INTERCÂMBIO

Todos nós sabemos que o Intercâmbio em todos os esporte é de fundamental importância. E não seria diferente no Tênis de Mesa. Bom, é tratando disso que gostaria de perguntar se alguém sabe como fazer intercâmbio na Europa ou mesmo Ásia?
Digo, clubes que aceitem jogadores estrangeiros por um tempo apenas pagando…
Se alguém souber dá um toque aí. :wink:

Bem, saber eu sei. O grande problema eh o custo de um estagio desse tipo. No link abaixo vc podera ver o programa de treinamento no clube fundado pelo Liu Guoliang, o Galaxy. Mas vou adiantar um pequeno resumo.
-periodo do estagio: 2 semanas
-partida: dos EUA, escala em Pequim e novo voo p/ Xian
-recepcao: pelo proprio Liu Guoliang, com banquete de boas vindas
-treino: do dia#3 ao dia#11, com tecnico individual e muito lancamento de bolas (multi-ball), pratica de jogadas e correcao dos movimentos
-lazer: geralmente a noite, incluindo passeios a museus, compras, shows com temas chineses, restaurantes, etc.
-no dia#12, voo p/ Pequim e visita ao centro de treinamento da selecao chinesa
-custo: US$ 2500 ::chorar::
http://www.gotabletennis.com/tour_itenerary.htm

Parece interessante, apesar de caro.
Tirando toda a burocracia e toda a luxúria desnecessária, como banquetes e passeios e se importante apenas com o treinamento, dificilmente passaria dos US$1500. Não acha, Nakata?

Com certeza! Mas vc ja viu algum chines sem tino p/ ganhar $$$ ? Ainda assim seria dispendioso, mas se eu tivesse condicoes estaria arrumando as malas neste instante. ::babando::

Ei Nakata,

Eh soh isso mesmo? Muito barato! Soh a recepcao do grande Liu Guoliang jah vale esses miseros U$ 2500, esse valor inclui passagem area no trecho citado? Se for tah “dado”!

Deixa eu ganhar na Mega-Sena q eu toh indo p lah, soh quero q o estagio seja de 1 ano! :smiley:

Mas bem q p vc, Nakata, deveria sair mais barato, saindo ai do Japao. E vc nao tah ganhando em dolar ai? Eh soh juntar uma granhinha e passar essas 2 maravilhosas semanas na China.

Um abraco,
Adriano.
P.S.: Parabens pelos seus comentarios, sempre bem-humorados e nunca agressivos, alem de inteligentes.

Putz Adriano…
Se pra você US$2500 é pouca coisa então tu tá nadando na grana eim!

Ola Adriano. Obrigado pelo elogio. Nesse preco parece que a passagem esta incluida sim. Mas nao posso concordar com vc quando citou “miseros US$ 2500”. Cara, eh muita grana! E a situacao aqui no Japao nao eh nenhum mar de rosas, nao. A recessao chegou brava e temos que dar no em pingo d’agua p/ garantir o trampo. E nao se esqueca que este eh o pais com o custo de vida mais alto do mundo, embora eu acredite que, no geral, ainda esta melhor que no BR.

Oi Nakata e Oraculo,

Qdo eu disse “miseros U$ 2500” estava me referindo a dois fatos:

  1. Considerando q vc iria conhecer e passar 2 semanas na companhia do Liu Guoliang, por ele ter sido um dos maiores jogadores de todos os tempos;
  2. Considerando q eu tivesse ganho na MegaSena Acumulada.
    Ah, se eu tivesse esse dinheiro agora: “Eu seria gente”… :smiley:

E Nakata, nao sabia dessa recessao no Japao… Ateh ai a coisa tah feia? Eita!!! Claro q sei q o custo de vida ai eu alto, mas pensei q o salario compensasse com “folgas”, tanto o custo de vida, c/ a distancia do “pais natal”.

Me tira uma curiosidade, ai pros lados da Asia, as linguas sao comprensiveis entre si? C/ o portugues/espanhol ? Ou nao tem nada haver? Ou seja, q fala japones (c/ vc) entende algo de Coreano/Chines, etc ?

Um abraco,
Adriano.

Bem, parece que o Criador escolheu este canto do planeta p/ fazer da comunicacao a coisa mais dificil que existe. Os idiomas japones, chines, coreano, etc. sao completamente diferentes, embora a gramatica japonesa utilize alguns caracteres da gramatica chinesa. O que nao ajuda muito, pois existem mais de 5 mil caracteres (kanjis) na escrita japonesa. Ja o chines tem muitas variacoes dentro da propria China e o chines-mandarim eh considerado o idioma mais dificil do mundo. Quem se salva nessa historia sao os coreanos, que aboliram este tipo de escrita e adotaram um “alfabeto” com 30 e poucos caracteres, se nao me engano.

Sou muito mais o Brasil…
Aqui se fala português e usamos apenas 24 letras. ahahahahha
Sabia? hahaha :lol:

Não entendi essa

Ou vc boiou legal, ou gostou do número…

Temos 23 letras no idioma português, mas as letras q se usam no inglês K, Y e W

Oi de novo Nakata,

Grande conhecedor de todos os mistérios do oriente :servo: ,
Diga-me uma coisa, quer dizer q existem 5 mil caracteres no idioma japones q combinados viram palavras? Se for isso mesmo eh coisa pra louco! C/ alguem aprendi uma lingua dessas??? E o Chines-Mandarin eh “pior” do q o Chines “normal”? Eita! Assim não vou conseguir aprender…
Outra coisa, vc sabe dizer se naquelas narracoes de campeonatos q baixamos pelos links do TTBall, gravacoes da CCTV 2 ou CCTV 5, são em chines ou chines-mandarin?
E outra coisa, notei q toda vida q um jogador chines faz um “ponto bonito” o narrador diz uma coisa parecida com “roldã!”. Por acaso, vc sabe o q quer dizer isso? Pois aqui no Brasil ninguem (principalmente os narradores da ESPN… Hehehehe… Sem comentarios…) grita o tempo todo: “Belo Ponto!”… Serah q quer dizer algo c/ isso ou eh “outra coisa” ???

Um abraco,
Adriano
P.S.: Obrigado pelos esclarecimentos. :roll:

Ah nao! “Grande conhecedor de todos os misterios do oriente” foi demais. Para com isso Adriano… Eu tento responder apenas o basico sobre o que eu conheco. Sobre a escrita japonesa, por exemplo, os 5 mil e tantos hieroglifos podem ser combinados ou ja representar o objeto isoladamente. Mas alem disso (se eh que pode ficar pior) existem ainda outros 2 tipos de “alfabetos”: um para se escrever acoes e outro para representar nomes proprios, principalmente palavras importadas do ingles. Combinando as 3 escritas vc consegue(?) escrever frases. Quanto ao chines, seja comum, mandarim ou qualquer outro tipo, sinto muito mas nao tenho a menor ideia. Se bem que ja captei o “roldan” que vc comentou, alem do “chaureu!”, ja reparou? (Quando sai um golpe vencedor)

Jah q vc insiste, vou chama-lo apenas de Nakata, :smiley:

Agora me diga, afinal “Vc consegue” combinar esses 5 mil caracteres e mais 2 alfabetos? Soh isso por si soh jah eh algo impressionante! 8O
Quer dizer q vc jah ouviu o “roldan” tb ?! Mas nao sabe o q eh… Eu sei da historia q os japoneses nao gostam muito dos chineses, mas por acaso vc nao conhece algum japones q saiba falar chines p descobrir afinal o q eh esse tal de “roldan”… Hehehe… Brincadeira, ai tb eh pedir demais.
Agora o “chaureu” eu nao me lembro, soh o q eu ouvia era o “roldan” no jogo da final das Olimpiadas de 2000, entre o Kong e o Waldner, claro q soh qdo o Kong fazia o ponto… :lol:

Soh mais uma coisinha, afinal o fuso horario daqui p o Japao nao sao 12 horas? C/ eh q vc tah online quase todas as horas?
Afinal jah lhe “vi” online 5 da manha (ou seja, 17 horas ai) qdo fui desligar meu computador e vc sempre estah a tarde aqui (entre as 2 e 4 da madrugada ai) :mrgreen:

Eu? Escrever em japones? Se eu fosse capaz disso estaria trabalhando no Consulado… :smiley: Conheco apenas os caracteres do meu nome e da estacao de trem perto de casa (que eh p/ saber onde descer, hehehe). Quanto a minha onipresenca, nao estranhe nao, mas eh culpa das trocas de turno da minha fabrica. Tem semana que eu entro de madrugada, na outra de tarde, depois a noite, etc. Eh a vida de piao, fazer o que?

Tenta trabalhar no Dojo da Butterfly aí no Japão…
ehehe…
Aí tu tora umas raquetes, borrachas… Quem sabe?
:roll:

Cara, vc leu o meu pensamento. Nao que eu queira trampar no Dohjo da Butterfly, mas estou sonhando em conhece-lo pelo menos.

Grande Nakata :servo: ,

Me diga mais umas coisinhas:

  1. Vc tah morando em Tókio mesmo ou em outra cidade?
  2. Vc tah sem treinar ou tah treinando?
  3. O material ai tb eh caro c/ aqui ou bem mais barato?
  4. Vc jah tentou assistir a jogos do Super Circuito japonês ao vivo?
  5. a TV daí transmite eventos de TM com facilidade ou eh difícil q nem aqui?
    Por hj eh soh… :mrgreen:

Parece brincadeira, mas não eh q eu ia dizer na minha msg anterior q vc era onipresente! Mas fiquei soh na vontade… E no final das contas, vc eh onipresente mesmo… :servo:
Ah, foi boa essa historia sua de “vida de peão”. :lol:
Eu soube aqui em Fortaleza, q na época q o dólar era igual ao real (US$ 1,00 = R$ 1,00), alguns jogadores de um clube local (representantes da Butterfly no estado) mandaram alguns de seus melhores atletas e q o estagio custou cerca de US$ 5000 ! Agora não sei de qto tempo foi, mas acho q foi pelo menos 1 mês, por sinal todos esses jogadores q participaram desse estagio jah pararam de jogar.
Outra coisa, vc nunca foi no Dohjo da Butterfly pq não quis tentar (pq eh longe de onde vc mora, por exemplo) ou pq o “acesso” a ele eh muito restrito?
E lembrando novamente daquele estagio “quase de graça” com o Liu Guoliang, não eh q o vi pela TV, sendo o técnico do Ma Lin/Chen Qi no Korea Open! E ele tah uma verdadeira “bola”, antes qdo ele ainda jogava ele jah era meio “cheinho”, mas agora a coisa “avacalhou” de vez… :smiley:
Ateh a próxima msg – um abraço ::perfeito:: ,
Adriano.

Grande Adriano, gostaria de visitar seu clube algum dia… Creio que poderiamos conversar por horas. A verdade eh que eu nao estou treinando atualmente devido a minha nova “cidade” ser apenas um vilarejo, com muito poucas opcoes. Mas escolhi morar aqui pela distancia em relacao a fabrica, uns 10 minutos de caminhada. Quando vc tem que entrar as 5h da madrugada eh uma ajuda e tanto. Outra coisa sobre o Japao: o pais nao eh tao pequeno como muitos imaginam. Por exemplo, fiquei com uma vontade danada de ir assistir a final do Japan Open, o problema eh que Kobe fica a uns 500 Km da minha cidade. Eu teria que sair de madrugada, gastar umas 5 horas viajando de trem-bala e ainda voltar a tempo de trampar no dia seguinte. Sem contar o custo elevado de uma viagem assim, ja que a passagem de trem-bala muitas vezes custa mais que uma passagem de aviao. Por tudo isso eh que nao da p/ ver o Super Circuito ao vivo. E muito menos pela TV, pois o beisebol por aqui eh tao forte quanto o futebol no BR. Quanto ao Butterfly Dohjo eu ate ja fui ao bairro onde ele fica localizado, mas imagino que nao posso ir entrando assim e pedir p/ conhecer, afinal de contas eh um dos maiores centros de treinamento do mundo, ja tendo recebido varios campeoes mundiais e eu nao sou absolutamente ninguem. Mas ainda tenho esperancas de conhece-lo. Quando vou a Tokyo geralmente eh p/ comprar algum material e desconfio que aqui no Japao eh bem mais barato que no BR. Uma Sriver, por exemplo, sai por uns 20 dolares. Uma Bryce, uns 37 dolares (Deus me livre!). Ah, ja ia me esquecendo! A cidade onde eu moro se chama Susono e fica no pe do monte Fuji, no estado de Shizuoka, a 3 horas e meia de Tokyo. A cidade onde eu morava anteriormente era muito melhor, com clubes e colegios p/ se jogar e distante apenas 1h de Tokyo. O grande problema era o servico que nao estava la grande coisa. Como eu ja disse, a vida de piao nao eh facil… Bem, vou parando por aqui senao acabo me tornando inconveniente como o Gabriel. Um abraco e espero que esteja ganhando todos seus jogos.

Olha eu de novo aqui Grande Nakata :servo: ,

P “nao dar uma de Gabriel” resolvi nao lhe responder ontem p vc nao cansar de mim. :smiley:

Mas hj vou recomecar tudo de novo. :mrgreen:
Antes de mais nada gostaria de lhe dizer uma coisa. Acho q bem q eu poderia lhe pedir p me mandar essas respostas em Mensagem Privada, ou melhor ainda, por email mesmo. Soh q acho q algumas das minhas curiosidades/duvidas sao “agradaveis” de serem “lidas” por outros participantes do nosso querido Forum. E por isso, c/ forma de compartilhar toda a sua “experiencia internacional”, prefiro mesmo, q vc me responda aqui no Forum. E algumas das minhas questoes, nao deixam de servir de forma de “Intercambio”, q eh o caso desse topico do Forum.
Gostaria de dizer tb q vc NUNCA serah comparado ao Gabriel por ninguem, pois nao faria o menor sentido, c/ o proprio Mazinho jah disse vc eh o maior colaborador do Forum da atualidade. :smiley:
E desde jah lhe convido p qdo vc voltar ao Brasil, se quiser pode visitar a minha academia q serah um prazer em lhe receber! C/ certeza, a gente teria muito o q conversar. :mrgreen:
Q pena q vc não estah mais podendo treinar, mas vc estah certo, jah q estah apostando mais na sua carreira profissional no Japao.
Agora sobre o Japao não ser tao grande assim… Disso eu discordo. :smiley: . O meu estado provalmente eh maior q o Japao poderia ateh me certificar disso, via internet, ou consultando um Atlas, mas um pais do tamanho do CE, não pode ser considerado grande. P vc ter uma ideia p vc sair de Fortaleza e ir p Juazeiro do Norte no extremo sul do estado são cerca de 600 km e olha q Fortaleza se encontra abaixo do extremo norte, o q diminui as distancias. Agora essa do “Trem Bala” foi outra coisa muitissimo interessante q vc disse, pois eu pensava q ele viajasse a pelo menos uns 200 km/h, mas jah q vc disse q ele demora cerca de 5 horas p percorrer 500 km, dah uma velocidade media de 100 km/h. E essa tb do preco da passagem foi impressionante! C/ eh q se pode comparar um Trem por mais moderno e rapido q seja com um aviao? Principalmente, por causa da velocidade media de uma aviao q eh cerca de 800 km/h! Não dah nem p comparar! :smiley:
Vc disse tantas coisas surpreendentes nessas suas respostas q acho q hj nem vou perguntar mais nada hj. Vou soh “questionar” suas respostas. :mrgreen:
Mais uma impressionante: essa do Beisebol ser tao importante ai, c/ o Futebol aqui; e não ter quase programacao voltada ao TM ai! :frowning:
E p completar essa dos precos de material: Quase igual aqui no Brasil! A diferenca eh q aqui a gente “sente mais” por causa do dinheiro ser o “real” e ai vcs receberem em dolar (soh faltava vc me dizer q vcs recebem em Yens – não eh essa a moeda vigente ai no Japao?). O preco aqui no Brasil eh US$ 27 a Sriver e Bryce (sem comentarios :mrgreen: ) eh US$ 50, apenas “um pouco” mais caro q ai. Tem q ver q tem os custos de importacao p o Brasil q são absurdos, alem do imposto de importacao q eh 70% do valor do bem importado. Alias não sei nem c/ vendem desse preco tao proximo aqui.
Opiniao: Acho q vc deveria ter tentado ir no Dohjo da Butterfly, não eh possivel q eles não permitissem a entrada de alguem, soh por não ser “conhecido” no esporte. Nem q p/ ver eles “cobrassem” alguma taxa. :mrgreen:
Por hj eh soh amanha tem mais!

Um abraco e ateh a proxima! ::perfeito::
Adriano.