limpando a borracha

[quote=“LucasRicardo”:3051hraw][quote=“RARYLSON”:3051hraw][color=darkblue]Galera, blz? :slight_smile:

Sou novo no site e no esporte e não tenho muito dinheiro… (assim como muitos brasileiros).

Assim, não tenho produtos específicos p/ limpeza da borracha nem raquetes profissionais.

Tenho uma Sunflex Samurai a 6 meses (não é pão durice não, é falta de money mesmo) de uns 28 reais e a borracha tá meio suja: é alguma coisa meio gordurenta e não sai com água de jeito nenhum.

Eu passo água com esponja, algodão, pano, e na hora a mancha (meio clara) desaparece. Aí é só a agua secar que lá vem ela aparecer de novo. Queria saber como farei p/ limpar esta mancha.

Outra: Penso em trocar a raquete por uma não tão cara: o que vcs acham da sunflex mandarin, e da Donic série 500? Vcs sabem de outras raquetes “no preço” que sejam boas?[/color][/quote]

se tua borracha ta assim, faz assim ó:

1º: JOGA A BORRACHA NO LIXO, OU VENDE PRA ALGUM IDIOTA QUE NAO ENTENDA NADA DE TM.

2º: VAI AO BANCO.

3º: SACA 500 PAU.

4º: CASO VC NAO TENHA 5OO PAU NO BANCO, FAZ UM CONSORCIO PRA RAQUETE.

5º: SE NAO TIVER CORAGEM, VAI TYER QUE CRIAR E IR,

6º: CASO MESMO ASSIM VC NAO TENHA, O JEITO E ASSALTAR UMA MERCEARIA PERTO DA TUA CASA, PEGA OS SALGADINHO E BOLACHA, OS PAO, E AS MOEDINHA QUE TIVER NO CAIXA.

7º: VAI NA FAVELA VENDE TUDO…

8º: PEGA O DINHEIRO Q VC CONSEGUIU COM A VENDA E ENTRA NA INTERNET…

9º: MANDA UM E-MAIL PRA BUTTERFLY PEDINDO UMA WERNER SCHALANGER COM DUAS BRYCE.

10º: COPRAR UMA APA, UM CAIXAO, UMAS FLORES. E ESPERAR Q TUA RAQUETE CHEGUE ANTES Q OS CARA DA FAVELA VENHAM TE MATA…

É YUMA BOA IDEIA, POREM, NAO MUITO SEGURA… :lol: :lol: :lol:

QUALQUER COISA, FALA PROS PM QUE APARECE QUE ERA UM CASO DE VIDA OU MORTE…
(É BRINCADEIRA, JAMAIS FAÇA ISSO)

aBRAÇOS, E DESCULPE QUALQUER BRINACDEIRA D MAL GOSTO…

FALOWW…[/quote]
ele é canetero, se vc num percebeu…

:slight_smile: Eu sempre usei agua pra limpa a minha borracha. Dizem q o spray da Bty se usado por muito tempo, desgasta mais a borracha…por isso ainda naum usei…

bafada e bração (limpo) é o eskema! :slight_smile:

Ajuda no meio do jogo, mas nada se compara com passar agua (pouco) ou produto

Olá,

Alguém aqui já usou a STIGA ENERGY FOAM para a limpeza de borrachas? :?: :?: :?:

Estou pensando em comprá-la na Dandoy por ser mais em conta do que a espuma da Butterfly.

Abraços.

Qual a marca ou série, sei lá, da espuma de barbear da NIVEA, que vc usa??? E o q vc quer dizer sobre hidratar a borracha???

Vai aí 1 bom toque para a manutenção e limpeza das Topsheet:

A vida útil de uma borracha depende diretamente dos cuidados a ela dispensados. Devemos mantê-la sempre livre de poeira, evitando friccionar sua superfície contra outras que não sejam a da bola, mantendo-a seca, protegida da luz e do calor quando fora de uso.

As impurezas aderem-se facilmente na topsheet (superfície que toca na bola e é responsável pelo efeito), então ao inspecionar durante o uso e constatar grande quantidade de detritos impossibilitando o contato da bola, devemos umedecer com algumas “baforadas” (recurso mais prático e barato, heeeee) e remover a sujeira em uma peça de roupa (camisa).

Após o treino e antes de guardá-la na raqueteira, repetir o procedimento de remoção de impurezas, umedecendo a superfície e em seguida limpando suavemente com uma toalha limpa (pouca pressão).

Como já exposto aqui neste tópico, existem espumas e líquidos desenvolvidos pelos fabricantes de equipamento esportivo especificamente para este fim (rubber cleaners). Outra opção para a limpeza, e bem mais em conta, é a utilização de lenços umedecidos do tipo para higiene de bebês.

Depois de limpar e secar a superfície, recolocar o filme plástico com auxílio de um rolo (cano com 20cm), eliminando bolhas de ar.
Conservar em um case ou estojo, evitando o calor e a colocação de objetos pesados sobre a estrutura da raquete.

Obs.: Limpar constantemente ou de forma inadequada diminuem em muito a vida útil das borrachas. A umidade, o suor, os solventes contidos nas colas, o calor e as quedas acidentais são extremamente danosos às laminas, diminuindo consideravelmente a rigidez, aparência e velocidade das mesmas.

Abraços

Galera, sou novo no esporte e no forum, mas me mijei de rir com esse topico… nego so falto testar merda nas borrachas hahhaahaha, Q tal se agente (algm q entende) pudesse dar um veredicto!

agua ou produtos? (Independente se o cara tem ou nao grana)

acabei de comprar uma butterfly addoy sei la o q das qntas. usei ela hj pela primeira vz, e ficou lotada de po, pq tem uma construcao no local, e ainda por cima joguei o plastico q cobre a borracha fora (tenho um raqueteira pra guardar), como a borracha eh nova, como faco pra limpar? so algodao com um pingo de agua? ou esses produtos?

Ps.: tenho um monte de produtos quimico em casa, gasolina, metanol, hahahahahahaha.

Pra qm ta comecando essa raquete eh boa?

valew!!!

Eu tb comecei comprando uma addoy da BTY modelo classico. Joguei com ela pouco tempo, pois sou ofensivo e ela tem pouco efeito e velocidade apesar de ter bastante controle. Entao arranquei colei borrachas novas na madeira, a madeira eh bem legal de se jogar, joguei assim durante um bom tempo e hoje tenho a raquete descrita abaixo =D

itamar3dn[quote]Galera, sou novo no esporte e no forum, mas me mijei de rir com esse topico… nego so falto testar merda nas borrachas hahhaahaha, Q tal se agente (algm q entende) pudesse dar um veredicto!

Eu não entendo nada, mas escolhendo entre agua ou produtos, eu fico com o vapor… Eu uso baforada, com muito vapor d’água. Rsrsrsrs, eh mais barato… Agora estou quase mudando para lenços umidecidos pra bumbum de bebê…Hauhuahau

E quanto a addoy, corre no lixo pra pegar a película, ela conserva as topsheet.

Fui…

Putz, fui ontem correndo no lixo, mas ja era… Perdi a pelicula. Bom usei baforadas hj, e realmente limpa na hora. Como ta tendo essa reforma aki no estudio q trabalho, a raquete fica imunda, e como eh nova, nao to afim de usar nada nela. Axo q baforada ta bao. Percebi q ela nao tem mto efeito, mas pra eu q to comecando, ela realmente tem bastante controle. Agora vou comprar uma outra borracha, pra colar do outro lado. To jogando calssineta, mas so depois de bem aquecido, a mao vai sosinha mudando a raquete, qndo to frio sempre comeco caneta. So q qndo to qnte, vo bate com as costas da raquete… hahahaha bate obviamente na madeira. Entaum, pq nao botar uma borracha boa com mais spin e mais speed e menos controle? So q pela mor de deus, esses nomes de borracha sao horriveis, algm pode me indicar uma boa?

Outra opção para a limpeza, e bem mais em conta, é a utilização de lenços umedecidos do tipo para higiene de bebês.[/u][/b]

tem certeza q usar lenços não vai estragar a borracha com o tempo? Já usei outro dia e vi que limpa bem mesmo. Mas será q além de deixar com cheiro de bundinha de nenen não vai deixar a borracha lisinha???
Espero q alguem q já utiliza normalmente este método me responda, antes q eu detone mais uma borracha hehehe

Como nasceu meu filho agora, tem um monte em casa desses lencos, mas cara, axo q isso encurta o tempo da borracha ne? prefiro a agua mesmo. Levando em conta q uma borracha nao dura nada pelo preco q vale!!! 80 a 120 paus por 6 mses??? caro nao! entao agua axo o melhor.

ola eu tenho uma duvida, eu limpo com algodao e agua, e depois dexo secar ou seco com algo?

O ideal é evitar de limpar heheheh.
Ao invéz de limpar a borracha, limpe o local que você joga. As bolinhas, a mesa, o chão…
é o melhor metodo de conservar sua borracha.
Enfim se não há jeito o melhor é limpar com o creme da BTY ou com algodão, evite de passar “várias vezes” tente limpar com uma só passada de algodão umido bem devagar (sem fazer força)

Rarylson,

Se você já está treinando, não compre raquete montada, converse com seu técnico e monte uma raquete com um material que se adeque mais ao seu jogo.
Há opções mais baratas de madeira (Entre R$60 e R$100) e as borrachas não estão caras (as “básicas” estão por volta de R$65). A vantagem é que a madeira é para a vida inteira, eu mesmo tenho madeiras que já têm mais de 15 anos.
Portanto, vale mais a pena guardar uma grana (R$20 por mês já é um começo) e comprar um material melhor !

Li este tópico e resolvi usar apenas água para a limpeza. Quanto à aplicação vi esponjas especiais dos fabricantes, mas como não são facilmente encontradas, procurei uma opção que eu pudesse comprar facilmente. Seguem os tipos encontrados, usando o critério de se o menos abrasiva possível, para não danificar a borracha:

-Esponja simples de lavar louça - Muito barata, mas não é tão fina, sendo um pouco abrasiva;

-Esponja de Maquiagem encontrada em farmácias - Existem dois tipos, de silicone e de poliester ou algo parecido. A de silicone à primeira vista parece ideal, por ser bem fina, mas fiz um teste na borda da borracha e o contato entre o silicone e a borracha gera um pouco de atrito, então descartei esta. A de poliester é bem fina tb, mas só é vendida em circulos pequenos e finos. Apesar disso é uma opção;

  • Esponja Scotch-Brite modelo “Esponja Mágica” - Encontrei esta no mercado, mas não é de lavar louça. É uma esponja especial para retirada de riscos de giz de cera de paredes, limpeza de objetos delicados, etc. Ela tem um lado azul fino normal (igual à de lavar louça), mas tem um lado branco de uma esponja extremamente fina (parece algodão, mas é esponja). Este lado branco com água é muito bom para limpar a borracha. Por precaução lavei bem a esponja antes de utilizá-la para retirar quaisquer resíduos de produtos químicos que pudessem existir de fábrica. Ela custa mais do que a de lavar louça, mas nada inviável, em torno de R$5,00.

Resumindo o meu procedimento de limpeza vai ser a esponja mágica com apenas água, com o mínimo de passadas possível.

POSSO PASSAR ÁLCOOL EM GEL PARA LIMPAR A BORRACHA?

NÃO

Melhor usar o seu bafo (isso mesmo) e sua bermuda do que passar álcool na borracha.

Vou aproveitar a dúvida do colega Mesatenista10 pra colocar algumas questões sobre limpeza de borrachas e nosso limpador SpinUp.

Joguei TM “profissionalmente” até os 19 anos(em 1996), treinava 4 horas por dia no Fran em Piracicaba, e só limpava minhas borrachas com água e toalhinha. Nunca achei necessário usar um limpador de marcas famosas. Esses limpadores da época tinham acetona como base e limpavam barbaramente a borracha, mas também, ajudavam a acabar com ela.

Na época, eu trocava a borracha do forehand em no máximo 10 treinos(duas semanas), pois davam bolha por causa da cola e a do Back as vezes sobrevivia uns 40 dias, quando não davam bolha também e acabavam antes.

Atualmente, o tempo de uso das borrachas aumentou muito. Água e toalhinha não funcionam bem a médio e longo prazo.
Comprei vários limpadores das marcas famosas como BTY, DHS, Yasaka e etc e comecei a testá-los. Fiz um processo de “engenharia reversa”, estudei os rótulos e orientações de uso e testei em várias condições e em várias borrachas.
Dentre os modelos que testei, somente 3 tiveram o que chamo de resultado satisfatório, mas um deles(de marca famosa e cara!? :whistle: ) contem álcool na formulação(facilmente perceptível pelo cheiro), os outros dois não foram capazes de retirar suor da borracha adequadamente, somente limpando poeira ou pequenas partículas e um deles começou a deixar a borracha mais escorregadia com o tempo e deveria ser o contrário.

Na verdade, nada contra ter álcool na fórmula, desde que se use no máximo uma vez por mês. Para uso frequente certamente vai ressecar a borracha.

Após todos esses testes, comecei a desenvolver um limpador para uso frequente com as seguintes premissas:

  1. Deveria aumentar a durabilidade das borrachas, mantendo o top sheet aderente por mais tempo, do que só limpando com água.
    Eu sempre duvidei que um fabricante que ganha muito dinheiro vendendo borrachas iria fabricar um produto que aumentasse a durabilidade dessas borrachas, em relação a limpar só com água, pois ele iria vender menos borrachas. Por isso, adotei como premissa básica aumentar a durabilidade da borracha(aderência da top sheet) em relação a limpar só com água.

  2. Não poderia conter álcool nem solventes orgânicos.

  3. Não deveria ter cheiro.

  4. Deveria ter custo acessível.

  5. Promovesse limpeza eficiente sem deixar resíduos na borracha, como acontece com o uso de água de torneira ou filtrada.

Após meses e uma dezenas de litros de produtos de teste, cheguei no objetivo e desenvolvi o SpinUp, que está a venda na loja do mesatenista: http://www.lojadomesatenista.com.br/acessorios/limpador-spinup.html

O SpinUp ficou tão bom, tão eficiente, que teve gente doando limpadores de outras marcas pra adotá-lo.

Fizemos uma embalagem de 150ml com gatilho, ótimo para se usar e com trava(não tem tampas ou partes soltas), pois vários colegas reclamaram de ter perdido a tampinha dos seus limpadores.
Estamos também lançando na próxima semana a versão com 60ml que virá acompanhada de uma toalhinha para limpeza e facilitará o transporte pois caberá dentro do estojo.

Borrachas realmente limpas tem mais durabilidade e maior capacidade de imprimir efeito na bola. Como a bola de plástico já “pega” menos efeito, é um recurso adicional usar nosso limpador.

Se tiverem dúvidas, estou a disposição.

Boa propaganda haha e esta a venda em portugal para eu testar?