large ball

Oi pessoal, alguém sabe de algum revendedor de material de TM para large ball, ou seja bola de 44mm, suporte e rede de 17,25 cm.

O Valdir, da Butterfly em MG, revende a bolinha (ou bolona) de 44mm. Ele me mandou uma de brinde e disse que era uma nova tendência no Japão. Quando quica, soa como se estivesse quebrada, mas é bem interessante, porque deixa o jogo lento e provoca rallies maiores.

Pra falar com ele, acesse www.butterflyminas.com.br

como eh essa bolona? pra q joga com ela, quais as vantagens?

O aspecto da que eu tenho é parecidíssimo com o da de 40mm, mudando só o destaque ao número 44, mas a diferença no jogo é gritante.

Talvez seus inventores quisessem não somente atrair o interesse da televisão e de outros públicos, aumentando a jogabilidade para iniciantes. É possível também que essa bola nivele os jogadores por baixo ao reduzir a velocidade do jogo, trazendo até prejuízos aos amantes do TM.

Queria que vocês tentassem adquirir a tal bolona pela www.butterflyminas.com.br para dividir maiores experiências. Garanto que não vão se arrepender!

Mas existe a possibilidade de o tamanho da bola usada em campeonatos oficiais, mundiais etc, mudar (novamente) de tamanho (antes de 38 para 40 e agora de 44 à 44mm)???
Pergunto isso pq fui muito prejudicado com o aumento anterior e estou muito temeroso com esses boatos…
Se alguem sober de algo post aqui, blz?

Abraços,

Achei estranho quando vi no site da TSP q existia essa bola, pensei: será q a bola vai mudar de tamnho denovo???
Se alguem souber de algo (volto a escrever) por favor post aqui

Abraços,
Luiz Paulo

eu não acho bom mudarem novamente o tamanho da bolinha. Se já estranhamos a primeira mudança, a segunda então, nem se fala. se mudar, vai ser um estrago mto grande…

Essa bola está sendo muito utilizada no Japão e China pelo pessoal mais idoso e para jogar com ela só é permitido pino curto. Já existe a categoria Large Ball nos campeonatos orientais. Se não me engano já houve uma etapa do intercolonial brasileiro que teve um campeonato de Large.
Na minha opinião seria interessante aumentar o tamanho da bolinha para 44 mm e acho que será uma tendência forte pois se não fosse assim uma gigante como a Nittaku não estaria com uma linha completa de madeiras, pinos, bolas e redes específicas para Large.

Se, como você disse, só vale pino curto, acho que estragaria muito o jogo dos atuais atletas. Deve, sim, ser criada uma classe à parte p/ os atletas adeptos ao Large. Mas modificar o atual TM, acho que não deveria ser modificado.

Todas as marcas de material de Tênis de Mesa estão lançando borrachas, redes, raquetes, etc para a bola de 44mm.

A Yasaka tem o pino large pro, a TSP lançou dois pinos (Final e LCatcher, e outros materiais), a Butterfly lançou a Challenger Large, a Relop Large e a West Will (mais raquetes, redes, bolas) além de várias raquetes, sem falar na Nittaku, etc.

Parec que a bolona de 44mm é uma tendência.

No dia em q impuserem esta 44 eu paro de jogar tenis de mesa.
e nao vou ser so eu nao.

Descaracterizaria totalmente o esporte. Seria já o fim por si. Seria voltar às cenas de jogos de 40, 50 anos atrás.

Por isso, não vai acontecer. Tenho certeza.

Todo esporte necessita de evolução…vcs não viram as mudanças na Formula 1, no Volei, no Futebol de Salão, etc?

Não sei se a mudança para a bola de 44mm seria uma evolução…mas algo precisa mudar… Na minha opinião, os jogos com a bola de 38mm eram mais atrativos para o publico…os rallyes eram mais bonitos…quase não se vê mais drive-contra-drive…

Algo precisa mudar…

A adoção da bola de 44mm com certeza não seria nenhuma evolução, muito pelo contrário. Quem já viu (como eu) a dinâmica de jogo com essa bola sabe que ela foi feita exclusivamente p/ os + idosos que não conseguem acompanhar o ritmo de uma bolinha normal. Com a large ball é um outro esporte, mas jogado na msm superfície que o nosso.

E concordo com o MIT, se impuserem essa bola, o que é muito pouco provável, eu tbm paro de jogar TT. A única coisa boa nessa bola de 44mm é p/ se pegar autógrafos dos ídolos e + nada.

Sem querer ser o dono da verdade e olhando com os olhos de um observador atento podemos notar que o tenis de mesa atual anda muito chato de se ver, até eu que sou tarado por este esporte me pego bocejando diante de partidas chatas e demoradas. além disso é inegavel que o aumento da tecnologia: cola rápida, borrachas ultra-velozes, madeiras com carbono e fibra trançada, mesas 30 mm tornaram o nosso esporte muito previsível e dominado por uma meia duzia de jogadores. E muito pouco é feito para desenvolver o material dos jogadores defensivos e bloqueadores, só interessa rachar a bolinha a 200Km/h.Quando a bola ia mudar de 38 para 40 eu levei no meu clube um protótipo pro pessoal ver e muita gente falou que ia parar de jogar e etc e este mesmo pessoal está jogando até hoje e nem quer ouvir fala na bola pequena, tudo é costume e é preciso ver o que é melhor para o esporte a fim de torná-lo mais competitivo, com mais disputa e agradável de se ver.

Isso…dai não precisa nem de bolinha…é só comprar laranja na feira, q vergonha, o cidadão demora um tempão pra se adaptar com a bolinha 40 e qrm mudar pra uma 44, ai sim q o jogo fica lento e chato, ja tentaram ver uma partida de volei com uma bichiga??? Não falo mais nda

Pessoal, eu não estou entendendo essa ITTF!!!

Pomba, os caras estão querendo banir a cola rápida do esporte, isso deverá ocorrer ano que vem, e agora estão querendo aumentar em 4mm o diametro da bolinha???

Isso é um absurdo!!! Quando foi modificado em 2mm da primeira vez foi uma revolução, e muitos jogadores foram prejudicados por conta disso. Isso não só os amadores mas dentre os proficionais também.

Um exemplo claro foi com Samsonov, que até antes da implantação da 40mm ele estava numa ascenção muito boa e veio esse baque e ele nunca mais foi o mesmo…

O outro prejudicado foi Maze, esse sim foi a gota d´agua. Um outro grande jogador que foi prejudicado foi nada mais nada menos que LIU GUOLIANG, que encerrou a carreira em junho de 2003.

Segundo o site oficial dele na época, ele declarou que estava abrindo caminha para novos jogadores, tais como Wang Hao, Ma Lin… Mas na China se comentou muito a respeito dessa aposentadoria de LG. Houve “Boatos” de que ele teria se aposentado em manifesto a ITTF em relação ás novas regras como a Bola e o Saque. E o principal, por ele não ter conseguido mais se adaptar a sessas novas regras.

Essas alterações, vão ser menos sentidas por aqueles que estão iniciando no esporte, mas aqueles que já estão a um bom tempo , muitos não conseguirão se adaptar a essas novas regras.

Aposte e veja: Após a implantação dessas novas regras, vai haver uma reviravolta entre os Top 10 do Ranking Mundial. Muitos que estão entre os 10 hoje, sumiram da lista após a mudança.

Acho que isso se chama “nivelar por baixo” em prol da competitividade…
Além do mais, uma bola maior facilita a visão do jogo pela televisão, importante para divulgação do TM…
Ou seja, acho que é simplesmente uma tentativa de reverter uma tendência e salvar o esporte (o TM vai deixar de ser esporte olímpico ???).
Abraços.
Paulo.

Já pensaram se daqui a algum tempo um " iluminado " lançar a idéia de aumentar o tamanho da mesa ???
A idéia de aumentar o diâmetro desta bola pode parecer ridícula hoje em dia, mas ao mesmo tempo é preocupante, principalmente pelo fato de grandes fabricantes de produtos e acessórios estarem aderindo a ela …
Creio que O TM vai perder com a adoção desta medida, caso venha a ser realmente adotada …

Sds !

Pessoal, acho que é uma boa a bola de 44mm…Já estou até comprando ema raquete de Tênis pra jogar com ela… :lol: …tem a assintura de Guga no cabo…

…não concordo com a bola de 44mm, mas acho que algo deve ser mudado…o jogo tá feio demais…