me render ao talento nato desse jogador que na minha opoinião sem dúvida alguma, é o melhor de todos os tempo, que é J. O. Waldner.

Digo isso em razão da análise técnico/corporal entre os dois.

O Wang Liqin é um excepcional jogador, mas devido a ele treinar muuuitoo… Aos 29 anos de idade, ele alcançou o limite da sua perfeição devido ao extrema perseverança e seriedade nos treinos.

Já Waldner, ele já nasceu com o “dom” o talento de jogar TM. Aos 15 anos ele já era vice-campeão Europeu, aos 20 vice-campeão Mundial!!!

Portanto, o Waldner possuia/possui um quesito a mais ao seu favor. É como ele possuisse um sexto sentido no TM, pois é impressionante a técnica, a perfeição dos golpes e movimentos.

No caso do Liqin, como disse, chegou ao seu auge (devido a muito treino e perseverança) mas não acho que venha a superar a técnica excepcional de Waldner.

Enfim, o Walder nasceu para o TM enquanto que Liqin foi apresentado ao TM.

Abraços.

É como comparar Robinho com Pelé. Ainda é cedo. Quando Tyson derrubava os adversários no primeiro round muita gente deve ter comparado ele com Muhammad Ali. Hoje fica fácil ver a distância que separa os dois. Sem falar que tanto no caso de Ali como no de Waldner você tem a eficiência aliada a arte. Liqin é como Tyson no auge… um matador.

qdo o Waldner joga todos olham ate mesmo os jogadores profissionais.Porque qdo ele entra eh diferente,alguma coisa que nao sei como explicar,os olhos se direcionam a ele mesmo que for por um segundo.sem duvida alguma ele foi o melhor e acho que sera dificil aparecer outro.olha que ja jogo tm a 31anos,e ele tem quase a mesma idade que eu.

De certo que Wang Liquin é um excelente mesatenista, o que ocorre entretanto, é que ele ainda esta fazendo sua carreira, esperamos que mantenha o sucesso de hoje, porque se não , ficará como o exemplo citado pelo Antonio Chaves.
Então, ainda terá um certo tempo para manter no topo do mundo, e provar a que veio.
Todavia, Waldner, pelo seu curriculo (acima exposto), vemos que ele não só aproveitou bem seu ápice, como mantevesse, sempre entre os TOP THREE do mundo, só figurando entre os cincos do mundo, agora que já esta sendo considerado “dinossauro” -claro que um T-REX-, mas um dinossauro.
A resposta ficará com o tempo, e este a Deus pertence.

Concordo com todos os comentários, só não acredito nessa conversa de que o Waldner “não treina muito” pra fazer tudo o que fez… O jogo dele flui porque a técnica dele é perfeita, mas acredito que todos os jogadores tops “treinam muito e com perseverança”, e se o Wang Liqin tem sido quase imbatível é porque ele tem todo esse potencial que só se revela com muito trabalho, o mesmo vale pro Waldner, Appelgren, Person, Kong, ou vcs acham que o guoliang também não treinava saque à exaustão?? ::duelo::

Bem, se vc re-ler o meu topico, em momento algum disse que o Waldner “não treinava muito”…

Por acaso vc viu a forma física dele na ultima Olimpiada? Estava bem fora do peso (com uma barriguinha extra), mas mesmo assim deu muito trabalho, inclusive eliminou nada mais nada menos que Ma Lin e Timo Boll.

Será que se o Wang Liqin tivesse aquela “barriguinha” ele seria tudo que ele eh hj???

E quanto aos treinos, eh mais do que óbvio que eles treinam exaustivamente todos os fundamentos…

Hey, pra quê ficar agressivo?? Não tava citando ninguém, coloquei entre aspas pra tipificar um tipo de opinião… De qualquer forma, o Ma Lin, o Guozheng, o Wang Tao e muitos outros tops também têm ou tiveram barriga, isso faz parte de quem cada um é como jogador e eles certamente tentam ser o melhor possível… O Waldner que entrou pra história é o Waldner super atlético da década de 90, e não o das ultimas olimpíadas, esse já era uma lenda viva. Por mim, o Wang Liqin pode virar o maior panga do mundo ::sono:: depois que se aposentar que não vai mudar nada o que ele fez na sua melhor forma ::nija2::

O próprio Waldner em 1998 declarou que não treinava como antes.
Ele falou que só treinava de 2 a 4 horas por dia, em um só turno, e não se dedicava muito a parte física. Porém antes do torneio, ele fazia uma preparação mais forte.

na minha opinião vcis nem deviam citar o waldner ele esta acima de todos o wang liqin e um jogador muito completo assimcomo waldner mas o sueco e demais ele e como c fosse o pelé do tenis de mesa entaum mais respeito com o cara heim pessoal falowss
PS: e waldner na terra e DEUS no céu…

[quote=“jadsonalmeida”:105g0h01]O próprio Waldner em 1998 declarou que não treinava como antes.
Ele falou que só treinava de 2 a 4 horas por dia, em um só turno, e não se dedicava muito a parte física. Porém antes do torneio, ele fazia uma preparação mais forte.[/quote]

Já li o Schlager dizer a mesma coisa, 3-4h por dia, disse que é treino de manutenção pra períodos sem competições importantes, mas não quer dizer que seja pouco…

Mas acho que no fim o que conta não é o que vc pode fazer sem esforço, e sim o que vc consegue fazer na sua melhor condição, o Wang Liqin demorou mais do que o Waldner, o Boll e outros atletas chineses pra chegar lá, mas quando chegou ele virou um hércules do tm heheauheau

o kreanga, numa entrevista prum site grego flou q treinava 6 horas por dia longe de competições, mas 4 na mesa e 2 de fisico. deve ser mais ou menos a media dos tops…

Essa nem os chineses abracam, que tem a mesma nacionalidade de liqim, o que me espanta é existir alguém aqui no Brasil que duvide que Valdner foi melhor do que liqim, ou a pessoa não sabe nada da história do tenis de mesa ou é argentino ou português. Argentino porque acredita que o maradona foi melhor do que pelé, isso indo contra todas as evidências possíveis, não falando em títulos, porque título não mostra com tanta transparência a verdadeira realidade só vou citar alguns exemplos apesar de Pelé ter ganhado nos dois quesitos vou citá-lo: Pelé chutava com as duas pernas o Dieguito só tinha a esquerda, Pelé cansou de fazer gols de cabeca coisa que Dieguito só conseguia com uma mãozinha, dele e do juiz; emfim não há comparacão, Airton sena e shumaker e etc. A mesma coisa acontece em comparar Valdner a liqim, um faz arte o outro parece um robô programado para não errar, notem que nem dar risada ele sabe, já valdner faz pinturas com suas jogadas que se emociona e faz emocionar; Valdner é como Pelé, Mozart, Leonardo da Vinci e tantos outros que foram geniais em seus campos, pois faziam arte, poesia com o seu oficio e, por isso, serão lembrados já liqim ficará no ostracismo mesmo que venha a ganhar mais títulos que Valdner. Facam suas apostas rsrsrsrsrsrs.

Hum, ainda não vi nenhum post dizendo que o Wang Liqin é melhor do que o Waldner, mas não é nada óbvio que no futuro ele não possa vir a ser…

essa discussão ja rendeu um topico gigante em outro fórum.

Clique aqui e veja

realmente o Waldner eh um artista, e mto mais bonito de se ver jogar do que o Liquin, mas será que caso esqueçamos as diferenças de regras e pegassemos os 2 no auge qual dos dois seria melhor.

Não digo mais emocionante de se ver ou com mais mágica em seus lances. Apenas melhor, o vencedor.

POde-se dizer q jogar da forma do Waldner seria mais difícil, mas…será que é mais efetivo???

PS: não disse q o Liqin eh melhor. Não conheço suficientemente o jogo do Waldner no auge pra flar isto.

flw

Olha Latour, acho que vc se expressou mal ao dizer que a história de Valdner só se fez nos tempos em que a idade não pesava nos tempos áureos, pois mesmo com a idade ele continuou fazendo história ou vc acha que aos 39 anos sem um preparo físico adequado vc chegar a uma semi-final de ollimpíadas onde estão presentes os melhores jogadores do mundo é pra qualquer um? não, obiamente não dá; é inconcebível para minha inteligência.

Ola a todos
Bom o Waldner pode ter um historico de vitorias mais glorioso
do que o Wang Liquin, mas eu PARTICULARMENTE gosto muito
mais do jogo do Wang Liquin do que o jogo do J.O Waldner,
eu sei que essa não é a pergunta, mas ta valendo…
ninguem da tanta Wangliquinzada em sequencia como ele, eu
tento espirar o meu jogo no jogo do Wang Liquin para soltar
os meus Driver´s e o Back Hand do Kreanga, ai então é
Kreangada e Wangliquinzada pra todo lado, hahahaha
Mas voltando ao assunto, o Waldner tem um Curriculum melhor
sim, mas eu prefiro o jogo do Wang Liquin, acho mais bonito, e
pra mim o que conta é a plastica do jogo e não tanto o resultado
ou titulos.

Waldner é considerado o melhor de todos os tempos por tudo o que ele fez nas décadas de 80 e 90, é claro que ele continuou a fazer história, mas definitivamente não é por causa dos ultimos 5 anos que ele é considerado uma lenda viva… He Zhi Wen, por exemplo, chegou às oitavas do ultimo mundial aos 41 anos, jogando estilo caneta, com uma só borracha de pino e ainda eliminando o então campeão mundial Schlager no 1º round, um feito genial, mas que por si só não o torna uma lenda do esporte…