Iniciante - Ajuda para escolher raquete.

Bom dia.
Jogava Tenis de mesa na epoca de colegio, a 13…14 anos atras… e estou voltando a jogar agora com alguns amigos.
Antigamente eu tinha um conjunto da donic, nao lembro qual a borracha e madeira porque o professor na epoca quem me indicou, e nao sei mais onde esta a raquete para poder comprar a raquete.

Ai gostaria do auxilio de voces para comprar uma madeira e borrachas novas, porem nada com muita velocidade, para nao perder o controle e a bola sair voando… kkkk
Ou vale mais a pena comprar uma DHS pre-montada tipo a DHS 5002?

Estava pensando em:
Madeira - Xiom OFFENSIVE S ou talvez uma donic dicon
Borrachas - Donic Barracuda.

O que acham?

Preço não é tanto problema, porem pretendia nao ultrapassar 400 reais.

Obrigado.

Bom dia diegomzi.
São duas ótimas opções de madeira, incluiria também a DHS PG8.
Se faz muito tempo que você não joga, talvez seja melhor pegar borrachas não tensionadas antes. Até para dar esse controle que você pretende.
Duas Mark V ou Srivers seriam uma boa pedida. Depois dá pra partir tranquilamente para as tensionadas.
Abraço.

Na minha lista de raquetes com ênfase em controle entram:
Yasaka extra
Stiga allround classic
Nittaku barwell fleet
Nunca usei nenhuma das 3, comprei a nittaku e está chegando pra mim. Citei as 3 pois são muito bem faladas em fóruns gringos.

Borracha eu indicaria a xiom europe e vega, além das que o didosan falou.

As madeiras que você citou eu não conheço, e a PG8 tem bom custo benefício, mas não creio que seja melhor que nenhuma das 3 que citei (no quesito controle).

Interessante as dicas dadas pelo didiosan e pelo tripossante.
Abordam diferentes materiais para melhorar o controle. Didiosan sugere borrachas não-tensionadas e o tripossante sugere madeiras de extremo controle.
Ambas as abordagens são válidas, porém eu escolheria tanto madeira quanto borrachas equilibradas entre controle e velocidade.
Tendo em vista o “orçamento” de 400,00 a madeira poderia ser a Offensive S mesmo. Já borrachas eu sugiro 2 Xiom Vega Euro, que além do ótimo controle têm grande durabilidade. Mas se puder investir um pouco mais a madeira que considero ideal é a DHS Hurricane Hao.

Essa madeira é monstruosa mesmo!!! Tenho uma e recomendo fortemente. Mas aí já vão quase os R$ 400,00 só na madeira, mas se puder dispor do valor, vale muito a pena. Com duas Vega Europe ficaria um conjunto matador no equilíbrio entre controle e velocidade.

Não seria a HAO III?

Não seria a HAO III?[/quote]
Não, eu me refiro a Hurricane Hao original, a primeira que foi lançada. Era a madeira com que o Wang Hao jogava (não sei se ainda joga) e vinha numa bela caixa DHS com a foto do mesmo.
Esta H-Hao III eu não conheço, embora já tenha sido ofertada para mim por um amigo.

E já que toquei no assunto me lembrei de outra madeira de 5 folhas que achei excelente: a Nittaku Violin. Eu testei o modelo Violin C (classineta), mas acredito que o modelo clássico seja tão bom quanto, pois tem a mesma composição de lâminas.
É cara sim, mas tudo que é de boa qualidade tem seu preço.

Gostaria de uma indicação de uma raquete para iniciante, que seja lenta e possua um ótimo controle. Trabalhava como estagiário em um clube até o ano passado e lá eles possuíam uma raquete antiga da Speedo, era uma raquete grossa e macia que absorvia bem os impactos da bolinha, um pouco pesada mais fácil de manusear e até possibilitando ariscar alguns efeitos na bolinha. Gostaria de saber se existe alguma classificação que defina os tipos de raquetes além das empunhaduras, tais como: numero de série, modelo, etc, para uma raquete similar, útil para iniciantes como eu. Comprei uma Yashima XX3, mas achei muito dura e muito rápida, não consegui jogar bem com ela, gostaria de uma indicação do tipo da raquete para que eu possa comprar da China, via Aliexpress, obrigado.

Bom dia Leo.
Você joga qual estilo? Clássico, caneta japonesa, caneta chinesa, classineta?

[quote=“didiosan” post=103487]Bom dia Leo.
Você joga qual estilo? Clássico, caneta japonesa, caneta chinesa, classineta?[/quote]
Bom dia!
Eu jogo estilo clássico.

Bom dia.
Recomendo a DHS PG7 (sete folhas) se você quiser algo mais OFF ou uma PG8 (5 folhas) para mais controle. As duas são madeiras com ótimo custo x benefício e produzem resultados de alto nível com treinamento e as borrachas adequadas ao seu estilo de jogo.
Abraço.

obrigado didiosan

Bom dia senhores !!

Venho pedir ajuda de vocês, pois estou querendo a voltar a jogar tênis de mesa e sou iniciante. Preciso de uma orientação para a compra da raquete e borrachas, Jogo no estilo Clássico. Quero um Setup de Controle/velocidade, porém hoje não estou podendo gastar muito dinheiro.

Eu sou do rio de janeiro, gostaria de saber se vcs sabem alguma loja física boa ou online de confiança para efetuar as compras?

Bom dia.
Se você é iniciante, acredito que deveria priorizar o controle para afiar os fundamentos sem adquirir vícios. Sugiro uma madeira 5 folhas allwood como a DHS PG8, Avalox P500 ou Donic Dicon, por exemplo, com duas baracudas ou baracuda no fore e baracuda big slam no back. Depois que você estiver bem seguro nos fundamentos, esse combo pode ser ajustado para suprir eventuais necessidades para ajudar a melhorar seu jogo.
Loja fisica de TM no Brasil eu desconheço, mas existem várias lojas online, como a loja aqui do fórum.
Abraço.

Saudações, venho lendo o fórum a alguns dias e depois de muito pesquisar eu estou com uma dúvida e se você puder me ajudar… :slight_smile:

Minha história é similar a do criador do tópico, porém pode acrescentar vários anos a mais no tempo sem jogar. Bom, na verdade nunca joguei com material de ponta!

Mas em fim, comprei uma raquete Yasaka Ma Lin Extra Offensive - Raquete Clássica e o mesmo vendedor a montou com borrachas
haifu shark Em ambos os lados, como eu deixei para pesquisar depois de comprar, descobri que não tem muito o que pesquisar sobre as borrachas Haifu shark então estou recorrendo ao fórum! Minha dúvida é: esse conjunto é satisfatório para quem está começando a jogar? Sinto dificuldade de responder saques com efeito laterais (acho que mais pela falta de experiência mesmo), me sinto confortável no jogo cavado e corrido(dentro de minhas limitações claro), acredito que estou naquele momento de aprender corretamente os fundamentos.

E ai, manteho esse conjunto ou troco as borrachas? Quais as mais indicadas para o meu caso?

[quote=“didiosan” post=103548]Bom dia.
Se você é iniciante, acredito que deveria priorizar o controle para afiar os fundamentos sem adquirir vícios. Sugiro uma madeira 5 folhas allwood como a DHS PG8, Avalox P500 ou Donic Dicon, por exemplo, com duas baracudas ou baracuda no fore e baracuda big slam no back. Depois que você estiver bem seguro nos fundamentos, esse combo pode ser ajustado para suprir eventuais necessidades para ajudar a melhorar seu jogo.
Loja fisica de TM no Brasil eu desconheço, mas existem várias lojas online, como a loja aqui do fórum.
Abraço.[/quote]

didiosan, se usar duas Mark V ao inves das barracuda muda muita coisa? Quais características são diferentes entre elas?
Pergunto isso pois as Mark V são mais baratas e a grana está curta rsrs, e também vi alguns comentários positivos a respeito desta borracha. Sou iniciante tbm e estou tentando montar minha primeira raquete.
Não sei se ajuda esta informação, mas no treino tenho usado a borracha Donic Coppa JO Gold, mas tenho tido dificuldade em devolver as bolas no forehand (estão indo todas pra fora, a bolinha parece que ganha um impulso grande). Notei que por isso não estou realizando o movimento completo, com medo de bater mais forte e a bolinha voar ainda mais. No backhand é a mesma borracha, mas tenho conseguido acertar até que bem (acho que meu forehand que precisa de treino msmo rs, mas enfim…)

Edit: aproveitando o post, mais uma dúvida: há muita diferença entre a raquete DHS PG8 e Avalox P500 que vc citou? Na loja do site a primeira custa R$ 110,31 e a segunda R$ 147,11, uma diferença até que razoável de preço.

Além dessas, uma que chamou minha atenção foi a Avalox J-Tech, e pelas notas na descrição tem melhor controle e mesma velocidade que a P500 (como são da mesma marca, acredito que posso comparar as notas), custando R$ 176,46.

Resumindo, minhas dúvidas são:

• borracha Mark V ao inves da Barracuda, perco muita coisa? (sou iniciante)
  • Entre a DHS PG8, Avalox P500 e Avalox J-Tech há diferença perceptível na performance que justifique o preço? Essa diferença é benéfica ou prejudicial para um iniciante? (estou inclinado pra J-Tech, mas estou com receio de não aproveitar muito seu potencial devido a minha inexperiencia e acabar gastando uma grana a mais a toa…)

Shinshiro,

As Mark V geram um pouco menos de efeito e são mais lentas que a Barracudas. Porém, se vc está iniciando pode ser uma boa pedida para que não pegue um material muito rápido e consiga colocar mais bolas na mesa. O problema é que a Barracuda, pode ser muito rápida pra você (mais rápida ainda do que a Coppa JO Gold). A minha primeira raquete eu usava a Mark V mesmo.

Sobre seu movimento, ele deve estar muito longo no forehand. Imagine a força e amplitude que usa no back que tem mais acerto e a do Fore. Vá tentando se adequar a esta relação.

Sobre as raquetes, a P500 e a PG 8 tem composições diferentes. Isso vai ficar mais evidente pra frente. Pra começar, as duas são boas, porém as Avalox tem um controle de qualidade maior, ou seja, é provável que deem menos defeito. E na minha opinião, a Avalox J-Tech é a melhor das três. Possivelmente te trará mais segurança nos golpes.

Att.,

Armando,

Sobre as suas borrachas, eu acho elas pesadas. O que não interfere muito na sua recepção de saque com efeito lateral, mas pode afetar a velocidade do seu movimento. No entanto, esse kit é satisfatório para um iniciante, só que você terá de se esforçar mais para treinar.

Para pegar saque lateral, observe para que lado a bolinha vai depois de pegar na raquete e o movimento que seu adversário fez para isso. Na próxima vez que ele fizer, incline a ponta da raquete para fechar o lado para que a bolinha iria. Se vier com muito efeito, pode até mesmo que a raquete aponte para fora da mesa. 

Sobre trocar as borrachas, tente obter umas usadas em boas condições e com bom preço para testar. Peça para testar a raquete de seus colegas. Se achar muito mais confortável, considere a possibilidade de trocar. Caso ache só um pouco melhor, persista mais um pouco com as suas.

Para aprender os fundamentos, uma boa pedida é a Sriver e a Mark V AD. 

Att.,

1 Curtida

Julio, obrigado pelas dicas… Seus vídeos com os treinamentos também ajudam bastante!

Bom dia Armando.
Eu continuaria com ele. Já tive essas borrachas na versão soft e acreditam que lhe atendam por enquanto. A questão do efeito lateral você vai resolver com o tempo, treinando bastante. É uma dificuldade para qualquer jogador, mas com o tempo você aprende formas de neutralizar, pelo menos algumas vezes durante a partida… hahahahaha.
Enfim, continua com teu material atual e troque quando sentir necessidade de algum elemento (velocidade, efeito, controle, etc…).
Abraço.