[quote=“j0rnal1sta”:zhdaauaw]Kong, liu guoliang e wang tao foram melhores que liqin e ma lin sem dúvida alguma.
Para sua informação, Gatien é campeão mundial e vice campeão olimpico. E ele perdeu pra um tal de “waldner” em Barcelona-92.
Quem garante que liqin se sairia bem na época de gatien? E quem garante que timo boll não vai superar liqin em números? Você não tem como prever absolutamente nada. Com certeza eu coloco gatien e timo boll na frente de liqin como admiração, mas ambos tiveram (gatien) e tem (timo boll) nível técnico pra vencer liqin.
Eu considero Timo boll um jogador mais completo que wang liqin, é minha opinião.
Não existe um adjetivo só pra descrever o jogo do gatien, era uma coisa fora do normal. Aí vc pode contra argumentar dizendo, e quem garante que gatien se daria bem atualmente? Realmente, não podemos garantir nada. É dificil comparar atletas de períodos diferentes.
Liqin a um tempo atrás, teria como adversários kong, liu guoliang, wang tao, jiang jialing, WALDNER e person em boa forma, grubba, saive e primorac em boa forma, roskopf, gatien em boa forma. Sinceramente, eu não sou fã do waldner, mas se waldner com 40 anos, numa disputa de 3º lugar de Olimpiadas, consegue jogar de igual pra igual contra wang liqin, waldner com 25 anos não iria tomar conhecimento de wang liqin.
A 15 anos, liqin teria muito mais adversários do que hoje. Hj os adversários diretos de liqin são:
Boll, Ryu, Samsonov, Ma lin, Wang hao, Ma long,
Esses são os adversários que tem chances de vencê-lo. Eu queria ver liqin ser campeão mundial na era waldner/gatien/person/jiang jialiang/saive/primorac/grubba.
E outra coisa, liqin é mais velho que timo boll.
Vou falar um pouco de ma lin agora…
Ma lin é vice campeão mundial. Nas olimpiadas, ele perdeu pro quarentão Waldner. Ou seja, tudo bem que timo boll não venceu mundial e olimpiada, mas ma lin venceu? Se for colocar ma lin como fora de série ao lado de liqin, timo boll também deveria entrar nessa categoria, já que boll venceu ma lin na copa do mundo de 2005 e no mundial de equipes, dois eventos de grande importância. Timo boll também venceu wang hao no aberto do Japão, na copa do mundo de 2005. Boll venceu liqin na copa do mundo de 2005, e perdeu no mundial de equipes após estar vencendo por 5x3 no set decisivo. Pra mim liqin é mais constante pois já tem 27 anos. Boll terá 27 em 2008 se não me engano, e provavelmente estará bem mais constante também. De qualquer forma, Gatien chegou mais perto de um “grand slam”(mundial e olimpiadas) do que wang liqin. Até em titulos ele estaria acima de wang liqin. Vc pode afirmar que liqin entregou pra wang hao em 2004 nas olimpiadas, mas e no mundial de 2001 osaka, liqin não teve a vitória facilitada também?
Outro jogador igual gatien, vai demorar pra aparecer. Assim como outro jogador igual liqin também vai demorar. Liqin já provou de que é capaz em quase tudo. Resta aguardar as olimpiadas na China, e aí saberemos se ele é realmente o “jogador fora de série”. Cada um faz as apostas que quiser, mas não considero apenas admiração colocar boll e gatien acima de liqin. Como citei, até em titulos importantes gatien supera liqin (mesmo liqin sendo bi mundial). E tecnicamente, boll é mais completo que liqin (aí é a minha opinião, assim como a sua pode ser diferente).
Uma coisa que eu não consigo admirar no liqin é o saque. Agora, vai ver se boll tem algum saque meio escondido(saque do liqin) ou escondido por completo. Se é que existe meio escondido. Pra mim ou ta escondido ou não está.
É dificil comparar chineses de agora, com atletas antigos. A bola era diferente, as mesas, os torneios, os sets, a essência do jogo mudou muito. Liqin com certeza teve mais facilidade para se adaptar do que waldner.[/quote]
Olá!
Putz, esse tópico está bem legal…
Bom, acho q o processo de renovação da China já está acontecendo, tanto q neste ano, alguns pro tours só foram disputados pela “2º classe” de jogadores chineses, ficando de fora Ma Lin e Liqin, e e alguns o Wang Hao.
Eu acho q a grande esperança chinesa está em Ma Long, Wang Hao e Chen Qi. Sendo q pra mim, o Hao vai ficar em 1º se conseguir melhorar sua concentração! E Chen Qi precisa de tranquilidade. Ma Long é um grande jogador, mas ainda não é uma certeza.
Em relação a discussão entre Boll e Liqin…num resisti…rsrsrs…vou deixar minha opinião.
Na minha opinião atualmente o Liqin é o melhor do mundo disparado. Não dá pra deixar de analizar os números, e nesse quesito o Liqin é um dos maiores jogadores de todos os tempos, superando, na minha opinião, o Gatien, digo isso sendo um fã incondicional do Gatien, q na minha opinião, foi o classista com o jogo mais bonito, pena q ele deu o azar de nascer junto com o Waldner q é o melhor de todos, ainda assim sou mais Gatien q Liqin.
Boll é um grande jogador em ascenção, com certeza ficará na história, porém em meu conceito AINDA não fez por merecer ficar na frente de Liqin, começando pelo q eu já disse em números, e pelos confrontos diretos, concordo q atualmente ele até jogue de igual pra igual, mas não sei exatamente, mas acho q o liqin leva grande vantagem nos confrontos , até msm com Ma Lin o Boll tem grande desvantagem. Considerando-se q Ma Lin já está perto de parar, é até aceitável q ele perca alguns jogos, poérm boll não vencia qdo Ma Lin estava em grande forma, sei q devo considerar q Boll ainda não era e não é um jogador já formado…mas ainda acho Ma Lin superior.
Por exemplo, acho q o Ryu ainda vai evoluir mto. E com certeza ganhará mtos outros títulos. Vai dar mto trabalho aos futuros Tops Chineses!
Por enquanto Boll está igual ao Kim Taek Soo, excelente jogador, porém sem um título mais importante como olimpíada ou mundial ( se bem q fizeram sacanagem com o Kim).
Mas ainda é cedo pra falar de Boll.
Pra mim é Waldner, Guoliang/Gatien,Kong, Liqin, Persson, Jialiang, Ma Lin,…por enquanto…Apesar de naum gostar de Persson…coloquei ele na lista… Boll fica atrás junto com outros mtos como: grubba, korbel, apellgreen, Yoo Nam Kyu, Samsonov, considerando a época q eu pude acoompanhar por vídeos ou pela mídia msm…
Infelizmente acho q o domínio chinês ainda vai permanecer por algum tempo.
Desculpa pela bagunça de assuntos q fiz no meu post…rsrsrs…
E J0rnal1sta não é nada pessoal não tá. Por estar “criticando” o Boll.
Abraços a vc e aos demais!
Ariel