Jogando em locais inadequados - Como manter a calma?

Por infantilidade de alguns usuários tive que apagar uma discussão onde questionava-se quais os jogadores mais “estouradinhos” do Brasil. 99% das mensagens postadas naquele tópico eram apenas agressões pessoais, mas uma mensagem postada pelo usuário Thiago Falcão (meu conterrâneo) chamou-me a atenção. Ele relatava quão difícil foi manter a calma lá em Natal durante a Copa Brasil. O ginásio não tinha a mínima condição de receber a competição (para outras informações vejam a matéria que escrevi sobre a competição).

Quem me conhece sabe que não sou lá muito calminho fora de mesa. Porém não sou um camarada estourado quando estou jogando. Não costumo discutir com árbitros, atirar raquete no chão, falar palavrões, brigar com adversário ou coisas do tipo, mas lá em Natal foi difícil mesmo manter a calma. Há muito tempo eu não ficava tão mal humorado daquele jeito. Jogar naquelas condições tirou-me completamente do sério. Só não discuti com adversários, mas briguei com árbitro, gritei palavrões (coisa que há muitos anos não fazia!). Teve uma passagem até curiosa: um dos árbitros reclamou (com razão) que a minha borracha precisava ser aparada, pois estava passando do limite da raquete. Eu estava tão irritado que cortei a borracha ali mesmo, mas na base da dentada! E com a borracha toda mordida quase esfreguei no rosto do árbitro perguntando:

  • E agora?!?! Tá boa?!?!

O coitado do árbitro ficou todo “errado” (encabulado)… Ainda vou lhe pedir desculpas pessoalmente…

Então, pergunto: como vocês costumam se comportar em situações semelhantes? Por exemplo: quando as mesas são uma porcaria (o que não aconteceu em Natal), o piso é ruim, a área de jogo é pequena, venta no ginásio…

Afff, o mau humor ainda não passou. Vai ser bem difícil esquecer daquela porcaria de competição (A PIOR DE MINHA VIDA!!).

Abraços,

Mazinho

eu tento me concentrar ao maximo no jogo, mas se msm assim num der p/ jogar, daih me dirijo ao encarregado geral do torneio e falo q naum há condicoes de jogo e peço p/ q ele transfira o jogo p/ otra mesa (educadamente claro)

bom 1 lugar queria pedir desculpas pela questa do outro topico … mas acho q nem fui eu q comecei … e voltando ao assunto… eu nao sei se vcs ja em viram mas sou um pouco eskentado … acho q em condiçoes dessas , qualquer um iria ficar irritado … bom … eu tentaria me concentrar o maximo … mas concerteza seria dificil ficar calmo nas condiçoes q nosso amigo mencionou hehe … bom abraçoss fui

Manter a clama e se concentra apenas no jogo (q estão respondendo) era impossivel, pq a todo momento vc sentia um ventinho atrapalhando e fazendo vc errar blos q não costuma errar…
…o q tentei fazer, foi tentar me consentrar mais no jogo, e ter o pensamento na cabeça, q o vento é igual, tanto pra mim como pro adversário…se bem q isso não adiantou muito, e msm pq como mudei a pouco tempo para Kato, senti enorme dificuldade com bolas q pareciam ser longas, mas o vento fazia q elas fossem curtas…

E concordo com Mazinho q foi a pior competição da minha vida :frowning:
::negativo::

  1. Oi vocês! Realmente as condições de jogo lá em Natal foram PÈSSIMAS, o vento não ajudava nada, mesmo sendo minha primeira Copa Brasil, eu achei uma coisa muito desorganizada, dava pra sediar uma copa mundial de KiteSurf lá no ginásio, hehe. Mas realmente não tinha condições de jogo! Valeu vcs ! fui! 8)

Rapaz… isso não adiantaria muita coisa lá em Natal… A diferença da velocidade do vento entre a mesa 1 (a pior de todas) e a mesa 8 (a menos pior de todas) era de “apenas” uns 5 nós. :lol: Dava pra empinar pipa naquela porcaria de ginásio!

QUE PORCARIA DE COMPETIÇÃO! AINDA ESTOU PENSANDO EM PROCESSAR OS ORGANIZADORES DAQUELE LIXO! Espero que eu consiga me acalmar nesta Semana Santa!

Mazinho

Eu tenho uma grande vantagem, sou muito bem humorado, por isso, quando acontecem coisas desse tipo, sempre dou risadas e tento esquecer logo após. Nessa Copa Brasil, provei pra mim mesmo que sou paciente e que consigo ficar tranquilo mesmo em condições adversas. Nesse campeonato, pra “melhorar”, tive a sorte de ser premiado com um cisco no olho no sábado de noite, o qual me acompanhou até o domingo. Quando cheguei em Recife, pus um tampão no olho durante 2 dias (o oftalmologista disse que meu olho tava cortado!), mesmo com esses probleminhas, eu consegui jogar direitinho…

[quote=“Mazinho”:3uwj8hlg]
QUE PORCARIA DE COMPETIÇÃO! AINDA ESTOU PENSANDO EM PROCESSAR OS ORGANIZADORES DAQUELE LIXO! Espero que eu consiga me acalmar nesta Semana Santa!
Mazinho[/quote]

Ué, no Espiritismo se respeita a Semana Santa? que eu saiba, não acreditam no Messias…

No lugar onde treino a mesa é péssima (alumínio), é em campo aberto (muito vento), então já estou mais q acostumado com essas situações descritas.

[quote=“Louis_Nerys”:3myc8si1][quote=“Mazinho”:3myc8si1]
QUE PORCARIA DE COMPETIÇÃO! AINDA ESTOU PENSANDO EM PROCESSAR OS ORGANIZADORES DAQUELE LIXO! Espero que eu consiga me acalmar nesta Semana Santa!
Mazinho[/quote]

Ué, no Espiritismo se respeita a Semana Santa? que eu saiba, não acreditam no Messias…[/quote]
Olá Louis,

Para quem não sabe (Louis sabia) sou Espírita. Iniciei-me na Doutrina há pouquíssimo tempo e preciso estudá-la melhor para me considerar realmente um Espírita.

Prezado Louis, somos Cristãos assim como você (que é Evangélico). Acreditamos em Jesus Cristo é na sua piedosa missão.

Aqui vai a mensagem especial da Semana Santa do GEFA (Grupo Espírita Francisco de Assis) do qual faço parte:

[i]A Luz da Ressurreição

O Cristo projetou grande luz sobre os destinos humanos, quando transpôs os umbrais da morte, inaugurando nova era de imortalidade.
A partir de então o espírito consagrou-se eterno, diante dos homens. Antes vigorava a crença no fim da existência, com destinos prefixados – céu ou inferno.
A pedagogia da ressurreição põe o homem seguro do seu destino futuro.
As trevas da incompreensão humana rendem-se ante o fenomenal aspecto da ressurreição.
Não mais a dúvida excruciante, mas a serenidade de uma perene existência.
O Mestre Divino, pelo seu nascimento, iniciou um novo marco na humanidade, e com sua passagem ao mundo espiritual, instalou a certeza da alma imortal.
Nesses dias e que se rememoram paixão e morte do Senhor, elevemos todos nós o pensamento a Ele em testemunho de gratidão pelo seu sublime legado.
Graças ao fato da ressurreição toda Sua doutrina confirmou-se na razão dos povos, preparando as civilizações para os trilhos do progresso.
Glória, glória a Jesus, mestre imortal, Senhor do orbe terráqueo![/i]

Um colaborador espiritual

Mensagem psicografada em reunião mediúnica do dia 25/03/2004 pelo médium Edilson Oliveira

Por favor não comecem uma discussão religiosa aqui. Não debaterei absolutamente mais nada sobre o Espiritismo ou qualquer religião.

Um forte abraço e que Deus vos ilumine,

Mazinho

eu fico rindo,mas por dentro eu to fervendo de raiva. eu nao falo palavrões,nem discuto com o arbitro ou com o adversário.mas quando as condições sao precárias, eu me concentro ao máximo e faço de tudo para ganhar o jogo, pois para mostrar sua raiva contra o arbitro,condições de jogo e adversário, a melhor maneira é ignorar tudo e mandar bala na MESA.
Um jogo meu na copa brasil brasilia, o adversário molhou a borracha de proposito, cara. eu quase explodi de raiva. na virada de set eu falei pro arbitro e ele quase me deu uma amarelo.

Ué, eu não sabia q borracha molhada tinha outras características… podem me explicar o q acontece???

cara, se a borracha molha, pode atrapalhar o ponto, o ponto nao volta.mas é falta de moral molhar a borracha de proposito. e ele fez isso.

Quando a bola está molhada ela perde completamente a aderência com a borracha (e vice-versa). Por exemplo: se você tentar efetuar um drive numa bola molhada, a bola vai cair direto, pois o suor (ou qualquer outro líquido) impede que a bola “grude” na borracha no momento do drive.

Abraços,

Mazinho

é o seguinte eu tinha prometido que não iria fazer nenhum comentário a respeito desta copa (por ter ficado com muita raiva, pelo simples motivo de não ter sido a primeira Copa Brasil que vou e sou obrigado a tentar jogar em condições totalmente adversas), mas como é um assunto que está muito “ventilado” se é que vocês me entendem… vou contar uma passagem do Domingo que retrata o que foi esta Copa… estava jogando contra o Marcelo Tonelli UNicap (PE) e quando no terceiro set (a partida estava 1X1) após ver uma jogada no minimo sinistra da mesa ao lado onde adson (PE) saiu correndo atras da bola para poder ataca-lá (e não conseguiu obviamente) me dei conta do papaleão que estavamos fazendo ali. Treina-se horas por semana, paga-se inscrição hospedagem, alimentação entre outras despesas para depender da sorte? e servi o pessoal da arquibancadas com momentos comicos (por conta de varias jogadas no minimo engraçadas por conta do vento), cheguei a conclusão que seria menos cansativo fazer um sorteio entre par e impar para ver quem seria o vencedor da partida ( já que estavamos dependendo da sorte mesmo) e fiz a proposta ao meu “adversario” (coloco entre aspas pois adversario refere-se a competição e ali era impossivel competir com alguém), ele pensou um pouco e infelizmente ou felizmente não aceitou… resultado começamos a partida às 9:00h e treminamos às 9:50 pois tentavamos jogar só quando a ventania transformava-se em brisa, e eu tive mais sorte e venci… sem mais comentarios

Uma forma bem rapida de naum perder tempo com uma partida “sem futuro”.

Estou vendo que a desorganizacão é total na CBTM, pq meu nome ainda não saiu no ranking nacional, mesmo que seja em ultimo, ja joguei em Salvador, Fortaleza e Natal, já obtive bem mais do que 5 vitórias e derrotas nem se fala! e o meu nome não saiu!!! :x A Copa Brasil que foi realizada na Bahia teve uma enchente no ginásio, em Natal é uma ventania… Estou vendo que os fenômenos da natureza estão atuando sobre nós!!! Já que a CBTM NÃO RESOLVE o jeito é pedir a Deus que nos ajude!!!

Durante esse feriado da Páscoa, foi realizado em Americana o I Desafio dos Campeões, um torneio universitário que reuniu 5 faculdades do Estado de São Paulo: Escola Paulista de Medicina USP, Educação Física USP, Engenharia Mackenzie, Escola Politécnica USP e FEA USP. São algumas das faculdades que foram campeãs e vices nos campeonatos do Engenharíadas, InterMed, Economíadas e InterEF. São diversas modalidades disputadas entre elas o Futebol de Campo, Futebol de Salão, Basquete, Volei, Atletismo, natação, etc. Entre todas as modalidades havia o Tênis de Mesa também que estava contando com atletas conhecidos.
O que ocorreu foi que por uma falha na organização do torneio, as mesas e redes oferecidas para o campeonato estavam impróprias para a prática do esporte. Haviam 3 mesas e 2 redes em situações boas para o jogo. Porém havia uma mesa lascada (aproximadamente 6 cm X 3cm) sobre a superfície direita de um dos lados da mesa. E as outras 2 redes, a probabilidade de a bola tocar em qualquer parte da rede e passar para o outro lado era muito grande, pois estas já estavam judiadas (se possível até enviaria as fotos). Quando o técnico da Engenharia Mackenzie, estava tentando deixar a rede mais justa, chegou um representante de Americana arrancando a rede da mão dele dizendo “TIRA A MÃO!!!”, como se ele fosse um trombadinha, e dizendo que se quizéssemos material melhor que tivéssemos comprado. Pedimos para que o jogo fosse realizado em outra mesa, mas esse pedido foi negado e tinha que ser naquela mesa! Acontece que o Mackenzie adquiriu mesas e redes novas no ano passado, e a Engenharia Mackenzie sempre as levou para os campeonatos que disputava, quando os locais não dispunham destes. Ocorreu que a organização perguntou aos representantes de Americana se havia material disponível para a prática do esporte e esses confirmaram que sim. E sabemos que Americana possui material apropriado para esses eventos, visto que também possui ótimos atletas. Se soubéssemos que iríamos enfrentar esse tipo de problema teríamos levado o nosso material.
Outra coisa que me deixou intrigado foi ouvir do árbitro geral da competição (que é também árbitro da Federação Paulista de Tênis de Mesa) o seguinte comentário: " O InterMed, e outros campeonatos Universitários internos são tudo assim! Se quiserem jogar vai ter que ser assim!". Para mim não passa de um pensamento medíocre! O cara deveria pensar para FRENTE e não ficar olhando para os que estão para TRÁS! Se ele sabe que estes campeonatos sempre possuíram instalações impróprias, ele tem que procurar fazer MELHOR que os outros e não se espelhar neles! Enquanto muitos se esforçam para divulgar cada vez mais o nosso esporte, querendo melhorá-lo cada vez mais e atrair mais participantes dessa modalidade, outros nada fazem para que isso ocorra.

Resumindo n tem como manter a calma eh so jogar hehehehehehhe…

eh realmente horrivel jogar em lugares com vento e com má iluminacao, mas o q o mazinho fez de arrancar a dentadas os canto da borracha foi muita loucura