Li o tópico para iniciantes e ainda tenho dúvidas...

Olá pessoal. Sempre joguei ping pong desde criança e ultimamente me interessei muito pelo esporte. Essa semana fui conhecer um clube para treinar Tenis de Mesa, fiz uma aula grátis e tive certeza q é esse o esporte que quero praticar nos próximos anos. Tenho uma raquete bem fraquinha… Não me lembro a marca agora, mas qndo mostrei ela pro professor do clube ele não deixou que eu treinasse com ela e acabou me emprestando a dele! rs… Enfim, pesquisei bastante não só aqui no fórum, mas em muitos outros sites e vi q escolher uma raquete não é tarefa fácil e é muito subjetivo dependendo do estilo do jogador.
Eu queria investir em uma raquete q eu possa usar por um bom tempo, ou seja, que atenda minha necessidade de iniciante mas nao deixe a desejar conforme for aumentando meu nivel de jogo. Porém, algumas que foram indicadas no FAQ para iniciantes são muuitos caras (Ex: BTY Primorac = Preço médio R$ 300,00/ R$ 400,00 - Achei no Ebay por U$ 72,00 + Frete) e outras não achei sites para compras.

Então;

Qual material me indicam que seja de fácil acesso, de bom controle, custo x benefício e para um estilo de jogo defensivo e de meia distância?

Obrigado aos que ainda tem paciência pra responder…

Abraços.

bom dia,

1º Eeste valor ref. a Primorac, eu creio que deva ser da Primorac Carbon (não indicada de forma alguma para iniciantes).
2º Existem uma infinidade de madeiras ótimas para iniciantes, estas que vou citar são as na minha opinião as melhores em custo x benefício.

*DHS PG7
*DHS PG8
*Yasaka Ma Lin Extra Offensive
*Donic Cayman

E quanto as borrachas eu no seu caso, iria sem erro em duas Xiom Vega Elite.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraço.

Bom dia Junior, seja bem vindo ao esporte.

Primeiramente concordo com o Bombeiro, essa raquete deve ser referente a uma Primorac Carbon, é uma raquete muito veloz e para iniciantes não é recomendado, pois seu controle não é muito elevado, isso dificultaria muito sua adaptação aos movimentos iniciais.

Procure madeiras compostas apenas por madeira, sem materiais sinteticos como Arylate, Carbon, Tinanium ou outros materiais, evite os que possuem apenas 1 folha de Hinoki (Raquetes compostas apenas pela madeira Hinoki). Procure, de preferencia, com 5 folhas de madeira, que lhe deem mais controle, pois é o mais importante, precisa de controle para dominar os movimentos inicias.

Com relação as borrachas eu sou um pouco cetico, evitaria as chamadas borrachas tensionadas, procuraria as comuns, ate onde sei as da Donic e da Xiom tem excelente controle.

Não vou lhe recomendar nenhum material especifico pois estou por fora dos materiais atuais.

Qualquer dúvida pode nos consultar.

Como o flaviosv já disse, evite raquetes com materiais sintéticos (fuja do carbono, titanio e outros). Vá sem dúvidas para uma raquete somente de madeira (all wood).

Qual seu estilo de empunhadura? Caneta, Classineta ou Classico?

Se for classista ou caneteiro chinês (caneteiro que utilizará também a parte de trás da raquete) você pode pensar numa raquete de 5 folhas de madeira, que se enquadre no perfil ALL > OFF-

Se você pretende comprar uma madeira que, com certeza poderá “casar” com você para todo o sempre, podemos recomendar sem sombra de dúvidas as:

• Yasaka Extra
  • Yasaka Ma Lin Extra Offensive (que não é tãoo offensive assim e te dará um ótimo controle - que deve ser seu foco agora)
  • Avalox BT555
  • Donic Waldner

As Avalox são raquetes com um preço mais em conta do que as da Yasaka.

NOTA PESSOAL: Fuja das raquetes da linha Donic Burn. Foi minha pior aquisição. rs

Porém lembre-se que existem alguns kits pré montados da DHS ou de outras marcas que, para iniciantes, são mais do que suficientes. Até mesmo no site da Yasaka você consegue comprar uma raquete Claudio Kano com um custo excelente (claro que essa não durará muito tempo, servirá mais para você aprender os fundamentos).

Sobre as borrachas, vá com certeza de borrachas recomendadas pela maioria, como Yasaka Mark V ou Butterfly Sriver.
Também existe aqui no site mesmo a Donic Barracuda, porém evite borrachas descritas como “Rápidas”. Tenha foco no controle.

Se você ainda é realmente “crú” nos fundamentos e não quer gastar muito numa raquete de imediato, vá de Yasaka Claudio Kano mesmo (R$40,00) e Mark V (R$65,00 cada). Se for classista, não vai gastar mais de R$170,00. Assim quando já tiver um estilo de jogo definido poderá montar uma raquete que se adeque melhor ao seu jogo.

Porém se tem uma grana extra e já tem um pouco de noção, pegue uma raquete das citadas acima que não se arrependerá.

DICA: Se você já tem algum lugar para treinar, pergunte ao professor se alguém tem raquete a venda. As vezes vc consegue um kit usado muito mais em conta, e lembre-se: As madeiras dificilmente se estragam, portanto vá sem medo se tiver chance. =)

Boa tarde pessoal! Muito obrigado mesmo pela ajuda… Esta sendo de grande valia.

Bombeiro, me equivoquei mesmo. Esse preço é da Primorac Carbonada!!! Obrigado pelas dicas…

Flaviosv, vc está certo! O foco neste momento é o controle para executar as técnicas com mais tranquilidade e confiança. Valeu pela força.

felipe.sartor, eu sempre joguei ping pong com empunhadura caneta. Mas eu venho assitindo muitos vídeos ultimamente e percebo que a empunhadura clássica tem mais recursos, então nos treinos de TM vou usar só o Clássico. E diga-se de passagem eu pensei q eu ia ter q voltar do zero, mas me surpreendi com meu desempenho no treino com a nova empunhadura… Errei poucas bolas e ainda tirei do professor: “Tem certeza q essa é sua primeira aula?”… rsrs Agora não sei se fui bem pela raquete q eu usei q era do professor ou pq eu fui bem mesmo…
Vou pesquisar sobre esse modelos q vc citou! Valeu pelas dicas.

Bom, estou indo para o treino agora! Vou ver se tem alguém querendo vender algo q me interesse… Caso positivo, postarei aqui o modelo, para analisarmos!!

Obrigado a todos.

Bom pessoal, voltei do treino e não havia nada usado interessante lá no clube. Porém, o professor me ofereceu uma madeira nova da Xiom modelo Extreme S por R$ 140,00. Pelo o que ele falou, é uma madeira bem interessante, com bom controle, boa velocidade e ótima para iniciar e eu não precisarei trocar tão cedo. E aí, o qual a opinião de vcs?

Olá Jr. O que posso te dizer é que nunca vi e não conheço ninguem que use esse modelo. Sei que é uma raquete de 7 folhas e ofensiva. Talvez não te proporcione o controle que vc precisa nesse momento.
Em contrapartida, é uma XIOM. Comecei a confiar muito nessa marca, então acredito que não se decepcionará com ela e, muito provavelmente, se você ficar com ela, vai utilizá-la por muito tempo (por se tratar de uma raquete de quem já tem um estilo de jogo definido).

Porém lembre-se: Não é você quem tem que se adequar ao material. É o material que tem que se adequar a você. Pegue na mão, bata umas bolas… Veja se ela te conquista. rs

Só ressalvo que ninguém deve começar a jogar com uma raquete muito “elaborada”. Pois a curva de aprendizado será quebrada. Não adianta fazer ponto por mérito do equipamento se você ainda não tem boa técnica. Se você começar com 2 TEnergys, por exemplo, não vai conseguir se adaptar. E mesmo que consiga ter alguns golpes efetivos, vai ser devido ao material e não à sua qualidade. Portanto, é melhor treinar com um material relativamente “inferior”, até aprender toda a técnica necessária, do que fazer alguns pontos por mérito da raquete.
E ai sim, ao fazer um upgrade, você vai sentir a diferença da combinação da técnica correta com o material correto. Por tanto, seja lá qual for sua escolha, tenha paciencia e pense em um futuro próximo (pelo menos 1 ano e meio a frente). :wink:

Eu tenho um exemplar desta madeira. Ela é MUITO boa, mas não para o que vc precisa neste momento.
Os colegas já disseram muito do que vc precisa saber. Mas só colocando uma alternativa a mais, tem a Offensive S da Xiom (da mesma linha que a Extreme S) que tem cinco folhas e todas as características de tal.
E como já disseram, providencie este material básico e só pense em uma coisa: treinar com muita disciplina e atenção aos detalhes. Não tem nada mais saboroso neste esporte do que perceber a sua evolução gradual e a possibilidade de começar a fazer coisas que vc nunca imaginou que poderia fazer.

Abraços e bem-vindo a este maravilhoso e sofrido esporte.

Boas pessoal. Obrigado pela ajuda de todos! Estive pesquisando bastante ultimamente e com a grande ajuda de vcs, consegui chegar há algumas conclusões…

Vou comprar a Donic Waldiner AllPlay pra começar com a Mark V no for

E aí vem a ultima dúvida: Uso ela pro for e pro back ou coloco uma mais lenta no back tipo a Yasaka AntiPower.

Me prejudicaria em algo?

A minha intuição diz pra eu ir de Mark V nos dois lados mas não vou conserguir ficar com a consciencia tranquila se nao perguntar pra vcs…

Então:

Mark V no for e Mark V no back; ou
Mark V no for e Antipower no back; ou ainda
Mark V no for e Mark V 30 no back?

Valeu pessoal… Se tiverem outros modelos que casem bem nesse caso será muito bem vindo!

Agradecido…

Sua intuição está certa: vá de Mark V dos dois lados heheheheheheheh. Isto é o que geralmente recomendamos ao pessoal nesta situação.
Quanto ao AntiPower, esqueça dele pelo menos até ter oportunidade de testar um sem compromisso. É um material totalmente diferente, com finalidades bem específicas, e não com uma simples característica de ser mais lenta.

Abraços!!!

Haehuaehuaehuaheuhuae… Então fechou!!! Vou montar dessa forma mesmo e manter até definir realmente meu estilo de jogo e até entender mais sobre os materiais…

Brigadão mesmo Alcir. Se não fosse por ti, eu teria comprado a madeira da Xiom… Hahaha… E se não fosse pelo comentário do Felipe sobre a “linha de aprendizado”, talvez eu nem teria ligado para o comentario do Alcir e teria começado logo com um material top… Enfim, um comentário foi completando o outro… Obrigado aos colegas pelas orientações!!!

Agora é treinar pra participar das competiçoes!! aheuaheuahue…

Ola amigos, esta é minha primeira postagem aqui no fórum, gostaria desde já agradecer a atenção de todos. Me identifiquei com o post do amigo por isso vou postar aqui.
Voltei a treinar agora e estou montando minha raquete como opção de madeira, escolhi a 729 H.S. Champion Carbon.
Porém, estou em duvida em relação a borracha, afinal experimentei a tenergy do meu treinador e gostei muito dela, então estou pensando em usa-la no fore.

Em relação ao back estou entre a Barracuda Big Slam da Donic/ Xiom Omega IV/ Friendship 729- Focus III snipe,
Em relação ao Fore também estou pensando entre a BTY TENERGY 05 e a BTY tackifire drive.

Preciso de ajuda de vocês!!
Muito Obrigado desde já!

Olá amigo bem vindo ao fórum…

Das borrachas citadas eu iria sem erro em duas Xiom Omega IV Euro, pois a Tenergy é complicadíssimo de jogar (experiência própria, usei ela numa blade allwood), ainda mais nessa tua madeira com carbono, a Tackfire Drive já é obsoleta (tecnologia ultrapassada), e a 729 Focus III Snipe é uma chapa de aço (serviria pra fore de alguem que curte borracha chinesa).

Caso não queira duas borrachas iguais, vai de Xiom Omega IV no Fore e Donic Baracuda BS no back.

Outra sugestão de madeira que eu acho melhor que essa 729 HS, são: Yasaka Ma Lin Extra Offensive, Donic Cayman, DHS PG8, etc.

Fica a dica.

Forte abraço.

Muito obrigado pela ajuda bombeiro!
Vc sabe se a diferença é muita entre a Xiom Omega e a Tenergy em relação a efeito?
E quanto a raquete esta boa essa que eu escolhi?

Jefferson, estou sempre a disposição, aquilo que sei com certeza eu ajudo…

Assim, as Tenergys que eu testei foram a Tenergy 64 numa caneta japonesa e a Tenergy 05 numa clássica allwood (somente madeira sem carbono).

O que posso dizer sobre a linha Tenergy é que tem que ter muita habilidade pra tirar o máximo proveito dela, pois se for igual eu que não tenho tanta competência é dinheiro jogado fora.

Hoje existem algumas borrachas similares a Tenergy em efeito, um exemplo é as Tin Arc da DHS, são apenas mais lentas, mas com muito mais controle.

Quanto a efeito a Omega IV perde um pouco para a Tenergy, mas nada gritante.

E a madeira eu indicaria aquelas que citei acima, DHS PG8 (OFF), Donic Cayman (super leve), e sem erro nenhum a Yasaka Ma Lin Extra Offensive, madeira a qual eu testei a T05.

TEm algumas madeiras da Xiom, na mesma faixa de preço dessa 729 e muito melhores, sem contar que essa 729 HS tem o cabo muito fino, pelo menos pra mim!

Abraço.

Entao, decidi assim
FH : XIOM OMEGA IV EUROPE
BH : DONIC BARRACUDA BS/ DHS TINARC 3
Madeira: DHS POWER G7 OFF 7 Folhas/ DONIC não decidi qual…/ Xiom Classic Ofensive.

Alguma Ajuda nessas que estão com barras??? preciso decidir qual!!!
Valeu galera

Jefferson, por experiencia propria te digo o seguinte:

Omega 4 Euro no forehand: Ok pra mim, tenho uma Vega Euro no fore e gosto bastante. Talvez a Omega 4 seja um pouco mais rapida.
Baracuda BS no back: Tambem me parece uma boa escolha, pois se trata de borracha macia. Ja tive uma F3 BS no back e era otima. Tin Arc eu nao conheco, mas por se tratar de borracha com muita aderencia eu nao colocaria no back.
Madeira Power G7: Parece ser uma boa madeira, mas eu nao a escolheria se fosse optar pelas borrachas acima, principalmente por causa da Baracuda. Certa vez tentei usar madeira de 7 folhas com a F3 BS e nao ficou legal. Mas em madeira de 5 folhas ficava otima. Por isso eu iria de Xiom Offensive, que eh a tipica madeira de 5 folhas como Korbel, Extra Offensive ou Hurricane Hao. Alem disso vai te dar mais controle do que qualquer uma de 7 folhas.

[quote=“Nakata”:34al2nvl]Tin Arc eu nao conheco, mas por se tratar de borracha com muita aderencia eu nao colocaria no back.
[/quote]

Bom dia,

Nakata, só corrigindo a Tin Arc não é aderente como as outras borrachas da DHS, dispara muito melhor, com um pouco menos de efeito que uma TG3 NEO, mas nem perto de ser uma Tacky como H2 e H3…

Eu uso ela no forehand por opção minha, nada impede que alguém a teste no back e goste. Salvo engano nosso amigo Kleber Silvestre usa essa borracha no back de uma Xiom Xetro Quad ou da Timo Boll ZLC.

Jefferson, outra sugestão tudo na linha da Xiom é:

Xiom Offensive S + Omega IV Euro + Vega Elite (esta se assemelha com baracuda BS e F3 BS, no quesito maciez)

Abraço.

Opa, valeu pela explicacao Pedro. Eh que eu quase nao mudo de borracha entao nao conheco tantas assim. :mrgreen:
Eu sabia que a TA nao era exatamente tacky mas pensei que era bem mais grudenta.
Este combo que vc sugeriu tambem ficaria show de bola, a Vega Elite eh uma que eu tenho vontade de testar no back. Mas eu a colocaria na minha Speed 90 de folha unica de hinoki. No momento tenho colada nela uma Vega Euro e Acuda S3.

Bombeiro, vc que usa a TINARC, quais vantagens tenho com ela no BH ao invés da Barracuda?

Nikata qual a sua opinião sobre a Acuda S3 a sua é no BH ou FH?