Ma Lin e Liqin fora.

[quote=“j0rnal1sta”:zhdaauaw]Kong, liu guoliang e wang tao foram melhores que liqin e ma lin sem dúvida alguma.

Para sua informação, Gatien é campeão mundial e vice campeão olimpico. E ele perdeu pra um tal de “waldner” em Barcelona-92.

Quem garante que liqin se sairia bem na época de gatien? E quem garante que timo boll não vai superar liqin em números? Você não tem como prever absolutamente nada. Com certeza eu coloco gatien e timo boll na frente de liqin como admiração, mas ambos tiveram (gatien) e tem (timo boll) nível técnico pra vencer liqin.

Eu considero Timo boll um jogador mais completo que wang liqin, é minha opinião.
Não existe um adjetivo só pra descrever o jogo do gatien, era uma coisa fora do normal. Aí vc pode contra argumentar dizendo, e quem garante que gatien se daria bem atualmente? Realmente, não podemos garantir nada. É dificil comparar atletas de períodos diferentes.

Liqin a um tempo atrás, teria como adversários kong, liu guoliang, wang tao, jiang jialing, WALDNER e person em boa forma, grubba, saive e primorac em boa forma, roskopf, gatien em boa forma. Sinceramente, eu não sou fã do waldner, mas se waldner com 40 anos, numa disputa de 3º lugar de Olimpiadas, consegue jogar de igual pra igual contra wang liqin, waldner com 25 anos não iria tomar conhecimento de wang liqin.

A 15 anos, liqin teria muito mais adversários do que hoje. Hj os adversários diretos de liqin são:

Boll, Ryu, Samsonov, Ma lin, Wang hao, Ma long,

Esses são os adversários que tem chances de vencê-lo. Eu queria ver liqin ser campeão mundial na era waldner/gatien/person/jiang jialiang/saive/primorac/grubba.

E outra coisa, liqin é mais velho que timo boll.

Vou falar um pouco de ma lin agora…
Ma lin é vice campeão mundial. Nas olimpiadas, ele perdeu pro quarentão Waldner. Ou seja, tudo bem que timo boll não venceu mundial e olimpiada, mas ma lin venceu? Se for colocar ma lin como fora de série ao lado de liqin, timo boll também deveria entrar nessa categoria, já que boll venceu ma lin na copa do mundo de 2005 e no mundial de equipes, dois eventos de grande importância. Timo boll também venceu wang hao no aberto do Japão, na copa do mundo de 2005. Boll venceu liqin na copa do mundo de 2005, e perdeu no mundial de equipes após estar vencendo por 5x3 no set decisivo. Pra mim liqin é mais constante pois já tem 27 anos. Boll terá 27 em 2008 se não me engano, e provavelmente estará bem mais constante também. De qualquer forma, Gatien chegou mais perto de um “grand slam”(mundial e olimpiadas) do que wang liqin. Até em titulos ele estaria acima de wang liqin. Vc pode afirmar que liqin entregou pra wang hao em 2004 nas olimpiadas, mas e no mundial de 2001 osaka, liqin não teve a vitória facilitada também?

Outro jogador igual gatien, vai demorar pra aparecer. Assim como outro jogador igual liqin também vai demorar. Liqin já provou de que é capaz em quase tudo. Resta aguardar as olimpiadas na China, e aí saberemos se ele é realmente o “jogador fora de série”. Cada um faz as apostas que quiser, mas não considero apenas admiração colocar boll e gatien acima de liqin. Como citei, até em titulos importantes gatien supera liqin (mesmo liqin sendo bi mundial). E tecnicamente, boll é mais completo que liqin (aí é a minha opinião, assim como a sua pode ser diferente).

Uma coisa que eu não consigo admirar no liqin é o saque. Agora, vai ver se boll tem algum saque meio escondido(saque do liqin) ou escondido por completo. Se é que existe meio escondido. Pra mim ou ta escondido ou não está.

É dificil comparar chineses de agora, com atletas antigos. A bola era diferente, as mesas, os torneios, os sets, a essência do jogo mudou muito. Liqin com certeza teve mais facilidade para se adaptar do que waldner.[/quote]

Olá!

Putz, esse tópico está bem legal…

Bom, acho q o processo de renovação da China já está acontecendo, tanto q neste ano, alguns pro tours só foram disputados pela “2º classe” de jogadores chineses, ficando de fora Ma Lin e Liqin, e e alguns o Wang Hao.

Eu acho q a grande esperança chinesa está em Ma Long, Wang Hao e Chen Qi. Sendo q pra mim, o Hao vai ficar em 1º se conseguir melhorar sua concentração! E Chen Qi precisa de tranquilidade. Ma Long é um grande jogador, mas ainda não é uma certeza.

Em relação a discussão entre Boll e Liqin…num resisti…rsrsrs…vou deixar minha opinião.

Na minha opinião atualmente o Liqin é o melhor do mundo disparado. Não dá pra deixar de analizar os números, e nesse quesito o Liqin é um dos maiores jogadores de todos os tempos, superando, na minha opinião, o Gatien, digo isso sendo um fã incondicional do Gatien, q na minha opinião, foi o classista com o jogo mais bonito, pena q ele deu o azar de nascer junto com o Waldner q é o melhor de todos, ainda assim sou mais Gatien q Liqin.

Boll é um grande jogador em ascenção, com certeza ficará na história, porém em meu conceito AINDA não fez por merecer ficar na frente de Liqin, começando pelo q eu já disse em números, e pelos confrontos diretos, concordo q atualmente ele até jogue de igual pra igual, mas não sei exatamente, mas acho q o liqin leva grande vantagem nos confrontos , até msm com Ma Lin o Boll tem grande desvantagem. Considerando-se q Ma Lin já está perto de parar, é até aceitável q ele perca alguns jogos, poérm boll não vencia qdo Ma Lin estava em grande forma, sei q devo considerar q Boll ainda não era e não é um jogador já formado…mas ainda acho Ma Lin superior.

Por exemplo, acho q o Ryu ainda vai evoluir mto. E com certeza ganhará mtos outros títulos. Vai dar mto trabalho aos futuros Tops Chineses!

Por enquanto Boll está igual ao Kim Taek Soo, excelente jogador, porém sem um título mais importante como olimpíada ou mundial ( se bem q fizeram sacanagem com o Kim).

Mas ainda é cedo pra falar de Boll.

Pra mim é Waldner, Guoliang/Gatien,Kong, Liqin, Persson, Jialiang, Ma Lin,…por enquanto…Apesar de naum gostar de Persson…coloquei ele na lista… Boll fica atrás junto com outros mtos como: grubba, korbel, apellgreen, Yoo Nam Kyu, Samsonov, considerando a época q eu pude acoompanhar por vídeos ou pela mídia msm…

Infelizmente acho q o domínio chinês ainda vai permanecer por algum tempo.

Desculpa pela bagunça de assuntos q fiz no meu post…rsrsrs…
E J0rnal1sta não é nada pessoal não tá. Por estar “criticando” o Boll.
Abraços a vc e aos demais!

Ariel

Gatien perdeu de 3x0 pra waldner, e na época o set era de 21 pontos.
Ta 2x1? Pois um titulo armado não conta pra mim, pode contar pra vc e eu respeito isso.
Vice olímpico conta mais do que 3º lugar olimpico. Em titulos , liqin pode até superar gatien se for contar 1 mundial a mais, só que todo mundo sabe que esse mundial foi armado pra ele. Ma lin não chegou perto de gatien. Gatien alem de camp. mundial, foi vice olimpico e teve um período muito mais dificil. Vice olimpico tem muito valor.
Na minha opiniao, o vice olimpico vale mais do que um titulo mundial armado… Eu sou fa de liqin, mas que ele não seria bicampeão mundial se não fosse uma ajuda do kong, não seria.

Wang liqin já tem 27 anos, vc acha que ele vai jogar pela China até os 32? Pois eu duvido, até lá já vai ter um time chinês capaz de substitui-lo.

Ganhar 2 titulos mundiais realmente não é pra qualquer um, mas basta vc ver um vídeo do mundial de 2001, e vai ver que liqin teve o caminho facilitado. Ou seja, provavelmente liqin não seria campeão em 2001. Em 2003 ele tomou virada do schlager, e em 2005 venceu por mérito. Se fosse assim, waldner também teria mais títulos, já que todos afirmam que ele entregou pra Person em uma final de mundial.

Liqin não vai ficar tanto tempo assim na seleção chinesa, ele deve jogar a proxima Olimpiada, e deve parar. E no mundial do ano que vem, provavelmente ele vai abrir caminho pra outro chinês ser campeão, já que fizeram o mesmo por ele. Gatien foi um excelente jogador. Se liqin tivesse vencido wang hao na semifinal de 2004, ele poderia ser considerado melhor que gatien. Acho que em 2008 ele tem grandes chances, mas acho que não leva. Só o tempo pra dizer. Eu respeito sua opinião de dizer que liqin é melhor que gatien, mas ser melhor com 1 titulo armado não significa nada.

[quote=“Ariel”:3qrie1gm]
Boll é um grande jogador em ascenção, com certeza ficará na história, porém em meu conceito AINDA não fez por merecer ficar na frente de Liqin, começando pelo q eu já disse em números, e pelos confrontos diretos, concordo q atualmente ele até jogue de igual pra igual, mas não sei exatamente, mas acho q o liqin leva grande vantagem nos confrontos , até msm com Ma Lin o Boll tem grande desvantagem. Considerando-se q Ma Lin já está perto de parar, é até aceitável q ele perca alguns jogos, poérm boll não vencia qdo Ma Lin estava em grande forma, sei q devo considerar q Boll ainda não era e não é um jogador já formado…mas ainda acho Ma Lin superior.

Por enquanto Boll está igual ao Kim Taek Soo, excelente jogador, porém sem um título mais importante como olimpíada ou mundial ( se bem q fizeram sacanagem com o Kim).

Mas ainda é cedo pra falar de Boll.

Pra mim é Waldner, Guoliang/Gatien,Kong, Liqin, Persson, Jialiang, Ma Lin,…por enquanto…Apesar de naum gostar de Persson…coloquei ele na lista… Boll fica atrás junto com outros mtos como: grubba, korbel, apellgreen, Yoo Nam Kyu, Samsonov, considerando a época q eu pude acoompanhar por vídeos ou pela mídia msm…

Infelizmente acho q o domínio chinês ainda vai permanecer por algum tempo.

Desculpa pela bagunça de assuntos q fiz no meu post…rsrsrs…
E J0rnal1sta não é nada pessoal não tá. Por estar “criticando” o Boll.
Abraços a vc e aos demais!

Ariel[/quote]

Relaxa Ariel, eu também critico o boll, admiro o jogo dele mas sei que ainda falta mostrar pra que joga tm, falta 1 titulo mundial, olimpiada.
Eu achava que ele venceria em 2004, mas perdeu pra waldner, o que foi uma surpresa pra mim.

Ma lin ja ganhou de boll de 11x0, e mesmo sendo apenas 1 ano de diferença pra boll, ele conseguiu mostrar que como atleta foi superior. O caso do boll é que ele demorou muito pra se igualar aos chineses. Acho que daqui pra frente ele vai conseguir melhores resultados.

No fim no fim, apesar de todas as opiniões, todos concordam q o jogo do Liqin eh feio, o do Wang Hao tb e q Ma Lin tem um jogo lindo. Junto com Gatien.

Apesar de defender Liqin, defendo sua eficiêmcia e qualidade técnica, mas não acho bonito seu jogo, o jogo mais plástico atualmente é de Ma Lin que tem uma variedade enorme de saques, que sabe enganar o adversário, inclusive tem um jogo dele que adoro assistir não lembro em que torneio com o Bol, em que ele dá seu saque zig-zag, e se não me engano o bol levanta a bola e vê que Ma Lin vai cortar e corre para o fundo Ma Lin apenas encosta na bolinha e Bol se desmantela no chão; é uma pena ele parar de jogar, é uma perda para todos nós amantes do tênis de mesa.(não leve a mal jornalista)

Rodrigo, eu concordo com vc, é uma perda enorme para o tm. Ma lin tem um jogo arrasador, completo, seria bom que ele continuasse jogando, pois é o caneteiro de maior eficiência mesmo. Ele ganha muito jogo apertado, nos momentos decisivos consegue atacar e fazer os principais pontos. E não acho o jogo do liqin tão feio assim, basta ver estilos como Adrian Crisan, coisa horrível de ver.

Vcs estão discutindo o sexo dos anjos!

Considero a eficiencia do Liqin excelente, mas isso por si só não torna o jogo de ninguem bonito. É como jogar futebol na retranca…e feio, mas funciona.

Ja o Ma LIn tem genialidade em suas jogadas. É um caneteiro mto ofensivo mas q tem mta calma na hora de formular suas estrategias. Qto ao Crisan, lembro q teve gnt q comparou ele com Waldner na epoca q ele foi top 10…