Madeira de peroba... Será que fica bom?

Olá a todos.

Vi várias explicações sobre os tipos de madeiras utilizadas na confecção das raquetes, dentre elas Hinoki, Balsa e Kiri e tive uma idéia.

Será que daria certo fazer uma raquete maciça (como a maioria de Hinoki) usando uma folha única de 10mm de Peroba Rosa?

Pra quem não conhece a madeira peroba é MUITO DURA, e creio que seria BEM rápida.

Será que fica bom?

Sendo a madeira “Peroba”, uma das que possue o peso especifico mais alto entre as madeiras, acredito que na confeccao de uma raquete, ela ficaria muitissimo pesada.

abracos

Smorigo

Smorigo realmente não havia pensado nisso. O peso final.

Como uma folha de 10mm deve ser relativamente barata, acho que vou mandar cortar uma e ver quanto pesa. Acho que devo achar até retalhos em madereiras que servem.

Vou pesar e posto os resultados aqui.

Oi Ramiro,

Não sei de que região vc é, pois na amazônia existem algumas madeiras mais leves. Entre as madeiras comercializadas no sudeste, acredito que o cedro seja uma boa opção para experiência, inclusive por permitir alguma modelagem, sendo que ele seco tem peso de 480 kg/m³.

Olá ricardofernandes!

Sou de Mogi das Cruzes - SP…

Será que o cedro que você está se referindo é o mesmo “cedrinho” que temos aqui?

O cedrinho é realmente uma madeira bem mais fácil de se trabalhar que a peroba.

Onde você consegue estes índices de peso como você citou? (480 kg/m³)

Queria testar umas 3 variedades de madeiras “mais tropicais” e facilmente encontradas no nosso território. Pode não dar em nada, mas quem sabe sai algo de bom… :slight_smile:

Estou pensando sempre nas canetas japonesas maciças com madeiras do Brasil…

legal a ideia ,tenho um amigo que fez ,mas nao lembro a madeira usada…,ficou 100gramas a criatura , eu se fosse fazer iria fazer uma inteira de carbon…hehehehe :twisted:

Acho que um marceneiro cortaria e faria a madeira sem as partes de cortiça por um preço bem barato. Seria muito mais para teste do que para ficar com um produto pra jogar sempre.

Vou pegar alguns retalhos nas madereiras e fazer alguns testes.

Será que algum caneteiro com boa alma poderia riscar o desenho de sua raquete em uma folha de sulfite e me mandar o desenho para que eu tenha uma base de corte? :wink:

Se puderem me enviem no e-mail: [email protected]

Serve de qualquer caneta japonesa… KWS, Nittaku, Butterfly, Yasaka, TSP, etc.

Agradeço desde já!

Oi Ramiro, boa noite,

Cedro e cedrinho são madeiras distintas, sendo que o cedrinho é bem mais pesado.
Alguns sites têm matérias sobre os pesos e características das madeiras, como:

http://www.cdp.com.br/tarifas/PESO_ESPE … DEIRAS.pdf
e www.conhecendoamadeira.com

A madeira nacional mais leve, salvo engano, é a pau de balsa ou simplesmente balsa (melhor assim). Algumas raquetes da kws utilizam balsa (não sei se importada ou nacional).

Obrigado ricardofernandes!!

Vou dar uma olhada! Ajudou bastante!

Assim que puder posto aqui alguns resultados das experiências. :wink:

Olá a todos! Hoje comecei a trabalhar na madeira.

A madeira escolhida foi o cedro, depois de algumas pesquisas sobre peso. Este pedaço que comprei 30cmx20cmx1cm me custou 6 reais.

Apliquei várias camadas de seladora de madeira bem diluida para aumentar a dureza e um pouco a durabilidade da madeira.

Alguem poderia me passar o desenho de sua raquete caneta para que eu corte a minha experiência?

Agradeço desde já! :wink:

EU até posso tentar, mas vc tá pensando no que? Um desenho em CAD? Se for fica complicado, tem mais de decada que eu nem brinco com isso ehauehuae.

Se quiserem posso fazer um desenho em CAD, porém a pessoa terá de ter o CAD para abri-lo.

Abraços,

Bob

Opa! Obrigado pela ajuda mola_samas e Bob-Marelli!!!

Então eu não estava pensando em desenho no CAD não… Porém se alguém tiver facilidade pode ser. Eu tenho o CAD pra abrir aqui.

Eu estava pensando em alguém pegar a raquete, colocar sobre uma folha de sulfite e riscar o desenho, escanear, e me passar por email.

Porém se não tiver o scanner acho que o CAD seria melhor idéia.

mola_samas o desenho da sua raquete ISSAMU KAWAI serviria como uma luva, pois vou tentar comprar as partes em cortiça com o TENNA, e como sua raquete é confeccionada por ele, deve servir perfeitamente.

Certo? Não quero dar trabalho pra ninguém, ok!!! Se for dar muito trabalho deixa pra lá… Isso é um projeto na tentativa de testar novos materiais…

Obrigado mesmo! :smiley:

Antes de eu te amndar algo do tipo é melhor vc ter a cortiça. Aqui eu tenoh a Nervosity e a Issamu Kawai. O cabo é diferente.

Tá pronto cadê seu e-mail?

Abraços,

Bob

Não usem isso para imprimir, fica uma bosta, hehe no CAD a aparência é outra, para imprimir no CAD, configure a folha para A4 e o fator de escala é 1:1

O modelo tem as medidas semelhantes a da Nittaku Excellent A, semelhantes porque eles não divulgam o raio nas curvas, mais o tamanho do corpo e do cabo são exatamente os mesmos.

Espero ter ajudado, embora acredito que comprar pronto é muito mais vantagem. :smiley:

Abraços,

Bob

Caramba!! Muito bom o desenho!!

Meu e-mail é [email protected]

Mais uma vez, MUITO OBRIGADO!!! :smiley: :smiley: :smiley:

mola_samas, estou esperando a resposta do TENNA sobre o cabo e as cortiças.

Olha só, o arquivo do CAD está na empresa que trabalho, pois fiz o desenho lá, então só posso enviar na segunda, caso o usuario Thunder veja o tópico pode fazer o favor de enviar para vc, pois o memso me solicitou atraves de MP o arquivo.

Abraços,

Bob

Obrigado Bob!

Espero segunda-feira então! Sem problemas…

Você já meu ajudou MUITO fazendo o desenho!

Abraço!

PROJETO ABORTADO!

Fala galera… Após conversar com o João Carlos da KWS, percebi que não iria ficar bom o meu projeto, e portanto estou descontinuando o mesmo. Seria algum dinheiro investido, sem retorno certo de performance e durabilidade.

Vou pegar uma raquete pronta com ele e não desperdiçar meu dinheiro em uma madeira incerta.

Para todos os colaboradores deste tópico… MUITO OBRIGADO!!!