Ma Lin e Liqin fora.

Imaginem se não existissem esses dois jogadores na seleção chinesa, ela se tornaria como as demais, na minha opinião e, depois que esses jogadores sairem, acho eu que a coisa vai ficar bem mais equilibrada, pois, nem Wang Hao e nem Chem Qui, vão conseguir chegar ao mesmo nível que seus compatriotas. Produzir outro Ma Lin e outro Wang Liqin é tarefa difícil até pra china.

assim como a selecao sueca n produz outro waldner e outro person tao facilmente!

A China tem MUITOS jogadores q são top 10 facil, mesmo q não estão na seleção. Realmente o ranking talvez ficasse mais interessante, mas a China domina este esporte pq eh profissional nele, não pq tem 2 fora de serie.

Wang hao fraco? Espere próximos anos, wang hao vai se tornar um top muito forte, assim como ma lin e wang liqin. Hao shuai, chen qi, ma long, todos vão ter a sua hora.
Só pra comprovar como a China sem Liqin e Ma lin é forte

Alemanha x China (wang hao, chen qi e hao shuai)

Timo boll x Wang hao
C.suss x Chen qi
Zoltan x Hao Shuai
Timo boll x Chen qi
C.suss x wang hao

E então? vc acha que a Alemanha ia se aproximar da China? Timo boll e Wang hao é 50% de chance pra cada. Contra chen qi eu diria que boll tem mais volume, mas sempre é disputado.

Coréia x China (wang hao, chen qi e hao shuai)

Oh sang x Wang hao
Ryu x Chen qi
Lee jung x Hao shuai
Oh sang x Chen qi
Ryu x Wang hao

Oh sang perdeu pra wang hao recentemente. Ryu e Chen qi ia ser disputadissimo. Hao shuai e Lee jung estão próximos no ranking, e jogariam equilibrado. Oh sang e chen qi? Sem previsões. Ryu e Wang hao? E aí? Não dá pra arriscar nada. Claro que, com ma lin e liqin, nós sempre apontamos os 2 como favoritos, mas a China pode botar tirar os 2 e ainda vai ser a equipe mais forte do mundo. Eu discordo do mola, nao acho que a China tem tantos jogadores top10 assim. Tem muitos jogadores alto nível, é uma quantidade alta, porém algo imaginável.
Na minha opinião, vai ser dificil criar jogadores como liqin e ma lin sim.
Mas vão criar jogadores melhores que eles, não tenho dúvidas sobre isso. Ma long aos 18 anos já venceu quase todos tops. Já venceu liqin, boll, oh sang, etc. Acho que cada jogador deixa sua marca, mas deixa passar 12 anos, ninguém vai lembrar muito bem de ma lin, pode ter certeza.

QUAL PAÍS NO MUNDO, CORTA UM TOP10 DA EQUIPE?
hao shuai foi cortado , não pode jogar mundial de equipes, é o atual 10º do ranking.
Com um número 10, QUALQUER país, teria chegado provavelmente a no mínimo quartas de final. Com exceção de belarus, que só tinha samsonov.

Vocês falaram tanto em Hao Shuai, Wang Hao e Chen Qi, e acabaram esquecendo do Ma Long, que na opinião de muitos conhecedores, na sua idade, joga mais que Kong jogou quando foi Campeão Mundial em 1995. Olho nele :!:
Mesmo depois que Liqin e Ma Lin pararem, a China em termos de Seleção vai continuar sendo a melhor, talvez individualmente, não tenha a mesma força, mas já tinham falado a mesma coisa quando Liu Guoliang e Wang Tao estavam prestes a parar, e a China continua suprema.

[quote=“JoelRyu”:qljbwxge]Vocês falaram tanto em Hao Shuai, Wang Hao e Chen Qi, e acabaram esquecendo do Ma Long, que na opinião de muitos conhecedores, na sua idade, joga mais que Kong jogou quando foi Campeão Mundial em 1995. Olho nele :!:
Mesmo depois que Liqin e Ma Lin pararem, a China em termos de Seleção vai continuar sendo a melhor, talvez individualmente, não tenha a mesma força, mas já tinham falado a mesma coisa quando Liu Guoliang e Wang Tao estavam prestes a parar, e a China continua suprema.[/quote]

Concordo com Ma Long tb ser um grande jogador, e soh nao estah aparecendo mais, pois a selecao da China eh muito grande !

Sem esquecer, q tem aquele outro chines q joga muito, aquele q venceu o Boll, eliminando-o no Mundial 2003, q foi afastado da selecao por problemas com “alcool”… Aqui “nas Americas” ele jah seria disparado o melhor jogador, mesmo com esse problema… :roll: :roll: :roll:

Um abraco a todos,

Adriano, é o qiu yike. É o unico chinês que eu não boto fé. Acho que ele nunca será titular. E ñ sei se ele seria o melhor disparado. Provavelmente seria o melhor, mas teria adversarios pra vence-lo.

Jornalista não distorce as coisas que eu falo, eu não falei que o Wang Hao era fraco e, seria um idiota se discese, eu só acho que ele não vai chegar no mesmo nível de Ma lin que para mim foi e é o melhor caneteiro que eu já vi jogar, mesmo sendo fã de Liu Guoliang, admito que Ma Lin é melhor que Liu Guoliang, analisando todos os fundamentos só no saque que Liu o supera, dificilmente muito pouco provável que Wang Hao supere Ma Lin, Ma lin usa todas as armas de um caneteiro, inclusive o shoto que o Wang Hao abandonou, enfim esqueci de mencionar o Ma Long, que está com 18 anos e apesar da pouca experiência joga de igual pra igual com qualquer jogador do mundo, a china realmente é foda, mas, continuo afirmando que se esses dois foras de série é lógico que as coisas estariam bem mais equilibradas, Liqin pra mim só perde pra Jan-Ove Waldner e eu ouso afirmar que liqin é o jogador mais constante do história do tenis de mesa. Vocês hão de concordar chegar ao nível desses dois não é pra qualquer um.

Acho equivocado dizer que a selecao chinesa nao conseguiria produzir outros atletas para substituir os atuais. Olha desde que eu acompanho TM, a China nunca teve problemas pra produzir bons jogadores:

79/81 Guo Ye Hua e Cai Zhen Hua (ex tecnico e agora poderoso chefao e coordenador da selecao)
83 Guo Ye Hua, Jiang Jialiang, Cai Zhen Hua, Chen Xin Hua
85 Jiang Jialiang, Chen Long Can, Chen Xin Hua, Yu Shen Ton
87/89 Ma Wenge, Lu lin (acho que essa geracao foi das mais fracassadas pois nao ganhava nada)
Depois nao me lembro da cronologia mas ai vem: Ding Song, Wang Tao, Kong e Liu Guo Liang. Logo depois Ma lin e Wang Liqin e agora essa nova geracao com Wang Hao ,Chen Qi, Ma Long e Hao Shuai. E GERALMENTE a geracao nova aparece e depois de alguns poucos anos esta superando a geracao antiga. Acho que nao tem nenhuma selecao que chegue aos pes da chinesa em termos de ter os melhores no ranking e renovacao constante.

Su_Chien_Chiao,

Realmente a Lista é muito grande, ainda acho que poderiam entrar o Wang Hao (cato) e o Yang Sen que é um mestre em jogos de duplas. Daqui há alguns meses deve estar aparecendo outras assombrações :!:

Valeu.

Já eu tenho a sensação de que a renovação chinesa não está correndo como eles gostariam.
Acredito que Wang Hao já deveria ser o Number One, mas de uma certa forma, não correspondeu às expectativas.

No entanto, os outros jovens não conseguem superar Wang Hao, e isso está criando um impasse.

Aliás, na última TT Player, há um comentátio an passant sobre isso.

Abraços.

A geração que o Su citou como fracassada, realmente foi uma das mais fracas da China, mas se eu me lembro bem, ma wenge foi 3º colocado de uma olimpiada ao lado de kim taek soo, tenho quase certeza disso.

Ou seja, não é qualquer país que consegue colocar sempre seus atletas entre os 4 primeiros em todos os campeonatos. No mundial se não me engano, schlager tirou liqin e kong, e joo se hyuk tirou ma lin.

Acho que wang hao vai ser “number one” na hora certa. Por enquanto, wang liqin é o único atleta realmente confiável da China. Ma lin parece caminhar pra uma aposentadoria. Acredito que wang liqin ainda jogue até as olimpiadas. Acho que ma lin vai sair antes. Eu acho que wang hao está correspondendo as expectativas muito bem. Wang liqin e ma lin só se tornaram realmente fora de série depois dos 24 anos. Se não me engano wang hao tem 23 ou 24. É questão de tempo, wang hao vai se tornar o próximo top da China, em 2-3 anos. Chen qi não sei, ele parece ser muito nervoso. A China vai levar pras olimpiadas, Wang liqin, Wang hao, Hao shuai, Chen qi e Ma Long na minha opinião.
Na minha opinião, a renovação da China vem cada vez melhor, a diferença é que os outros países estão começando a produzir 1 jogador ali, outro aqui.
Wang hao tem se saído bem nos campeonatos. Até agora, ele perdeu apenas pra atletas como liqin, ma lin e timo boll. E então? Será que esses 3 que eu citei são fracos? Wang liqin é sem dúvida o mais arrasador. Timo boll é muito forte, nível dos chineses, e ma lin além de experiente atropela todo mundo. Não gosto do wang hao, mas tenho ctz que ele é cotado como favorito chinês pro mundial do ano que vem. Se ele ou ma lin , encontrarem wang liqin na semifinal, wang liqin vai facilitar as coisas na minha opinião. Ou pra qualquer outro chinês. Hao shuai e ma long não vão chegar tão longe. Chen qi talvez chegue. Mas acho que Timo boll, samsonov, ryu, vão eliminar esses chineses mais novos.
A China tem uma liga fortíssima, e atletas mais novos estão se destacando aos poucos. Até as olimpiadas , tenho certeza que mais 2 ou 3 chineses vão aparecer na midia.

Tenho que concordar dizendo que liqin é muito constante, mas… ele está atrás de Waldner, Gatien, Timo Boll e Kong na minha lista. Ele só não está atrás de liu guoliang pq eu não gosto do liu guoliang. Chegar no nivel de liqin é só pra quem é campeao mundial mesmo. Não é a toa que liqin perde uns 3 jogos no ano. De qualquer forma, Wang liqin é humano, e suspeito que ele pode decepcionar, ou passar perto da decepção, de perder pra alguém não esperado.

Na china sempre há o atleta “da vez”… Já foi Liu Guoliang, Kong Ling Hui… Hoje é o Liqin e a safra vem sendo sempre renovada. Para algum país chegar ao nível da China neste esporte, vai tar que malhar muitooooo! ahaha

Caro Su_Chien_Chiao, eu não disse que a china não conseguiria formar novos atletas com o mesmo know-how, de liqin e Ma lin, eu disse que seria muito pouco provável ( há diferenças), a curto e médo prazo, pois, para formar tais jogadores é necessário alem de muito treinamento e experiência um detalhezinho, um toque de genialidade, que eu não vejo nos atuais substitutos de Liqin e Ma lin, mas vc acertou em dizer que a china sempre fabrica bons jogadores, mas, desses que vc citou, colocando nas devidas épocas, analizando friamente não são melhores que Liqin e Ma Lin, ou vc acha se colocasse hipotéticamente, Jiang Jialiang e Ma Lin ia se sobressair Jialiang obviamente que não, pois houve uma evolucão na forma como se joga ao estilo caneta e o simbolo máximo dessa evolucão se chama Ma Lin, agora JORNALISTA, colocar Liqin atrás de Timo Bol, Gatien é pura paixão e nenhuma análise técnica.

Kong, liu guoliang e wang tao foram melhores que liqin e ma lin sem dúvida alguma.

Para sua informação, Gatien é campeão mundial e vice campeão olimpico. E ele perdeu pra um tal de “waldner” em Barcelona-92.

Quem garante que liqin se sairia bem na época de gatien? E quem garante que timo boll não vai superar liqin em números? Você não tem como prever absolutamente nada. Com certeza eu coloco gatien e timo boll na frente de liqin como admiração, mas ambos tiveram (gatien) e tem (timo boll) nível técnico pra vencer liqin.

Eu considero Timo boll um jogador mais completo que wang liqin, é minha opinião.
Não existe um adjetivo só pra descrever o jogo do gatien, era uma coisa fora do normal. Aí vc pode contra argumentar dizendo, e quem garante que gatien se daria bem atualmente? Realmente, não podemos garantir nada. É dificil comparar atletas de períodos diferentes.

Liqin a um tempo atrás, teria como adversários kong, liu guoliang, wang tao, jiang jialing, WALDNER e person em boa forma, grubba, saive e primorac em boa forma, roskopf, gatien em boa forma. Sinceramente, eu não sou fã do waldner, mas se waldner com 40 anos, numa disputa de 3º lugar de Olimpiadas, consegue jogar de igual pra igual contra wang liqin, waldner com 25 anos não iria tomar conhecimento de wang liqin.

A 15 anos, liqin teria muito mais adversários do que hoje. Hj os adversários diretos de liqin são:

Boll, Ryu, Samsonov, Ma lin, Wang hao, Ma long,

Esses são os adversários que tem chances de vencê-lo. Eu queria ver liqin ser campeão mundial na era waldner/gatien/person/jiang jialiang/saive/primorac/grubba.

E outra coisa, liqin é mais velho que timo boll.

Vou falar um pouco de ma lin agora…
Ma lin é vice campeão mundial. Nas olimpiadas, ele perdeu pro quarentão Waldner. Ou seja, tudo bem que timo boll não venceu mundial e olimpiada, mas ma lin venceu? Se for colocar ma lin como fora de série ao lado de liqin, timo boll também deveria entrar nessa categoria, já que boll venceu ma lin na copa do mundo de 2005 e no mundial de equipes, dois eventos de grande importância. Timo boll também venceu wang hao no aberto do Japão, na copa do mundo de 2005. Boll venceu liqin na copa do mundo de 2005, e perdeu no mundial de equipes após estar vencendo por 5x3 no set decisivo. Pra mim liqin é mais constante pois já tem 27 anos. Boll terá 27 em 2008 se não me engano, e provavelmente estará bem mais constante também. De qualquer forma, Gatien chegou mais perto de um “grand slam”(mundial e olimpiadas) do que wang liqin. Até em titulos ele estaria acima de wang liqin. Vc pode afirmar que liqin entregou pra wang hao em 2004 nas olimpiadas, mas e no mundial de 2001 osaka, liqin não teve a vitória facilitada também?

Outro jogador igual gatien, vai demorar pra aparecer. Assim como outro jogador igual liqin também vai demorar. Liqin já provou de que é capaz em quase tudo. Resta aguardar as olimpiadas na China, e aí saberemos se ele é realmente o “jogador fora de série”. Cada um faz as apostas que quiser, mas não considero apenas admiração colocar boll e gatien acima de liqin. Como citei, até em titulos importantes gatien supera liqin (mesmo liqin sendo bi mundial). E tecnicamente, boll é mais completo que liqin (aí é a minha opinião, assim como a sua pode ser diferente).

Uma coisa que eu não consigo admirar no liqin é o saque. Agora, vai ver se boll tem algum saque meio escondido(saque do liqin) ou escondido por completo. Se é que existe meio escondido. Pra mim ou ta escondido ou não está.

É dificil comparar chineses de agora, com atletas antigos. A bola era diferente, as mesas, os torneios, os sets, a essência do jogo mudou muito. Liqin com certeza teve mais facilidade para se adaptar do que waldner.

Gatien perdeu de três a zero na final em barcelona e é vice se fosse contar vice Ma Lin era o melhor de todos e por enquanto tá 2a 1 pro liqin em relacão ao Gatien e ponto. Ganhar dois títulos mundiais não é pra qualquer um, Wang Tao tem quantos?, Liu Guoliang tem 1 e 1 olímpiada, o problema é que este não joga mais, já o liqin…, Kong tem a mesma quantidade de Liu, mas este tb não joga mais, analizando o preparo físico e técnico de liqin, afirmo com toda certeza que joga mais uns 5 anos e até lá tem chão, como são tudo prognósticos, veremos até lá quem tem razão.

Realmente Liqin não me enche os olhos, porém sem dúvida é um jogador eficiente. Ele não tem o carisma de Jialiang nem de Kong Linghui.
Já Ma Lin merece um título mundial, assim como o Wang Tao merecia tb.
Liqin e Ma Lin vão parar daqui a algum tempo, mas a China nunca será uma Seleção fraca, sempre surgirão novos talentos.
Tomara que surjam novos talentos nos outros países para enfrentá-los.
Afinal de contas, os chineses são 1/3 da população mundial.
De cada 3 humanos, 1 é chinês.
E os caras ainda gostam de Tênis de Mesa.
Na China existem jogadores que não estão nem ranquados mundialmente e mesmo assim são fortes e ocupariam a 1ª colocação em vários países.
Lembram do cara da República Dominicana?
A Suécia teve sorte ao surgirem 3 gênios na mesma época:
Waldner, Persson e Appelgren.
Sorte e é claro, muito treinamento, organização, planejamento…
Não custa sonhar, quem sabe um dia o Brasil tem seus campeões mundiais…

Artigo da revista Table Tenis Player: Não se sabe se, por motivos políticos da comissão técnica ou pela falta de novos grandes talentos, o processo de renovação chinesa parece um tanto comprometido. E é justamente neste momento que o resto do mundo deve concentrar seus esforços para ao menos diminuir a diferença de nível em relação à China. No masculino, finalmente Wang Liqin é aclamado como principal atleta (era considerado inseguro até entào, falhando nos momentos de pressão) e deve continuar no posto de titular. Ma lin já está em processo de aposentadoria. Wang Hao é apontado pelo técnico Liu guoliang como o provável n 2 de agora em diante. Os novatos Chen Qi e Ma Long diputarão com outros novos nomes as vagas restantes. Dessa forma, se compararmos com as seleções anteriores, teremos uma China mais fraca(?!).

wang liqin eu acho q ele joga + uns 3 anos no topo , só q tenho certeza q boll vai superar ele , ma lin com ceerteza vai se aposentar , wang hao ñ me enche os olhos ñ acho q ele vai ser o melhor do mundo , , waldner se tivesse com 25 anos agora tenho certeza q ñ teria pra ninguem ,pra mim poderia juntar todos os atletas para formar um só pra enfrentar waldner na epoca boa dele ,eu acho q ñ ganharia waldner , sobre o brasil eu acho q daqui uns 3 anos thiago , tsboi , vão ficar entre os 30 do raking mundial .vlw

Esqueci de citar a fonte. :oops:
Fonte: Artigo chinês, traduzido por ALAN MARCUS.